Bem-vindo: 28 Mar 2024 14:48

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 07 Jul 2019 15:10 
Offline

Registrado em: 11 Ago 2018 19:33
Mensagens: 9
Pessoal, afinal como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus (Pirelli Cinturato P1 185/60R15 88H XL)? No manual diz que se for radial é sem cruzar os traseiros. Em todo lugar na internet diz que depende, se for assimétrico, o que é o caso, é cruzando. Eu entendo que como é assimétrico (foto), seria cruzando os traseiros. Porém o problema é que, além de ser assimétrico, o é radial. Aí o manual diz que não é cruzando.


Anexos:
pneu.JPG
pneu.JPG [ 51.38 KiB | Exibido 20911 vezes ]
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 07 Jul 2019 18:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Eu aprendi que o mais sensato é de sempre se fazer o rodizio dos pneus a cada 10000 kms, não mudando o sentido de rotação deles e não importando se os pneus forem do tipo simétricos ou assimétricos.

Assim, simplesmente passa-se os pneus dianteiros para os traseiros e vice-versa a cada 10000 kms e sem mudar os lados dos pneus.

Com isso , se consegue comprovadamente um desgaste bem mais regular de todos os 4 pneus e quando for a ocasião de troca-los por um novo jogo de pneus, se o desejo for economizar um pouco mais nessa compra, basta incluir o estepe nesse novo jogo de pneus e comprar apenas 3 pneus novos iguais ao estepe.

E para usar como pneu estepe, basta escolher o melhor do 4 pneus usados e pronto, economiza-se assim um pneu novo.

É isso aí , valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 07 Jul 2019 22:22 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Na minha ultima revisão fiz o rodízio de pneus e o procedimento foi como o Ianis descreveu. Mantém-se o lado e sentido de rotação dos pneus. Apena muda-se o eixo. Os dianteiros pro traseiro e vice-versa. Meus pneus tb tem desenho assimétrico.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 08 Jul 2019 22:04 
Offline

Registrado em: 25 Mai 2016 16:32
Mensagens: 45
Minha opinião sobre rodízio eu não faço acho perca de tempo tô com 47 mil km e nunca fiz rodízio só agora os dianteiros estão chegando ao twi e os de trás estão meia vida + é questão de gosto por experiência acho q é furada sou da linha do quanto menos mexer melhor!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 09 Jul 2019 00:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Veja só colega, os seus pneus dianteiros com 47 mil kms já estão atingindo os indicadores TWI enquanto que os traseiros ainda estão com meia vida ...

E já no meu caso, o nosso HB20 que é 13/13 e está com quase 59000 kms e que devido ao rodízio sempre feito a cada 10000 kms, os seus 4 pneus ainda rodam com folga mais uns 10000 kms antes de atingirem os TWI.

E em quase 7 anos que já estamos com ele, ocorreu até o momento, apenas 1 único furo, portanto o pneu estepe está zerado pq rodou pouquíssimo e poderá assim ser aproveitado num futuro próximo.

É por isso que eu defendo o rodizio de pneus, mas lembrando que cada um aqui é livre para cuidar do seu veículo como julgar ser a maneira melhor e a mais correta.

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 09 Jul 2019 17:13 
Offline

Registrado em: 02 Abr 2014 22:40
Mensagens: 54
Eu tenho certeza que o rodízio é super importante para economia dos pneus, o meu HB20s esta com 72000 km rodado e com os pneus original é pelo estado ainda roda mais uns 20000 km para trocar, sempre faço o rodízio, alinhamento e balanceamento a cada 10000 km , enquanto o colega já vai ter que trocar o pneu com 50000 km.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 09 Jul 2019 21:54 
Offline

Registrado em: 25 Mai 2016 16:32
Mensagens: 45
Pois é vou trocar com 50 mil km + o que vc já gastou com alinhamento e rodízio eu não gastei 1 real, eu não tenho paciência pra tá fazendo isso a cada 10 mil km, carro é pra usar não pra ficar lambendo nao !!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 10 Jul 2019 00:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Eu entendo que carros devem estar prontos para serem usados a qq momento em qq situação que se faça necessária, mas que eles tb devem sim ser conservados o melhor possível , pq senão eles vão acabar sendo prejudicados de alguma forma precoce e assim, isso vai da opção de escolha de cada um se deve ou não cuidar de mais ou de menos os seus veículos.

Eu não considero que sou de lamber nenhum dos meus veículos, mas quanto a mecânica deles, eu posso apostar que elas estão sim afiadas e em dia e com certeza que elas se encontram acima da média da maioria dos demais veículos que talvez não recebem dos seus donos, uma maior atenção e capricho com a manutenção preventiva deles ...

Mas na hora de revender esses veículos mais bem conservados e mantidos, eles são reconhecidos na hora por quem de fato conhece e entende de usados como veículos extra e acima da média do mercado e por isso, fica bem mais fácil negociá-los mais rápido e ainda por preços melhores.

E como exemplo, já vi circulando por aí muitos HB20 1.6 bem mais novos de ano do que o nosso veterano 13/13 mas infelizmente em uma situação visivelmente precária, ou seja, os seus donos mostram que são lambões e desleixados sim, no sentido de esculhambarem com a conservação desses pobres veículos.

E o pior dessa história toda é que a grande maioria desses donos ainda esperam vender no futuro esses veículos pouco conservados e nesse estado duvidoso de conservação por preço de tabela FIPE ...rsrsrsrsrsrs!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 10 Jul 2019 02:04 
Offline

Registrado em: 02 Abr 2014 22:40
Mensagens: 54
Até os 50000 km eu gastei 500 Reais com rodízio, alinhamento e balanceamento e vc irá gastar no mínimo 1300 Reais para trocar os pneus, bom cada um gasta o dinheiro como quer. Com a diferença da para colocar um monte de acessórios. :D


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
MensagemEnviado: 10 Jul 2019 20:04 
Offline

Registrado em: 25 Mai 2016 16:32
Mensagens: 45
pois é acontece que vou trocar só 2 pq os traseiros estão zero ainda + é aqela historia cada um faz o q qer eu como só fico no máximo 5 anos com um carro o próximo que faça !!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB