E aqui, segue mais uma citação importante já tecnicamente comprovada :
Estão literalmente arrasando todos os nossos motores flex ao abastece-los só com esses lixos ordinários de gasolinas comuns e aditivadas.
Sim, já sabemos desde sempre que se o motor é do tipo flexfuel , que ele pode ser abastecido com quaisquer uma das gasolinas ou com o etanol , à escolha do seu dono.
Mas a realidade é que isso só tem a sua devida validade na teoria pq na prática, essas nossas gasolinas são de uma péssima qualidade além de terem uma baixa e insuficiente octanagem para lidarem com eficiência com a elevada taxa de compressão de qq motor flex .
E já sabemos tbm que essas elevadas compressões desses motores flex exigem combustíveis contendo as maiores octanagens e somente o etanol pode satisfazer a essa exigência técnica com as suas imbatíveis 117 octanas contra apenas 93 octanas das pobres e ineficazes gasolinas comuns e/ou aditivadas.
Pior ainda são os casos dos motores turbo flex pq nesses exemplos, esses motores EXIGEM que eles sejam abastecidos com um combustível ou uma mistura de combustíveis que contenha uma maior octanagem possível e somente com essas gasolinas comuns e aditivadas atuais é NUNCA que elas vão satisfazer a essa importante e vital exigência técnica desses tipos de motores.
Ou seja, explicando na prática, quanto mais octanagem tiver o combustível que alimentar qq motor flex, mais avanço de ignição será utilizado pela ECU desses motores além de mais pressão aplicada na turbina nos casos de veículos turbo flex e assim é que se obtém esse citado maior rendimento geral, com a percepção de um desempenho brilhante e digno oferecido por esses motores flex quando assim abastecidos.
Sem falar ainda nas terríveis e nocivas carbonizações excessivas que essas citadas gasolinas vão produzindo e sendo acumuladas no interior de qq motor flex.
E a solução para esse problema é tão simples quanto eficaz e totalmente ao alcance de qq dono de um veículo flex atual se assim eles de fato desejarem :
Basta que ao abastecer, misturar pelo menos uns 50% de gasolina comum ou aditivada como desejarem com 50% de etanol , ou seja , abastecer meio a meio de gasolina e etanol e pedir ao frentista de sempre colocar primeiro a gasolina por ser mais leve e por último o etanol para assim haver sempre uma mistura mais fácil e eficaz entre esses dois combustíveis.
O resultado para essa mistura de meio a meio de etanol com gasolina comum e/ou aditivada resulta em nada menos do que 105 octanas e assim eu pergunto aqui o que seria melhor para qq motor flex :
Uma mistura de combustíveis de 105 octanas ou esses lixos medíocres de 93 octanas dessas gasolinas comuns e/ou aditivadas, ou seja, nem a famosa gasolina podium da Petrobrás com as suas 102 octanas ganha em desempenho e muito menos em custo dessa mistura de meio a meio de etanol com as gasolinas comuns ou aditivadas, quanto mais do etanol puro e assim, é coitada mesmo até dessa tal de gasolina podium na frente do etanol !
E só com essa atitude qq motor flex muito terá o que agradecer a esses seus donos, pq vai haver um melhor rendimento geral, menos carbonizações e ainda um melhor desempenho deles, garantido !
Quem sabe , depois de se resolver abastecer assim e se perceber na prática todos esses reais benefícios obtidos, esses donos não decidam em ir aumentando gradativamente as quantidades de etanol sempre que abastecerem até chegarem na mistura que talvez seja considerada como a mais ideal atualmente para os motores flex que seria de uns 15% a 20% de gasolina para os restantes 80% a 85% de etanol.
Obs : É uma grande realidade já plenamente comprovada tecnicamente de que para os casos de qq motor flex atual que, se eles forem abastecidos somente com essas atuais gasolinas comuns e/ou aditivadas, eles vão apresentar o seu pior rendimento geral, além de todas as desvantagens já citadas aqui por incontáveis vezes como a ocorrência das nocivas carbonizações acumuladas dentro desses motores flex além da maior contaminação do oleo do motor, o que tbm pode causar maiores desgastes com o passar do tempo de uso desses veículos.
Concluindo, o etanol é e sempre será tudo de melhor que poderemos ter a oferecer a qq motor flex, garantido !
E se o assunto aqui ainda for essas tais de gasolinas nacionais que abastecem os nossos veículos flex, avisem a dona Petrobras e a todas essas demais refinarias brasileiras que eu já fui foram muitas e muitas vezes nos EUA, estudei mecânica automotiva lá , morei lá foram por vários meses seguidos e não por apenas alguns dias ou semanas fazendo turismo e por isso sei muito bem e já conheço bem de perto o que são as nobres gasolinas norte americanas em qualidade para o caso delas serem comparadas com esses nossos LIXOS e excrementos medíocres de petróleo chamadas de gasolinas nacionais, portanto não adianta tentarem defender essas gasolinas nacionais pq elas definitivamente não merecem reconhecimento algum, infelizmente !
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