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 Título: especificação oleo motor hb20 turbo
MensagemEnviado: 23 Jul 2023 08:28 
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Bom dia pessoal, fiquei com uma dúvida após ter realizado a troca do óleo do meu carro (hb20 1.0T 2017):

Estou trabalhando em outro estado, então quando chegou a hora de fazer a troca de óleo fiz num local aqui perto que não conhecia, mas que pelo menos tinha boas avaliações no google (só fiz a troca básica mesmo, óleo+filtros).

Bom, durante a troca de óleo eu vi que a marca que estavam usando era diferente da que eu estava acostumado, mas assumi que se as especificações estivessem corretas, não teria problema, e pelo que eu vi parecia que estava tudo ok.

Chegando em casa depois, tinha ficado meio encucado se a especificação estava certa mesmo, e aí quando conferi o manual vi que a viscosidade do óleo estava correta, mas a especificação acredito que não:

o óleo que colocaram é o maxon ultra IPA-SM ILSAC-GF4, enquanto o manual recomenda a especificação mínima ACEA A5. Nas trocas de óleo dentro da garantia era usado o óleo da própria concessionária, na que eu fiz após o final da garantia coloquei o shell HX8 5w30, que pelo que vi teria uma especificação melhor do que esse que colocaram.

Então acabei ficando com três dúvidas na cabeça:

1. Esse óleo que eu estou usando está mesmo fora da especificação, ou seria só um outro padrão de classificação que ele segue?

2. Caso ele esteja fora da especificação, seria recomendada a troca imediata do óleo, ou só num calendário acelerado? Pra dar um contexto, vou me mudar dentro das próximas 2 semanas e rodar ~1000km. Seria bom trocar esse óleo HOJE, dá pra esperar eu me mudar de volta, dá pra só fazer a troca de óleo um pouco antes do próximo intervalo, etc. Sei que não dá pra responder exatamente, mas pra eu entender a gravidade ou não de estar com a especificação um pouco diferente nesse caso.

3.Caso eu precise trocar o óleo assim que possível, preciso trocar o filtro? A informação que acho na internet é de sempre trocar o filtro junto com o óleo, mas isso parece estar considerando um intervalo de troca de óleo normal, não o meu caso específico de realizar a troca logo em seguida uma da outra.


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 Título: Re: especificação oleo motor hb20 turbo
MensagemEnviado: 24 Jul 2023 12:48 
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Seja bem vindo ao forum !

Nesse seu caso, de fato, o oleo não atende totalmente as recomendações da Hyundai do Brasil pq a aditivação dele é um nível ou um degrau inferior a original.

Que seria API - SN ou SP e ILSAC - GF 5 ou GF 6 apesar da viscosidade ser a mesma !

Mas isso não quer dizer que nesse caso o motor desse HB20 estará desprotegido e que com isso ocorrerão desgastes precoces.

Ainda mais se esse oleo for utilizado por até 5000 kms ou em um intervalo de no máximo 6 meses , portanto não há necessidade técnica nenhuma em jogar fora esse oleo e o seu filtro antes desse prazo citado aqui.

Pior seria se o oleo e o filtro nem fossem trocados dentro dos prazos indicados apesar de serem os originais e recomendados pela fábrica , pq nesse caso é que os desgastes precoces ocorrem sim com toda certeza !

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 Título: Re: especificação oleo motor hb20 turbo
MensagemEnviado: 16 Ago 2024 18:59 
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Não só os atuais motores turbo-flex dessa mais recente geração mas todos os demais motores aspirados flex ou não lançados recentemente exigem os oleos lubrificantes 0W-20 da classificação API-SP e ILSAC - GF6A e GF6B que seriam os oleos para motores mais top quality em qualidade e aditivação de todo o nosso mercado atual !

Portanto quaisquer oleos que atendam a essas especificações e normas podem ser colocados até em motores de veículos como os Porsches, Ferraris, Audis , Mercedes Benz, BMW e todos os demais veículos de fabricantes premium de sangue azul internacionais dessa mais recente geração e eles estarão sempre muito bem protegidos com esse tipo de oleo lubrificante para motores. !

Obs : Inclusive todos os veículos da nossa família, sejam eles FLEX ou não e até os diesel e nada importa quais são os seus fabricantes, eles utilizam sempre esse exato tipo de oleo nos seus motores e todos eles estão sempre muito bem protegidos e funcionam sempre macios como os melhores relógios suiços !

Caso contrário, a essa altura e depois de tantos milhares de quilometros percorridos com esse tipo de oleo, todos esses motores desses nossos veículos já estariam todos rajando com muitos ruídos, fundidos e já sucateados se não , na melhor das hipóteses , todos eles já teriam sido retificados ou recondicionados !!!

Mas que devido a todos esses cuidados preventivos com eles, nunca foi necessário nenhum desses reparos extras em nenhum deles.

Pior seria deixar os oleos cozinharem por longos períodos de tempo dentro dos seus motores por além dos 6 meses ou após eles rodarem por mais de 5 mil kms sem a devida troca incondicional do oleo e do seu respectivo filtro e ainda esperar que esse pobre motor tenha uma vida bem longa ... afinal nunca na area automotiva existiu almoço gratis em nada, garantido.

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 Título: Re: especificação oleo motor hb20 turbo
MensagemEnviado: 04 Set 2024 15:11 
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Esse é um interessante e instrutivo artigo sobre essa mais nova e atual geração de lubrificantes disponíveis para todos os atuais motores aspirados ou turbinados :


https://oleocerto.com/veiculos/carro/no ... /?swcfpc=1


Obs : Foi por essa óbvia razão que eu sempre adoto e recomendo os oleos lubrificantes para todos os veículos da nossa familia da mais baixa viscosidade mas tbm da mais elevada classificação que quer dizer que são os oleos mais bem aditivados que podem ser encontrados atualmente no nosso mercado.

E o exemplo são os oleos 0W-20 que utilizo em todos esses nossos veículos e que atendam as normas API - SP e ILSAC GF 6A e ILSAC GF 6B.

Ou seja, os oleos para motores recomendados para todos esses nossos atuais veículos das viscosidades 0W-30 , 5W-30 e 5W-40 foram assim todos eles substituídos com vantagens técnicas por esse citado oleo 0W-20 dessa mais alta classificação atual.

E os períodos mais seguros de troca desse oleo são sempre de 5 mil kms ou a cada 6 meses no máximo e assim se tem uma maior vida útil de cada um dos motores desses nossos veículos , não importa a marca deles e o que os seus fabricantes dizem !

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 Título: Re: especificação oleo motor hb20 turbo
MensagemEnviado: 06 Set 2024 23:52 
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Lembrei de mais um fato importante ocorrido sobre os oleos lubrificantes para esses modernos motores turbo dessa mais recente geração :

Enquanto os Jettas TSI estavam no auge e apogeu aqui no nosso mercado e que foi desde 2011 até por volta de 2018 , tivemos tbm nesse período acaloradas e intermináveis discussões sobre vários assuntos e dentre eles sobre quais seriam os melhores oleos lubrificantes para os motores 2.0 turbo com injeção direta a gasolina para esses Jettas TSI e tbm para os GOLFs GTI .

E assim, baseado tanto no manual desses Jettas TSI e de mais alguns importantes artigos didáticos até postados lá nesse Clube por um dos nossos respeitados moderadores sobre a fabricação desses sedans lá na fábrica da VW no México, que dizia que para esses sedans, que a recomendação era de oleos 100% sintéticos para os seus motores 2.0 turbo a gasolina e que deveria ser de viscosidades que variavam indo desde os oleos mais finos e menos viscosos 0W-30 e que era exatamente esse os oleos adotados na linha de montagem la da fábrica da VW do Mexico para serem usados durante o período de amaciamento desses motores até os oleos mais pesados , passando ainda pelas viscosidades 0W-40 e 5W-30 para chegar no mais viscoso ou mais pesado oleo 5W-40.

