Bem-vindo: 28 Mar 2024 11:44

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Quem NÃO faz manutenção preventiva no carro?
Eu faço manutenção preventiva 100%  100%  [ 6 ]
Eu NÃO faço manutenção preventiva 0%  0%  [ 0 ]
Total de votos : 6
Autor Mensagem
 Título: Quem não faz manutenção preventiva no carro?
MensagemEnviado: 11 Fev 2021 03:16 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2021 02:59
Mensagens: 3
Olá pessoal, acabei de me inscrever aqui no HB20clube e tenho uma dúvida: gostaria de saber se mais pessoas assim como eu não faz manutenção preventiva em seu veículo. Tenho um HB20 1.6 Style 2013 e nunca fiz nenhuma revisão, hoje após 8 anos de uso, 95.000 km rodados ele apresentou o primeiro defeito, acendeu a luz da injeção, ainda vou levar ao mecânico e verificar o defeito. E aí tem alguém que não faz manutenção preventiva assim como eu?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem não faz manutenção preventiva no carro?
MensagemEnviado: 11 Fev 2021 12:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Daniel Seabra Alves escreveu:
Olá pessoal, acabei de me inscrever aqui no HB20clube e tenho uma dúvida: gostaria de saber se mais pessoas assim como eu não faz manutenção preventiva em seu veículo. Tenho um HB20 1.6 Style 2013 e nunca fiz nenhuma revisão, hoje após 8 anos de uso, 95.000 km rodados ele apresentou o primeiro defeito, acendeu a luz da injeção, ainda vou levar ao mecânico e verificar o defeito. E aí tem alguém que não faz manutenção preventiva assim como eu?



Seja bem vindo ao forum e acho estranho demais alguém não fazer uma manutenção preventiva normal em seu próprio veículo.

E pedindo desculpas com essa comparação, entendo que seria como alguém que não cuida de sua casa, de suas próprias roupas, calçados, enfim, de quem não cuida até do próprio corpo.

Afinal, qq bem de consumo mais caro como um veiculo já pode ser considerado como um patrimônio e por isso, deve ser cuidado e conservado para não acabar sendo destruído pelo descaso e descuido.

E essa prática dessa falta de manutenção preventiva de qq veículo que seja vai desvaloriza-lo bastante pq ninguém em sâ consciência vai se interessar em investir comprando um veiculo usado que não foi bem cuidado pelo seus ex donos.

Acredito que essa seja uma grande realidade geral !

Obs : Ainda tenho comigo meu 1º HB20 1.6 2013, comprado zero KM quando do seu lançamento aqui no Brasil no final de 2012 e sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva, está com 75400 kms rodados e sempre cuido dele melhor até do que a própria Hyundai do Brasil recomenda.

Mas em troca por esse cuidado todo, tenho em mãos um veículo totalmente confiável, que nunca me deixou na mão, que roda macio, suave e silencioso igual quando ele era zero KM , apresentando sempre um baixo consumo de combustível além de um ótimo desempenho até agora !

É isso aí colegas !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem não faz manutenção preventiva no carro?
MensagemEnviado: 11 Fev 2021 12:37 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
Daniel Seabra Alves escreveu:
Olá pessoal, acabei de me inscrever aqui no HB20clube e tenho uma dúvida: gostaria de saber se mais pessoas assim como eu não faz manutenção preventiva em seu veículo. Tenho um HB20 1.6 Style 2013 e nunca fiz nenhuma revisão, hoje após 8 anos de uso, 95.000 km rodados ele apresentou o primeiro defeito, acendeu a luz da injeção, ainda vou levar ao mecânico e verificar o defeito. E aí tem alguém que não faz manutenção preventiva assim como eu?

O problema de não fazer manutenção(ões) preventivas é justamente a bola de neve que isso se torna.
Trocando o que deve ser trocado preventivamente você apenas gasta o valor e serviço das peças e fluídos que troca.
Já manutenção corretiva (ainda mais por falta de preventiva) é uma bola de neve. troca-se o defeito imediato apenas para descobrir outros defeitos depois.
No final as vezes é mais fácil passar o carro para frente a preço baixo do que corrigir tudo que acaba dando problemas.

Não quero assusta-lo mas é sempre assim, até Toyota sem manutenção vira um gasto e dor de cabeça.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem não faz manutenção preventiva no carro?
MensagemEnviado: 11 Fev 2021 12:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
biel780 escreveu:
Daniel Seabra Alves escreveu:
Olá pessoal, acabei de me inscrever aqui no HB20clube e tenho uma dúvida: gostaria de saber se mais pessoas assim como eu não faz manutenção preventiva em seu veículo. Tenho um HB20 1.6 Style 2013 e nunca fiz nenhuma revisão, hoje após 8 anos de uso, 95.000 km rodados ele apresentou o primeiro defeito, acendeu a luz da injeção, ainda vou levar ao mecânico e verificar o defeito. E aí tem alguém que não faz manutenção preventiva assim como eu?

