filipeamc3 escreveu:
Como proprietário de um HB20 Turbo, vou dar minha opinião sobre as baixas vendas desse modelo.
Primeiro, acho que quem matou o HB20 Turbo não foram os outros modelos 1.0 Turbo do mercado. Up! TSI não concorre com HB20 Turbo embora tenham preços similares. Na verdade, acho que o Up cobra mais pelo que oferece. É um carro mais simples que HB20 e o preferido dos "pilotos de semáforo" que querem o carro pra se sentir bem ao sair em primeiro nas paradas de sinal. Fiesta Ecoboost também não concorre e aí já é outro nível.
O que de fato prejudicou foi, talvez, as propagandas inexistentes (em fóruns, muita gente nem sabe que existe HB20 Turbo) e principalmente o irmão maior, o HB20 1.6. Os preços entre os dois são próximos, mas o modelo 1.6 oferece mais opções e uma delas é o câmbio automático. O mesmo modelo anda mais que o Turbo e, dizem, consome menos.
Não posso falar sobre o consumo do modelo 1.6, mas vários especialistas dizem que consome menos.
Embora o motor Turbo do HB20 seja mesmo defasado em comparação aos "concorrentes", não considero o mesmo um motor ruim e beberrão (novamente, especialistas falam isso). Quem já leu meus relatos de consumo aqui mesmo no fórum, sabe do que estou falando.
O desempenho é honesto para um carro urbano e retoma bem na estrada. Nesse ponto, pode não ser um canhão como os TSI e Ecoboost, mas anda mais que os 1.4, 1.5 e alguns 1.6 aspirados do mercado. Particularmente, acho esse modelo de HB20 mais gostoso de dirigir que o Gol 1.6 por exemplo.
Na parte mecânica até o momento não tive problema algum com o motor. O carro está agora com 1 ano 2 meses praticamente e em torno de 8.500 km rodados. No fórum do Up TSI por exemplo, há vários relatos de vazamento de óleo pela turbina e problemas de motor batendo. Desconheço problemas assim com o HB20 Turbo a não ser aqueles poucos relatos sobre a válvula de prioridade, mas não é um problema grave.
Agora, caso a Hyundai traga os 1.0 Turbo GDI, esse será para substituir o 1.6 apenas, pois tem potencial para isso. Mas a que preço?
Também tenho um HB20 Turbo, e concordo com o que você disse, a falta de marketing não deixou essa versão prosperar.
Quando falo que meu carro é 1.0 Turbo, quase 99% das pessoas me falavam que nem sabiam que a hyundai tinha esse motor no HB20.
Os próprios vendedores quando notavam que as pessoas ficavam com dúvida entre 1.0 Turbo e 1.6, logo forçavam a pessoa a pegar o 1.6 já detonando o 1.0 Turbo. Isso é óbvio, quanto mais caro o carro que ele vender melhor a comissão. Na parcela a diferença acaba sendo pequena... mas no meu caso utilizei essa diferença para pagar a documentação e boa parte do seguro... isso na hora da compra as pessoas não levam em consideração, depois passam o resto do mês/ano juntando trocados pra pagar as contas..