Olá a todos os colegas !
Como esse assunto aqui sempre tem as suas novidades, vou relatar aqui as nossas últimas :
Fiz ha pouco mais de uma semana atrás a instalação do upgrade stage 2 nessa nossa nova BMW 320i flex 2023/2024, onde é retirado o seu catalisador e instalado no lugar dele uma peça de aço inox chamada de downpipe e com essa modificação, o trabalho da turbina fica liberado e ela então funciona mais livre e até começa a soprar um pouco mais cêdo do que antes !!!
Junto a isso, instalamos tbm um piggyback que contém todas as modificações feitas nos mapas originais da ECU desse veículo e assim é que se consegue esse ganho expressivo no rendimento geral desse motor.
Por exemplo, na programação original da ECU desse motor, a dona BMW aplica somente um leve boost na turbina original dele de 0,55 bars, o que aqui para nós, é de fato muito pouco para se esperar um rendimento digno e com algum brilho maior para esse seu fabuloso motor.
E lógico que nós entendemos as razões e o porque disso, já que não interessa a fábrica da BMW do Brasil de transformar esse seu pacato sedan 320i flex básico e de entrada num jatinho de desempenho brilhante ainda mais que ela é flex e pode ser assim abastecida perfeitamente com o etanol e com isso se obter um real grande ganho no seu rendimento geral !
E assim, nós programamos esse módulo do piggyback para aumentar essa pressão do turbo indo desses iniciais e irrisórios 0,55 bars originais para mais saudáveis e interessantes 1.3 bars e tbm fizemos novos mapas para as curvas de avanço de ignição e de mistura de ar+combustível para com isso, se obter esse novo desempenho mais fino e customizado com esse novo conjunto de modificações realizadas.
Lembrando aqui que sabemos sim que existem outras oficinas preparadoras em todo o Brasil que conseguem tirar até mais rendimento do que esse que conseguimos, mas sempre as custas de se utilizar uma pressão de turbina maior do que esses 1.3 bars indo até 1.5 bars e com isso se consegue sim de fato mais uns 12 a 15 cvs extras e tbm um pouco mais de torque, porém com isso, já se está comprometendo a vida útil da turbina original que não suportaria todo esse excesso de pressão sem apresentar um desgaste mais prematuro devido ao excesso de rotações imprimido a ela.
Seria então nesse caso mais indicado, fazer logo um upgrade do conjunto dessa turbina original por uma outra um pouco maior e mantendo-se com isso uma maior vida útil dela de vido ao seu menor esforço de trabalho.
Óbvio que essa nova recalibração desse módulo piggyback exige a utilização de um dinamômetro para se certificar atravez de logs no sistema sobre os novos resultados obtidos e a progressão de toda essa afinação e ainda deixar uma boa margem de segurança para esse motor.
E do motor original dessa nossa BMW 320i flex que apresentou no dinamômetro 209 cvs e de quase 32 kgfm de torque nas rodas conseguimos agora um novo upgrade de desempenho de 252 cvs e de 42,6 kgfm de torque, resultados novamente nas rodas e sem correção.
Lembrando que esse veículo sempre estava abastecido em todos esses testes de dinamômetro cujas puxadas se somaram em 12 no total dessa calibração até se obter esse resultado final e desde quando ele ainda era original com etanol misturado a 15% de gasolina comum.
Essa recalibração foi feita em São Paulo e o retorno de volta até a nossa cidade distante quase 1000 kms foi de um divertimento inesperado e surpreendente.
O motor agora responde com muito mais disposição e agressividade , fazendo das ultrapassagens um exercício de prazer e facilidade extrema.
E observei ainda na prática que quando se utiliza esse motor com mais paciência e abusando menos do acelerador em cargas leves a médias, o consumo tbm diminuiu um pouco, mas quando se utiliza toda a plenitude dessa sua nova performance, o consumo é levemente maior do que antes, óbvio isso já que milagres aqui não existem e toda essa cavalaria extra precisa ser bem alimentada e de acôrdo para que tudo nesse motor se mantenha sempre saudável e de forma segura.
Então aqui está o resultado desse novo upgrade de stage 2 para essas novas BMW 320i B48 flex sempre abastecida com etanol levemente temperado com 15% de gasolina comum e os resultados ficaram um verdadeiro show de bola, já que esse sedan se transformou completamente da água para um bom vinho !
Obs : Apenas não se consegue retirar o limitador original da velocidade máxima dessa BMW com esse upgrade de stage 2 com o piggyback e que continua limitada a exatos 240 kms/h e confirmada por algumas vezes em longas retas mais desertas e desimpedidas desse trajeto.
Com uma baita diferença de que antes, só consegui chegar e com a ajuda de descidas longas até os picos máximos de 236 kms/h indicados no velocímetro digital dela e agora com esse novo upgrade de stage 2 , ela chega bem mais rápido e fácil até os 240 kms/h em plenas retas planas sem precisar da ajuda de nenhuma descida e ela fica lá estabilizada e limitada nessa velocidade máxima !!!
E tbm já estamos bem cientes que o máximo que vai acontecer depois desse upgrade é de alguma CCS da rede BMW descobrir esse stage 2 devido a visível falta do seu catalisador e querer anular a mísera e vergonhosa garantia original de somente 2 anos desse veículo.
Mas tudo bem, não estou nem um pouco preocupado com isso já que estou cuidando dessa nossa BMW desde zero KM até bem melhor do que a própria fábrica recomenda, então fico de boa e tranquilo aqui curtindo esse brinquedo que ficou bem melhor e mais divertido do que antes , afinal essa vida é muito curta para se curtir essas BMW 320i flex ainda originais e sempre mais fracas!!!
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
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