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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 11 Fev 2025 17:40 
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Retornando a esse tópico para mais alguns comentários :

Estamos vendo uma real evolução nos atuais motores flex, tanto os aspirados e tbm os turbo e agora com o novo advento dessa nova geração de motores híbridos , tanto os a gasolina e tbm os flex.

E lógico que eu tbm estou nessa grande torcida por essa tão desejável evolução , acompanhando de perto por todas essas reais novidades que estão surgindo a cada momento aqui no nosso mercado.

Eu particularmente tenho me interessado bem mais por essa nova geração de motores turbo flex híbridos , pq eles pode apresentar um novo sistema híbrido tanto associado a um motor a combustão a gasolina e tbm os flex onde tanto as suas baterias podem ser recarregadas pelo próprio motor do veículo e como tbm elas podem ser recarregadas nas tomadas externas apropriadas.

E vcs pode acreditar, estamos apenas no começo dessa nova tecnologia que promete muito com a ajuda da eletricidade no desempenho e na economia dessa nova geração de veículos híbridos que estão a caminho desse nosso mercado.

Basta termos paciência e esperar pelos modelos que vão surgindo e que podem oferecer de fato , as maiores vantagens tanto técnicas e tbm as econômicas para os seus futuros e interessados donos.

Obs : E na nossa familia, estamos por enquanto apenas com a nova Ford Maverick híbrida a gasolina do meu irmão, que está nos surpreendendo com o seu ótimo rendimento geral.

Mas que com certeza, ela pode perfeitamente ser ainda mais melhorada, com uma nova versão flex e ainda, aumentando-se um pouco mais a sua atual autonomia e desempenho com a ajuda de um sistema híbrido um pouco mais eficaz e com um pouco mais de capacidade efetiva.

Já quanto aos atuais modelos apenas elétricos, eu os vejo como um interessante opção somente para aquela típica utilização urbana severa, de uso urbano e mais intenso por curtas distâncias além de se permitir tbm fazer aquelas curtas viagens neles e à noite, após a paralização normal desses veículos, deixa-los recarregando as suas baterias.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 22 Fev 2025 13:16 
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Sobre os motores flex, obviamente que existem sim leves diferenças no rendimento geral entre eles.

Isso quer dizer que alguns desses atuais motores flex podem apresentar diferenças entre o consumo médio quando abastecidos com gasolinas e tbm com o etanol.

Tudo vai depender do que cada fabricante tem como objetivo e que assim, eles poderão desejar desenvolver e otimizar cada um desses seus motores com calibrações para mostrar que eles podem ser mais econômicos quando eles forem abastecidos com etanol ou com gasolina.

Lembrando ainda que a realidade dos fatos é que existe sim uma variação entre o consumo médio de um motor flex quando abastecido com gasolina e com etanol.

Por exemplo, rodando em rodovia e obedecendo sempre os limites máximos de velocidade e mantendo o ar cond. ligado , uma grande maioria de veículos com motores de 3 a 4 cilindros e com cilindrada variando entre os 1.0 a 1.6 e tanto nos casos de motores aspirados e tbm para os casos dos turbinados , eles vão percorrer entre uns 9,5 kms/litro a uns 11,5 kms/litro com o etanol.

E que quando esses mesmos veículos flex estiverem abastecidos somente com as gasolinas comuns e/ou aditivadas, o consumo médio apresentado por eles quando utilizados nessas mesmas condições em rodovia poderá variar entre 13,4 kms/litro a 16,2 kms/litro.

Então, já que temos uma base de consumo desses veículos ditos mais populares e acessíveis tanto com etanol e tbm com essas gasolinas, vamos calcular agora os gastos para abastecer esses veículos quando eles forem utilizados em viagens por rodovias :

Atribuindo valores médios de 4,30 para o litro do etanol comum e de 6,30 para o litro dessas gasolinas comuns vamos calcular :

O consumo médio desses veículos flex que está entre 9,5 e 11,5 dá uma média de 10,5 kms/l para o etanol.

E tomando como base uma distancia estipulada de 300 kms para uma viagem por rodovia , dividindo-se esses 300 kms por essa média de consumo de 10,5 e teremos 28,6 litros de etanol consumidos nesse percurso e que multiplicados pelo valor de 4,30 perfazem o valor total de 123,00 e sempre arredondando-se os resultados.

E tomando como base o consumo médio para esse mesmo veículo flex agora abastecido somente com gasolina que é entre 13,4 e 16,2 kms/l, então temos para esse caso uma média de 14,8 kms/l e que dividindo essa mesma distância de 300 kms por essa média de 14,8 , teremos assim 20,3 litros consumidos nessa viagem e que multiplicados por 6,30 perfazem o valor total de 128,00 e aqui tbm arredondamos os resultados.

Portanto , notem que abastecendo com etanol ainda teremos uma pequena economia confirmada nesse caso aqui de 5,00 para se fazer essa citada viagem de 300 kms desse percurso total.

E nesse caso aqui, sem considerar ainda todas aquelas já conhecidas e importantes vantagens oferecidas pelo etanol se comparado com essas gasolinas comuns e aditivadas.

Então teremos na realidade uma óbvia e nítida vantagem em $$$$ sempre que optarmos em abastecer com etanol se os preços entre ele e essas gasolinas estiverem com essas citadas diferenças básicas.

Obs : Pessoalmente, se mesmo com os preços do etanol ao redor de 4,50 por litro e as gasolinas comuns sendo mantidas a uns 6,30 ainda assim eu vejo com mais vantajoso abastecer sempre com o etanol e apenas levemente temperado com no máximo 20% dessa gasolina , pq desse jeito se obterá o melhor desses 2 mundos.

E mesmo considerando esse preço de 4,50 para o etanol, nesse exemplo citado acima teremos para uma viagem dessas de 300 kms uma despesa de 128,60 para se abastecer com o etanol contra 127,70 para o caso de se abastecer com gasolina comum e considerando-se aqui os resultados de valores exatos.

Ou seja, uma mais do que desprezível diferença de apenas 0,90 e que devido a isso para mim, o etanol permanece assim como o campeão imbatível aqui nesse caso .

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 23 Fev 2025 01:18 
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E atualizando sobre a nova pick up Ford Maverick híbrida do meu irmão, depois do nosso retorno daquela proveitosa viagem até Recife , ocasião onde esse veículo mostrou um surpreendente rendimento geral e que deixou o seu dono bem satisfeito com essa aquisição.

Agora ela está com quase 6600 kms rodados e foi realizada a sua primeira troca de oleo e filtro quando ela tinha menos de 2000 kms rodados e antes dela iniciar essa longa viagem até Recife.

Lembrando que do total dessa sua quilometragem percorrida, um pouco mais da metade foi rodada no modo elétrico, o que significa que quando ela havia percorrido os seus primeiros 2000 kms, a realidade é que uns 1200 kms desse total foram percorridos no modo totalmente elétrico.

E agora que essa camioneta já concluiu o seu período inicial de amaciamento , o meu irmão nos comentou que foi percebido que a sua média de consumo diário melhorou um pouco mais em relação a antes e que ela já está alcançando os 18,8 kms/l rodando sempre abastecida somente com boas gasolinas aditivadas e nas mesmas condições diárias que ela sempre foi utilizada antes dessa sua longa viagem.

E os comentários do seu dono são de que devido a esses resultados , que ele não compraria mais nenhum outro novo veículo que não fosse assim do tipo híbrido igual a essa sua pick up , justamente pq ele ficou muito satisfeito com o rendimento geral apresentado por essa sua nova compra.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 08 Mar 2025 19:19 
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Infelizmente só pode ser motivo de inveja ou de alguma implicância gratuita contra essa tecnologia dos veículos flex e do etanol.

Porque existem no Youtube alguns caras de fato super mal preparados e sem mostrarem nenhum conhecimento técnico de causa e que ficam postando vídeos contra os motores flex, contra o etanol e tbm contra as misturas de gasolina com etanol e enfim, contra tudo sobre esses assuntos numa clara e estúpida apelação geral como se eles fossem os únicos donos da verdade absoluta !

Eu nem perco o meu tempo tentando instruir esses tipos de pessoas, afinal, a literatura sobre esse assunto está por toda a parte, tanto na net, em cursos tanto os presenciais e tbm os online bem como em livros e todas essas são fontes de conhecimento que se encontram muito à vontade para quaisquer pessoas que se de fato, interessarem em aprender corretamente sobre esse assunto, que poderão sim perfeitamente se instruírem corretamente sobre esse isso.

Mas parece que é bem mais cômodo , mais fácil e mais interessante ficar ouvindo e dando crédito a esses bate papo furados do tipo disse que me disse desses infundados comentários populares de que os motores flex não prestam, que o etanol tbm não presta, que o motor flex é um pato que não faz nada direito ... e por aí vão todas essas estúpidas criticas e besteiras totalmente infundadas sobre esses assuntos.

Porque será que todos esses metidos a espertinhos de plantão não param de falar e de gravar na net e no Youtube tantas asneiras assim sem nenhum fundamento lógico e nem técnico e não inventam alguma coisa mais útil e evoluída do que essa atual tecnologia dos motores flex e talvez até algum combustível mais eficaz do que o etanol !!!

Vamos aguardar para ver se talvez possa até surgir algum resultado prático quanto a isso ... e enquanto não inventam nada melhor , coitados deles !!!

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 12 Mar 2025 18:54 
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E um outro grande MITO que está sendo muito difundido na net porém sem o menor fundamento técnico de nada é o fato dos motores flex estarem apresentando problemas de injetores e outras peças quando são abastecidos com etanol ...

Coitados desses caras que se habilitam a gravar vídeos propagando de boca cheia esses baita mitos sobre o sempre injustiçado etanol.

Eu vejo isso como a maior falta de um conhecimento técnico mais aprimorado, mais confiável e bem melhor fundamentado para se ficar falando toda essa estupidez sem pé nem cabeça assim em público.

Como justificar então que somente dentro da minha família, ao todo são nada menos do que 13 veículos flex de marcas , modelos e de anos diversos e que são conduzidos por mim, pela esposa, por meus irmãos, cunhadas , pelo meu filho e demais sobrinhos e que absolutamente TODOS ESSES VEÍCULOS somente são abastecidos com etanol misturado a 20% de gasolina comum e que todos eles SEMPRE tem funcionado perfeitos , mostrando um excelente desempenho e economia geral e sem jamais apresentarem o menor problema de falhas e muito menos de peças danificadas devido a essas nossas escolhas pelo etanol.

Mas que a verdade seja dita aqui, que tbm todos esses veículos acima citados recebem sempre uma cuidadosa manutenção preventiva mantida totalmente em dia além desses veículos serem abastecidos em Postos de Combustíveis confiáveis.

Portanto , considero todas essas citações públicas na net como uma total falta de responsabilidade e de respeito com as pessoas e bem melhor do que essa vergonhosa atitude seria se esses mesmos sabichões se instruíssem melhor antes deles se habilitarem com essa ousadia toda a gravar esses tais desses vídeos.

Obs : Se alguém aqui participa desses forums na net ou desses comentários sobre esses vídeos, que por favor, comentem com esses sabichões que a industria automotiva nacional já está bem evoluída o suficiente para ela saber proteger com toda a eficiência , todos os sistemas flex de combustíveis, sejam em veículos aspirados ou turbo com os sistemas mais antigos de injeção indireta multiponto e tbm em todos os veículos flex mais recentes equipados com injeção direta para que assim , eles possam ser abastecidos com toda a segurança com quaisquer proporções de etanol , de gasolina ou com a mistura desses 2 combustíveis.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 16 Mar 2025 14:48 
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E aproveitando do assunto desse tópico, vamos comentar um pouco mais sobre essa nova e surpreendente tecnologia dos veículos híbridos.

E tomando como base a nova Ford Maverick híbrida do meu irmão em que estou acompanhando de perto a utilização dela tanto em uso urbano e tbm por rodovias , chega-se fácil a conclusão de que essa pick up poderia sim perfeitamente ter um motor menor, mais atualizado flex e turbo no lugar desse seu atual e antigo motor aspirado de elevada cilindrada e só a gasolina e assim como já está associado a um motor elétrico um pouco maior em combinação a uma bateria tbm um pouco maior.

Com essas bem possíveis modificações e óbvio que a nível de fábrica, já se teria o melhor de todos os mundos, ou seja, um veículo ainda mais potente, com um melhor rendimento geral e uma maior autonomia no modo elétrico, melhorias essas que o deixariam ainda mais econômico e que poderia ser abastecido com etanol e ainda sem os inconvenientes de necessitar de parar esse veículo para recarregar a sua bateria em tomadas domésticas e/ou em postos de recargas como ocorre com todos os demais veículos elétricos.

Por isso que eu ainda estou apostando nesse caminho como a melhor , a mais viável e a mais prática solução energética e que se mostra perfeitamente possível de ser concretizada e talvez seja até mais vantajosa do que essa opção dos veículos totalmente elétricos atuais aqui no nosso mercado que ainda vão necessitar muito de toda uma melhor e mais abrangente infra-estrutura para servir todos os atuais veículos elétricos com muito mais pontos de recarga por toda essa imensidão desse nosso país.

E assim, vamos acompanhando essa evolução e com certeza que nós consumidores só teremos a ganhar com o aperfeiçoamento cada vez maior dessa nova tecnologia desses veículos híbridos flex aqui no nosso mercado.

Quem sabe se surgir algum veículo assim nessa configuração acima citada, eu tbm me anime a entrar nesse mundo dos veículos híbridos flex.

E considerando todas as opções atuais que já estão disponíveis no nosso mercado, ainda não me interessei por nenhum modelo dessa nova tecnologia.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 23 Mar 2025 12:21 
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Algum colega aqui no Clube que tenha um veículo flex, teria algum comentário a fazer sobre ele , que seja positivo ou negativo, não importa , sintam-se à vontade para falar o que quiserem:

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 01 Abr 2025 19:03 
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Uma observação muito importante e que a maioria ainda não tem um conhecimento melhor sobre isso :
E ficando apenas nessa atual linha de veículos da Hyundai do Brasil, todos os seus manuais trazem as informações de que para TODOS os veículos novos e em fase de amaciamento, que não se deve forçar o motor principalmente nos seus primeiros 1000 kms rodados.

Isso significa para os casos de veículos com câmbios manuais , da necessidade de se manter as rotações do motor entre 2 mil e 4 mil rpms e sem jamais deixar o motor funcionar forçado em marchas mais fracas e apenas com preguiça ou comodismo de se reduzir para uma marcha inferior.

Já nos casos de veículos com câmbios aut., deve-se evitar a todo custo rodar nesses veículos com os seus câmbios no programa ECO , pq esse programa é calibrado para soltar logo todas as suas marchas e assim, o motor vai funcionar muitas vezes sem carga e em baixas rotações, o que vai prejudicar o assentamento ideal de todas as suas peças que ainda vão estar se assentando e se acasalando umas com as outras.

E com esse mal acasalamento de todas essas peças novas e bem justas uma com as outras, teremos duas desvantagens principais :

Esse motor não vaí apresentar a sua máxima compressão e a outra desvantagem é que o seu consumo de oleo lubrificante tbm não será o mínimo possível como seria sempre o desejável, pq poderão ocorrer maiores folgas entre todas as suas peças internas e isso vai prejudicar diretamente toda a boa saúde futura de qq motor novo.

Obs : E lembrando aqui que preferencialmente, a 1ª troca de oleo e do filtro deverão ser feitas sempre entre os primeiros 1000 kms rodados até os 1500 kms rodados para que assim, possa estar garantida toda uma futura máxima performance desse motor novo.

Mas que infelizmente quanto a esse fato, nenhum fabricante atual de veículos mostra que se interessa em informar sobre isso e acredito que seja por pura conveniência e interesse interno e de marketing dessas fábricas !

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MensagemEnviado: 04 Abr 2025 19:03 
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E eu devia já há algum tempo atrás, compartilhar com todos aqui no Clube sobre esse assunto, que o considero de suma importância para melhorar ainda mais o desenvolvimento e o rendimento geral de toda essa atual geração de motores e sejam eles flex ou não e do tipo turbo ou aspirados.

Ocorre que o que despertou assim a minha atenção foi ao perceber bem surpreso ao olhar na ficha técnica de alguns veículos híbridos atuais, tanto os nacionais e tbm os importados, sobre as altíssimas taxas de compressão utilizadas atualmente pelos motores desses veículos apesar de que eles se utilizam de clclos mais modernos e mais recentes como os ciclos Atkinson e o Miller que ajudam a esses novos motores a se utilizarem cada vez mais dessas taxas de compressão cada vez mais elevadas mesmo em motores turbo e mesmo quando eles ainda são alimentados por essas gasolinas atuais de baixas octanagens , porém sem que eles apresentem os perigosos riscos deles serem destruídos pelas eventuais e sempre nocivas pre-ignições ou as detonações.

Por exemplo, já existem motores de veículos atuais híbridos aspirados a gasolina com taxas de 13:1 como é o caso da nova Ford Maverick híbrida do meu irmão e que apresenta um ótimo desempenho e rendimento geral mesmo quando abastecida com essas gasolinas aditivadas de apenas 93 octanas RON.

E como já existem tbm os casos de alguns modelos chineses que foram ainda mais ousados nesse importante detalhe técnico e lançaram motores aspirados a gasolina aqui no nosso mercado com as inacreditáveis taxas de compressão de 15,5 : 1 ou seja, são verdadeiras taxas de compressão utilizadas até agora somente por vários dos atuais motores a diesel turbinados.

No caso dos novos motores turbo a gasolina, fabricantes premium como a Audi já demonstraram tbm essa ousadia ao lançarem desde 2018 o seu novo motor 2.0 TFSI a gasolina com taxas de compressão bem elevadas de 11,7:1 ou seja, é uma taxa de fato bem elevada e até abusiva demais para ser empregada em um motor turbo a gasolina , mas quando o que interessa são os resultados finais em rendimento máximo obtidos por esses motores, tudo passa a ser muito válido e perfeitamente possível como já estamos presenciando isso nos dias atuais.

E se esses ousados fabricantes chegaram a esses limites dessas atuais taxas de compressão tidos como impensáveis e proibitivos até a bem pouco tempo atrás, então pq todos os demais fabricantes de veículos do mundo ocidental não tomam logo esses exemplos como parâmetros técnicos para que assim, eles tbm possam explorar melhor essa importante característica técnica que já demonstra ser perfeitamente possível atualmente e assim, lancem logo novos motores tanto aspirados e melhor ainda se eles forem turbinados mas flex e já com essa importante característica técnica incorporada neles !!!

Porque saibam tbm que já é antigo e comprovado desde sempre em mecânica automotiva que quanto maior for a taxa de compressão apresentada por quaisquer tipos de motores a combustão interna, maiores tbm serão o desempenho e a economia oferecido por eles e ainda, aliados sempre a um menor consumo de combustível, ou seja, isso é sempre o melhor que pode existir desses 2 mundos da mecânica automotiva nesse universo atual.

E mais ainda quando consideramos que já existe disponível o etanol com a sua elevadíssima octanagem que serviria muito bem para alimentar com toda a sua máxima eficiência, quaisquer um desses novos motores dessa mais recente geração flex com essas taxas de compressão bem mais elevadas e ousadas com toda a segurança possível.

Melhor ainda quando for o caso dos motores c/ turbo e principalmente se eles forem flex pq assim eles poderão perfeitamente receber sempre e cada vez mais, maiores pressões do turbo o que tbm faz a taxa de compressão resultante ficar bem mais elevada mas sem os nocivos e sempre perigosos riscos dessas pre-ignições ou detonações e oferecendo sempre um melhor resultado obtido em rendimento geral.

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