Bem-vindo: 01 Nov 2025 11:18

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Hb20 110 Mil Km
MensagemEnviado: 27 Abr 2025 23:58 

Galera, estou precisando de uma ajuda de vocês.
Tenho um HB20 Aut 1.6 2019, com aproximadamente 110 mil km.
Estou sentindo ele consumindo muito combustível, já tive problema na bomba de combhstivel, pedi a troca numa oficina de confiança que dizendo eles é da bosh a peça, já tive alguns problemas em marcação do nível de combustível.
De um tempo pra cá, eu percebi que ele está consumindo muito mais, não sei se é a qualidade do combustível onde moro, não sou de correr, evito passar mais de 2mil RPM.
Pensei em fazer a limpeza de bico ou trocar as velas.
Quero a opinião de vocês do que devo fazer, até mesmo alguma outra manutenção pontual.
No site da Hyundai, na 10ª revisão eles trocam líquido de arrefecimento que pra falar a verdade nem lembro o que é ou não sei mesmo. Enfim, me ajudem e desde já agradeço.

Perfil Enviar mensagem particular  

Título: Re: Hb20 110 Mil Km
MensagemEnviado: 28 Abr 2025 01:32 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

IsraelSoaree escreveu:
Galera, estou precisando de uma ajuda de vocês.
Tenho um HB20 Aut 1.6 2019, com aproximadamente 110 mil km.
Estou sentindo ele consumindo muito combustível, já tive problema na bomba de combhstivel, pedi a troca numa oficina de confiança que dizendo eles é da bosh a peça, já tive alguns problemas em marcação do nível de combustível.
De um tempo pra cá, eu percebi que ele está consumindo muito mais, não sei se é a qualidade do combustível onde moro, não sou de correr, evito passar mais de 2mil RPM.
Pensei em fazer a limpeza de bico ou trocar as velas.
Quero a opinião de vocês do que devo fazer, até mesmo alguma outra manutenção pontual.
No site da Hyundai, na 10ª revisão eles trocam líquido de arrefecimento que pra falar a verdade nem lembro o que é ou não sei mesmo. Enfim, me ajudem e desde já agradeço.

Seja bem vindo ao forum !

Dependendo da manutenção preventiva que vc faz nesse seu HB20 pode ser o sucesso dele em ser um veículo mais econômico ou mais gastador , dependendo ainda do combustível abastecido e do tipo de utilização que vc faz dele.

Os itens que mais causam um consumo excessivo nesse caso de um HB20 1.6 aut. seria se o seu câmbio aut. já não passou pela troca do seu fluído pq isso deve ser feito preventivamente e sempre a cada 60 mil kms em câmbios automáticos.

Além disso, vem a necessidade do alinhamento correto da direção, a calibragem dos pneus , a troca das velas de ignição , as trocas dos filtros de combustível e do filtro de ar , a limpeza preventiva do corpo de borboleta do motor e por aí vão essas peças necessárias de serem revisadas periodicamente !

Já quanto ao combustível, eu recomendo sempre para essa linha HB20 para se abastecer preferencialmente com etanol e apenas levemente temperado com uns 15% até 20% de gasolina comum para servir de um aditivo desse etanol e com esses veículos assim abastecidos se obtém sempre o seu melhor rendimento geral , com toda a certeza pq isso já é fato comprovado.

Obs : E como um exemplo real, já estou a quase 13 anos e já rodei 123 mil kms com esse nosso atual HB20 1.6 c/ câmbio manual e desde que ele era ainda zero KM que ele sempre é abastecido exatamente assim e NUNCA tivemos até agora o menor problema nem de consumo excessivo e nem de desgastes ou da necessidade de se limpar os bicos injetores dele e nem de se substituir a sua bomba de combustível pq essas peças aqui citadas são ainda as ORIGINAIS de fábrica e continuam funcionando perfeitas até agora !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 28 Abr 2025 12:35 

Olá boa tarde.
Já levei ele na concessionária anteriormente e não recomendaram trocar o óleo do câmbio automático, só se eu tivesse já aberto ele…

MensagemEnviado: 28 Abr 2025 13:03 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

IsraelSoaree escreveu:
Olá boa tarde.
Já levei ele na concessionária anteriormente e não recomendaram trocar o óleo do câmbio automático, só se eu tivesse já aberto ele…

Pois vc pode ter a certeza que essa informação da dona Hyundai do Brasil está erradíssima e se esse seu câmbio aut. começar a falhar , vc pode ter a plena certeza de que nenhuma CCS da rede Hyundai vai conserta-lo em garantia para vc e sim será vc mesmo quem terá de pagar por todas as despesas que nesses casos não serão nada baratas.

Ainda mais nesse seu caso em que a garantia de fábrica dos 5 anos já venceu e a partir de agora a dona Hyundai nem vai olhar mais em garantia para esse seu HB20 se alguma coisa errada ocorrer com o câmbio aut. dele.

Sugiro que vc se informe melhor em empresas especializadas e que fazem manutenção em câmbios aut. para vc confirmar melhor com eles sobre essa real necessidade sobre essa manutenção preventiva que estou falando aqui para vc !

Obs : Tenho aqui em casa nada menos de 3 veículos e todos eles com câmbios aut. e eu nunca confio em nenhum fabricante que não recomenda as trocas de oleo preventivas desses câmbios e por isso que eu sempre faço em todos eles e por minha conta essa citada manutenção preventiva nesses câmbios aut. e sem a necessidade da aprovação de fabricante nenhum, afinal, o veículo é seu e vc é o único responsável pelos cuidados dele e isso não é mais da responsabilidade de fabricante nenhum !

Além disso, saiba tbm que não existe nesse mundo todo, nenhum oleo de câmbio aut. por melhor que ele seja que tenha uma duração eterna, por isso que existe de fato , essa real necessidade de se substituir o oleo e filtro desses câmbios aut. se vc quiser se livrar das sempre caras dores de cabeça futuras e dessas ninguém algum dia vai escapar !

Apenas pense nisso !

MensagemEnviado: 28 Abr 2025 13:18 

Desde já agradeço, vou atrás de informações na cidade pra ver o que eles falam. Quando fui atrás também achei estranho isso, mas confiei por esse na concessionária.
Quando você troca o óleo, você sente alguma diferença? E qual a média de preço? Quando estava atrás disso, liguei em terceiros, e na média se não engano estava 1300 a troca.

MensagemEnviado: 28 Abr 2025 16:14 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

A realidade é que quem tem veículos automáticos, deve saber que em algum momento em média a cada 4 anos ou a cada 60 mil kms, deverá sem falta fazer essa manutenção preventiva e sabemos que o custo dessa manutenção não é de fato barato, pq são no mínimo de uns 4 a 5 lts de oleo até uns 7 lts dependendo do modelo do câmbio aut. do veículo além do preço do filtro de oleo utilizados nesses câmbios aut. que tbm precisam ser substituídos.

Esse é o preço que se paga para se ter o conforto de um veiculo automático.

E de fato , a manutenção preventiva de um câmbio aut. sempre é bem mais cara do que uma troca de oleo de um câmbio manual onde normalmente se utiliza em media 2 lts de um oleo bem mais barato do que os oleos que são utilizados em câmbios aut.

Infelizmente, a negligência quanto a essa manutenção preventiva desse tipo de câmbio aut. é o sério risco de se estragar esse câmbio e depois disso, qualquer eventual conserto é sempre bem caro além do fato de que vc vai ficar um certo tempo com o seu veículo parado na oficina e sem poder utiliza-lo.

E sempre quando faço esse tipo de manutenção preventiva , de fato percebo depois dessas trocas de oleo e filtro que o funcionamento do câmbio aut. se torna um pouco mais macio nas trocas de marchas.

Obs : Atualmente existem máquinas próprias nessas lojas de troca de oleo automotivo para fazer essa troca desse oleo desses câmbios aut., onde ela retira todo o oleo velho e acrescenta a mesma quantidade de oleo novo além da troca do filtro de oleo desses câmbios.

E um último aviso é que se qq veículo aut. continuar a funcionar com o oleo velho, fatalmente em algum momento haverão desgastes precoces que vão resultar em falhas nas trocas de marchas e outros maus funcionamentos desses tipos de câmbios.

Por isso que sempre é melhor e mais barato prevenir do que remediar !

MensagemEnviado: 29 Abr 2025 11:19 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

IsraelSoaree escreveu:
Desde já agradeço, vou atrás de informações na cidade pra ver o que eles falam. Quando fui atrás também achei estranho isso, mas confiei por esse na concessionária.
Quando você troca o óleo, você sente alguma diferença? E qual a média de preço? Quando estava atrás disso, liguei em terceiros, e na média se não engano estava 1300 a troca.

No meu caso não senti diferença. Eu precisei trocar pq tive q trocar o radiador. Na época, paguei 440,00 em 8L (acho q no manual constava 7,x) no mercado livre marca MOBIL, mais a mão de obra (uns 400,00 tbm), disseram que precisavam de mais litros pra fazer a troca pela máquina, mas conseguiram fazer com os 8L mesmo, não trocaram o filtro, pois necessitaria desmontar muita coisa.

MensagemEnviado: 29 Abr 2025 20:56 

Pessoal, ontem entrei em contato com a concessionária, o consultor garantiu que o modelo 2019 não precisaria trocar o óleo do câmbio automático, informou que era previsto a troca do líquido de arrefecimento ( pelo que entendi para não esquentar o motor );
Liguei também numa especializada em trocas de óleo de câmbio, informou que precisa trocar a cada 50 mil rodados. Eu acredito mais no pessoal daqui que tem bem mais experiência kkkk

MensagemEnviado: 30 Abr 2025 11:13 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

IsraelSoaree escreveu:
Pessoal, ontem entrei em contato com a concessionária, o consultor garantiu que o modelo 2019 não precisaria trocar o óleo do câmbio automático, informou que era previsto a troca do líquido de arrefecimento ( pelo que entendi para não esquentar o motor );
Liguei também numa especializada em trocas de óleo de câmbio, informou que precisa trocar a cada 50 mil rodados. Eu acredito mais no pessoal daqui que tem bem mais experiência kkkk

Caberia aqui nesse caso uma simples pergunta a esse tal consultor dessa CCS da rede Hyundai :

Vamos supor que seja assim como ele diz, mas que eu sempre vou discordar totalmente dele e agora que esse HB20 já está fora da cobertura dos 5 anos de garantia da dona Hyundai , se por um acaso esse câmbio começar a falhar nas trocas de marcha devido ao oleo que já estará bem velho e desgastado, quem é que iria pagar os sempre onerosos consertos nesses tipos de câmbios ?????

E um outro detalhe e dica igualmente importantes nesses casos :

NUNCA que deve-se deixar o filtro de oleo desses câmbios aut. sem a sua devida substituição pq eles vão apodrecer e derreter e os seus resíduos vão fatalmente entupir as galerias internas de oleo desses câmbios e aí a bagunça toda estará concluída e esse pobre câmbio tbm vai falhar e pifar com toda a certeza desse mundo !

Portanto, não é desculpa alguma eventual dificuldade para se trocar esse filtro desses câmbios automáticos e deixa-los lá envelhecendo e apodrecendo e trocar apenas o oleo deles, afinal, isso se chama um quebra-galho, um ajeito ou uma gambiarra grosseira mas que são totalmente inaceitáveis em mecânica automotiva !

Já quanto as trocas do líquido de arrefecimento, aqui cabe uma explicação e válida para quaisquer marcas de veículos :

Desde que esse líquido seja sempre mantido no seu nível correto, seja com a adição complementar de aditivo ou com água desmineralizada, que ele pode ser mantido por até 6 anos sem nenhum problema até ser substituído novamente , já que ele vai estar lá fazendo sempre a sua função de refrigerar, proteger e de lubrificar todo o sistema de arrefecimento do motor.

E nem é necessário utilizar apenas o aditivo original de nenhum fabricante, afinal , nenhum deles fabrica esses aditivos que são os mesmos encontrados no mercado paralelo, desde que eles obedeçam as especificações técnicas exigidas pelos fabricantes de cada veículo em questão.

O que NÃO DEVE JAMAIS ser permitido é adicionar águas minerais, torneirais e outras mais além de água desmineralizada e dos aditivos especificados para cada veículo e muito cuidado ao parar em Postos de combustíveis quando forem abastecer para que frentista nenhum não se prontifiquem a mexer em nada no motor do veículo.

Mais seguro e recomendado é procurar por algum mecânico de confiança ou uma loja de troca de oleo para fazer essas verificações rotineiras no motor dos veículos mas jamais frentistas de postos de abastecimentos.

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas