E acabaram de ser lançados aqui no mercado brasileiro agora no final de Março , as novas classificações para os oleos sintéticos dessa mais nova geração de motores híbridos.
Apesar de que desde essa última classificação dos oleos para motores que atendem as normas API - SP e ILSAC GF 6 , esses oleos já atendiam perfeitamente essa nova geração de motores híbridos atuais.
Mas como a evolução tecnológica na industria automotiva nunca pára, está aí essa nova geração de oleos lubrificantes que acreditamos que já estejam com os novos pacotes de aditivos desenvolvidos, razão de se melhorar essas atuais classificações e normas que agora são :
API - SQ e ILSAC GF 7 nas viscosidades 0W-20 e 5W-30.
Não vou citar aqui que devido a esse novo lançamento, que eu iria desprezar a eficácia dessa nova geração de oleos lubrificantes, mas eu ainda irei terminar calmamente de utilizar toda a minha atual caixa com 24 lts de oleo 0W-20 e API - SP ILSAC GF 6 nas próximas trocas de oleo dos nossos veículos já que tanto o nosso atual HB20 2013 1.6 flex e todos os nossos demais veículos até o nosso mais novo BMW 320i turbo flex utilizam exatamente esse mesmo oleo nos seus motores e para que a partir daí, eu resolver comprar e experimentar ou não essa nova geração de oleos lubrificantes recém lançados aqui no nosso mercado, mas o mais provável é que eu continue a utilizar esses mesmos oleos sintéticos API-SP e ILSAC GF 6 como sempre tenho feito até agora.
Os fabricantes de oleos lubrificantes justificam que fizeram esse novo lançamento devido ao fato de que essa nova geração de motores híbridos flex trabalharem em condições ainda mais desfavoráveis do que os mais antigos veículos a combustão flex e sejam eles turbo ou aspirados.
Então saibam que essa nova geração desses oleos aqui citados podem sim perfeitamente ser utilizados em todos os veículos mais antigos, mas que o contrário nunca é permitido, ou seja utilizar oleos API - SP e ILSAC GF 6 em qq um desses mais atualizados veículos turbo flex de 2025 em diante , mas que a realidade é que podem sim ser utilizados com tranquilidade.
E que tbm foi anunciado e como não poderia ser diferente de que esses tais novos oleos dessa nova classificação citada aqui estão com os seus preços mais elevados em uns 10% a mais do que os demais oleos dessa classificação anterior.
E que segundo afirmam, esses novos motores híbridos atuais trabalham muito mais de uma forma intermitente devido a ação do sistema start-stop e que por isso, a temperatura de trabalho dele é mais variável e assim, contaminam um pouco mais todos os atuais oleos lubrificantes e que assim foram desenvolvidos esses novos pacotes de aditivos justamente para proteger esses novos motores dos desgastes precoces, da corrosão e até daquele citado gel criado dentro desses motores.
Então , a solução que eu vejo e que é até mais simples do que parece seria de que basta desprezar esses famigerados sistemas start-stop e deixar todos esses pobres motores atuais funcionando mais livres e sem essas estúpidas interrupções e assim, eles funcionariam estabilizados em suas temperaturas normais de trabalho e com isso, essas tais dessas citadas contaminações seriam bem menores.
Obs : Apesar de que eu ainda acredito e posso até apostar que se qq veículo atual turbo flex híbrido tiver todas as suas trocas de oleo e filtro feitas sempre a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms rodados, que esse motor seja ele até de um Porsche ou de uma Ferrari estará com certeza totalmente protegido mesmo se ele ainda estiver utilizando esses oleos sintéticos dessa classificação anterior API - SP e ILSAC GF 6 e desde que a sua viscosidade seja a 0W-20, utilizada pela grande maioria de todos os atuais motores aspirados e turbo flex, sejam eles híbridos ou não.
Mas na minha opinião, eu acredito muito mais que esse novo lançamento seja na realidade mais uma nova e inteligente jogada marketing do que de um efeito prático e verdadeiro se compararmos esses oleos API - SP com esses oleos mais novos API - SQ.
Ou seja, estou de fato dizendo aqui que qq novo veículo 2025 pode sim perfeitamente receber esses oleos dessa classificação anterior API - SP do que os dessa citada mais nova classificação que eles continuarão a funcionar sempre fortes , saudáveis e tranquilos para qq um ver e comprovar isso .
E vcs pode apostar que certamente o que estraga qq motor é o desleixo, as negligências de se ficar arranjando desculpas infundadas só para se protelar e ficar estendendo ao máximo, os intervalos de uma simples troca de oleo e filtro de um desses atuais motores e sejam eles de quaisquer tipos , turbo ou aspirados flex híbridos ou não.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|