Lembrei de mais um fato importante ocorrido sobre os oleos lubrificantes para esses modernos motores turbo dessa mais recente geração :
Enquanto os Jettas TSI estavam no auge e apogeu aqui no nosso mercado e que foi desde 2011 até por volta de 2018 , tivemos tbm nesse período acaloradas e intermináveis discussões sobre vários assuntos e dentre eles sobre quais seriam os melhores oleos lubrificantes para os motores 2.0 turbo com injeção direta a gasolina para esses Jettas TSI e tbm para os GOLFs GTI .
E assim, baseado tanto no manual desses Jettas TSI e de mais alguns importantes artigos didáticos até postados lá nesse Clube por um dos nossos respeitados moderadores sobre a fabricação desses sedans lá na fábrica da VW no México, que dizia que para esses sedans, que a recomendação era de oleos 100% sintéticos para os seus motores 2.0 turbo a gasolina e que deveria ser de viscosidades que variavam indo desde os oleos mais finos e menos viscosos 0W-30 e que era exatamente esse os oleos adotados na linha de montagem la da fábrica da VW do Mexico para serem usados durante o período de amaciamento desses motores até os oleos mais pesados , passando ainda pelas viscosidades 0W-40 e 5W-30 para chegar no mais viscoso ou mais pesado oleo 5W-40.
E diante desses fatos, quando eu comprei esse meu ainda atual jetta TSI zero KM lá em Junho de 2013 , lembro-me muito bem que rodei nele os seus primeiros 1100 kms rodados e que logo em seguida, fiz a sua 1ª troca de oleo do seu motor e lógico que foi fora da oficina da revenda VW daqui da minha cidade e novamente utilizei esse mesmo oleo sintético 0W-30 utilizado pela fábrica da VW lá do México.
Mas e qual não foi a minha grande surpresa quando postei sobre esse fato lá no Clube e muitos dos colegas me criticaram e discordaram e assim, como eu tbm tenho os meus argumentos mais do que suficientes para justificar essa minha atitude além de todas as minhas opções de escolha sobre carros em geral, os debates iniciaram quentes, porém nunca tiveram um final feliz onde todos concordassem em determinados assuntos e com isso, cada um cuidava dos seus jettas TSI do jeito que achava ser o melhor.
E isso ocorria pq aqui no nosso mercado , a dona VW do Brasil recomendava para esse motor 2.0 turbo dos jettas TSI e tbm para os novos Golfs GTI, justamente o mais pesado dos oleos recomendados pela VW lá do México nos seus manuais que seria justamente o oleo 5W-40 e eu óbvio que nunca até hoje eu concordei em utilizar essa graxa e nem com essa estupidez dessa recomendação e assim , sempre optava em usar o oleo mais fino de todos, aquele original da fábrica da VW do México, ou seja, o oleo 0W-30 sempre utilizado nos Jettas TSI nas suas linhas de montagem de lá.
E explicando aqui rapidamente o motivo técnico do porque todos os motores novos exigirem que se utilize neles os oleos o mais finos ou menos viscosos possíveis é justamente devido a fato de que todos os motores novos atuais, durante as suas montagens iniciais nas suas fábricas, tem todas as suas folgas internas entre as suas muitas peças mantidas nos seus mínimos valores de apenas alguns centésimos de milimetro , ou seja, nos mínimos valores possíveis e é óbvio que nessas folgas micrométricas, somente os oleos mais finos é que conseguem penetrar e atingir o mais rápido possível, todos esses pontos a serem lubrificados, além do fato de que esses oleos mais finos, circulam muito mais rapidamente por todo o interior de qq motor e assim, tbm auxiliam melhor numa troca de calor mais eficaz , ou seja, são duas situações e condições importantes e favoráveis tanto de uma melhor lubrificação e tbm de uma melhor refrigeração desses motores e que jamais pode ser desprezadas.
E assim, foi que a dona VW do Brasil simplesmente ignorou fatos importantes iguais a esses mas que eu por minha vez , tbm nunca a obedeci justamente por isso quanto a usar esse tal desse famigerado oleo 5W-40 já muito ultrapassado e que ela recomendava para esse meu Jetta TSI novinho e com o seu motor ainda todo justinho e com todas as suas folgas internas nos seus mínimos valores e que por isso mesmo, acredito com certeza que o motor dele ainda deve estar até agora muito me agradecendo por essa minha nobre e inteligente opção de escolha de usar sempre esse oleo mais fino 0W-30 que eu sempre utilizei nele desde zero KM e que assim, eu nunca me arrependi dessa minha escolha e a melhor prova disso para mim é de como o motor desse nosso Jetta se mantém impecável e bem saudável até os dias atuais.
Tanto é que sempre quando eu fazia as revisões obrigatórias nesse nosso Jetta TSI e que naquela época eram a cada 5 mil kms até os 30 mil kms e eu sempre levava o meu próprio oleo 0W-30 lá na revenda VW para colocarem no motor desse nosso Jetta TSI já que lá só havia disponível os tais sofríveis e pesados oleos 5W-40 mas que eu sempre falava firme para qq um que jamais aquele tal oleo indicado pela VW seria algum dia colocado no motor desse meu Jetta TSI e que assim sempre foi e que já estava tomada a minha decisão final quanto a isso.
E que tempos depois , lá pelo ano de 2019 quando esse Jetta já estava muito fora dos 3 anos da garantia da VW , eu passei a adotar o novo lançamento desse novo oleo menos viscoso porém mais atualizado e bem melhor aditivado 0W-20.
E lembro-me bem que os mecânicos e até o chefe da oficina autorizada dessa revenda VW me olhavam assim estranhos e desconfiados enquanto que eu apenas explicava a eles em poucas palavras que quando esses Jettas TSI saiam da linha de montagem lá da fábrica da VW do México , que era exatamente esse oleo 0W-30 o usado lá e que devido a isso, que eu tbm não iria mudar nunca essa viscosidade desse oleo só pq o carro estava aqui no Brasil e que mesmo que a dona VW impunha essa tal recomendação desse tal oleo 5W-40 para esses jettas , que eu jamais obedeceria isso e ponto final, o Jetta é meu e sou eu quem mando nele.
Mas um fato importante que todos sempre esquecem é que depois que qq veículo zero KM é comprado e sai de uma revenda autorizada, que ele passa a ser de propriedade sua e assim, vc tem todo o direito de cuidar dele da melhor forma e do jeito que vc julgar ser o melhor e nunca o fabricante querer mandar no seu veículo pq agora ele já é só seu e não em sociedade com esse fabricante.
Afinal, eu continuava firme e convicto dessa minha explicação técnica de que Jetta TSI nenhum dessa vida tem algum sensor especial nele que diz se ele está rodando lá na America do Norte, na Central ou do Sul, na Europa , na Asia ou mesmo aqui no Brasil.
E tbm aprendi sim que sempre depois que o motor dele atinge a sua temperatura normal de trabalho, que ela permanece lá constante não importa qual seja a temperatura ambiente externa, afinal, foi exatamente assim que eu aprendi em muitos dos cursos de mecânica automotiva que eu já frequentei inclusive fora do Brasil e durante toda a minha vida até hoje e que todas essas minhas opções de escolha são baseadas justamente nesses meus conhecimentos técnicos pessoais e que até esse momento , nunca tive o menor problema técnico por ter confiado nesses meus conhecimentos pessoais sobre mecânica automotiva.
Mas quem falou que muitos desses colegas lá do Clube algum dia concordou comigo nesse meu posicionamento ?
Mas isso para mim, obviamente que pouco importava e um fato bem positivo foi que felizmente tínhamos até alguns colegas engenheiros mecânicos lá no Clube e donos de Jettas TSI e que depois de ponderarem um pouco sobre essas minhas explicações, que eles tbm acabaram por concordarem comigo.
Tudo bem , eu sempre dizia lá no Clube, então vamos ver se para todos aqueles colegas incrédulos, se devido ao fato de eu nunca ter usado esse tal oleo mais grosso 5W-40 que a dona VW do Brasil sempre recomendava para todos os Jettas TSI que rodam por aqui no nosso mercado, se com os oleos 0W-30 que eu sempre usava nele , se o motor desse meu atual Jetta iria fundir , desgastar de maneira anormal ou até mesmo estourar em algum momento e estava assim lançado aqui esse desafio !
E já se completaram nada menos de 11 longos anos e um pouquinho mais de 93 mil kms rodados até agora desde que esse Jetta saiu da revenda VW zerado e ainda estou esperando esse motor dele cair aos pedaços no meio da rua ou de alguma rodovia, além do fato de que desde que esse jetta rodou os seus primeiros 5 mil kms, ele recebeu o upgrade de performance de stage 2 passado dos originais quase 230 cvs para quase 300 cvs e isso nunca afetou em nada a sua confiabilidade geral.
E depois que foi lançado aqui no nosso mercado esse novo oleo para os motores mais atualizados e até um pouco menos viscoso 0W-20 - API SP e ILSAC GF 6A e 6B que são as normas de lubrificação automotiva mais atualizadas até agora e foi por isso que eu tbm logo substituí esse oleo mais antigo 0W-30 para esse oleo 0W-20 bem mais novo e atualizado aqui citado por ele ser tbm mais bem aditivado e estou usando esse lubrificante até hoje e não é somente no motor turbo desse nosso atual Jetta TSI, mas tbm no nosso HB20 1.6, no nosso Creta 2.0, no nosso Citroen C4 THP e até no nosso novo BMW 320i flex e em todos os demais veículos dos nossos familiares.
E que por coincidência ou não, depois do lançamento desse novo oleo 0W-20, vários fabricantes de motores dessa mais recente geração turbo flex e até de alguns motores aspirados flex, além da maioria dos veículos importados de sangue azul, passaram a recomendar justamente esse novo oleo nessa exata viscosidade para a maioria desses novos veículos.
E o motor desse nosso Jetta , além de todos os outros motores desses nossos demais veículos , continuam perfeitos no seu funcionamento e rendimento geral, sem consumir nenhuma quantidade extra ou anormal desse oleo entre as trocas que sempre são feitas rigorosamente a cada 5 mil kms rodados ou a cada 6 meses, prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro e não importando a marca do veículo em questão aqui.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
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