IsraelSoaree escreveu:
Pessoal, ontem entrei em contato com a concessionária, o consultor garantiu que o modelo 2019 não precisaria trocar o óleo do câmbio automático, informou que era previsto a troca do líquido de arrefecimento ( pelo que entendi para não esquentar o motor );
Liguei também numa especializada em trocas de óleo de câmbio, informou que precisa trocar a cada 50 mil rodados. Eu acredito mais no pessoal daqui que tem bem mais experiência kkkk
Caberia aqui nesse caso uma simples pergunta a esse tal consultor dessa CCS da rede Hyundai :
Vamos supor que seja assim como ele diz, mas que eu sempre vou discordar totalmente dele e agora que esse HB20 já está fora da cobertura dos 5 anos de garantia da dona Hyundai , se por um acaso esse câmbio começar a falhar nas trocas de marcha devido ao oleo que já estará bem velho e desgastado, quem é que iria pagar os sempre onerosos consertos nesses tipos de câmbios ?????
E um outro detalhe e dica igualmente importantes nesses casos :
NUNCA que deve-se deixar o filtro de oleo desses câmbios aut. sem a sua devida substituição pq eles vão apodrecer e derreter e os seus resíduos vão fatalmente entupir as galerias internas de oleo desses câmbios e aí a bagunça toda estará concluída e esse pobre câmbio tbm vai falhar e pifar com toda a certeza desse mundo !
Portanto, não é desculpa alguma eventual dificuldade para se trocar esse filtro desses câmbios automáticos e deixa-los lá envelhecendo e apodrecendo e trocar apenas o oleo deles, afinal, isso se chama um quebra-galho, um ajeito ou uma gambiarra grosseira mas que são totalmente inaceitáveis em mecânica automotiva !
Já quanto as trocas do líquido de arrefecimento, aqui cabe uma explicação e válida para quaisquer marcas de veículos :
Desde que esse líquido seja sempre mantido no seu nível correto, seja com a adição complementar de aditivo ou com água desmineralizada, que ele pode ser mantido por até 6 anos sem nenhum problema até ser substituído novamente , já que ele vai estar lá fazendo sempre a sua função de refrigerar, proteger e de lubrificar todo o sistema de arrefecimento do motor.
E nem é necessário utilizar apenas o aditivo original de nenhum fabricante, afinal , nenhum deles fabrica esses aditivos que são os mesmos encontrados no mercado paralelo, desde que eles obedeçam as especificações técnicas exigidas pelos fabricantes de cada veículo em questão.
O que NÃO DEVE JAMAIS ser permitido é adicionar águas minerais, torneirais e outras mais além de água desmineralizada e dos aditivos especificados para cada veículo e muito cuidado ao parar em Postos de combustíveis quando forem abastecer para que frentista nenhum não se prontifiquem a mexer em nada no motor do veículo.
Mais seguro e recomendado é procurar por algum mecânico de confiança ou uma loja de troca de oleo para fazer essas verificações rotineiras no motor dos veículos mas jamais frentistas de postos de abastecimentos.