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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 09 Ago 2024 14:38 
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Tenho ouvido muitos relatos sobre o não reconhecimento de alguma eventual troca de combustíveis nos motores flex em geral ...

E ontem a noite, encontro com mais um amigo que me comentou sobre esse mesmo e intrigante inconveniente que ocorreu com ele !

E sempre ocorre quando se troca das gasolinas para o etanol, ou seja, o condutor sempre usou as gasolinas em seu veículo e um belo dia resolve mudar o combustível abastecido de gasolina para etanol e nunca o contrário sabem porque ?
Pq o nosso nobre e desprezado etanol sempre mantém qq motor flex bem limpo e livre de carbonizações e assim, ao se abastecer eventualmente qq veículo flex que antes estava abastecido com etanol , agora com gasolina, é lógico que o sistema vai reconhecer imediatamente esse novo combustível e com isso vai se readaptar a ele rapidinho e com perfeição !

E esse problema é tão sério que aquela dica já muito popular de se rodar por uns 10 a 14 kms ou por uns 15 a 20 minutos depois de se abastecer com um outro combustível já não está resolvendo mais na grande maioria das vezes, fazendo o sistema flex reconhecer o novo combustível ...

E o MOTIVO ÚNICO que eu não vou deixar de comentar aqui são por causa desses tais LIXOS MEDÍOCRES E NOJENTOS DE GASOLINAS sem qualidade que vão contaminando e degradando todas as peças incluindo os sensores do sistema flex incluindo as velas de ignição e a sonda lambda e depois, já com essa camada incrustada de fuligens de carvão nesses sensores, é lógico que sistema flex nenhum nem se ele for da NASA vai reconhecer com precisão essa troca das gasolinas para o etanol e com isso, esse motor não vai mesmo funcionar bem com o novo combustível ...

Nesses casos, o que eu tenho instruído a esses colegas e demais amigos que estão nessa curiosa e estranha situação seria de ir misturando o etanol sempre em etapas de 20% em 20% a cada novo abastecimento , subindo esse percentual até parar nos 80% de etanol para somente 20% de gasolina e com isso, haverá sim uma maior probabilidade do sistema flex de ir reconhecendo melhor essas novas misturas e se readaptando novamente.

E o melhor dessa nova situação é que esse percentual de etanol vai começar a fazer uma verdadeira faxina interna nos sensores desse motor e assim, ir removendo essas camadas de fuligens e com isso, a tendência é esse motor flex voltar a funcionar mais saudável e sempre mostrando um progressivo melhor desempenho geral, afinal, a queima de etanol nunca deixa fuligens de carvão como as gasolinas e nem tem essa baixa octanagem como ocorre com essas pobres gasolinas nacionais.

Obs : E NUNCA esqueçam de mais um fato importante de que ao fazer qq tipo de mistura de gasolina com etanol, que ao abastecer qq veículo flex, de sempre pedirem ao frentista para colocar primeiro a gasolina por ser mais leve e depois abastecer o etanol que por ser um pouco mais pesado, ele vai ajudar assim a haver uma mistura mais fácil entre esses 2 combustíveis em qq proporção !

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Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 15 Ago 2024 15:44 
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E cada vez mais percebo com pesar que uma boa parcela dos donos de veículos flex ainda continuam a abastecer com esses lixos medíocres de gasolinas nacionais.

Sendo até bem simples essa constatação, bastando para isso olhar rapidamente para a limpeza das ponteiras do escape desses veículos :

Se elas estiverem com a aparência enegrecida com aquele preto opaco, infelizmente esse veículo está sendo abastecido com essas tais de gasolinas.

Pq o etanol produz sempre uma combustão bem limpa e livre dessas fuligens negras de carvão , mantendo assim as ponteiras do escape de qq veículo flex atual sempre limpas e com uma coloração amarronzada !

Esse está sendo o caso do nosso HB20 1.6 manual , do nosso Citroen C4 cactus 1.6 turbo flex aut. , do nosso BMW 320i flex aut. , do Citroen C4 Cactus THP aut. do meu irmão, do Peugeot 2008 Griffe flex 1.6 turbo flex aut. da minha cunhada, do HB20 1.0 TGDI automático do meu sobrinho , do VW Polo Highline 1.6 de 16 válvulas flex de um outro sobrinho , do Creta Prestige 2.0 da esposa , do Astra 2.0 flex 2011 do meu irmão e por aí vai essa turma toda de veículos flex da nossa familia sempre abastecidos com essa mesma mistura campeã em rendimento geral composta de 85% de etanol com os restantes 15% de gasolina !

E não só as ponteiras do escape deles se mantém sempre limpas , mas tbm o interior de todos esses motores desses veículos citados acima junto com o oleo lubrificante deles que se mantém sempre mais amarelado e limpo e não escurecido pela carbonização causada por essas ditas gasolinas !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 17 Ago 2024 13:14 
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Sei que para uma grande maioria das pessoas interessadas nesse assunto, que não é assim tão fácil de entender toda essa dinâmica de explicações , razão da existência de vários cursos especializados em mecânica automotiva além das escolas de engenharia com especialização na área automotiva e que inclui tbm a area de petroquímica onde entram o assunto de combustíveis e de lubrificantes em geral !

E no caso especifico dos motores flex, se formos analisar melhor o que ocorre com eles, vemos que na realidade , são as nossas gasolinas comuns e aditivadas que são de fato os maiores inimigos dessa nova tecnologia porque a péssima qualidade dessas gasolinas é que sempre vão causar essas carbonizações que são sempre bem nocivas e prejudiciais a quaisquer tipos de motores.

Junta-se a esse fato, um outro ainda pior de ser concebido que é o desse grave e infundado preconceito geral que abrange todo o Brasil contra o uso regular do etanol para abastecer esse tipo de veículo flex e assim é que agrava-se ainda mais essa triste situação da confiabilidade desses veículos !

E o que ocorre na prática é que ao se abastecer apenas com essas gasolinas comuns e aditivadas, juntam-se as fuligens de carvão que vão a cada dia, impregnando tudo pela frente, a começar por uma maior contaminação do próprio oleo lubrificante , cujos vapores desse oleo contaminado por essas gasolinas são assim sugados pelo sistema de admissão desses motores e assim começam todos os problemas de falhas e de mal funcionamento.

E que devido a isso, os sensores do sistema de injeção eletrônica desses veículos vão sendo a cada dia mais carbonizados e com isso, eles vão perdendo assim gradativamente a precisão das suas funções e isso é que vai bagunçando todo o bom funcionamento desses motores.

E a pior situação para essa ocorrência dessas carbonizações ocorre em veículos que são utilizados basicamente no transito urbano diário em baixas rotações , curtos percursos percorridos com pouca ventilação causando altas temperaturas de funcionamento do motor e que são sempre abastecidos somente com essas gasolinas comuns e aditivadas e que essas são condições sempre desfavoráveis para um bom funcionamento de quaisquer tipos de motores e não somente no caso dos motores flex.

Essa situação acima citada e sempre muito desfavorável é chamada em mecânica automotiva de uma " condição severa de uso " .

Por isso que o ideal seria se essa gasolina abastecida fosse diluída ao máximo com etanol , pq assim, as carbonizações iriam diminuir bastante, conservando com isso todos esses sensores citados bem mais limpos e funcionais com o resultado prático de se ter assim menos problemas de falhas nesses motores.

Sabemos tbm que existe o problema do custo mais elevado do etanol em relação a essas gasolinas em determinadas regiões do Brasil, o que obriga aos consumidores a optarem por essas gasolinas , sem falar na maior autonomia da gasolina comparada ao etanol.

Mas se essa grande maioria de consumidores optasse em ir misturando uma pequena parte de etanol nas gasolinas abastecidas, esses problemas de carbonizações iriam diminuindo à medida que maiores percentuais de etanol fossem misturados nessas gasolinas.

E as vantagens reais são sempre bem mais positivas para quem optar em começar a misturar o etanol nessas gasolinas em proporções que podem começar em digamos uns 30% , depois passar para uns 50% e em seguida chegar nos 75% e com isso, vai havendo uma progressiva boa faxina interna nesses motores flex com resultados em um melhor rendimento geral e com uma diminuição das falhas causadas por esses sensores parcialmente carbonizados pela gasolinas.

Ou seja, em outras palavras, misturando-se percentuais de etanol nessas gasolinas sempre vai ajudar a haver uma combustão bem mais limpa e livre dessas nocivas fuligens além de se ganhar com isso um melhor desempenho ao se manter todo o sistema de injeção desses motores funcionando a pleno e regularmente.

Obs : E se caso algum colega ou leitor ainda tiver quaisquer tipos de dúvidas quanto a esse assunto, que por favor sinta-se à vontade e exponha aqui para tentarmos resolve-las.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 22 Ago 2024 19:24 
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E novamente , eu irei responder ao título desse tópico o mais objetivo que eu puder :

E assim, motores flex na minha opinião são um claro e óbvio sinal de avanço tecnológico e explico o pq :

Ele sempre tem muito mais taxa de compressão do que qq outro motor somente a gasolina.

E isso será sempre uma vantagem insubstituível no mundo da mecânica automotiva , porque compressão significa desempenho, ou seja, quanto maior for esse fator taxa de compressão e compressão máxima resultante no caso de qq motor turbo flex, mais potência e torque se produz em qq motor flex mas não com essas gasolinas hoje disponíveis no mundo, pq com elas nunca poderá ser obtido o mesmo nível de desempenho oferecido por um motor flex se ele for abastecido com etanol e ponto final, não teremos jamais como discutir e muito menos argumentar sobre um fato óbvio igual a esse.

Simplesmente pq nunca haverá nesse mundo atual uma gasolina comercialmente disponível que forneça uma elevada octanagem nem mesmo próxima da octanagem encontrada no etanol.

E é a partir desse importante fator que se consegue desenvolver toda essa melhor performance em qq motor flex quando abastecido com etanol se comparado a um motor só a gasolina.

E se formos considerar os novos motores turbo flex dessa geração atual quando alimentados pelo etanol, é aqui que teremos sempre as maiores vantagens e ganhos em rendimento geral , quando eles se tornam insuperáveis em desempenho, sem nenhuma sombra de dúvidas !

E assim, essa discussão vai terminando por aqui mesmo com todos os motores flex quando abastecidos com etanol se mostrando sempre insuperáveis em rendimento geral !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 31 Ago 2024 11:43 
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E o mais cômico e curioso é que ainda temos de ficar lendo artigos estúpidos e infundados e assistindo a vídeos na net dizendo que os motores flex são iguais a um pato que não fazem nada direito ...

Será que esses idiotas que citam isso seriam capazes de inventar algum motor a gasolina que seja superior em rendimento a um motor flex quando abastecido com etanol ?

Pois eu afirmo aqui que bem pior do que ficar espalhando isso são todos esses atuais motores a gasolina que são uns lerdos e incompetentes e que sempre ficam impregnados de borras de carvão causada pela queima incompleta dessas tais de gasolinas e que sempre vão levar pau dos motores flex quando abastecidos com o etanol.

E não adianta que não tem como modificar jamais essa realidade enquanto existir etanol no mundo !

Obs : E aguardem que a Stellantis já tem prontinho o seu novo projeto do seu motor 1.3 turbo e alimentado com 100% a etanol que vai ser lançado logo aqui no nosso mercado e então nós vamos ver qual serão todos os demais concorrentes a gasolina que podem entrar na fila porque vão levar pau dele em todos os quesitos ...

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