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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 04 Mai 2025 14:49 
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E falando sobre os motores flex e mais ainda , das versões turbo e agora com esse mais recente advento dos turbo flex híbridos que serão sem nenhuma sombra de dúvidas, a melhor tecnologia lançada e empregada nessa nova geração de motores que já estão sendo preparados para o nosso mercado.

Tudo começou com o advento cada vez maior dessa nova geração de motores downsizing em que os motores foram ficando cada vez menores em cilindrada , mas carregados de muita tecnologia com os turbos, os comandos de válvulas variáveis em duração e até no levante e que assim, ofereceram um rendimento tão superior que nunca tínhamos sonhado e depois vieram a aplicação desses novos ciclos miller e atkinson para melhorar ainda mais a eficiência dos motores a combustão associados a algum sistema híbrido e ainda aqui no nosso mercado, o emprego do sistema flex em todos esses motores, ou seja, que esse é sempre o melhor de todos esses mundos automotivos.

E imaginem agora esses novos motores turbo flex ajudados por um sistema híbrido leve , vcs podem apostar que será tudo de bom e do melhor que essa atual industria automotiva poderá criar para esse nosso mercado.

Ou seja, muito torque disponível desde as mais baixas rotações, potências de sobra e ainda associados aos câmbios aut. cada vez mais eficientes .

Pois eu confesso aqui a todos que o meu último veículo com um motor aspirado foi esse nosso pioneiro HB20 1.6 flex comprado lá em Novembro de 2012 e que com certeza que com ele finalizou a minha preferencia por motores aspirados.

E logo depois dessa compra desse nosso atual HB20 1.6 , optei por realizar um antigo sonho de adquirir o nosso atual Jetta TSI 2.0 turbo em Junho de 2013 e que , apesar dele ser um modelo de sedan somente a gasolina por ser um veículo importado, ele sempre sabe me surpreender pq oferece muito torque e potência sobrando para quaisquer tipos de solicitações, seja no transito urbano e melhor ainda em rodovias.

E o tempo foi avançando ate que, por influência direta do meu irmão caçula que havia comprado no final de 2015 , um dos primeiros Peugeots 2008 THP flex com câmbio manual lançados aqui no nosso mercado em 2015 e que ele ficou surpreendido e super satisfeito com o rendimento geral desse seu pioneiro SUV. , resolvemos então nós dois em Agosto de 2022 , ele a trocar esse seu Peugeot 2008 usado por um novo Citroen C4 Cactus THP automático e junto com ele, eu tbm adquiri esse nosso atual C4 cactus THP flex aut. e que confesso aqui que foi uma das minhas melhores opções de escolha.

E finalmente, em Outubro de 2023 , após fazer um inesperado e surpreendente test drive num novo BMW 320i flex numa CCS em Belo Horizonte , ocasião em que além da magnífica dirigibilidade oferecida por esse modelo, eu o vi estacionar sozinho além de ve-lo tbm percorrer de marcha a ré e de forma totalmente autônoma, os seus últimos 50 mts percorridos e tudo isso com a perfeição e a exatidão típicas alemãs.

E além de todos esses mimos tecnológicos , ele ainda oferecer o seu motor 2.0 turbo flex além desse seu atual modelo sedan com um cx de perfil aerodinâmico de apenas 0,25 e assim, esses foram os motivos mais do que suficientes para eu realizar essa minha mais recente compra desse nosso atual BMW 320i flex já no final de Novembro de 2023.

E o que eu tenho a compartilhar aqui é que nada substitui o prazer e a satisfação pessoal em realizar qq tipo de viagem com um modelo turbo flex e melhor ainda se ele estiver abastecido com etanol, ou seja, a facilidade e segurança em fazer ultrapassagens, não importa se for em descidas e melhor ainda se for em subidas , vc sempre vai se empolgar com as respostas afiadas do motor turbo flex em qq situação em em qq tipo de solicitação desse motor.

Imaginem agora que além dessas vantagens oferecidas por esses atuais motores turbo flex dessa mais recente geração e ainda mais quando abastecidos com etanol , se houver a ajuda de um sistema híbrido leve de pelo menos uns 20 cvs a 30 cvs a mais , o quanto se ganharia de torque , potência e economia de combustível !!!

Vamos aguardar porque essa mais recente tecnologia desses motores turbo flex híbridos promete muito e nos dá sinais claros de que poderá assim oferecer algo mais de interessante a todos nós.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 12 Mai 2025 19:08 
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E melhor do que esses atuais veículos híbridos a gasolina, somente se esses motores se tornarem híbridos flex pq assim, eles vão poluir bem menos e ainda vão mostrar um maior rendimento geral quando abastecidos com o etanol.

E esses atuais veículos com esses sistemas híbridos contando com uma bateria extra de 48 volts para alimentar um motor elétrico pode tanto ser adicionado em um motor aspirado flex e melhor ainda se ele for incorporado a um motor turbo flex pq assim se tem sempre o melhor desses 2 mundos !

Enquanto isso, a melhor relação custo-benefício será sempre dos atuais veículos turbo flex , não importa se ele for desde um simples motor 1.0 ou qualquer um outro motor maior , mas contando sempre com essa atual tecnologia turbo flex e melhor ainda será se ele já estiver equipado com algum sistema híbrido leve, porque assim melhores serão as vantagens oferecidas por eles !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 15 Mai 2025 20:31 
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Infelizmente, tenho lido na net e tbm no YouTube muita gente falando mal dos motores flex e mais ainda do etanol atribuindo a ele problemas encontrados nesses motores !

E assim eu me vi na obrigação de tentar ajudar a essas pessoas a entenderem melhor a origem dos problemas antes delas atacarem quem não tem de fato culpa alguma !

Ou seja, quando são os casos de não se dar a devida manutenção preventiva em qq veículo flex e muito menos quando um dono não tem o devido cuidado na escolha mais sensata sobre em qual Posto de Combustíveis que se deve abastecer , então ficar atribuindo a culpa de quaisquer tipo de falhas nesses veículos a um determinado combustível NUNCA SERÁ jamais nem um pouco razoável e muito menos a solução mais sensata !

E eu sempre deixo como exemplo , todos os veículos flex das nossas famílias que somam nada menos do que 13 veículos das mais diversas marcas e tipos.

E que absolutamente TODOS ELES são sempre abastecidos com aquela costumeira mistura de etanol com 15% a 20% de gasolina comum e TODOS esses veículos continuam mostrando um rendimento e um funcionamento geral perfeito e exemplar em quaisquer situações de utilização.

Mas que tbm é bem verdade que TODOS esses citados veículos flex recebem com certeza a sua manutenção preventiva toda e rigorosamente em dia além de todos eles tbm serem abastecidos em Postos de Combustíveis da nossa absoluta confiança.

E assim, eu não posso me responsabilizar e nem tentar procurar por explicações para justificar eventuais problemas que ocorrem em diversos veículos flex por aí que só mesmo DEUS para saber como eles são cuidados pelos seus proprietários.

Mas mesmo assim, muitos se enchem sim de coragem para postar publicamente vídeos e artigos falando mal dos veículos flex e tbm do etanol, mas que curiosamente, tenho observado que essas mesmas pessoas NUNCA falam mal desses nossos LIXOS DETESTÁVEIS DE GASOLINAS que nem mesmo merecem ser chamadas desse nome de tão ordinária que sempre é a qualidade delas.

Por isso que são bem lamentáveis e totalmente inconcebíveis esses tipos de fatos !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 22 Mai 2025 13:14 
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E os atuais motores flex são tão mais modernos e evoluídos comparados com absolutamente todos os demais motores movidos somente a gasolina que se fosse possível que TODOS os veículos fabricados atualmente ao redor do mundo já fossem FLEXFUEL , muito problemas já estariam solucionados a nível de todos os atuais fabricantes e o rendimento geral desses veículos seria até um pouco melhor do que o obtido atualmente por cada fabricante !

Além das vantagens técnicas de que se fosse assim, não haveria a necessidade de calibrações especificas desses veículos quando eles fossem vendidos para quaisquer países do mundo e nem para atender a determinadas gasolinas mais puras ou mais misturadas com etanol.

Os motivos para essa minha citação aqui são mais do que óbvios, afinal, a realidade é que cada vez mais, as gasolinas ao redor do mundo estão recebendo gradativamente maiores percentuais de etanol para com isso se tentar diminuir as emissões de gases nocivos emitidos pelo escape desses veículos além da menor dependência com as compras de petróleo e seria exatamente aqui nesse ponto onde essa atual tecnologia flex iria calhar , brilhar e fazer o seu sucesso total.

Além disso, o etanol é um combustível limpo , de fonte renovável e bem diferente de todos os demais combustíveis derivados do petróleo que contém muito mais carbono em sua composição além do fato de que as suas reservas são limitadas e um belo dia , vcs podem apostar que elas vão sim se esgotar totalmente com toda a certeza desse mundo mas antes disso, elas vão sempre poluir muito e cada vez mais todo esse nosso planeta !

E assim, devemos torcer para que venha e se popularize cada vez mais tbm aqui no nosso mercado essa nova e mais recente tecnologia dos veículos híbridos , essa inédita tecnologia dos motores a combustão associados a um ou mais motores elétricos , mas incluindo em toda essa geração mais recente de veículos híbridos, essa nossa atual e brilhante tecnologia FLEXFUEL , pq assim quem optar em abastecer com o etanol vai obter sempre um maior rendimento geral além de contribuir sempre para uma menor emissão de poluentes contribuindo assim, para uma atmosfera cada vez mais limpa para uma boa saúde de todos nós !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 05 Jun 2025 13:40 
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E retornando a esse tópico pq sempre existe alguma informação técnica adicional a ser incluída aqui :

E para quem ainda não sabe, não é nenhum privilégio apenas de nós brasileiros , o advento dessa tecnologia automotiva flex.

Ela se iniciou lá nos EUA ainda na época dos antigos Fords modelo T cujo proprietário dessa marca, Henry Ford inventou lógico que utilizando-se somente de métodos mecânicos mais primitivos e mais rudimentares, um carburador que com uma pequena variação na sua regulagem, permitia a esse motor desse veículo, funcionar com gasolina, com etanol e até com querosene.

E isso foi ainda lá na década de 10 e antes de 1910.

E já bem depois disso, na década de 90 e com o advento da eletrônica aplicada em massa nos veículos, criou-se lá nos EUA esses modernos veículos c/ os motores flex e com eles, tbm o combustível batizado lá no exterior de E-85.

Ou seja, os veículos flexfuel apareceram nos EUA 10 anos antes deles serem lançados por aqui no nosso mercado.

E apesar de que muita gente ainda não sabe da realidade sobre esse novo combustível, ele foi disponibilizado tanto nos EUA e tbm na Europa em alguns países como a França. a Alemanha, a Suécia e mais alguns outros países, exatamente para abastecer esses veículos flex que tbm existem circulando por lá mas lógico que em menor quantidade do que aqui no Brasil .

Mas que a realidade é que esse E-85 é encontrado nos Postos de Combustíveis desses países do exterior são encontrados lá com proporções variadas de etanol misturado com gasolina.

Nos EUA por exemplo, esse E-85 pode ter o seu teor de etanol variando de um máximo de 83% até um mínimo de 51% , a depender da região dos EUA, da disponibilidade de etanol e tbm da época do ano em que se esteja.

No inverno por exemplo, lá nos EUA nunca se encontra esse E-85 com menos de 30% de gasolina que contudo poderá variar até esses mínimos de 51% de etanol adicionados nele e os restantes 49% de gasolina que é justamente para facilitar as partidas a frio no inverno mais rigoroso dos EUA.

Mas no verão, quando as temperaturas lá em geral são mais amenas, esse mesmo E-85 já pode ser encontrado na rede de Postos de lá com até esses citados máximos 83% de etanol e com + 17% de gasolina.

Já na Europa, esse combustível E-85 tbm sofre de leves variações no teor de etanol misturado com gasolina, a depender dos países e tbm da época do ano.

E assim, lá na Europa durante o verão pode-se encontrar o E-85 com até esses 85% de etanol e o restante de gasolina, mas no inverno, eles tbm aumentam um pouco mais o teor de gasolina dessa mistura que passa a ser de até 25% que é justamente para ajudar a facilitar as partidas a frio desses motores flex por lá.

E foi exatamente baseado nesse combustível gringo E-85 que eu tbm tive essa idéia mas ainda lá na década de 90 de misturar um pouco de gasolina no etanol e percebi que essa mistura se mostrou como uma campeã e de um sucesso absoluto.

Porque com isso , se tem ainda a maior parte de etanol e somente um pouco de gasolina para servir de um aditivo extra para esse etanol.

Além da outra vantagem real de que esse pequeno percentual de gasolina misturada ao etanol tbm faz esse etanol render um pouco mais em rendimento aumentando um pouco mais a sua autonomia !

Lógico que pode-se variar a quantidade de gasolina misturada a esse etanol hidratado indo de 10% até uns 25% e saibam que cada motor flex vai mostrar um determinado rendimento com cada uma dessas pequenas variações dessa gasolina adicionada nesse etanol.

E assim, estão convidados todos os colegas e demais companheiros a relatarem aqui as suas experiencias pessoais com quaisquer tipos de misturas de etanol com gasolina realizadas nos seus veículos flex.

Obs : E só citando aqui um exemplo vcs para terem uma ideia sobre o sucesso absoluto dessa mistura de E-85.

Desde quando eu ainda me utilizava de veículos 100% a etanol, eu tinha um saudoso voyage super 1986 com um motor AP 1.8 com carburador e o seu câmbio manual de 5 marchas.

Pois desde aquela época e foi no inicio dos anos 90 que eu já misturava 10% de gasolina no tanque dele e completava com etanol.

E com isso ele sempre funcionava uma vida toda com essa mistura que facilitava em muito um funcionamento mais redondo e regular dele, não importa o quanto rigoroso poderia ser cada inverno que eu passava com ele.

E assim tb, igualmente todas as suas partidas a frio eram instantâneas e perfeitas e nem era necessário eu ficar esperando ele aquecer para depois iniciar o percurso com ele, por mais frio que estivesse a temperatura ambiente.

Colocar gasolina no tanquinho de partida a frio desse voyage, eu nunca mais nem me lembrei mais disso , justamente porque nunca mais precisei desse tipo de ajuda !

E eram muitas as pessoas que se enganavam com esse meu voyaginho e me perguntavam sempre se ele era a gasolina e eu ria muito com essas observações dos demais, mas confirmava sim com todo o orgulho de que ele era só a " ALCOOL " pq assim era chamado naquela época o nosso atual etanol hidratado.

E lógico que aqueles mágicos 10% de gasolina que eu sempre misturava no tanque daquele nosso saudoso Voyage Super 1.8 era ideia minha e da qual eu jamais abriria mão e que continua sendo assim até hoje com as misturas de 20% de gasolina no etanol que abasteço todos os nossos veículos flex !!!

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 15 Jun 2025 10:00 
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E mesmo com a entrada do inverno nessa nossa região e com as temperaturas despencando, absolutamente todos os nossos veículos flex está funcionando perfeitos inclusive nos momentos das partidas a frio !

Resultado de uma manutenção preventiva sempre mantida em dia e da utilização daquela mistura de 20% de gasolina com + 80 % de etanol sempre que todos esses veículos são abastecidos !

Além da nossa utilização basicamente de um tradicional Posto da Shell daqui da nossa cidade que tem aquela já ótima e confirmada reputação de uma excelente qualidade de todos os seus combustíveis vendidos !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 23 Jun 2025 13:23 
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E retornando a esse tópico para adicionar mais um comentário sobre esses novos motores turbo flex :

Esse final de semana, fiz uma rápida viagem até uma cidade vizinha a nossa num percurso total de apenas 110 kms.

E fui já à noite retornando de lá quando era madrugada .

E como eu não utilizava esse nosso atual BMW 320i desde o dia 24/04 nem para dar uma rápida voltinha com ele e são portanto quase 2 meses com o motor dele totalmente parado , resolvi assim fazer essa pequena e rápida viagem nele.

E com certeza que ao pressionar o botão de partida desse veículo que estava abastecido com aquela habitual mistura de etanol misturado com 20% de gasolina, o motor dele pegou imediatamente e de estalo apesar desse longo tempo inativo.

E como a autonomia dele indicava uns 190 kms restantes, saí para essa pequena viagem sem reabastecer já que o tanque dele indicava que tinha um pouco mais de 1/4 de combustível e portanto, haveria sobra de combustível para essa rápida utilização dele.

Como a rodovia estava mais tranquila, mantive facilmente nesse curto trajeto velocidades entre 120 km/h a 130 km/h e mantendo o câmbio no seu modo ECO PRO o tempo todo.

E no final dessa viagem ao chegar em casa, o comp. de bordo desse sedan ainda mostrava uma média geral de 11,2 km/Lt o que eu achei excelente já que usamos o ar cond o tempo todo para aquecer o interior desse veículo.

E temos de considerar tbm que esse veículo está com o upgrade de stage 2 instalado nele, o que já incrementa bastante todo o rendimento geral desse seu motor 2.0 turbo flex além das temperaturas mais baixas ao redor dos 12° cent. em que estava aquela noite e já sabemos que temperaturas ambientes mais baixas sempre aumentam um pouco mais o consumo geral de qq tipo de veículo a combustão.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 18 Jul 2025 12:34 
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Estamos sempre acompanhando o que está ocorrendo no mercado automotivo mundial e sobre a mistura de etanol nas gasolinas gringas li um artigo dos EUA na net que achei muito interesssante :

Um orgão oficial automotivo la dos USA resolveu fazer uma experiência técnica com vários veículos a gasolina fabricados entre 1998 e 2006 e que estavam calibrados de fábrica para funcionarem somente com gasolina pura !

E todos esses veículos usados e devidamente revisados e com as suas mecânicas totalmente em ordem foram propositalmente abastecidos com uma gasolina preparada e padronizada contendo esses 20% de etanol anidro.

Em seguida, eles foram submetidos a vários testes semelhantes ao que o Instituto Mauá de Tecnologia fez com essas novas gasolinas E-30 a E-32 a serem lançadas aqui no nosso mercado interno a partir de 01/08/2025.

E os resultados práticos desses testes apontaram que os sistema de injeção eletrônica de todos aqueles veículos norte americanos se adaptaram reajustando-se muito bem a essas gasolinas experimentais com esses citados 20% sem apresentarem nenhuma falha e até mostraram uma importante redução dos gases poluentes emitidos pelos seus escapes.

Ou seja, mesmo com essas injeções eletrônicas originais desses veículos norte americanos estarem calibrados para gasolinas puras sem misturas com etanol, elas conseguiram se reajustarem e se adaptarem perfeitamente a essas gasolinas desse teste com esses 20% de etanol adicionado propositalmente nelas.

E assim, acredito certamente que testes desse tipo sinalizam positivamente que deverão começar a ir aumentando devagar os percentuais de etanol adicionados nas gasolinas gringas ao redor do mundo todo, o que está mostrando tbm que todos esses atuais sistemas de injeção eletrônica para motores a gasolina já poderão ser fabricados e calibrados de fábrica para lidarem com gasolinas contendo teores de etanol cada vez maiores, o que já é uma ótima e importante notícias para todos nós.

Ou seja, seria calibrar de fábrica os sistemas de injeção eletrônica de todos os atuais veículos a gasolina para que eles se adaptem automaticamente a quaisquer gasolinas desde as puras até por exemplo aquelas gasolinas como as nossas contendo até uns 35% de etanol misturado nelas.

Obs : E não custa relembrar aqui que a maneira mais fácil e simples de se aumentar a octanagem de quaisquer tipos de gasolinas é apenas adicionando etanol anidro nelas e pronto, ganham-se muitas octanas a mais e por um custo mínimo já que o etanol sempre custa bem menos para ser produzido do que as gasolinas.

E gasolinas com mais octanagem significa sempre obter mais torque e potência com um menor consumo médio e ainda menores níveis de poluentes emitidos por quaisquer motores tanto os aspirados e mais ainda com os turbos.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 29 Jul 2025 14:44 
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E ontem a noite conversando com alguns outros colegas, eles me perguntaram o que eu achei do novo Audi A5 2026.

Comentei com eles que sempre sou um admirador das mecânicas dos Audis mas se fosse para eu trocar o nosso atual BMW 320i flex 2024 por um desses novos Audis A5 2026 eu não trocaria .

Apesar de que ele tem uma eficiente transmissão 4x4 e um ótimo motor 2.0 turbo somente a gasolina até um pouco mais potente com 272 cvs e 40,8 kgfm de torque do que o desse nosso atual BMW 320i flex quando ele estiver ainda original.

No caso desse nosso BMW 320i flex que já está equipado com stage 2 , o desempenho dele com etanol pode ser até levemente melhor do que o oferecido por esse novo Audi A5.

E o câmbio desse Audi tem só 7 marchas contra as 8 marchas do câmbio do nosso atual BMW apesar do câmbio dele ser um eficiente DSG mas o motor 2.0 turbo do BMW 320i flex é de fato um pouco mais econômico do que o motor 2.0 turbo desse novo Audi A5.

Mas aquele interior todo preto desse novo Audi apesar da qualidade do acabamento e do couro , definitivamente aquele interior preto dele não é a minha praia e assim, prefiro mil vezes o interior caramelo e muito mais chamativo do nosso atual BMW, que se mostra ser bem mais luxuoso e de um maior bom gosto do que o interior todo preto e mais simples desse novo Audi A5.

Mas um outro detalhe muito importante que tbm conta muito para mim seria de ter de abastecer esse novo Audi com essas tais de gasolinas nacionais de míseras 94 octanas RON e ainda esperar dele desempenhos brilhantes, o que eu não acredito mesmo nesse tipo de milagre.

Então , somados todos esses pontos negativos acima citados e mais a boa diferença em $$$$ que eu teria de pagar para trocar esse nosso novíssimo BMW 320i flex que não tem ainda nem mesmo 12 mil kms rodados , eu vou preferir com toda a certeza economizar o meu $$$$$ e manter esse nosso BMW sempre novinho como ele está e curti-lo ainda por muito mais tempo do que fazer essa troca.

E mesmo que esse nosso BMW 320i seja de tração traseira contra a tração e a transmissão 4 x 4 desse novo Audi e o seu motor 2.0 turbo ser bem afiado e desenvolvido mas que ele infelizmente ainda não é do tipo flex, o que para mim é sempre de suma importância poder abastecer com etanol e nunca depender dessas tais de gasolinas super premium sempre caras e raras que temos por aqui.

Lembrando aqui como eu mesmo comentei com esses meus colegas, que essa é a minha opinião pessoal e que cada um pensa do seu jeito e assim, que todos sejam felizes com as suas escolhas pessoais !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 01 Ago 2025 19:55 
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Só acrescentando aqui que com o advento dessas novas gasolinas com 30% de etanol anidro misturado nelas, quaisquer tipos de motores, tanto os flex ou os motores a gasolina poderão se beneficiar um pouco melhor e com uma boa parcela a mais de rendimento só com a ajuda de um piggyback ou de um remap mais bem dedicados e elaborados.

E lógico que bem mais esses atuais motores poderão ser beneficiados se não confiarmos apenas na calibração original e mais limitada das ECUs desses veículos que obviamente, jamais poderão extrair e nem oferecer todo o melhor rendimento proporcionado por quaisquer combustíveis e suas misturas indo desde as gasolinas mais simples até o nosso nobre e sempre imbatível etanol.

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