|
Retornando a esse tópico para deixar mais um importante comentário :
Aqui na nossa família temos 2 veículos que se encaixam nessa categoria do título desse tópico já que eles são equipados com esses novos motores turbo a gasolina :
O novo Jeep Commander 2.0 turbo a gasolina 2025.
E o novo Creta 1.6 TGDI 2025 .
E reconheço sim que ambos são veículos até mais bem cuidados do que o que recomenda para eles os seus próprios fabricantes, ou seja, trocas de oleo e de filtros mais precoces por motivos de um capricho maior e para assim, manter esses motores sempre mais bem saudáveis.
E isso tbm significa com toda a certeza em proporcionar um melhor amaciamento geral desses 2 motores , o que vai sempre favorecer um ótimo rendimento geral deles e assim, uma melhor combustão dessas atuais gasolinas E-30.
E a prova prática mais real dessa melhor e mais completa combustão é quando se observa as ponteiras dos escapes desses 2 SUVs que se mostram sempre bem limpas e totalmente livres de sinais de carbonizações escuras , indicando justamente uma combustão mais limpa e mais completa, resultando sempre nessa total ausência desses sinais de fuligens escuras nas ponteiras dos escapes desses 2 SUVs .
E se esse já é considerado como um fato bem normal em todos os atuais motores flex quando abastecidos com etanol, mas que com essa nova gasolina E-30 podemos considerar esse fato como um grande feito e um louvável ponto positivo , sinalizando para uma perfeita combustão e uma ideal vedação interna desses motores que conseguem proporcionar assim, essa queima bem limpa e livre dessas nocivas carbonizações.
Lógico que existe de fato, o grande mérito dessa valiosa ajuda desses atuais 30% de etanol anidro misturado nessas gasolinas E-30 , o que não deixa de ser um real motivo para haver assim, essa combustão bem mais limpa e completa, então na minha opinião, considero sim bem positivo esse advento dessas novas gasolina principalmente agora com essa nova geração de motores turbo a gasolina e além daqueles novos veículos já equipados com essas novas motorizações híbridas leves.
Obs : Tbm não se pode esquecer de que sempre as gasolinas vão contaminar bem mais o oleo lubrificante dos motores do que o etanol e esse já é um fato técnico amplamente comprovado em mecânica automotiva.
E lembrando aqui que quando um oleo lubrificante é contaminado pelas gasolinas, ele vai se desgastando e com isso, vai perdendo todas as suas propriedades protetoras e isso significa que a partir daí, que esses desgastes internos em quaisquer motores começam a ocorrer e que eles significam ir perdendo progressivamente o melhor rendimento de quaisquer motores pq esses desgastes precoces significam em outras palavras ir perdendo a cada dia a máxima compressão desses motores e esse fato infelizmente não tem mais retorno , ou seja, a partir daí esses desgastes se acentuam a cada vez mais com as devidas perdas no rendimento geral desses motores causados pela perda de compressão e que circulam a cada dia com os seus oleos lubrificantes assim contaminados e vencidos.
Por isso que existe de fato , razões suficientes para se ter todo esse cuidado em se abreviar as primeiras trocas de oleo dos motores de todos os veículos novos principalmente quando eles são abastecidos com gasolinas do que com o etanol.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|