O problema de não fazer manutenção(ões) preventivas é justamente a bola de neve que isso se torna.
Trocando o que deve ser trocado preventivamente você apenas gasta o valor e serviço das peças e fluídos que troca.
Já manutenção corretiva (ainda mais por falta de preventiva) é uma bola de neve. troca-se o defeito imediato apenas para descobrir outros defeitos depois.
No final as vezes é mais fácil passar o carro para frente a preço baixo do que corrigir tudo que acaba dando problemas.

Não quero assusta-lo mas é sempre assim, até Toyota sem manutenção vira um gasto e dor de cabeça.



Concordo plenamente contigo Biel780 e só quero acrescentar que com a falta de manutenção preventiva, vc ainda vai estar arriscando a própria vida e a de quem estiver com vc pq esse veículo poderá deixa-lo literalmente a pé em qq lugar e a qq hora se um problema ocorrer e esse veículo parar de funcionar.

Acredito obviamente que ninguém quer passar por uma situação crítica dessas ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem não faz manutenção preventiva no carro?
MensagemEnviado: 11 Fev 2021 16:23 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2021 02:59
Mensagens: 3
ianisgreek escreveu:
Daniel Seabra Alves escreveu:
Olá pessoal, acabei de me inscrever aqui no HB20clube e tenho uma dúvida: gostaria de saber se mais pessoas assim como eu não faz manutenção preventiva em seu veículo. Tenho um HB20 1.6 Style 2013 e nunca fiz nenhuma revisão, hoje após 8 anos de uso, 95.000 km rodados ele apresentou o primeiro defeito, acendeu a luz da injeção, ainda vou levar ao mecânico e verificar o defeito. E aí tem alguém que não faz manutenção preventiva assim como eu?



Seja bem vindo ao forum e acho estranho demais alguém não fazer uma manutenção preventiva normal em seu próprio veículo.

E pedindo desculpas com essa comparação, entendo que seria como alguém que não cuida de sua casa, de suas próprias roupas, calçados, enfim, de quem não cuida até do próprio corpo.

Afinal, qq bem de consumo mais caro como um veiculo já pode ser considerado como um patrimônio e por isso, deve ser cuidado e conservado para não acabar sendo destruído pelo descaso e descuido.

E essa prática dessa falta de manutenção preventiva de qq veículo que seja vai desvaloriza-lo bastante pq ninguém em sâ consciência vai se interessar em investir comprando um veiculo usado que não foi bem cuidado pelo seus ex donos.

Acredito que essa seja uma grande realidade geral !

Obs : Ainda tenho comigo meu 1º HB20 1.6 2013, comprado zero KM quando do seu lançamento aqui no Brasil no final de 2012 e sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva, está com 75400 kms rodados e sempre cuido dele melhor até do que a própria Hyundai do Brasil recomenda.

Mas em troca por esse cuidado todo, tenho em mãos um veículo totalmente confiável, que nunca me deixou na mão, que roda macio, suave e silencioso igual quando ele era zero KM , apresentando sempre um baixo consumo de combustível além de mostrar um ótimo desempenho até agora !

É isso aí colegas !


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem não faz manutenção preventiva no carro?
MensagemEnviado: 11 Fev 2021 16:25 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2021 02:59
Mensagens: 3
Mas pretendo começar a fazer manutenção preventiva.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem não faz manutenção preventiva no carro?
MensagemEnviado: 23 Jan 2024 14:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E vamos reviver esse importante tópico pq esse assunto é de um grande interesse geral aqui para todos nós que temos veículos !

E não custa citar aqui que essa manutenção preventiva sugerida por todos os atuais fabricantes de veículos para todos os seus modelos zero KM atravez dos seus manuais do proprietário é apenas sugestiva mesmo e nunca foi a mais eficaz e nem de fato a mais protetora para nenhum dos nossos veículos , afinal , conservar demais qq veículo até melhor do que os seus próprios fabricantes recomendam vai contra os reais interesses desses próprios fabricantes cujo objetivo sempre é o de vender cada vez mais veículos novos !

E sendo um pouco mais realista e honesto para com todos os demais colegas daqui , vcs mesmos já perceberam que essas garantias de fábrica só valem mesmo SE FOREM FEITAS absolutamente todas as revisões contidas no plano de manutenção preventiva recomendadas por cada um desses fabricantes e qq tipo de esquecimento nesses casos aqui é um garantido ADEUS a essas tais garantias de fábrica e não tem chôro e nem velas para reverter isso de volta !

Óbvio tbm que esses planos de manutenção preventiva sugeridos por esses fabricantes já estão no limite máximo, ou seja, por exemplo, quanto as importantes trocas de oleo e filtro dos motores que quase sempre são indicados para serem realizadas nas tais revisões obrigatórias e somente a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms ou até a cada 12 mil kms rodados.

Mas estejam tbm cientes de que a grande maioria dos nossos veículos que foram um dia comprados zero KM e que são usados normalmente por nós numa mistura de mais percursos urbanos e de menos uso em viagens por rodovias é chamada de condição severa de uso por esses próprios fabricantes, mas que na realidade, ninguém se lembra desse importante fato.

E que nessa citada situação dessa condição severa de utilização desses veículos, esses mesmos fabricantes indicam e recomendam nesses seus manuais que essa manutenção básica e importante de troca de oleo do motor com o filtro sejam sempre realizadas a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses, prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro !

E muito por um acaso, acredito que nem seja necessário citar aqui que em qq veículo a combustão interna, que a parte mais importante, vital e a mais cara em todo esse veículo é o seu motor, seguido da sua transmissão, depois vem a estrutura geral do veículo com todo o acabamento interno , as suas suspensões, os freios com as rodas/pneus , o sistema de direção, o seu sistema elétrico e os demais acessórios em geral.

Mas de todos esses sistemas que compõe qq veículo, é sem dúvidas o seu motor seguido da sua transmissão é que devemos ter sempre um cuidado maior com a suas respectivas manutenções preventivas pq saibam os desgastes ocorridos nesses dois sistemas são CUMULATIVOS e IRREVERSÍVEIS o que significa que se esses dois importantes componentes de um veículo funcionarem com lubrificantes e filtros já mais saturados, contaminados e vencidos, esses desgastes citados vão se acentuando precocemente e depois, não temos mais como reverter de volta essa situação apenas trocando depois esses lubrificantes e filtros mesmo que os prazos já tiverem vencidos.

Porque nesses casos contrários dessas negligências, com a ocorrência de todo esse citado desgaste precoce devido ao funcionamento desses sistemas com oleos e filtros já bem mais contaminados e vencidos não poderão mais ser revertidos e assim, os prejuízos gerais serão sempre muito mais salgados !

E em linhas gerais, devemos sempre cuidar pela ordem do motor, seguido da transmissão ou câmbio , das trocas do fluído de freios, dos desgastes de pastilhas e lonas de freios, da suspensão em geral , do sistema de direção, do sistema elétrico e de toda a parte interna de acabamento do veículo incluindo a sua pintura e seu acabamento geral !

Finalmente, sempre vale lembrar aqui daquele sábio ditado popular que diz :

" Sempre foi melhor prevenir do que remediar " !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem não faz manutenção preventiva no carro?
MensagemEnviado: 20 Fev 2024 13:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E não tem como não retornar em um importante tópico desses com um assunto que sempre é de um grande interesse geral !

Só lembrando que qq veículo automotor que circula nesse mundo atual sempre vai precisar de uma dedicada manutenção preventiva, caso contrário, o seu proprietário vai sim amargar as tristes consequências de ver o seu veículo se destruir sempre e precocemente um pouquinho mais a cada dia que passa ...

E essas manutenções preventivas sugeridas pelos fabricantes de se fazer as revisões pelo menos a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms rodados, já é considerado como sendo um intervalo LIMITE máximo e extremo mas que NUNCA foi o melhor intervalo para se obter uma máxima durabilidade e uma maior vida útil para qq veículo automotor !

Cito esse fato porque até nos próprios manuais de qq veículo novo, consta que se um veículo roda basicamente em transito urbano diário, por trajetos mais curtos de menos de uns 12 kms de cada vez, que essa situação é chamada em mecânica automotiva de "condição severa de utilização" e significa que ela submete qq veículo automotor a se desgastar prematuramente sempre que ele for utilizado nesse tipo de uso !

E como já sabemos que esse tipo de utilização severa é o que mais ocorre com a grande maioria dos veículos automotores que circulam atualmente pelo mundo todo, é correto afirmar que nesses casos, que as revisões básicas para esses veículos devem ser sempre realizadas a cada 5 mil kms rodados ou a cada 6 meses , prevalecendo o que ocorrer primeiro !

E se mesmo assim, os seus proprietários acharem mais cômodo e até mais econômico negligenciarem essa dica, nesse caso vale relembrar aqui de um antigo e muito sábio ditado popular que diz:

" Quem não ouve conselhos, depois vai ouvir coitado " !!!

Simplesmente pq quem não cuida o melhor possível dos seus próprios veículos automotores , com certeza que vai sim sofrer depois com a sempre cara e mais difícil manutenção corretiva e essa vai doer muito mais no bolso de cada um desses donos distraídos e desleixados sem contar ainda que carros descuidados saltam aos olhos de qq um com muito mais facilidade e então se tem sempre uma maior desvalorização além de uma maior dificuldade de revender esse pobre veículo que estiver nessa situação porque a realidade é que infelizmente ninguém vai se interessar por ele nessas condições nem um pouco favoráveis ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB