RafaJunk escreveu:
Olá recentemente adquiri um hb20 2015 com 90Km rodados. Recentemente após dirigir por um período, uns 40min mais ou menos, o pedal da embreagem começa a agarrar quando chega perto do ponto de engate com o motor (no meu caso perto da metade do curso da embreagem). O carro não apresenta falhas no engate das marchas e/ou redução de desempenho, ou qualquer ruído estranho. As marchas também não arranham e entram normalmente, ele apenas faz esse agarrãozinho leve na hora de soltar a embreagem. Será que pode ser fluído ou algum outro problema mecânico?
OBS: com o carro "frio" (recém ligado após uma pausa longa) ele não apresenta esse problema. Desligar o carro e esperar algumas horas (recentemente saí com ele rodei uns 20min, desliguei esperei umas 3hs e liguei de novo mais 20mins - fiz isso 4x no dia, na quarta vez começou a agarrar), também não parece influenciar no problema.
É meu primeiro veículo e sou bem leigo no assunto. Gostaria da opinião de vocês.
Grato.
Seja muito bem vindo ao clube !
E em princípio , a primeira providencia nesse tipo de caso seria verificar a condição em que se encontra o fluído do sistema de freios.
Porque esse sistema de embreagem da linha HB20 com câmbio manual é do tipo hidráulica, onde existe um cilindro auxiliar hidráulico servido pelo mesmo fluído do sistema de freios e que faz o acionamento da embreagem.
E a cada 2 anos deve-se preventivamente substituir todo o fluído velho desse sistema de freios que inclui tbm o fluído desse sistema de acionamento da embreagem !
E até já existem muitos casos relatados de que depois que esse fluído velho de freios e da embreagem foi substituído, que se notou uma nítida melhora no acionamento da embreagem desses HB20 com câmbio manual !
Obs : Um detalhe curioso e inexplicável da dona Hyundai é que não consta no manual dos HB20 , uma indicação da necessidade de se fazer essa manutenção preventiva de se substituir a cada 2 anos, esse fluído do sistema de freios e da embreagem , então deixo mais esse alerta aqui !
Afinal, nenhum líquido que existe em qq HB20 e que seja o fluído da direção hidráulica, os oleos lubrificantes em geral além desse fluído de freios e da embreagem jamais terão uma duração eterna e por isso que eles vencem sim e devem por isso ser substituídos nos prazos de validade corretos sob pena de se desgastarem precocemente as peças desses sistemas !