Bem-vindo: 01 Nov 2025 14:31

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Os novos motores turbo a gasolina.
MensagemEnviado: 31 Jul 2025 15:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
E aqui nesse tópico , teremos muito assunto para comentar sobre essa nova geração de motores turbo a gasolina e que incluem até os veículos híbridos a gasolina e sejam eles turbo ou os aspirados.

E os veículos que mais estão nos impressionando assim em primeira mão são esses novos Cretas 1.6 TGDI e tbm essa nova geração de veículos que estão saindo equipados com esse novo motor da Stellantis , o Hurricane 4 que é o novo motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv de potência e um torque de 40,8 kgfm .

E aqui na nossa familia, temos tanto esse novo Creta 1.6 TGDI 2025 e tbm um novo Jeep Commander 2.0 turbo 2024 para serem comparados com os nossos demais veículos.

Já sabemos tbm que o motor THP original da dupla Citroen C4 Cactus e tbm do novo Peugeot 2008 THP não conseguiram ficar a frente do Creta 1.6 TGDI apesar dessa dupla de veículos franceses estarem abastecidos com etanol e esse Creta 1.6 TGDI estar abastecido apenas com gasolinas aditivadas de 93 octanas RON.

Agora vamos comparar o desempenho desse Creta 1.6 turbo contra esse novo Jeep Commander 2.0 turbo e ambos abastecidos sempre com as mesmas gasolinas aditivadas de 93 octanas RON da Shell.

E vamos incluir tbm nesses testes comparativos, a nova pick up Ford Maverick híbrida tbm a gasolina , o nosso Jetta TSI stage 2 sempre abastecido com gasolina e 36% de etanol e finalmente tbm vamos incluir aqui nesse grupo de veículos a terem os seus desempenhos testados, o nosso novo BMW 320i stage 2 e tbm sempre abastecido com etanol apenas temperado com 20% de gasolina.

E de acordo com cada um desses testes de desempenho lado a lado forem sendo realizados , iremos postando aqui as nossas impressões sobre os resultados de todos esses veículos aqui citados.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Os novos motores turbo a gasolina.
MensagemEnviado: 05 Ago 2025 00:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
Estamos acompanhando atravez dos artigos e anúncios na net sobre o advento dessas novas gasolinas E-30 que estão oficialmente autorizadas a entrarem em produção e distribuição já a partir do dia 01/08/25.

E ninguém melhor do que justamente essa nova geração de motores turbo a gasolina com os novos sistemas híbridos leves para se beneficiarem dessas novas gasolinas comuns e aditivadas que agora irão apresentar oficialmente as 94 octanas RON.

Vamos aguardar para vermos na prática , todos os testes e avaliações desses novos veículos turbo híbridos a gasolina funcionando com essas novas gasolinas com esses 30% de etanol anidro misturado nelas.

E como ficarão os desempenhos oferecidos por eles quando eles estiverem assim abastecidos .

Lembrando aqui que esses novos veículos a gasolina com esses sistemas híbridos leves e com essas novas baterias de 48 volts poderão acrescentar uma interessante dose de um desempenho extra somente a depender da opção de escolha de cada um desses fabricantes.

A grosso modo, seria o mesmo que comparar esses sistemas híbridos leves a um sistema de óxido nitroso mais leve que pode somar ao motor desses veículos ao simples toque de um botão , uma descarga imediata de um mínimo de uns 30 cvs e de um torque de uns 5 kgfm .

Afinal, esses motores elétricos desses sistemas híbridos leves podem fazer exatamente o mesmo efeito de uma injeção ou de um tiro mais leve de óxido nitroso incrementando levemente o desempenho desses novos veículos que ainda poderão aparecer por aqui no nosso mercado.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Os novos motores turbo a gasolina.
MensagemEnviado: 22 Ago 2025 19:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
E somente acrescentando mais algumas informações sobre essas novas gasolinas E-30 e esses novos veículos com motores a gasolina, tanto os aspirados e tbm os turbos associados ou não a pequenos motores elétricos, ou seja , os veículos híbridos .

Acredito que os fabricantes desses veículos não devem ficar nada satisfeitos com essa constante mudança na composição das gasolinas nacionais.

Pq isso afeta diretamente todos os projetos desses motores já que eles são sempre abastecidos por essas gasolinas.

Mas a boa notícia é que essas novas gasolinas E-30 permitem que se projetem motores a gasolina com taxas de compressão um pouco mais elevadas ou motores turbo com pressões de turbina um pouco mais elevadas e assim, em ambos esses casos, se obtém sempre um maior rendimento geral que é afinal, o que vai interessar a quaisquer futuros clientes desses novos veículos.

E quando falamos da obtenção de um maior rendimento geral quando se utilizam maiores taxas de compressão em quaisquer motores a gasolina, estamos falando de se obter assim um melhor desempenho e ainda aliado a um menor consumo médio, o que não de deixa de ser sempre uma ótima notícia para esse atual mercado consumidor.

Mas lembrando aqui que sempre será muito mais interessante para o nosso mercado, o lançamento de motores flex e não de motores somente a gasolina e tanto os aspirados e tbm os turbinados e melhor ainda associados a sistemas híbridos leves que seriam sempre a melhor opção para esse nosso mercado atual.

Porque assim, haveria sempre a interessante opção de escolha entre abastecer com gasolina ou com etanol e ainda se poderia contar com a grande vantagem prática da ajuda de uma bateria para alimentar um pequeno motor elétrico auxiliar para assim impulsionar o veículo por uns 50 kms a 80 kms de autonomia e apenas com a tração elétrica e sem queimar uma unica gota de combustível.

E depois, o próprio sistema elétrico desse veículo híbrido iria repor e recarregar sozinho toda a carga dessa bateria.

Além da outra grande vantagem oferecida por esses sistemas híbridos leves de não ser necessário recarregar essas baterias em tomadas com os pontos de recarga que serão muitas vezes problemáticos tanto para serem encontrados e até para usa-los em casa e mante-los operacionais e isso sem contar ainda a desvantagem do tempo prolongado necessário para se recarregar uma bateria veícular dessas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Os novos motores turbo a gasolina.
MensagemEnviado: 29 Ago 2025 11:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando a esse tópico para deixar mais um importante comentário :

Aqui na nossa família temos 2 veículos que se encaixam nessa categoria do título desse tópico já que eles são equipados com esses novos motores turbo a gasolina :

O novo Jeep Commander 2.0 turbo a gasolina 2025.

E o novo Creta 1.6 TGDI 2025 .

E reconheço sim que ambos são veículos até mais bem cuidados do que o que recomenda para eles os seus próprios fabricantes, ou seja, trocas de oleo e de filtros mais precoces por motivos de um capricho maior e para assim, manter esses motores sempre mais bem saudáveis.

E isso tbm significa com toda a certeza em proporcionar um melhor amaciamento geral desses 2 motores , o que vai sempre favorecer um ótimo rendimento geral deles e assim, uma melhor combustão dessas atuais gasolinas E-30.

E a prova prática mais real dessa melhor e mais completa combustão é quando se observa as ponteiras dos escapes desses 2 SUVs que se mostram sempre bem limpas e totalmente livres de sinais de carbonizações escuras , indicando justamente uma combustão mais limpa e mais completa, resultando sempre nessa total ausência desses sinais de fuligens escuras nas ponteiras dos escapes desses 2 SUVs .

E se esse já é considerado como um fato bem normal em todos os atuais motores flex quando abastecidos com etanol, mas que com essa nova gasolina E-30 podemos considerar esse fato como um grande feito e um louvável ponto positivo , sinalizando para uma perfeita combustão e uma ideal vedação interna desses motores que conseguem proporcionar assim, essa queima bem limpa e livre dessas nocivas carbonizações.

Lógico que existe de fato, o grande mérito dessa valiosa ajuda desses atuais 30% de etanol anidro misturado nessas gasolinas E-30 , o que não deixa de ser um real motivo para haver assim, essa combustão bem mais limpa e completa, então na minha opinião, considero sim bem positivo esse advento dessas novas gasolina principalmente agora com essa nova geração de motores turbo a gasolina e além daqueles novos veículos já equipados com essas novas motorizações híbridas leves.

Obs : Tbm não se pode esquecer de que sempre as gasolinas vão contaminar bem mais o oleo lubrificante dos motores do que o etanol e esse já é um fato técnico amplamente comprovado em mecânica automotiva.

E lembrando aqui que quando um oleo lubrificante é contaminado pelas gasolinas, ele vai se desgastando e com isso, vai perdendo todas as suas propriedades protetoras e isso significa que a partir daí, que esses desgastes internos em quaisquer motores começam a ocorrer e que eles significam ir perdendo progressivamente o melhor rendimento de quaisquer motores pq esses desgastes precoces significam em outras palavras ir perdendo a cada dia a máxima compressão desses motores e esse fato infelizmente não tem mais retorno , ou seja, a partir daí esses desgastes se acentuam a cada vez mais com as devidas perdas no rendimento geral desses motores causados pela perda de compressão e que circulam a cada dia com os seus oleos lubrificantes assim contaminados e vencidos.

Por isso que existe de fato , razões suficientes para se ter todo esse cuidado em se abreviar as primeiras trocas de oleo dos motores de todos os veículos novos principalmente quando eles são abastecidos com gasolinas do que com o etanol.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Os novos motores turbo a gasolina.
MensagemEnviado: 07 Set 2025 21:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
E falando dessa nova geração de veículos com esses novos motores turbo a gasolina , fizemos um interessante e curioso teste entre 2 veículos SUV dessa atual geração :

Foi entre o novo Jeep Commander 2.0 turbo 2025 contra o novo Creta 1.6 TGDI e esses 2 veículos são do meu irmão !

É até desnecessário citar aqui que ambos esses SUVs foram muito bem amaciados e com as suas trocas de oleo sempre muito bem cuidadas e realizadas muito antes do que os seus fabricantes recomendam.

Ambos tbm são sempre abastecidos com a mesma gasolina aditivada E-30 do mesmo Posto de Combustíveis da Shell que já é da nossa confiança e temos o hábito de abastecer todos os nossos veículos lá.

E já bem tarde de uma noite passada dessas, num trecho reto e mais plano de uma rodovia na saída da nossa cidade , aproveitamos que não havia praticamente nenhum movimento e simulamos duas arrancadas sendo uma delas totalmente parada e a outra com esses veículos já rolando há uns 40 kms/h.

Óbvio que em todas essas arrancadas o Commander com o seu poderoso motor 2.0 turbo de 272 cvs e com um torque bem respeitável de 40,8 kgfm pulou na frente do Creta mas ele não conseguiu sumir na frente dele porque ele abriu uma diferença de uns 4 carros na frente do Creta que o acompanhou assim por mais de 1 km e mantendo essa diferença.

Acreditamos tbm que na velocidade máxima , que esse Commander atingiria certamente uma velocidade bem maior do que a desse Creta 1.6 TGDI , o que tbm não seria nenhuma novidade, devido a grande diferença entre a configuração mecânica básica entre esses 2 SUVs.

Mas mesmo com esses resultados já esperados, ficamos surpreendidos com a excelente performance mostrada por esse novo Creta 1.6 TGDI comparado a um SUV de mecânica bem mais poderosa.

Obs : Lembrando aqui que se esse novo Creta 1.6 TGDI fosse flex, que ele ganharia com certeza um pouco mais de desempenho se ele fosse abastecido com o etanol no lugar dessas atuais gasolinas E-30.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Os novos motores turbo a gasolina.
MensagemEnviado: 17 Set 2025 13:15 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando a esse tópico para compartilhar um fato importante sobre os combustíveis ideais para essa nova geração de motores a gasolina, sejam eles turbo ou aspirados !

Ocorre que só aqui na nossa familia, são 4 veículos todos a gasolina e dessa mais recente geração.

E já tem algum tempo que estamos fazendo testes experimentais neles utilizando sempre tanto a gasolina comum e a aditivada do mesmo Posto Shell que já termos confiança e que já estamos habituados a abastecer desde muito tempo atrás.

E ao abastecer a nova Ford Maverick 2.5 aspirada híbrida , o novo Jeep Comander 2.0 turbo , o novo Creta 1.6 Turbo e até o nosso pioneiro Jetta TSI 2.0 turbo com ambas essas gasolinas, estamos comprovando e confirmando na prática que ao utilizar a gasolina aditivada V-Power da Shell, que as ponteiras dos escapes desses 4 veículos se mostram curiosamente um pouco mais limpas e com quase nada de fuligens escuras do que quando abastecemos com a gasolina comum desse Posto.

Ou seja, o aditivo adicionado pela Shell nessas suas gasolinas aditivadas de fato está se mostrando realmente eficaz ao proporcionar uma combustão um pouco mais limpa e livre desses resíduos de carvão do que as gasolinas comuns dessa mesma bandeira.

E assim, moral dessa história é que concluímos com certeza a partir dessas nossas constatações nesses nossos 4 veículos de que é sim benéfico e vantajoso abastecer esses veículos a gasolina com essas gasolinas aditivadas da Shell porque com certeza, sempre haverão benefícios a serem comprovados por quaisquer um dos condutores desse tipo de veículo .

Acredito ainda que essa gasolina aditivada da Shell tenha sim de fato propriedades detergentes e com isso, essa ação detergente vai limpando pela ordem as velas de ignição e na sequência tbm a sonda lambda do escape além dos demais sensores do sistema de injeção incluindo tbm todo o cabeçote e os seus dutos e câmaras de combustão, enfim, todos os locais internos dos motores que entram em contato direto com a mistura de ar + combustível.

E com essas peças aqui citadas se mantendo sempre mais descarbonizadas e mais limpas, óbvio que vai ocorrer uma combustão tbm mais limpa e completa dessa gasolina e como resultado prático dessa ação detergente dessa gasolina aditivada, teremos tbm as ponteiras do escape desses 4 veículos se mostrando sempre mais limpas como de fato temos constatado e comprovado ultimamente ao abastecer esses veículos com essa gasolina aditivada da Shell.

Considero oportuno e importante citar aqui que as gasolinas aditivadas não tem a função principal de limpar os motores dessas citadas carbonizações mas sim de se evita-las e com isso mantendo os motores mais limpos e com os menores níveis de fuligem possíveis.

Lógico e já amplamente comprovado que é o etanol o combustível que nunca deixa fuligens internas nos motores e ainda, que ele tem sim a nobre função de remover todas essas fuligens deixadas pela queima incompleta dessas gasolinas principalmente as gasolinas comuns e mais ainda as gasolinas adulteradas.

Obs : Naturalmente que todos esses nossos 4 veículos são mantidos sempre com toda a sua manutenção preventiva rigorosamente em dia e assim, podemos acreditar aqui com certeza que não existem outros fatores negativos como oleos e demais filtros e velas de ignição já vencidos que possam assim interferir e influenciar nesse resultado ao se fazer esses testes utilizando ambas essas gasolinas da Shell.

Afinal , cuidar sempre e o melhor possível da manutenção preventiva dos nossos veículos é algo certamente elementar para todos nós.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB