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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 01 Abr 2025 22:38 
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E acabaram de ser lançados aqui no mercado brasileiro agora no final de Março , as novas classificações para os oleos sintéticos dessa mais nova geração de motores híbridos.

Apesar de que desde essa última classificação dos oleos para motores que atendem as normas API - SP e ILSAC GF 6 , esses oleos já atendiam perfeitamente essa nova geração de motores híbridos atuais.

Mas como a evolução tecnológica na industria automotiva nunca pára, está aí essa nova geração de oleos lubrificantes que acreditamos que já estejam com os novos pacotes de aditivos desenvolvidos, razão de se melhorar essas atuais classificações e normas que agora são :

API - SQ e ILSAC GF 7 nas viscosidades 0W-20 e 5W-30.

Não vou citar aqui que devido a esse novo lançamento, que eu iria desprezar a eficácia dessa nova geração de oleos lubrificantes, mas eu ainda irei terminar calmamente de utilizar toda a minha atual caixa com 24 lts de oleo 0W-20 e API - SP ILSAC GF 6 nas próximas trocas de oleo dos nossos veículos já que tanto o nosso atual HB20 2013 1.6 flex e todos os nossos demais veículos até o nosso mais novo BMW 320i turbo flex utilizam exatamente esse mesmo oleo nos seus motores e para que a partir daí, eu resolver comprar e experimentar ou não essa nova geração de oleos lubrificantes recém lançados aqui no nosso mercado, mas o mais provável é que eu continue a utilizar esses mesmos oleos sintéticos API-SP e ILSAC GF 6 como sempre tenho feito até agora.

Os fabricantes de oleos lubrificantes justificam que fizeram esse novo lançamento devido ao fato de que essa nova geração de motores híbridos flex trabalharem em condições ainda mais desfavoráveis do que os mais antigos veículos a combustão flex e sejam eles turbo ou aspirados.

Então saibam que essa nova geração desses oleos aqui citados podem sim perfeitamente ser utilizados em todos os veículos mais antigos, mas que o contrário nunca é permitido, ou seja utilizar oleos API - SP e ILSAC GF 6 em qq um desses mais atualizados veículos turbo flex de 2025 em diante , mas que a realidade é que podem sim ser utilizados com tranquilidade.

E que tbm foi anunciado e como não poderia ser diferente de que esses tais novos oleos dessa nova classificação citada aqui estão com os seus preços mais elevados em uns 10% a mais do que os demais oleos dessa classificação anterior.

E que segundo afirmam, esses novos motores híbridos atuais trabalham muito mais de uma forma intermitente devido a ação do sistema start-stop e que por isso, a temperatura de trabalho dele é mais variável e assim, contaminam um pouco mais todos os atuais oleos lubrificantes e que assim foram desenvolvidos esses novos pacotes de aditivos justamente para proteger esses novos motores dos desgastes precoces, da corrosão e até daquele citado gel criado dentro desses motores.

Então , a solução que eu vejo e que é até mais simples do que parece seria de que basta desprezar esses famigerados sistemas start-stop e deixar todos esses pobres motores atuais funcionando mais livres e sem essas estúpidas interrupções e assim, eles funcionariam estabilizados em suas temperaturas normais de trabalho e com isso, essas tais dessas citadas contaminações seriam bem menores.

Obs : Apesar de que eu ainda acredito e posso até apostar que se qq veículo atual turbo flex híbrido tiver todas as suas trocas de oleo e filtro feitas sempre a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms rodados, que esse motor seja ele até de um Porsche ou de uma Ferrari estará com certeza totalmente protegido mesmo se ele ainda estiver utilizando esses oleos sintéticos dessa classificação anterior API - SP e ILSAC GF 6 e desde que a sua viscosidade seja a 0W-20, utilizada pela grande maioria de todos os atuais motores aspirados e turbo flex, sejam eles híbridos ou não.

Mas na minha opinião, eu acredito muito mais que esse novo lançamento seja na realidade mais uma nova e inteligente jogada marketing do que de um efeito prático e verdadeiro se compararmos esses oleos API - SP com esses oleos mais novos API - SQ.

Ou seja, estou de fato dizendo aqui que qq novo veículo 2025 pode sim perfeitamente receber esses oleos dessa classificação anterior API - SP do que os dessa citada mais nova classificação que eles continuarão a funcionar sempre fortes , saudáveis e tranquilos para qq um ver e comprovar isso .

E vcs pode apostar que certamente o que estraga qq motor é o desleixo, as negligências de se ficar arranjando desculpas infundadas só para se protelar e ficar estendendo ao máximo, os intervalos de uma simples troca de oleo e filtro de um desses atuais motores e sejam eles de quaisquer tipos , turbo ou aspirados flex híbridos ou não.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Jun 2025 09:44 
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E não é à toa que toda essa nova geração de oleos sintéticos indicados para os mais recentes motores tanto os flex, os híbridos e tbm os motores a gasolina estão cada vez mais finos e menos viscosos como o exemplo desses oleos 0W-20.

E somente para citar, ontem venceu mais uma troca de oleo e do filtro do motor do nosso pioneiro Jetta TSI.

E com esse oleo 0W-20 viajamos com ele em Janeiro desse ano daqui da nossa cidade até Recife, num total de um pouco mais de 3400 kms rodados de percurso rodoviário e mesmo desenvolvendo velocidades mais elevadas onde o seu motor se mantém em rotações maiores , ele jamais mostrou nenhum consumo anormal desse oleo 0W-20 em que eu sempre tenho utilizado não só nele, mas em todos os nossos demais veículos atuais com excessão do nosso opala comodoro de 6 cilindros que utiliza um oleo 15W-40 que é um pouco mais viscoso e mais apropriado para esses motores de uma concepção bem mais antiga e com maiores folgas internas.

E esse nosso Jetta TSI 2013 já está com 99700 kms rodados mas que continua funcionando perfeito e suave além do seu poderoso desempenho.

Lembrando que esses oleos mais finos do tipo dos oleos 0W-20 dessa mais recente geração oferecem de fato essas várias vantagens técnicas comprovadas se comparados com todos os demais oleos mais antigos e mais viscosos para motores atualmente oferecidos no nosso mercado :

Eles permitem um leve maior rendimento geral de quaisquer tipos de motores porque por serem mais finos, eles atingem todos os pontos de lubrificação interna desses motores muito mais rapidamente do que todos os demais oleos mais grossos e mais pesados e isso proporciona sempre menores desgastes, enfim, esses oleos do tipo do 0W-20 são comprovadamente bem mais eficientes na lubrificação geral de quaisquer motores dessa mais recente geração do que todos os demais oleos mais pesados e mais antigos contendo uma menor tecnologia em sua aditivação .

E além disso, esses oleos mais leves opõe sempre uma menor resistência a livre movimentação de todas as peças internas desses motores por serem mais leves e que devido a isso, os motores funcionam um pouco mais livres e eles tbm circulam mais rapidamente por todo o interior desses motores favorecendo assim um resfriamento mais eficaz e com uma troca de calor um pouco melhor do que pode oferecer todos os demais oleos lubrificantes mais viscosos e mais pesados que devido a isso, circulam um pouco mais lentamente por todo o interior desses motores.

E as vantagens diretas disso são um leve melhor desempenho acompanhado de uma leve maior economia de combustível.

Sem contar ainda que esses novos oleos 0W-20 contém uma aditivação bem mais moderna do que todos esses demais oleos mais antigos e mais viscosos que já estão comprovadamente ultrapassados em tecnologia por essa mais recente geração de oleos lubrificantes 0W-20.

Portanto, percebam que só existem vantagens técnicas já comprovadas e oferecidas por esses novos oleos mais finos 0W-20 se comparados com todos os demais oleos lubrificantes mais antigos e mais viscosos oferecidos atualmente no nosso mercado.

Afinal, não seria assim sem esses maiores motivos técnicos reais que todos os atuais fabricantes de veículos estão recomendando e dando a preferência incondicional a essa nova geração de oleos 0W-20 para substituir todos os demais oleos mais antigos e mais viscosos e de uma tecnologia antiga e já bem mais ultrapassada.

Obs : E a frequência dessas trocas de oleo e de filtro de todos os nossos veículos atuais é sempre de 6 meses ou a cada 5 mil kms, não importa se for o caso do nosso HB20 1.6 que está atualmente com 124 mil kms rodados ou do nosso novo BMW 320i que ainda nem rodou 12 mil kms, a todos esses veículos eu entendo que se aplica sim esse mesmo intervalo por uma simples e óbvia questão de segurança e de proteção extra a eles.

E vcs podem apostar o que for que se eu estivesse errado quanto a isso, todos esses nossos veículos das nossas famílias estariam a essas horas com os seus motores rajando, batendo , enfim, totalmente sucateados e emitindo fumaças azuladas pelos seus escapes mas que felizmente a nossa realidade é bem contrária a isso ...

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 25 Jun 2025 16:02 
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E falando sobre oleo do motor para os veículos da linha Hyundai, chegou o momento de trocar o oleo do motor do nosso atual BMW 320i flex somente para dar mais um exemplo aqui , afinal, todos os veículos merecem essa mesma atenção dos seus respectivos donos:

E na etiqueta colada no seu para-brisa constava que a ultima troca de oleo foi realizada em 23/12/2024 com a quilometragem sendo naquela data de 10650 kms.

E hoje 25/06/25 e portanto , 6 meses completos após essa última troca de oleo , levamos esse nosso veículo para mais uma troca de oleo que dessa vez venceu por tempo de uso e não por quilometragem percorrida.

E no seu painel indicava hoje 11790 kms rodados , então temos que nesse período de 6 meses completos, esse veículo rodou somente 1140 kms com esse oleo mas que eu jamais confiaria em deixar esse oleo sem a sua devida substituição por mais 6 longos meses inteiros.

Afinal, nunca vale à pena arriscar a boa saúde de um motor desses somente para economizar os 5 litros de oleo 0W-20 recomendados pelo fabricante desse veículo e um valor de não mais do que uns 250,00 por esses 5 lts de oleo dessa troca.

Porque a coloração desse oleo usado por esses 1140 kms e enquanto ele era drenado até que se mostrava clara mas e quanto a sua viscosidade e aos demais aditivos contidos nesse oleo que vão se desgastando com o tempo e que justamente por causa disso, eu me decidi com certeza em não aproveitar mais do que isso esse oleo usado e substituí prontamente esses 5 lts por um novo oleo 0W-20 de igual especificação !!!

É verdade tbm que devido justamente a essa pouca quilometragem percorrida com esse oleo, que dessa vez eu não substituí o elemento filtrante desse oleo e esse sim, eu aproveitei para trocar na próxima troca já que como a sua posição é de cabeça para baixo nesse motor, todo o oleo usado contido dentro desse filtro escoa sempre de volta para o cárter.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Out 2025 11:23 
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Retornando aqui nesse tópico só para complementar alguns esclarecimentos sobre uma importante citação pessoal que deixei em um outro tópico :

Lá eu falei que preferia manter esse meu atual e já antigo Jetta TSI 2013 e portanto com um pouco mais de 12 anos que foi comprado por mim zero km e que ele está agora com uns 101200 kms rodados mas que ele sempre foi super bem mantido por mim desde zero KM do que vende-lo ou troca-lo por um Jetta GLI desse modelo ou geração mais recente mas que fosse usado ou semi-novo devido ao seu custo ser menor do que um zero KM.

E as minhas razões para evitar essa compra, eu citei que eram pq eu não compraria um Jetta GLI usado se o seu dono anterior não fosse do meu perfil, ou seja , que de fato soubesse cuidar muito bem do seu Jetta desde que ele era ainda zero km.

E assim , que esse ex dono tivesse o importante cuidado de já ter feito a sua 1ª troca de oleo e filtro logo após ele completar os seus primeiros 1000 kms rodados.

E que ele tbm soubesse amaciar com cuidado e respeitando esse motor dele quando ele estivesse ainda bem novo, zero KM, quando nunca de se deve passar de umas 4 mil rotações durante pelo menos os seus primeiros 3 mil kms rodados.

E mais um outro detalhe de total importância para haver sempre uma maior durabilidade e rendimento desse e de quaisquer motores quando ainda novos seria de saber esperar obrigatoriamente que o oleo desse motor turbo atingir os seus 77° cent. a 80° cent. para somente a partir daí exigir acelerações totais desse motor.

Mas esse aviso vale tbm para todos e quaisquer outros motores automotivos de NUNCA acelerar em excesso nenhum motor enquanto ele estiver frio ou ainda em fase de aquecimento.

Porque nessa fase sempre crítica do funcionamento de quaisquer motores, todas as suas folgas internas estão ainda contraídas ou nos seus menores valores e soma-se a isso o fato real de que os oleos lubrificantes sempre ficam um pouco mais espessos ou mais viscosos quando eles ainda estão frios ou em aquecimento e isso já causa uma lubrificação apenas parcialmente eficiente para quaisquer motores .

E se nesse momento crítico do aquecimento de quaisquer motores , o seu condutor afundar o pé exigindo altos desempenhos , haverão seguramente desgastes precoces que a cada dia vão se acumulando e depois de algum tempo já se tem uma perda considerável do rendimento máximo devido a perda gradual da compressão total desse pobre motor que vai apresentar um consumo mais elevado do oleo, ruídos anormais e mais elevados devido justamente a essas folgas internas que vão cada vez mais aumentando, baixa pressão desse oleo do motor , consumo maior de combustível e por aí vai essa bagunça toda.

Obs : E essa importante recomendação vale para TODOS os motores novos a combustão interna, zero km e especialmente para os casos de todos os veículos com motores turbo devido justamente a esse melhor desempenho oferecido por eles, o que estimulam aos seus condutores a abusar precocemente desse ótimo rendimento deles sem antes ter a vital paciência de esperar que esse motor atinja a sua temperatura normal de funcionamento.

Imaginem agora um dono mais entusiasmado a animado de um Jetta GLI que não tem um mínimo conhecimento de todas essas regras vitais, o que ele iria abusar desse pobre motor e até desse sedan todo muito antes da hora certa e ideal ...

E depois , vem um pobre coitado iludido e ainda investe o seu suado $$$$ num veículo esportivo que foi assim conservado e usado ... não compro nunca mais, dispenso veículos usados ou semi-novos porque infelizmente eu penso assim mesmo.

Inclusive já sofri muito tentando remendar e revisar carros usados pq eu tbm comecei de baixo, com uma grana mais curta e foi quando comprei o meu primeiro carro usado , foi um Voyage 1.6 a etanol do ano de 1984 ainda lá no final do ano de 1989 e com um câmbio manual de apenas 4 marchas e ele já estava com altos 76 mil kms rodados e ainda rodei com ele por longos 29 anos onde até a sua lataria toda eu reformei além da sua mecânica completa e foi assim até eu finalmente conseguir comprar o meu primeiro veículo zero KM na época de lançamento da linha HB20 aqui no Brasil no final de 2012 e que foi esse nosso pioneiro e queridinho HB20 1.6 2013 c/ o seu câmbio manual e que ainda está conosco perfeito e maravilhoso porque sempre foi muito bem cuidado desde que ele saiu do salão da revenda Hyundai daqui da nossa cidade brilhando e cheirando a carro novinho.

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