ianisgreek escreveu:
E nessa sexta feira passada, resolvi fazer um upgrade que já tinha uma velha vontade de fazer no nosso atual HB20 1.6 , troquei todo o jogo de 4 rodas antigas aro 14 e tala de 6 por um novo jogo de rodas 15 com talas de 6 e junto dessas novas rodas, foram instalados tbm um novo jogo de pneus 185/65-15 e todos esses novos conjuntos foram devidamente balanceados menos a direção que nunca necessitou de nenhum alinhamento até hj pq o veículo está com seu volante sempre bem centrada e esse HB20 roda perfeito sem puxar para lado nenhum da rodovia.
E logo no dia seguinte, sábado passado, tive de fazer mais uma viagem rápida até uma cidade vizinha a 170 kms de distancia da minha, quando seria então uma ótima oportunidade de testar esse novo setup de rodas/pneus.
Esses novos pneus foram calibrados com 34 libras e esse nosso pioneiro HB20 1.6 dessa vez se comportou um pouco melhor nas rodovias apresentando uma ligeira estabilidade geral mais firme.
E o melhor é que fiz questão de escolher o novo jogo de rodas de aro 15 que fosse o mais leve possível para assim não acrescentar pêso morto no veículo e no final , cada nova roda de aro 15 com o novo pneu pesaram o mesmo que as antigas rodas aro 14 com seus respectivos pneus.
Assim é importante para não se perder nem eficiência de frenagens, nem estabilidade geral e muito menos desempenho ou mesmo afetar a economia de combustível.
E de fato, abastecido apenas com etanol e mantendo na viagem entre 110 kms/h a 120 kms/h, ele ainda apresentou a excelente média de 10,5 kms/l.
O carro estava vazio, mas o ar cond. ficou ligado a maior parte do tempo devido ao calor do dia, portanto está de parabéns para um HB20 1.6 2013 com câmbio manual e com pouco mais de 84 mil kms rodados , esbanjando saúde e vitalidade em todas as condições de utilização.
Acho que você está lendo pensamentos. Hoje estou pesquisando já pneu e rodas pois agora no começo de outubro irei troca-los e também trocar o óleo da transmissão att.
Qual jogo de rodas você escolheu?
A aceleração do carro ficou igual?
Então Biel, vc pode fazer esse upgrade pq senti que valeu sim muito à pena.
O jogo de rodas foi 1600,00 e os 4 pneus custaram outros 1600,00.
Os novos pneus são da marca Giti alemães que inclusive estão equipando de fábrica os modelos mais leves da VW do Brasil e se mostraram tendo uma excelente aderência no asfalto sêco.
Nem sei qual é a marca dessas rodas mas o modelo é ferrari com 5 raios, vou tirar umas fotos atuais do nosso HB20 com esse novo setup e postar aqui nesse tópico.
Não gostei dos modelos de rodas originais da linha HB20 além delas serem mais pesadas do que essas outras rodas que escolhi.
Óbvio que a velocidade em cada marcha aumentou ligeiramente pq os novos pneus são um pouquinho maiores em diâmetro do que os antigos, uma diferença de uns 3% a mais, mas que na prática isso faz aumentar sim um pouco mais a velocidade geral para as mesmas rotações do motor.
Quanto a aceleração, como eu rodo quase sempre com o carro vazio, acho que ela até melhorou um pouco mais do que antes pq agora os pneus um pouco maiores impulsionam o carro um pouco mais rápido e com uma leve maior velocidade, o que deixa a impressão de uma leve melhor aceleração.
Enfim, para mim foi sim altamente benéfico essa troca que fiz e confesso que até me arrependi de não ter feito isso antes sem falar ainda que o visual com essas novas rodas está muito melhor do que antes com as antigas rodas de aro 14.