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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 12 Jan 2024 12:39 
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ET. escreveu:
Só uma contribuição ao tópico. Comprei um Pulse Impetus 23/24 e percebi claramente que esse motor T200 é um motor a etanol que pode usar gasolina. Dependendo do trecho os consumos quase se equivalem. É nítida a vantagem de usar etanol. Diferente do meu HB20 diamond 20/20 que a gasolina rende melhor. O motor do HB20 tem 10,5:1 de taxa, a mesma do Pulse. Porém o rendimento no etanol é superior.

Enio



Valeu por postar aqui Enio , agradeço !

E sim, o etanol sempre é o melhor combustível, tanto para os atuais motores flex aspirados e mais ainda, nos atuais motores flex turbo, como é o caso dessa sua percepção com esse motor 1.0 T200 turbo flex da Stellantis com esse Pulse.

Tanto é que no etanol, esse motor 1.0 turbo flex do Pulse dá 130 cvs e um torque de 20,4 kgfm e portanto, sem dúvidas que esse é um excelente resultado em rendimento !

Sem falar tbm nas outras nobres vantagens do etanol ao proporcionar uma queima ou combustão sempre mais limpa e livre daquelas horríveis e nocivas carbonizações negras que contaminam internamente todos os motores como ocorre com qq das nossas gasolinas !

Obs : Meu irmão comprou no ano passado um novo HB20 1.0 TGDI automático zero KM e o que ele me comentou foi que desde zero KM, ele tem abastecido esse seu HB20 TGDI somente com etanol ou com aquela mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina comum e que ele está muito satisfeito com o rendimento geral desse HB20 turbo , tanto no transito urbano e mais ainda durante as viagens que ele tem feito com esse seu novo HB20 turbo !

Tbm quase nessa mesma época, comprei o meu novo Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut. zero KM e que atualmente ele está com um pouco mais de 8 mil kms rodados e que sempre é abastecido igualmente dessa forma e continua respondendo maravilhosamente bem em qq tipo de aceleração, tanto no transito e tbm nas rodovias.

E mais recentemente, comprei no final de Novembro de 2023 um novo BMW 320i flex zero KM e tbm estou muito satisfeito com as respostas do seu novo motor 2.0 turbo flex que só tem sido abastecido desde zero KM com a mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina e ele ainda está em fase de amaciamento com apenas 2200 kms rodados até agora !

Mas um fato importante que vc pode apostar o que for é que abastecer somente com gasolina, nenhum dos carros flex da nossa família e que contam com 13 veículos ao todo de diversas marcas , JAMAIS verão sequer qq tipo de gasolina em seus tanques !

Garantido e sobre isso sempre assinamos embaixo !!!!!!!

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 19 Jan 2024 16:11 
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E para todos os colegas que ainda acreditam que os atuais motores flex são produtos somente daqui do nosso mercado , vejam esse artigo abaixo :


https://autoesporte.globo.com/videos/no ... alos.ghtml


Só complementando , é um motor V8 de 5000 cilindradas superalimentado e que com as melhores gasolinas premium europeias ele deu 1280 cvs e com a mistura do E-85 ele chegou nos 1600 cvs !!!

Imaginem então se ele é alimentado com 100% de etanol , com toda certeza que viria mais alguma boa manada extra de ferozes puro sangue nas suas rodas motrizes ...

Coitadas das gasolinas , sem chance alguma para elas por melhores que elas sejam sempre que elas forem comparadas ao nobre e majestoso ETANOL !!!

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 21 Jan 2024 13:02 
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E aqui para nós, sabemos que ainda existe muita gente , tanto aqui no Brasil e tbm ao redor do mundo que é declaradamente contra essa nova tecnologia dos motores flexfuel !

Mas como se pode ver apenas com esse exemplo acima desse fabricante sueco , não tem como nenhuma gasolina desse mundo superar em rendimento máximo o etanol e ainda se tem a vantagem e a liberdade de se escolher com qual combustível se deseja abastecer não só esse esportivo acima, mas quaisquer modelos de veículos com motor flex !

Sabendo ainda que existe uma ECU em cada um desses veículos flex e que ela está carregada e armazenada com milhões de informações e mapas prontinhos para entrarem em ação desde o momento da partida desse motor flex, não importa a temperatura externa e o combustível ou a mistura de combustíveis que esteja presente em seu tanque.

Mas um fato curioso mesmo é talvez o que a grande maioria das pessoas ainda não sabem que essa interessante novidade e inovação técnica dos motores flex já tinha sido inventada e utilizada desde 1908 lá nos EUA , por Henry Ford desde o lançamento do seu primeiro e famoso modelo T e que tinha um carburador com 3 regulagens, permitindo desde aquela época que o motor desse modelo da Ford funcionasse com gasolina, etanol e tbm com querosene e diziam que inclusive tbm com a mistura de gasolina com etanol !!!

Óbvio que comparado com a nossa atual tecnologia eletrônica, tudo naquela época eram sistemas puramente mecânicos e mais grotescos e portanto longe de serem perfeitos como ocorre agora na nossa atualidade.

E assim , aqui no nosso mercado onde temos além da presença dessa importante tecnologia flex, ainda podemos contar com essa grande produção e disponibilidade de etanol, tanto o do tipo anidro para ser misturado nas gasolinas puras e tbm o tipo hidratado para abastecer todos os motores a etanol e tbm os motores flex e com isso , somos sem dúvidas uma nação das mais privilegiadas em todo esse mundo atual nessa area automotiva !

Obs : E os Estados Unidos que figuram como um dos maiores produtores mundiais de etanol junto com o Brasil, mas que na prática lá ainda não existe essa farta disponibilidade do etanol para ser encontrado puro nas bombas de todos os postos de combustíveis como ocorre aqui.

E por isso , ele é oferecido lá como um combustível E-85 mas não em uma forma abundante e que pode ser encontrado em todos os postos de combustíveis de lá como ocorre aqui no nosso mercado e com a grande diferença de que o nosso etanol é disponível aqui puro, como E-100 ou seja, é o nosso etanol hidratado comum mas que quase sempre esse E-85 dos norte americanos nunca tem na prática essa citada proporção oficial desses 85% de etanol misturado com 15% de gasolina e sim quase sempre ele tem um menor percentual real de etanol do que esses 85% declarados !

E durante o inverno deles, essa proporção desses 85% dessa citada mistura de etanol com gasolina deles caem ainda mais para apenas 70% ou até menos do que isso e tbm conforme eles mesmos anunciam, que esse fato seria para facilitar as partidas a frio desses motores flex no inverno mais rigoroso dos EUA , apesar de que esse fato tbm não procede porque já se sabe certamente que todos os atuais motores flex de lá possuem a mesma tecnologia das partidas a frio já presente nos nossos motores flex nacionais !

E que apesar de já existir há algum tempo essa mistura de E-85 pronta lá mas apenas nas poucas bombas disponíveis desse E-85 e os norte americanos anunciam que essa mistura assim seria para facilitar a partida a frio nos motores flex de lá mas que com certeza que o motivo real é bem provável que seja a falta dessa disponibilidade de etanol como a que temos aqui e com muita fartura, porque lá ele é adicionado por força de lei federal em 10% em todas as gasolinas comercializadas por lá mas que devido ao monstruoso volume de gasolina consumida nos EUA, mesmo com todo esse volume de etanol produzido lá nos EUA , ainda não dá para ele ser misturado mesmo nessa atual pequena proporção de 10% em toda essa gasolina deles e esse consumo interno deles é tanto que devido a isso eles ainda importam etanol inclusive daqui do Brasil.

Também tenho lido vários artigos atualizados de mecânica automotiva norte americana onde técnicos de lá já anunciaram que examinaram várias amostras desse E-85 deles mesmo no verão e que encontraram na realidade menos de 60% de etanol nesse E-85 e que o restante dessa mistura era de gasolina !

E que devido a toda essa evolução, acredito que está com certeza de parabéns toda a nossa industria automotiva nacional que mantém todo esse desenvolvimento e essa inovação tecnológica dos nossos atuais motores flex incluindo tbm toda a nossa atual industria do etanol !!!

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 26 Jan 2024 12:45 
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E falando sobre motores flex, esse novo lançamento que ocorreu no ano passado dessa nova linha de pick ups Rampage da Dodge, chamou tanto a atenção de todos que até o meu irmão, entrou na fila de espera de mais de 2 meses e comprou e recebeu praticamente na mesma época que eu adquiri o nosso novo BMW 320i , no final de Novembro de 2023 a sua nova Rampage no modelo R/T e na cor prata com as faixas foscas negras e de fato, é um utilitário maravilhoso com um excelente câmbio aut. de 9 marchas e um acabamento geral espetacular !

E essa versão esportiva dessa nova pick up recebeu até uma curiosa atenção bem diferenciada do seu fabricante que instalou nela um imponente sistema de escapes com saídas duplas na sua traseira que até fazem esse novo motor turbo dela apresentar um funcionamento levemente borbulhante, imitando de leve o típico ronronar do escape duplo daqueles antigos e famosos modelos esportivos da Dodge com aqueles seus motores V8 !

Mas a minha única crítica pessoal vai somente para o lamentável fato desse seu formidável e competente motor Hurricane 2.0 turbo não existir ainda numa versão flex e mesmo assim, ele desenvolve nada menos do que respeitáveis 272 cvs e com um excelente torque de 40,8 kgfm e esse resultado é somente com gasolina e ela ainda tem uma competente tração 4 x 4 que jamais vai em algum momento, deixar a desejar quando o assunto é dirigibilidade geral com uma ótima tração em qq situação de solicitação mesmo com esse seu poderoso motor turbo !!!

Lógico que eu logo imaginei esse novo motor turbo dela alimentado com o ilustre e sempre nobre etanol , pq assim ele teria a oferecer com certeza, sempre um pouco mais de rendimento geral !

E com essa configuração mecânica atual, o seu fabricante anuncia que ela tem um desempenho de um verdadeiro carro esportivo com uma aceleração de zero a 100 kms/h entre 6,7 segs a 6,9 segs, que é digna de um esportivo de respeito !

Porém, mesmo que esse seu motor turbo seja alimentado somente com gasolinas, ela apresentou esse desempenho geral surpreendente a ponto de deixar para trás comendo poeira, a até então famosa Amarok V6, considerada até esse lançamento como sendo a pick up mais forte em aceleração de todas as demais pick ups desse nosso mercado atual , conforme já foi anunciado e comprovado num teste de aceleração lado a lado entre essas duas concorrentes naquele famoso canal do YouTube "Acelerados " !!!

Mas mesmo assim, esse meu irmão está de fato muito satisfeito e feliz com essa sua nova escolha e até agora, ele só tem elogios a fazer sobre essa sua nova Rampage R/T que segue em seu importante período de amaciamento agora com um pouco mais de 1600 kms rodados e que inclusive , um pouco depois dela completar os seus primeiros 1000 kms rodados, foi realizada de imediato a sua 1ª troca de oleo do seu motor como sempre faz toda a nossa família com todos os nossos carros zero KM !

Obs : E tbm segundo percebido pelo meu irmão, ela que é sempre abastecida com uma boa e confiável gasolina aditivada da Shell, tem apresentado um consumo médio em uso urbano leve variando entre 7,5 kms/l a 8 kms/l e rodando por rodovias sem ultrapassar os 120 kms/h ela ainda está mostrando consumos médios entre 10 kms/l a 10,7 kms/l e sabemos tbm que grande parte desse mérito vai para a afinada calibração da dupla desse soberbo motor com esse eficiente câmbio aut. de nove marchas.

Portanto considero que está sim de parabéns a fábrica da Stellantis do Nordeste com mais esse seu novo lançamento !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 02 Fev 2024 12:54 
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E retornando a esse sempre interessante assunto dessa tecnologia flexfuel , saibam que absolutamente todos os donos de veículos flex que abastecerem com gasolinas estarão jogando literalmente fora e sem nenhum proveito maior, a melhor parte dessa tecnologia e todo o maior rendimento que qq motor flex pode proporcionar !

Apenas porque qq motor flex atual e principalmente os que forem turbo flex, tem nas suas ECUs , milhares de mapas armazenados que beneficiam esse motor a atingir sempre o seu melhor rendimento geral quando ele estiver abastecido com etanol, justamente devido a essa sua maior octanagem !

E continua valendo aqui todo aquele nobre e importante trabalho e empenho daquela dupla de sensores fofoqueiros de plantão de quem eu já falei antes :

Ou sejam eles, o sensor de oxigênio ou a sonda lambda que sempre está localizada logo na saída do escape do motor, lendo em tempo real a composição dos gases queimados e assim, ela já identifica imediatamente se o combustível queimado naquele momento é gasolina ou etanol ou ainda, qq tipo de mistura entre eles.

E por um outro lado e paralelo ao trabalho desse sensor, temos tbm o outro importante sensor que é o de detonação, localizado no bloco do motor e que ele está sempre atento e em constante e total alerta para detectar o mínimo sinal de pre-ignição ou as detonações em qq um dos cilindros de um motor e que comprovam que aquele determinado combustível que está sendo queimado naquele momento tem pouca octanagem e então, ele já informa sobre esse importante fato a ECU do veículo e ela por sua vez, imediatamente já toma as suas devidas providencias, selecionando mapas mais brandos em seus arquivos de dados para aquela exata situação , protegendo e evitando assim que aquele motor tenha alguma de suas peças internas destruídas por esse fenômeno nocivo dessas detonações ou pre-ignição justamente devido a falta de mais octanas no combustível queimado naquele momento !

E esses mapas mais brandos de regulagem da ECU são sempre os mais indicados para um combustível de menor octanagem e nesse nosso caso aqui, seria para qq das gasolinas e que com isso se obtém é lógico, um rendimento geral sempre menor desse motor flex, ou seja, com menos torque e potência oferecidos por ele ao seu condutor !

Óbvio que todo esse processo dessa troca de informações entre todos esses sensores do motor e a ECU ocorre em fração de segundos a ponto de sempre percebermos que o motor de qq veículo flex funciona perfeitamente bem em qq tipo de solicitação e com qq tipo de mistura de combustíveis entre gasolina e etanol.

Mas tbm é bem verdade que quando o tanque de qq um veículo flex está com etanol ou com alguma mistura contendo mais etanol do que com gasolina , isso significa sempre uma situação bem mais favorável e otimizada para qq motor flex, pq sinaliza que existe mais octanagem nesse combustível e isso vai beneficiar e sugerir a essa ECU a selecionar e utilizar mapas de regulagem para esse motor com muito mais avanço de ignição e no caso dos motores turbo flex, tbm com um pouco mais de pressão do turbo soprando para dentro desse motor e é exatamente essa combinação de fatores que vai proporcionar o sempre maior rendimento desses motores flex quando eles estão abastecidos com etanol e NUNCA com nenhum tipo de gasolina, garantido !

Espero que essas minhas citações ajudem a uma melhor compreensão de todo esse processo de funcionamento desses motores flex, não importa se ele seja aspirado ou turbo, mas basicamente é por aí mesmo que tudo ocorre !

Resumindo temos que octanagem é sempre um fator tudo de bom em qq combustível para esses motores flex, pq ela permite a qq um desses motores de terem sempre uma maior compressão ou uma maior pressão do turbo alimentando esse motor e ainda, utilizando os mapas de avanço de ignição mais favoráveis para a obtenção de mais torque e potência, situação essa que qq gasolina NUNCA poderia sonhar algum dia com sua eterna , insuficiente e pobre octanagem sempre quando elas forem comparada ao etanol ...

E se mesmo assim, ainda ficarem qq tipo de dúvidas, por favor, exponham aqui e tentaremos sempre ajudar a resolver para vcs .

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 08 Fev 2024 18:31 
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E com essa nova tecnologia dos motores elétricos, acredito que aqui no Brasil só vai de fato dar certo os híbridos flex e nada mais além disso ainda mais com esses preços !

Essa de vc estar dirigindo e de repente acabar a carga da bateria e ter que parar o veículo por longas horas para recarregar as suas baterias não vai dar certo mesmo.

Por isso que o melhor ainda vão ser os veículos híbridos flex, pq terão disponíveis tanto os motores a combustão que sempre estarão prontos e tbm a ajuda extra de um motor elétrico adicional para aumentar um pouco mais a atual autonomia deles !

Mas nunca essa opção de termos somente os veículos com os motores apenas elétricos , afinal abastecer com alguma quantidade de gasolina ou etanol e o veículo já estar pronto para seguir por longas distâncias em questão de minutos sempre será a melhor e mais confiável opção quando o assunto são os automóveis e a sua real utilidade !

Só o tempo dirá num futuro próximo quem estará certo sobre isso !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 13 Fev 2024 12:16 
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E falando em motores flex , sempre tive uma curiosidade quanto ao rendimento e desempenho dessa nova linha de motores turbo flex da Stellantis , tanto o seu novo 1.0 turbo flex de 130 cv e tbm o novo 1.3 turbo flex de 185 cvs.