E diante desses fatos, quando eu comprei esse meu ainda atual jetta TSI zero KM lá em Junho de 2013 , lembro-me muito bem que rodei nele os seus primeiros 1100 kms rodados e que logo em seguida, fiz a sua 1ª troca de oleo do seu motor e lógico que foi fora da oficina da revenda VW daqui da minha cidade e novamente utilizei esse mesmo oleo sintético 0W-30 utilizado pela fábrica da VW lá do México.

Mas e qual não foi a minha grande surpresa quando postei sobre esse fato lá no Clube e muitos dos colegas me criticaram e discordaram e assim, como eu tbm tenho os meus argumentos mais do que suficientes para justificar essa minha atitude além de todas as minhas opções de escolha sobre carros em geral, os debates iniciaram quentes, porém nunca tiveram um final feliz onde todos concordassem em determinados assuntos e com isso, cada um cuidava dos seus jettas TSI do jeito que achava ser o melhor.

E isso ocorria pq aqui no nosso mercado , a dona VW do Brasil recomendava para esse motor 2.0 turbo dos jettas TSI e tbm para os novos Golfs GTI, justamente o mais pesado dos oleos recomendados pela VW lá do México nos seus manuais que seria justamente o oleo 5W-40 e eu óbvio que nunca até hoje eu concordei em utilizar essa graxa e nem com essa estupidez dessa recomendação e assim , sempre optava em usar o oleo mais fino de todos, aquele original da fábrica da VW do México, ou seja, o oleo 0W-30 sempre utilizado nos Jettas TSI nas suas linhas de montagem de lá.

E explicando aqui rapidamente o motivo técnico do porque todos os motores novos exigirem que se utilize neles os oleos o mais finos ou menos viscosos possíveis é justamente devido a fato de que todos os motores novos atuais, durante as suas montagens iniciais nas suas fábricas, tem todas as suas folgas internas entre as suas muitas peças mantidas nos seus mínimos valores de apenas alguns centésimos de milimetro , ou seja, nos mínimos valores possíveis e é óbvio que nessas folgas micrométricas, somente os oleos mais finos é que conseguem penetrar e atingir o mais rápido possível, todos esses pontos a serem lubrificados, além do fato de que esses oleos mais finos, circulam muito mais rapidamente por todo o interior de qq motor e assim, tbm auxiliam melhor numa troca de calor mais eficaz , ou seja, são duas situações e condições importantes e favoráveis tanto de uma melhor lubrificação e tbm de uma melhor refrigeração desses motores e que jamais pode ser desprezadas.

E assim, foi que a dona VW do Brasil simplesmente ignorou fatos importantes iguais a esses mas que eu por minha vez , tbm nunca a obedeci justamente por isso quanto a usar esse tal desse famigerado oleo 5W-40 já muito ultrapassado e que ela recomendava para esse meu Jetta TSI novinho e com o seu motor ainda todo justinho e com todas as suas folgas internas nos seus mínimos valores e que por isso mesmo, acredito com certeza que o motor dele ainda deve estar até agora muito me agradecendo por essa minha nobre e inteligente opção de escolha de usar sempre esse oleo mais fino 0W-30 que eu sempre utilizei nele desde zero KM e que assim, eu nunca me arrependi dessa minha escolha e a melhor prova disso para mim é de como o motor desse nosso Jetta se mantém impecável e bem saudável até os dias atuais.

Tanto é que sempre quando eu fazia as revisões obrigatórias nesse nosso Jetta TSI e que naquela época eram a cada 5 mil kms até os 30 mil kms e eu sempre levava o meu próprio oleo 0W-30 lá na revenda VW para colocarem no motor desse nosso Jetta TSI já que lá só havia disponível os tais sofríveis e pesados oleos 5W-40 mas que eu sempre falava firme para qq um que jamais aquele tal oleo indicado pela VW seria algum dia colocado no motor desse meu Jetta TSI e que assim sempre foi e que já estava tomada a minha decisão final quanto a isso.

E que tempos depois , lá pelo ano de 2019 quando esse Jetta já estava muito fora dos 3 anos da garantia da VW , eu passei a adotar o novo lançamento desse novo oleo menos viscoso porém mais atualizado e bem melhor aditivado 0W-20.

E lembro-me bem que os mecânicos e até o chefe da oficina autorizada dessa revenda VW me olhavam assim estranhos e desconfiados enquanto que eu apenas explicava a eles em poucas palavras que quando esses Jettas TSI saiam da linha de montagem lá da fábrica da VW do México , que era exatamente esse oleo 0W-30 o usado lá e que devido a isso, que eu tbm não iria mudar nunca essa viscosidade desse oleo só pq o carro estava aqui no Brasil e que mesmo que a dona VW impunha essa tal recomendação desse tal oleo 5W-40 para esses jettas , que eu jamais obedeceria isso e ponto final, o Jetta é meu e sou eu quem mando nele.

Mas um fato importante que todos sempre esquecem é que depois que qq veículo zero KM é comprado e sai de uma revenda autorizada, que ele passa a ser de propriedade sua e assim, vc tem todo o direito de cuidar dele da melhor forma e do jeito que vc julgar ser o melhor e nunca o fabricante querer mandar no seu veículo pq agora ele já é só seu e não em sociedade com esse fabricante.

Afinal, eu continuava firme e convicto dessa minha explicação técnica de que Jetta TSI nenhum dessa vida tem algum sensor especial nele que diz se ele está rodando lá na America do Norte, na Central ou do Sul, na Europa , na Asia ou mesmo aqui no Brasil.

E tbm aprendi sim que sempre depois que o motor dele atinge a sua temperatura normal de trabalho, que ela permanece lá constante não importa qual seja a temperatura ambiente externa, afinal, foi exatamente assim que eu aprendi em muitos dos cursos de mecânica automotiva que eu já frequentei inclusive fora do Brasil e durante toda a minha vida até hoje e que todas essas minhas opções de escolha são baseadas justamente nesses meus conhecimentos técnicos pessoais e que até esse momento , nunca tive o menor problema técnico por ter confiado nesses meus conhecimentos pessoais sobre mecânica automotiva.

Mas quem falou que muitos desses colegas lá do Clube algum dia concordou comigo nesse meu posicionamento ?

Mas isso para mim, obviamente que pouco importava e um fato bem positivo foi que felizmente tínhamos até alguns colegas engenheiros mecânicos lá no Clube e donos de Jettas TSI e que depois de ponderarem um pouco sobre essas minhas explicações, que eles tbm acabaram por concordarem comigo.

Tudo bem , eu sempre dizia lá no Clube, então vamos ver se para todos aqueles colegas incrédulos, se devido ao fato de eu nunca ter usado esse tal oleo mais grosso 5W-40 que a dona VW do Brasil sempre recomendava para todos os Jettas TSI que rodam por aqui no nosso mercado, se com os oleos 0W-30 que eu sempre usava nele , se o motor desse meu atual Jetta iria fundir , desgastar de maneira anormal ou até mesmo estourar em algum momento e estava assim lançado aqui esse desafio !

E já se completaram nada menos de 11 longos anos e um pouquinho mais de 93 mil kms rodados até agora desde que esse Jetta saiu da revenda VW zerado e ainda estou esperando esse motor dele cair aos pedaços no meio da rua ou de alguma rodovia, além do fato de que desde que esse jetta rodou os seus primeiros 5 mil kms, ele recebeu o upgrade de performance de stage 2 passado dos originais quase 230 cvs para quase 300 cvs e isso nunca afetou em nada a sua confiabilidade geral.

E depois que foi lançado aqui no nosso mercado esse novo oleo para os motores mais atualizados e até um pouco menos viscoso 0W-20 - API SP e ILSAC GF 6A e 6B que são as normas de lubrificação automotiva mais atualizadas até agora e foi por isso que eu tbm logo substituí esse oleo mais antigo 0W-30 para esse oleo 0W-20 bem mais novo e atualizado aqui citado por ele ser tbm mais bem aditivado e estou usando esse lubrificante até hoje e não é somente no motor turbo desse nosso atual Jetta TSI, mas tbm no nosso HB20 1.6, no nosso Creta 2.0, no nosso Citroen C4 THP e até no nosso novo BMW 320i flex e em todos os demais veículos dos nossos familiares.

E que por coincidência ou não, depois do lançamento desse novo oleo 0W-20, vários fabricantes de motores dessa mais recente geração turbo flex e até de alguns motores aspirados flex, além da maioria dos veículos importados de sangue azul, passaram a recomendar justamente esse novo oleo nessa exata viscosidade para a maioria desses novos veículos.

E o motor desse nosso Jetta , além de todos os outros motores desses nossos demais veículos , continuam perfeitos no seu funcionamento e rendimento geral, sem consumir nenhuma quantidade extra ou anormal desse oleo entre as trocas que sempre são feitas rigorosamente a cada 5 mil kms rodados ou a cada 6 meses, prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro e não importando a marca do veículo em questão aqui.

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 Título: Re: especificação oleo motor hb20 turbo
MensagemEnviado: 30 Set 2024 22:19 
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Retornando a esse tópico para um importante comentário sobre a lubrificação dessa atual geração de motores automotivos.

O que está ocorrendo atualmente é uma maior solicitação por parte dessa mais recente geração de motores , de lubrificantes cada vez mais evoluídos quando comparados aos antigos lubrificantes usados em todos aqueles motores mais antigos.

Mas que todos aqueles velhos conceitos e hábitos de achar que esses lubrificantes atuais aguentam proteger todos esses motores dessa mais recente geração como ocorria antes é bem FALHO, com toda a certeza e eu posso até apostar o que for nisso !

E explicando , a evolução de todos esses motores atuais foi bem maior do que evoluíram nessa mesma proporção , essa atual geração de lubrificantes mesmo se forem os melhores oleos sintéticos produzidos até pela NASA e os resultados práticos disso não são nada favoráveis para haver uma vida útil mais longa desses motores.

Devido a todas essas atuais leis anti-poluição vigentes , todos esses atuais motores trabalham agora numa temperatura de trabalho bemmmmm mais elevada do que antes, as compressões de toda essa atual geração de motores é muiiiito maior do que antigamente e além disso, temos tbm essa nova geração atual downsizing de motores turbo flex que exigem muito mais ainda, que todos os oleos lubrificantes sejam cada vez menos viscosos porém bem mais aditivados do que antes.

E toda essa citada evolução significa que essa nova geração de motores atuais produzem muito mais rendimento e tbm mais calor do que antes , castigando assim bem mais qq oleo lubrificante utilizado neles por melhores que esses oleos possam ser.

Uma parte dos motivos para se utilizar esses oleos lubrificantes cada vez mais finos ou menos viscosos vem da tecnologia empregada nessa nova geração de motores com folgas internas cada vez menores e mais bem ajustadas entre todas as peças internas desses motores.

E os outros motivos são de que, já é fato comprovado em engenharia automotiva de que os oleos menos viscosos (mais finos) além de penetrarem mais facilmente e mais rápido nessas minúsculas folgas internas entre todas as peças desses motores, eles ainda tem a grande vantagem de circularem mais rápido desde as partidas a frio por todo o interior desses motores e com isso, haverá uma melhor refrigeração devido a uma maior troca de calor, além de uma mais eficaz lubrificação geral em toda essa nova geração de motores.

E a outra comprovada vantagem de todos os oleo mais leves é o de roubar menos energia de qq motor, pq esses oleos mais leves permitem que qq motor atual trabalhe um pouco mais livre do que antes, quando se usavam aqueles oleos mais viscosos ou mais pesados e isso significa tbm uma leve maior economia de combustível além de um leve melhor desempenho.

Mas infelizmente , a prática está nos mostrando que mesmo com essa nova geração de lubrificantes atual , que nenhum desses oleos suporta manter todas essas suas características de proteção por mais do que 6 meses ou até uns 5 mil kms rodados pq passando disso, ele já estará totalmente contaminado e desgastado e com isso, já não vai mais conseguir proteger melhor nenhum motor de todos os desgastes precoces que vão se acumulando gradativamente a cada uma dessas trocas de oleo mais espaçada que se fizer digamos, a cada 10 mil kms rodados ou a cada 1 ano de intervalo entre essas trocas.

E para piorar essa situação aqui citada, temos tbm esses nossos LIXOS MEDÍOCRES de gasolinas comuns e aditivadas que só vão contaminando mais a cada dia , o oleo desses motores e abreviando precocemente a vida útil de todos esses oleos lubrificantes e mais ainda quanto mais viscosos e menos aditivados eles forem.

E exatamente por essa razão, nunca vai deixar de haver essa real necessidade de se amaciar todos os motores novos e de fazer a primeira troca de oleo e do respectivo filtro deles no máximo aos primeiros 1500 kms rodados.

E junto dessa dica, sempre vai valer uma outra dica igualmente importante para aumentar um pouco mais a vida útil desses oleos lubrificantes, que é a de se utilizar cada vez mais o etanol e menos essas gasolinas, justamente para se diminuir essa contaminação dos oleos lubrificantes e tbm sem deixar jamais nenhum oleo lubrificante permanecer dentro desses motores por mais do que 6 meses ou mais do que 5 mil kms rodados, não importa o que os fabricantes recomendarem, afinal, os desgastes são progressivos e aos 60 mil kms ou um pouco mais do que isso, não vai haver mais nenhuma garantia de fábrica que vai cobrir eventuais desgastes mais acentuados desses motores e os pobres coitados dos seus proprietários é que sempre vão ter de arcar com todos os prejuízos de recuperar esses motores ou trocar os seus veículos por outros novos.

Aqui está portanto , as reais razões para que ninguém da nossa família que possui veículos , de estar seguindo essas tais recomendações desses seus fabricantes pq a cada dia que passa, mais elas comprovam ser na realidade, todas furadas e infundadas sobre a manutenção preventiva desses atuais veículos.

Obs : Além do fato de que todos os veículos zero km , depois que eles são comprados , deixam de pertencer a esses fabricantes para serem de propriedade única e exclusiva, dos seus devidos donos, inclusive todas as despesas que recaírem sobre as manutenções efetuadas neles.

E um outro exemplo bem característico desse assunto e só para ilustrar a importância desses atuais motores usarem oleos sempre novos e sem contaminações, saibam que na Formula 1 , que cada novo motor montado zero km, ele passa por um pre-amaciamento de algumas poucas voltas em pistas e logo em seguida, todo o oleo e filtro desses motores novos é totalmente drenado ainda bem quente.

E que depois de cada corrida de uns 300 kms de extensão, novamente os oleos desses motores são totalmente drenados ainda quentes junto com os seus respectivos filtros.

Notem assim essa frequência dessas trocas e imaginem os oleos utilizados por esses motores da Formula 1 e a sua aditivação e ainda assim, eles são sempre drenados depois de pouca utilização !

Podem apostar o que for que motivos técnicos para esse procedimento com os motores da Formula 1 e de todos dessas demais categorias automobilísticas existem de sobra, com toda a certeza desse mundo !

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