Sobre os motores flex, obviamente que existem sim leves diferenças no rendimento geral entre eles.
Isso quer dizer que alguns desses atuais motores flex podem apresentar diferenças entre o consumo médio quando abastecidos com gasolinas e tbm com o etanol.
Tudo vai depender do que cada fabricante tem como objetivo e que assim, eles poderão desejar desenvolver e otimizar cada um desses seus motores com calibrações para mostrar que eles podem ser mais econômicos quando eles forem abastecidos com etanol ou com gasolina.
Lembrando ainda que a realidade dos fatos é que existe sim uma variação entre o consumo médio de um motor flex quando abastecido com gasolina e com etanol.
Por exemplo, rodando em rodovia e obedecendo sempre os limites máximos de velocidade e mantendo o ar cond. ligado , uma grande maioria de veículos com motores de 3 a 4 cilindros e com cilindrada variando entre os 1.0 a 1.6 e tanto nos casos de motores aspirados e tbm para os casos dos turbinados , eles vão percorrer entre uns 9,5 kms/litro a uns 11,5 kms/litro com o etanol.
E que quando esses mesmos veículos flex estiverem abastecidos somente com as gasolinas comuns e/ou aditivadas, o consumo médio apresentado por eles quando utilizados nessas mesmas condições em rodovia poderá variar entre 13,4 kms/litro a 16,2 kms/litro.
Então, já que temos uma base de consumo desses veículos ditos mais populares e acessíveis tanto com etanol e tbm com essas gasolinas, vamos calcular agora os gastos para abastecer esses veículos quando eles forem utilizados em viagens por rodovias :
Atribuindo valores médios de 4,30 para o litro do etanol comum e de 6,30 para o litro dessas gasolinas comuns vamos calcular :
O consumo médio desses veículos flex que está entre 9,5 e 11,5 dá uma média de 10,5 kms/l para o etanol.
E tomando como base uma distancia estipulada de 300 kms para uma viagem por rodovia , dividindo-se esses 300 kms por essa média de consumo de 10,5 e teremos 28,6 litros de etanol consumidos nesse percurso e que multiplicados pelo valor de 4,30 perfazem o valor total de 123,00 e sempre arredondando-se os resultados.
E tomando como base o consumo médio para esse mesmo veículo flex agora abastecido somente com gasolina que é entre 13,4 e 16,2 kms/l, então temos para esse caso uma média de 14,8 kms/l e que dividindo essa mesma distância de 300 kms por essa média de 14,8 , teremos assim 20,3 litros consumidos nessa viagem e que multiplicados por 6,30 perfazem o valor total de 128,00 e aqui tbm arredondamos os resultados.
Portanto , notem que abastecendo com etanol ainda teremos uma pequena economia confirmada nesse caso aqui de 5,00 para se fazer essa citada viagem de 300 kms desse percurso total.
E nesse caso aqui, sem considerar ainda todas aquelas já conhecidas e importantes vantagens oferecidas pelo etanol se comparado com essas gasolinas comuns e aditivadas.
Então teremos na realidade uma óbvia e nítida vantagem em $$$$ sempre que optarmos em abastecer com etanol se os preços entre ele e essas gasolinas estiverem com essas citadas diferenças básicas.
Obs : Pessoalmente, se mesmo com os preços do etanol ao redor de 4,50 por litro e as gasolinas comuns sendo mantidas a uns 6,30 ainda assim eu vejo com mais vantajoso abastecer sempre com o etanol e apenas levemente temperado com no máximo 20% dessa gasolina , pq desse jeito se obterá o melhor desses 2 mundos.
E mesmo considerando esse preço de 4,50 para o etanol, nesse exemplo citado acima teremos para uma viagem dessas de 300 kms uma despesa de 128,60 para se abastecer com o etanol contra 127,70 para o caso de se abastecer com gasolina comum e considerando-se aqui os resultados de valores exatos.
Ou seja, uma mais do que desprezível diferença de apenas 0,90 e que devido a isso para mim, o etanol permanece assim como o campeão imbatível aqui nesse caso .
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