Pois bem, esses dias atrás, tive uma oportunidade rápida de fazer um test drive no novo Peugeot 208 2024 com o motor 1.0 turbo flex c/ o câmbio CVT simulando 7 marchas .

Quem me atendeu e acompanhou nesse test drive foi uma nova funcionária que não mostrou muito conhecimento do produto mostrado e assim, eu mesmo tive de me virar nos 30 para olhar e descobrir sozinho o máximo de detalhes sobre esse novo modelo.

Não sabia tbm se esse modelo de test drive estava abastecido com etanol ou gasolina mas durante algumas poucas acelerações plenas onde foi possível nesse modelo, ele até que se saiu bem, mostrando ter um desempenho convincente para essa sua nova motorização.

Obs : Nos artigos que já li na net sobre esse novo modelo, anunciam que ele faz na aceleração de zero a 100 kms/h uns 9 segs. e que ele tem uma velocidade máxima entre 205 kms/h a 206 kms/h o que tbm achei serem números muito bons e dignos de respeito para esse novo modelo que tbm anunciam ter um peso médio de 1160 kgs.

A minha curiosidade natural agora seria esse novo Peugeot 208 1.0 turbo aut. numa eventual aceleração plena e lado a lado contra um novo HB20 1.0 TGDI e depois contra um novo Polo 1.0 TSI Highline e lógico que todos esses modelos naturalmente abastecidos com etanol !

Mas vcs podem acreditar que com calma e paciência logo surgem novas oportunidades e assim, todos esses mistérios vão rapidamente sendo desvendados e anunciados aqui no forum , afinal, essa intrigante doença do automobilismo nunca tem uma cura , felizmente e para a nossa alegria geral !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 17 Fev 2024 12:13 
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E falando aqui sobre motores flex, dessa vez vou abrir uma louvável excessão a essa regra para elogiar um novo motor turbo a gasolina , o Hurricane 4 que é fabricado no México e que foi lançado no ano passado aqui na nova linha de pick ups Rampage incluindo tbm nessa versão R/T do grupo Stellantis.

E em Setembro do ano passado, eu e meu irmão fizemos um interessante test-drive numa nova Rampage dessas e esse meu irmão acabou entrando na fila e encomendou uma para ele desse modelo R/T de 4 cil. 2.0 turbo e somente a gasolina com 272 cv e 40,8 kgfm de torque.

Achei ela de um desempenho fantástico com um câmbio aut. de 9 marchas e a tração 4 x 4 muito eficientes e mostrando ter uma performance tal de fazer inveja até a muitos veículos considerados esportivos aqui do nosso mercado atual.

Inclusive meu irmão recebeu essa sua nova Rampage R/T no final de Novembro do ano passado, exatamente no mesmo dia em que tbm recebi a nossa nova BMW 320i !

E em assunto de camionetes , tanto as de cabine simples e tbm as de cabine dupla, sejam elas flex ou turbo diesel, essa versão R/T a gasolina da Rampage se tornou a nova campeã em desempenho aqui no nosso mercado destronando até a famosa Amarok V6, que era a então campeã suprema na aceleração até os 100 kms/h em 7,6 segs enquanto que essa nova Rampage turbo a gasolina faz essa mesma aceleração em 6.9 segs além dela tbm apresentar a maior velocidade máxima entre todas as demais concorrentes do nosso mercado atual com a marca de 220 kms/h oficiais de fábrica !

Até a nova pick up ford Maverick 2.0 turbo a gasolina ficou para trás tanto em desempenho e tbm em conforto e acabamento geral apesar dela ser apenas um pouco mais econômica.

Só achei uma pena essa nova Rampage R/T não vir numa versão flex, pq nesse caso ela apresentaria um desempenho geral ainda melhor quando abastecida com etanol.

Essa nova pick up desse meu irmão está agora com um pouco mais de 3700 kms rodados , naturalmente que tbm já fez até agora duas trocas de oleo para favorecer um melhor amaciamento do seu novo motor e meu irmão só tem elogios a fazer sobre ela !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 19 Fev 2024 19:02 
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Ainda tenho uma boa explicação para deixar aqui para todos os demais que se interessam por esse assunto :

Se eu falo tanto mal das nossas gasolinas comuns/aditivadas e sempre tenho elogiado o nosso sempre nobre etanol, como é que esse meu irmão decidiu então comprar essa sua nova pick up Rampage R/T cujo motor 2.0 turbo é alimentado somente com gasolinas ???

Bom, ocorre que quando fizemos o test drive nela ainda lá no final de Agosto/23 na época do seu lançamento e que foi quando essa Rampage turbo a gasolina nos surpreendeu com o seu inacreditável desempenho e configuração mecânica , razão essa mais do que suficiente para conquistar a vontade desse meu irmão de fechar logo a compra dela e com isso, ele fez a encomenda de uma unidade R/T prata com as belas faixas preta-foscas !

E a partir daí, lembro-me que começamos a trocar ideias mas apenas nós , durante esses 2 meses de espera até essa sua nova Rampage chegar, sobre como fazer para evitar ao máximo uma carbonização precoce desse seu novo motor que só poderia ser abastecido com gasolina, além de como obter um pouco mais de rendimento dela se as nossas gasolinas comuns/aditivadas sempre oferecem uma octanagem tão baixa para qq motor turbo atual ...

Assim, chegamos a conclusão de que abastecer essa nova R/T c/ meio tanque de uma boa gasolina aditivada da Shell e a outra metade com uma confiável gasolina podium da Petrobrás seria talvez a melhor das soluções do momento e até em questão de custo-benefício e sim, ele tem abastecido com a gasolina aditivada em um Posto da Shell e em um outro posto da Petrobras bem próximo, ele abastece a gasolina podium !

Porque na prática, com essa mistura meio a meio dessas duas gasolinas , se ganha um aumento de nada menos do que importantes 5 octanas, passando das 93 octanas RON oficiais das gasolinas comuns/aditivadas para 98 octanas RON dessa mistura desses 2 tipos de gasolina o que atualmente não é um aumento nada desprezível ainda mais em um motor turbo a gasolina desses dessa mais recente geração.

Meu irmão até comentou que ele percebeu sim de forma nítida uma leve melhora nas respostas do acelerador dessa sua Rampage R/T com essa mistura de gasolinas, quando comparado o funcionamento dela apenas com a gasolina aditivada da Shell de 93 octanas RON !

Além disso, tbm já sabemos que bastaria cuidar o melhor possível desse seu novo motor turbo , fazendo um eficiente amaciamento juntamente com todas as trocas de oleo e filtro realizados em intervalos bem mais reduzidos do que aqueles sugeridos pela fábrica e assim, se diminui de fato os riscos de acumular os resíduos e fuligens de carvão dentro desse novo motor.

E está sendo esse mesmo o procedimento desse meu irmão e tbm para abastecer essa sua nova Rampage e com isso ele ainda ganha um leve melhor rendimento geral dela quando comparado com o rendimento dela se ela fosse abastecida apenas com as nossas gasolinas comuns/aditivadas.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 26 Fev 2024 18:17 
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E falando sobre motores flex, hoje realizamos mais uma troca do oleo e filtro do motor 2.0 turbo flex do nosso novo BMW 320i que completou por agora os seus primeiros 3020 kms rodados depois do retorno dessa pequena viagem de final de semana com ele !

E como esse seu motor está ainda no importante período de amaciamento que se estende até pelo menos os primeiros 5 mil kms a 6 mil kms rodados , é essencial que nessa fase ele funcione sempre com um oleo o mais novo , limpo e o de melhor qualidade, justamente para beneficiar ao máximo esse amaciamento para que ele ocorra o melhor possível !

Apesar de que percebi que esse oleo drenado escorreu até numa tonalidade clara , mostrando que o motor nem teve um tempo longo o suficiente para escurece-lo ajudado ainda pelo importante fato desse BMW ser sempre abastecido com etanol misturado com 15% de gasolina o que sempre colabora muito para haver uma combustão bem mais limpa do que se esse veículo fosse abastecido com qq tipo de gasolinas e nisso, vcs podem apostar o que for !!!

Saibam tbm que um amaciamento mais eficaz para qq motor novo significa com certeza uma máxima compressão obtida em cada um dos cilindros desse motor o que se traduz sempre em mais torque e potência disponíveis o que por sua vez tbm significa mais economia de combustível e de oleo lubrificante, pq um motor assim bem amaciado vai proporcionar sempre esse máximo rendimento geral além dele apresentar um mínimo consumo de oleo e de combustível , porque esse seu melhor rendimento vai exigir sempre um pouco menos de aceleração em qq condição de utilização desse veículo.

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BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


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