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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 28 Set 2021 14:47 
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ianisgreek escreveu:
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Desculpem o carro ainda estar sujo da viagem que retornei.

Ficou muito legal, o pneu e roda mais robusto combina muito com o carro.
Ian, me da sua opinião em duas coisas?
Primeiro, pneu de tala 6,5 não fica bom em roda tala 7, certo?
Segundo, em um carro preto, você prefere roda preto fosco ou da cor da sua? Pois talvez uma quebrada no excesso de preto fique bom


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 28 Set 2021 21:23 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
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Desculpem o carro ainda estar sujo da viagem que retornei.



Ficou muito legal, o pneu e roda mais robusto combina muito com o carro.
Ian, me da sua opinião em duas coisas?
Primeiro, pneu de tala 6,5 não fica bom em roda tala 7, certo?
Segundo, em um carro preto, você prefere roda preto fosco ou da cor da sua? Pois talvez uma quebrada no excesso de preto fique bom



Sim Biel, concordo com vc que esse novo setup deixou o HB20 com um visual mais robusto, mas melhor do que isso, ficou bem mais funcional do que antes com os pneus de medidas originais.

Quanto a pneus e talas, existe sempre uma relação ótima para essa combinação ser a ideal em cada caso de medida de pneu :

E apenas dando um exemplo, pneus 185 podem suportar talas indo de 5,5 até 7 pol. mas quanto mais larga for a tala até o seu limite, sempre maior será a estabilidade geral desse conjunto de roda/pneu além do visual ficar mais esportivo.

A regra para descobrir a tala ideal é dividir a largura do pneu em milímetros, no caso aqui 185 por 25,4 que é cada polegada e o resultado será tbm em polegadas, o que nesse caso aqui dá 7,28 mas sempre despreza-se subtraindo até 0,5 desse resultado e o que sobrar é a tala ideal para essa largura de pneu.

Já quanto a um carro preto, eu penso que ele pode combinar bem com umas rodas prateadas, cromadas e até douradas, mas não vai combinar bem com rodas pintadas de preto pq se for assim não haverá um contraste entre a cor das rodas com a cor da pintura do veículo , mas essa é só minha opinião pessoal ta ?

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 29 Set 2021 00:11 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
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Desculpem o carro ainda estar sujo da viagem que retornei.



Ficou muito legal, o pneu e roda mais robusto combina muito com o carro.
Ian, me da sua opinião em duas coisas?
Primeiro, pneu de tala 6,5 não fica bom em roda tala 7, certo?
Segundo, em um carro preto, você prefere roda preto fosco ou da cor da sua? Pois talvez uma quebrada no excesso de preto fique bom



Sim Biel, concordo com vc que esse novo setup deixou o HB20 com um visual mais robusto, mas melhor do que isso, ficou bem mais funcional do que antes com os pneus de medidas originais.

Quanto a pneus e talas, existe sempre uma relação ótima para essa combinação ser a ideal em cada caso de medida de pneu :

E apenas dando um exemplo, pneus 185 podem suportar talas indo de 5,5 até 7 pol. mas quanto mais larga for a tala até o seu limite, sempre maior será a estabilidade geral desse conjunto de roda/pneu além do visual ficar mais esportivo.

A regra para descobrir a tala ideal é dividir a largura do pneu em milímetros, no caso aqui 185 por 25,4 que é cada polegada e o resultado será tbm em polegadas, o que nesse caso aqui dá 7,28 mas sempre despreza-se subtraindo até 0,5 desse resultado e o que sobrar é a tala ideal para essa largura de pneu.

Já quanto a um carro preto, eu penso que ele pode combinar bem com umas rodas prateadas, cromadas e até douradas, mas não vai combinar bem com rodas pintadas de preto pq se for assim não haverá um contraste entre a cor das rodas com a cor da pintura do veículo , mas essa é só minha opinião pessoal ta ?
Obrigado, fiquei na duvida sobre as talas pois o pneu que estou comprando diz ser 6,5 de tala máxima.. mas a roda é tala 7. Acho que fica OK
Quanto as rodas pretas eu penso assim também, podem até ficar legais, mas imagino que o carro deve ter alguns detalhes (talvez cromados) para a roda preta ficar legal.

Depois poste mais as suas impressões sobre os pneus novos, me admira que a hyundai não usa /65 original nos novos HB20


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 29 Set 2021 01:16 
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Então Biel, pneus 185 em rodas com talas de 7 polegadas ficam perfeitos e apresentando uma máxima aderência pq vão apoiar o máximo possível as suas bandas de rodagens no solo, oferecendo assim uma máxima estabilidade geral.

Quanto a vc querer instalar rodas pretas em um carro preto, vai do seu gosto que sempre é bem pessoal.

Já quanto a dona Hyundai do Brasil optar em adotar essa medida de pneus 185/60-15 em rodas de aro 15 mas com talas de 5,5 pol. eu vejo isso como uma baita economia de palito pq não vejo uma justificativa convincente para essa escolha e exatamente por isso tbm não obedeci essa medida original de pneus ao trocar os aros 14 pol. pelos atuais de 15 pol.

Inclusive quando comprei esse nosso atual HB20 eles vieram de fábrica com aquelas sofríveis rodas de ferro aro 14 com as estreitas talas de 5 pol. e eu logo tratei logo de comprar um novo jogo de rodas de alumínio de 14 pol. mas com talas de 6 pol. e ainda aproveitei o jogo de pneus originais 175/70-14 até eles se desgastarem e foi assim que comprei um novo jogo de pneus continental 185/70-14 e senti uma boa melhora no comportamento geral do HB20 em comparação com os estreitos pneus originais 175/70-14.

E agora resolvi trocar todo esse setup pelo atual e novamente percebi mais outra boa mudança positiva no comportamento geral desse HB20 assim equipado.

E quem achar que essa troca dos pneus 185/60-15 pelos pneus 185/65-15 fará qq HB20 perder em estabilidade , aqui cabe uma explicação :

Se forem mantidas as rodas originais de aro 15 a resposta será sim pq elas são um pouco estreitas para essa medida original de pneus , mas se forem escolhidos no novo jogo de rodas 15 mas com talas de pelo menos 6 polegadas, nesse caso então se ganha em estabilidade sim pq esses pneus nessa nova medida 185/65-15 vão apoiar um pouco melhor no solo se comparado com os pneus originais 185/60-15 montados naquelas estreitas rodas originais.

E a causa de tudo isso é essa fatídica economia de palito adotada sempre pelo departamento de marketing das fábricas desses sul coreanos.

Por essa exata razão que eu sempre faço as modificações que eu quero e do meu gôsto nos meus veículos e sem jamais me importar com o que poderá achar os seus fabricantes !

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 29 Set 2021 01:27 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, pneus 185 em rodas com talas de 7 polegadas ficam perfeitos e apresentando uma máxima aderência pq vão apoiar o máximo possível as suas bandas de rodagens no solo, oferecendo assim uma máxima estabilidade geral.

Ai sim, ainda mais que eu considero o HB já um carro estável


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 29 Set 2021 22:31 
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E deixando aqui mais algumas das mais recentes impressões sobre esse novo setup de rodas/pneus aro 15, rodando pela cidade tranquilo e suavemente, percebe-se até uma maior maciez ao rodar, como se as suspensões do nosso HB20 de repente ficassem mais macias e o melhor de tudo:

Todas as marchas estão sim se mostrando um pouco mais longas e por isso, mostrando uma menor necessidade de se ficar a todo momento trocando de marchas ao rodar pelo transito urbano.

Ou seja, é aquela já conhecida combinação ideal de marchas levemente mais alongadas trabalhando em conjunto com um motor que esbanja torque desde as mais baixas rotações como é o caso desse motor 1.6 Gamma quando abastecido apenas com etanol e nesse caso, se usufrui dessa dupla vantagem ao mesmo tempo, é tudo de bom perceber essa positiva impressão !

Para mim, dou um ADEUS ao pneu original de medida 185/60-15 substituindo-o definitivamente pela medida 185/65-15 .

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 29 Set 2021 23:08 
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ianisgreek escreveu:
E deixando aqui mais algumas das mais recentes impressões sobre esse novo setup de rodas/pneus aro 15, rodando pela cidade tranquilo e suavemente, percebe-se até uma maior maciez ao rodar, como se as suspensões do nosso HB20 de repente ficassem mais macias e o melhor de tudo:

Todas as marchas estão sim se mostrando um pouco mais longas e por isso, mostrando uma menor necessidade de se ficar a todo momento trocando de marchas ao rodar pelo transito urbano.

Ou seja, é aquela já conhecida combinação ideal de marchas levemente mais alongadas trabalhando em conjunto com um motor que esbanja torque desde as mais baixas rotações como é o caso desse motor 1.6 Gamma quando abastecido apenas com etanol e nesse caso, se usufrui dessa dupla vantagem ao mesmo tempo, é tudo de bom perceber essa positiva impressão !

Para mim, dou um ADEUS ao pneu original de medida 185/60-15 substituindo-o definitivamente pela medida 185/65-15 .
Fico feliz em ouvir isso.
Lembro o quanto não gostava de veículos como Celta por causa de cambio curto.
O HB com esse pneu e roda parece ter um cambio ideal, nem curto e nem longo


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 02 Out 2021 12:49 
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E um outro detalhe técnico curioso ao se substituir os pneus originais 185/60-15 pelos 185/65-15 diz respeito a uma leve mas real economia de combustível :

Ora, se todas as marchas são alongadas em um pouco mais de 3 % , é justo e importante sabermos que para qq velocidade desenvolvida pelo veículo com essa nova medida de pneus, o seu motor vai agora estar girando com esses exatos pouco mais de 3 % menos de rotações do que antes.

E isso representa em termos práticos uma leve mas real economia de combustível sim além do fato de que no comput. de bordo, as médias de consumo mostradas agora com essa nova medida de pneu tbm serão na realidade de um pouco mais de 3 % menor.

Ou seja, se com esses pneus 185/65-15 o comput. de bordo mostrar agora digamos um consumo médio de 10,5 kms/l com etanol puro, na realidade essa média será de 10,8 kms/l que é os 10,5 kms/l acrescentando os 3 % a mais pq agora tanto o motor e tbm as próprias rodas estarão girando de fato esses um pouco mais de 3% a menos do que antes, fato esse que justifica o pq o comput de bordo vai marcar agora esses pouco mais de 3% a menos do que antes.

Inclusive a quilometragem percorrida agora com essa nova medida de pneus tbm será mostrada com esses pouco mais de 3% a menos do que antes.

Ou seja, se o odômetro registrar agora 100 kms percorridos com essa nova medida de pneus, na realidade seriam 103 kms percorridos com os pneus da medida original.

Outro fato interessante é que todos os velocímetros automotivos indicam normalmente uma velocidade de 4% a 5% a menos do que a velocidade real desenvolvida então com essa nova medida de pneus, a velocidade indicada agora estará bem mais próxima da velocidade real do que antes com a medida de pneus originais.

Obs : E para aqueles que fazem questão de saber as diferenças físicas exatas entre essas duas medidas de pneus temos que :

pneu 185/60-15 : Diâmetro total do pneu (altura) de 60,3 cms.

pneu 185/65-15 : Diâmetro total do pneu (altura) de 62,15 cms

Então dividindo-se os 62,15 pelos 60,3 se obtém arredondando os exatos 3,1 % de diferença a maior na altura entre essas duas medidas de pneus, o que tbm vai significar na prática que cada volta percorrida no solo por esse pneu maior será de 3,1 % a mais em distância do que com o pneu menor, razão dessa nova medida de pneu tbm aumentar a velocidade real nesses exatos 3,1% a mais do que antes considerando-se as mesmas rotações do motor.

Mas o conta-giros dos HB20 por serem eletrônicos vão permanecer marcando a rotação real e exata do motor, sem nenhuma alteração devido a essa mudança de medida de pneus.

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 03 Out 2021 01:32 
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ianisgreek escreveu:
E um outro detalhe técnico curioso ao se substituir os pneus originais 185/60-15 pelos 185/65-15 diz respeito a uma leve mas real economia de combustível :

Ora, se todas as marchas são alongadas em um pouco mais de 3 % , é justo e importante sabermos que para qq velocidade desenvolvida pelo veículo com essa nova medida de pneus, o seu motor vai agora estar girando com esses exatos pouco mais de 3 % menos de rotações do que antes.

E isso representa em termos práticos uma leve mas real economia de combustível sim além do fato de que no comput. de bordo, as médias de consumo mostradas agora com essa nova medida de pneu tbm serão na realidade de um pouco mais de 3 % menor.

Ou seja, se com esses pneus 185/65-15 o comput. de bordo mostrar agora digamos um consumo médio de 10,5 kms/l com etanol puro, na realidade essa média será de 10,8 kms/l que é os 10,5 kms/l acrescentando os 3 % a mais pq agora tanto o motor e tbm as próprias rodas estarão girando de fato esses um pouco mais de 3% a menos do que antes, fato esse que justifica o pq o comput de bordo vai marcar agora esses pouco mais de 3% a menos do que antes.

Inclusive a quilometragem percorrida agora com essa nova medida de pneus tbm será mostrada com esses pouco mais de 3% a menos do que antes.

Ou seja, se o odômetro registrar agora 100 kms percorridos com essa nova medida de pneus, na realidade seriam 103 kms percorridos com os pneus da medida original.

Outro fato interessante é que todos os velocímetros automotivos indicam normalmente uma velocidade de 4% a 5% a menos do que a velocidade real desenvolvida então com essa nova medida de pneus, a velocidade indicada agora estará bem mais próxima da velocidade real do que antes com a medida de pneus originais.

Obs : E para aqueles que fazem questão de saber as diferenças físicas exatas entre essas duas medidas de pneus temos que :

pneu 185/60-15 : Diâmetro total do pneu (altura) de 60,3 cms.

pneu 185/65-15 : Diâmetro total do pneu (altura) de 62,15 cms

Então dividindo-se os 62,15 pelos 60,3 se obtém arredondando os exatos 3,1 % de diferença a maior na altura entre essas duas medidas de pneus, o que tbm vai significar na prática que cada volta percorrida no solo por esse pneu maior será de 3,1 % a mais em distância do que com o pneu menor, razão dessa nova medida de pneu tbm aumentar a velocidade real nesses exatos 3,1% a mais do que antes considerando-se as mesmas rotações do motor.

Mas o conta-giros dos HB20 por serem eletrônicos vão permanecer marcando a rotação real e exata do motor, sem nenhuma alteração devido a essa mudança de medida de pneus.

Muito bom, você sabe qual o cambio mais longo e qual o mais curto das versões 1.6 do HB20?


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 03 Out 2021 12:31 
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ianisgreek escreveu:
E um outro detalhe técnico curioso ao se substituir os pneus originais 185/60-15 pelos 185/65-15 diz respeito a uma leve mas real economia de combustível :

Ora, se todas as marchas são alongadas em um pouco mais de 3 % , é justo e importante sabermos que para qq velocidade desenvolvida pelo veículo com essa nova medida de pneus, o seu motor vai agora estar girando com esses exatos pouco mais de 3 % menos de rotações do que antes.

E isso representa em termos práticos uma leve mas real economia de combustível sim além do fato de que no comput. de bordo, as médias de consumo mostradas agora com essa nova medida de pneu tbm serão na realidade de um pouco mais de 3 % menor.

Ou seja, se com esses pneus 185/65-15 o comput. de bordo mostrar agora digamos um consumo médio de 10,5 kms/l com etanol puro, na realidade essa média será de 10,8 kms/l que é os 10,5 kms/l acrescentando os 3 % a mais pq agora tanto o motor e tbm as próprias rodas estarão girando de fato esses um pouco mais de 3% a menos do que antes, fato esse que justifica o pq o comput de bordo vai marcar agora esses pouco mais de 3% a menos do que antes.

Inclusive a quilometragem percorrida agora com essa nova medida de pneus tbm será mostrada com esses pouco mais de 3% a menos do que antes.

Ou seja, se o odômetro registrar agora 100 kms percorridos com essa nova medida de pneus, na realidade seriam 103 kms percorridos com os pneus da medida original.

Outro fato interessante é que todos os velocímetros automotivos indicam normalmente uma velocidade de 4% a 5% a menos do que a velocidade real desenvolvida então com essa nova medida de pneus, a velocidade indicada agora estará bem mais próxima da velocidade real do que antes com a medida de pneus originais.

Obs : E para aqueles que fazem questão de saber as diferenças físicas exatas entre essas duas medidas de pneus temos que :

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pneu 185/65-15 : Diâmetro total do pneu (altura) de 62,15 cms

Então dividindo-se os 62,15 pelos 60,3 se obtém arredondando os exatos 3,1 % de diferença a maior na altura entre essas duas medidas de pneus, o que tbm vai significar na prática que cada volta percorrida no solo por esse pneu maior será de 3,1 % a mais em distância do que com o pneu menor, razão dessa nova medida de pneu tbm aumentar a velocidade real nesses exatos 3,1% a mais do que antes considerando-se as mesmas rotações do motor.

Mas o conta-giros dos HB20 por serem eletrônicos vão permanecer marcando a rotação real e exata do motor, sem nenhuma alteração devido a essa mudança de medida de pneus.

Muito bom, você sabe qual o cambio mais longo e qual o mais curto das versões 1.6 do HB20?


Os câmbios mais longos da linha HB20 1.6 são os mecânicos de 6 marchas de 2016 em diante e o mais curto, mais reduzido é o câmbio mecânico dos modelos HB20X.

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