Bem-vindo: 29 Mar 2024 06:40

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 04 Abr 2015 20:22 
Offline

Registrado em: 04 Abr 2015 19:42
Mensagens: 1
Boa noite galera,

minha namorada possui um HB20 1.6 Premium AT e geralmente eu quem conduzo ele e dou um trato...

O problema é o seguinte: estamos viajando com o carro agora no feriadão e hoje ao abastecer ele pedi para o frentista dar uma verificada no líquido de arrefecimento e no nível de óleo. Ele olhou e ficou apavorado com o arrefecimento, vazava pela tampa uma água suja, com ferrugem aparentemente, enquanto no reservatório a cor era a normal, rosado...
Ele ofereceu a troca completa de 5 litros por R$50 cada litro. Recusei, disse que averiguaria melhor a situação antes de tomar a decisão....

Então fui em outro posto (Hoje de tarde era o que tinha para poder verificar melhor) e pedi para o frentista verificar (Sem mencionar o problema) e ele teve a mesma reação e comentário. Então ele mediu a densidade com um aparelho da STP e aparentemente tava feia a coisa mesmo... Ofereceu a troca dos 5 litros por R$75 cada, era All Seasons Long Life da STP
Não quis palpitar porque não entendo e deixei pra namorada decidir, já que ela que pagaria o serviço... Ela quis fazer nesse mais caro mesmo porque sentiu mais confiança no cara ( Ok, né kkkk). Resumindo, trocamos tudo e colocamos 5 litros desse da STP...

Maaaaas, chegando em casa, falei com o meu pai e como ele tinha ficado alguns dias com o carro ele me falou que em um posto o frentista disse pra ele completar o nível e ele topou ... :evil: :evil: :cry: :cry: e tô achando que foi aí que deu a sujeira toda... O cara completou com um tal de Radiex R-1923. Já ouviram falar? Acham que pode ter sido isso que deu isso tudo?
Até dei uma xingada nele porque não sou muito de fazer coisas sem pedir palpite da CCS em carro tão novo ( O carro tem 10 meses e 8500km, ou seja, não foi revisado ainda) e ainda que ele tava dentro da cidade e poderia ir lá pedir instruções melhor...

E nós só acabamos trocando tudo porque amanhã é domingo e precisamos pegar 300km de estrada, senão tinha deixado quieto e ido segunda ver melhor isso aí...

Tô pensando se é culpa do negócio que meu pai fez, se os caras empurraram coisa sem precisar ou o que... Alguém saberia dizer algo?


Desde já agradeço.
Valeu!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 04 Abr 2015 20:44 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Boa noite Filipe,

Primeira situação: frentista é frentista. Ele tem função de completar o tanque do nosso carro,receber nosso dinheiro e só.

Segunda situação: É recomendado verificar o líquido do radiador somente com o carro frio ( alguns dizem que até morno poderia, mas eu não fico medindo a temperatura do carro e até o posto mais próximo já dá para esquentá-lo de acordo com o CB).

No meu carro: a única coisa que o frentista faz além de abastecer o tanque é jogar uma água nos vidros, quando peço, nada mais.

Poxa vida, caso vocês estivessem suspeitando de algum problema, o mais recomendado era levar na concessionária e caso não possível, ao menos em um mecânico de confiança. Jamais com o frentista do posto.

Leia esta matéria, que sanará mais suas dúvidas: http://www.edsolique.com/nunca-deixe-ab ... abastecer/

Além do mais, pode ser que o líquido que completaram o seu radiador possa não ser o indicado pela Hyundai. Depois que der algum problema e a css constatar líquido não recomendado, adeus garantia.

Depois volte para nos contar como ficou a situação.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 06 Abr 2015 06:06 
Offline

Registrado em: 29 Jun 2013 16:51
Mensagens: 4
Provavelmente a mistura de dois produtos diferentes deve ter causado essa reação. O que eu faria: mandaria efetuar uma limpeza total do sistema de arrefecimento e completaria com o liquido original.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 07 Abr 2015 17:26 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 07 Jun 2014 17:06
Mensagens: 459
Localização: RS
Jamais, eu disse ¨jamais¨ deixo frentista olhar o motor para mim, isto eu faço em casa com o motor frio, verifico o óleo e líquidos.

Frentista quer empurrar produtos para vender, como se o combustível fosse muito barato..rsrs.

Posto pra mim é combustível, limpar o para brisas, calibrar pneus, e só.

Provavelmente quando completaram o liquido quando seu pai levou ao posto, deu uma reação química porque os líquidos não tinham a mesma densidade(formula).

Sugiro ir imediatamente a uma concessionaria HMB pedir para drenar todo este liquido que colocaram e usar o produto original especificado pela Hyundai.

Isto pode livrar vcs de alguma dor de cabeça futura no motor e ainda a perda da garantia.

Sorte.

_________________
HB20 hatch Premium automático prata Sand 2016


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 07 Abr 2015 19:32 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
Lamento lhe informar mas vc acabou de arrumar um BELO problema.

Esse radiex não é tão ruim como falam. É uma marca ok e o aditivo que vc usou não tem etilenoglicol por isso ele parece ruim no teste, mas não se aplica como verdade. Se vc fazer o teste com o equipamento (densímento) vai dar que não tem aditivo suficiente, porém é porque a maioria dos carros 0km não vem com Etilenoglicol em mais de 20% pois QUASE nunca vc vai numa cidade que NEVA a -20graus aqui no Brasil !

Essa parte foi a notícia boa...

A Ruim é:

NUNCA NUNCA NUNCA se mistura 2 tipos de aditivo !!!! Se o cara misturou ou não limpou o aditivo original direito ou misturou com de outro tipo VAI dar reação química indesejável !

O fluido original do HB20 é VERDE....os de cor ROSA são AUDI e Volkswagen!

Se o cara tivesse usado o aditivo recomendado pela VW eu sei que ele serve para motores em alumínio e ai vc não teria problemas.

Se tem ferrugem no carro vc deve verificar fazendo uma lavagem boa e adicionando o aditivo original, comprando numa CSS. Deixe o carro ligado por algumas horas ou rode com ele e veja se tem sujeira. Não leve seu carro a não ser que queira perder a garantia ok ??

O estranho é que motores inteiros em alumínio não enferrujam por dentro !!!! Por isso que eu acho que algo fez uma reação química que oxidou as galerias do motor.

Além disso até as porcarias da FIAT se troca a água do radiador com no mínimo uns 40mil Km rodados. No HB20 é 90mil porém poderia facilmente chegar nuns 150mil sem trocar nada como é na Toyota.

Se vc esgotou a água com 8500km rodados...desculpe mas quem fez isso tem problemas mentais...ou o frentista deu de esperto e lucrou em vcs.

Fora isso lamento muito...uma pena...eu sinceramente estaria batendo minha cabeça na parede uma hora dessas....


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 07 Abr 2015 22:21 
Offline

Registrado em: 27 Dez 2013 23:11
Mensagens: 30
Ué, o reservatório do líquido de arrefecimento do meu é selado. No manual diz que NUNCA precisa completar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 08 Abr 2015 13:53 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
Decafon escreveu:
Ué, o reservatório do líquido de arrefecimento do meu é selado. No manual diz que NUNCA precisa completar.


A tampinha metálica é mesmo...não pode abrir. mas junto do radiador tem uma parte que é meio branca semi transparente que tem uma tampinha preta. Se vc puxar ela...ela tem uma mangueirinha dentro, que serve de régua para ver o nível. Essa pode abrir pois não tem pressão e não vai te matar haahha.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 09 Abr 2015 11:45 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jul 2013 21:13
Mensagens: 248
Já falaram praticamente tudo aí em cima!
Misturar aditivos diferentes pode te dar dor de cabeça. Parece que seu carro é novo, então não acho que houve tempo para tanta oxidação dos metais do motor e radiador

O que houve foi somente a mistura mesmo

Faz a sangria e troca o fluido pelo original. E cuidado com essas mexidas fora da concessionária, vc pode invalidar a garantia do veículo!
Se o carro está ok, com tudo no nível, não tem porque mexer! Um carro novo como o hb20 é só revisão mesmo
A não ser que vaze, quebre alguma coisa

Frentista tem quota para "vender" produtos. E as estratégias são muitas: desde olhar o carro com o motor quente (quando a bomba circula a água pelos dutos de arrefecimento e mangueiras e faz o nível parecer baixo, até não colocar a vareta de óleo até o fim, dando a impressão de nível baixo. Há casos de motores que TRAVAM por excesso de óleo completado a cada abastecimento!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 09 Abr 2015 16:02 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
viterbo escreveu:
Já falaram praticamente tudo aí em cima!
Misturar aditivos diferentes pode te dar dor de cabeça. Parece que seu carro é novo, então não acho que houve tempo para tanta oxidação dos metais do motor e radiador

O que houve foi somente a mistura mesmo

Faz a sangria e troca o fluido pelo original. E cuidado com essas mexidas fora da concessionária, vc pode invalidar a garantia do veículo!
Se o carro está ok, com tudo no nível, não tem porque mexer! Um carro novo como o hb20 é só revisão mesmo
A não ser que vaze, quebre alguma coisa

Frentista tem quota para "vender" produtos. E as estratégias são muitas: desde olhar o carro com o motor quente (quando a bomba circula a água pelos dutos de arrefecimento e mangueiras e faz o nível parecer baixo, até não colocar a vareta de óleo até o fim, dando a impressão de nível baixo. Há casos de motores que TRAVAM por excesso de óleo completado a cada abastecimento!


É isso ai ! O motor é em alumínio nunca que ia ter corrosão ! O sistema do HB20 é identico aos do Corolla e muito parecido com os Honda. Tem um Corolla em casa que tem 10 anos de uso...faz 5 anos que compramos e NUNCA colocamos 1ml de água naquele fpd hahahaha.

Pior que o excesso de óleo FODE o catalisador totalmente também.

Já ouvi de mecânico que teve frentista que colocou o óleo a mais no motor por que ele esqueceu de esgotar o óleo o carter...mas ele tirou óleo de um bujão embaixo do carro...adivinhem que óleo ele tirou ?????

do câmbio...hahaha azulou todas as engrenagens..o delicia


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 09 Abr 2015 16:14 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 30 Set 2012 14:35
Mensagens: 409
O aditivo que vem com o carro é a base de etilenoglicol.
Recentemente a RADIEX lançou uma linha que não leva etilenoglicol, a base de polímeros, ou seja um aditivo biodegradável.
Onde quero chegar é que o pai do rapaz colocou exatamente esse a base de polímero, porém para usar esse novo é necessário limpar todo o sistema...
Mas tomem cuidado que a cor não indica composição alguma, pois a RADIEX também oferece o aditivo a base de polímero na cor azul, a MESMA do HB, e ele também não é compatível.

Portanto em casos emergenciais que por um acaso precise repor uma grande quantidade de líquido refrigerante procurem na embalagem pela composição etilenoglicol e não irá causar nenhum dano, mas eu prefiro não misturar marcas... Em pouca quantidade vai na água mesmo, de preferência desmineralizada.
No meu caso comprei na Hyundai uma garrafa e completo pouquíssima coisa em casa para manter a proporção do aditivo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB