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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 09 Mar 2021 13:06 
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ianisgreek escreveu:
Não seria possível adotar esse novo mapa nos motores 1.6 mais antigos até a linha 2019 pq o hardware desses novos veículos com essa motorização 1.6 passou por modificações técnicas válidas para toda essa nova versão desses motores 1.6 mais recentes dessa nova linha HB20 de 2020 em diante.

Fico feliz que eles alteraram tecnicamente também, significa que a marca realmente investe em melhorar os produtos.
Adoraria saber se a mudança foi interna no motor ou externa (modulo diferente, injetores diferentes, etc).


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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 09 Mar 2021 19:32 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Não seria possível adotar esse novo mapa nos motores 1.6 mais antigos até a linha 2019 pq o hardware desses novos veículos com essa motorização 1.6 passou por modificações técnicas válidas para toda essa nova versão desses motores 1.6 mais recentes dessa nova linha HB20 de 2020 em diante.

Fico feliz que eles alteraram tecnicamente também, significa que a marca realmente investe em melhorar os produtos.
Adoraria saber se a mudança foi interna no motor ou externa (modulo diferente, injetores diferentes, etc).



Então Biel 780, quando do lançamento dessa nova linha HB20 2020 em outubro/2019 , foi anunciado pela fábrica para toda a imprensa especializada que houveram sim modificações técnicas na estrutura, suspensões , motores , câmbios e a introdução da nova direção elétrica para esses novos HB20 além das mudanças no acabamento e na parte interna desses veículos.

Além do novo motor 1.0 TGDI flex, modificaram e recalibraram tbm o motor Gamma 1.6 incluindo nessas modificações a introdução do comando de válvulas variável tbm para as válvulas de escape , pq antes isso ocorria somente no sistema de admissão e com isso , esse motor 1.6 ganhou um leve melhor rendimento geral que é perceptível ao conduzir as versões desse novo HB20 quando equipado com esse motor.

Obs : Lembrando que essas modificações técnicas ocorridas nessa nova versão desse motor 1.6 foi tão notável que segundo testes feitos pela imprensa especializada, um novo HB20 1.6 com o câmbio mecânico de 6 marchas é capaz de rivalizar em condições de desempenho nas acelerações com os novos HB20 1.0 TGDI turbo aut. a ponto de até a velocidade máxima entre essas duas versões serem bem semelhantes.

E ainda com a vantagem de que o preço dessas versões 1.6 com câmbio mecânico serem bem mais baratas do que as versões com o conjunto 1.0 TGDI com o câmbio aut. citando tbm que até o consumo médio entre essas versões são bem semelhantes.

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Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 09 Mar 2021 21:54 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Não seria possível adotar esse novo mapa nos motores 1.6 mais antigos até a linha 2019 pq o hardware desses novos veículos com essa motorização 1.6 passou por modificações técnicas válidas para toda essa nova versão desses motores 1.6 mais recentes dessa nova linha HB20 de 2020 em diante.

Fico feliz que eles alteraram tecnicamente também, significa que a marca realmente investe em melhorar os produtos.
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Então Biel 780, quando do lançamento dessa nova linha HB20 2020 em outubro/2019 , foi anunciado pela fábrica para toda a imprensa especializada que houveram sim modificações técnicas na estrutura, suspensões , motores , câmbios e a introdução da nova direção elétrica para esses novos HB20 além das mudanças no acabamento e na parte interna desses veículos.

Além do novo motor 1.0 TGDI flex, modificaram e recalibraram tbm o motor Gamma 1.6 incluindo nessas modificações a introdução do comando de válvulas variável tbm para as válvulas de escape , pq antes isso ocorria somente no sistema de admissão e com isso , esse motor 1.6 ganhou um leve melhor rendimento geral que é perceptível ao conduzir as versões desse novo HB20 quando equipado com esse motor.

Obs : Lembrando que essas modificações técnicas ocorridas nessa nova versão desse motor 1.6 foi tão notável que segundo testes feitos pela imprensa especializada, um novo HB20 1.6 com o câmbio mecânico de 6 marchas é capaz de rivalizar em condições de desempenho nas acelerações com os novos HB20 1.0 TGDI turbo aut. a ponto de até a velocidade máxima entre essas duas versões serem bem semelhantes.

E ainda com a vantagem de que o preço dessas versões 1.6 com câmbio mecânico serem bem mais baratas do que as versões com o conjunto 1.0 TGDI com o câmbio aut. citando tbm que até o consumo médio entre essas versões são bem semelhantes.

Eles acertaram, eu sei da polêmica do design externo, mas eu ainda acho a nova geração do HB20 melhor que todas de seu seguimento, incluindo o novo Onix.
Adoraria no futuro quando precisar fazer o cabeçote (se estarei ainda com o carro) colocar o cabeçote mais moderno e testar a melhoria. Deve ser um motor gostoso, já que o Gamma "antigo" ja é gostoso.

Estou gostando bastante do HB20 agora que peguei o meu.


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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 10 Mar 2021 12:03 
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Concordo contigo que essa nova e última geração dos HB20 de 2020 em diante seja mesmo a melhor delas, pelo longo test-drive que fiz em um HB20 1.0 TGDI foi notável e surpreendente o melhor desenvolvimento geral apresentado por essa nova geração comparada com todas as mais antigas sim.

Quanto a vc trocar o cabeçote antigo pelo novo, não vou saber informar se de fato ouve outras melhorias nessa peça além da ativação do comando variável para as válvulas de escape.

Mas comprar um cabeçote desse completo do novo motor 1.6 para instalar num modelo mais antigo sairia bem salgado além da dificuldade dessa adaptação e da necessidade de se trocar tbm toda a ECU juntamente c/ os demais chicotes e sensores a ponto de inviabilizar economicamente essa brincadeira, talvez ficando até mais viável e mais vantajoso trocar logo o seu atual HB20 por um outro 1.6 já dessa nova geração.

Obs : Inclusive essa dica serve para qq versão mais antiga de HB20 1.6 !!!

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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 10 Mar 2021 18:17 
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ianisgreek escreveu:
Concordo contigo que essa nova e última geração dos HB20 de 2020 em diante seja mesmo a melhor delas, pelo longo test-drive que fiz em um HB20 1.0 TGDI foi notável e surpreendente o melhor desenvolvimento geral apresentado por essa nova geração comparada com todas as mais antigas sim.

Quanto a vc trocar o cabeçote antigo pelo novo, não vou saber informar se de fato ouve outras melhorias nessa peça além da ativação do comando variável para as válvulas de escape.

Mas comprar um cabeçote desse completo do novo motor 1.6 para instalar num modelo mais antigo sairia bem salgado além da dificuldade dessa adaptação e da necessidade de se trocar tbm toda a ECU juntamente c/ os demais chicotes e sensores a ponto de inviabilizar economicamente essa brincadeira, talvez ficando até mais viável e mais vantajoso trocar logo o seu atual HB20 por um outro 1.6 já dessa nova geração.

Obs : Inclusive essa dica serve para qq versão mais antiga de HB20 1.6 !!!

A sim, com certeza, essa vontade minha é apenas eu sonhando alto, rs.
Na verdade, acredito que mesmo com as melhorias, quem está feliz com a geração passada talvez seja melhor esperar para trocar na 2.5 ou na gen 3 quando vier.


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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 10 Mar 2021 19:13 
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E falando de consumo dos HB20X, o meu HB20 não é dessa versão apesar de ser o hatch , mas que pela idade dele com mais de 8 anos de uso regular e pelos 76100 kms rodados até agora, esse carrinho tem me surpreendido em consumo médio e tbm em desempenho.

Sempre o abasteço desde quando ele era ainda zero KM com etanol misturado com 15% a 20% de gasolina e ele nunca nos deixou na mão, apesar dos poucos defeitos que ele apresentou até hj e prontamente resolvidos pela sua garantia de 5 anos.

Foram o medidor do nível de combustível do tanque, defeito na maquina de levantar um dos vidros traseiros, defeito nos batentes das fechaduras de 3 portas, defeito no solenóide do sistema de partida a frio, as pastilhas de freio foram trocadas apenas uma vez até hj , bem como apenas um novo jogo de pneus foi trocado e a bateria que já precisou ser trocada 3 vezes, além dos filtros diversos e as velas de ignição que foram trocados na sua manutenção preventiva normal, enfim, nada mais sério.

E digno de nota tbm é que nenhum fusível queimou até hj e apenas uma vez a lampada da luz de placa traseira queimou.

Mas em compensação, até hj nenhuma peça da suspensão, da direção, do ar cond., do sistema de arrefecimento ou até mesmo do sistema de escape necessitou de nenhuma manutenção corretiva, mostrando na prática o grau de confiabilidade bem elevado para um veículo popular como é essa versão de HB20.

Por isso que nessa faixa de preço dos HB20 1.6 com câmbio mecânico, vejo que nenhum outro modelo de nenhuma outra marca ofereceria um melhor custo-benefício do que essa versão 1.6 de HB20 pode oferecer.

E finalmente, é óbvio que sendo os HB20X uma versão mais pesada, mais alta , de pior aerodinâmica e ainda com um câmbio mecânico ou aut mais reduzido do que o das demais versões de HB20 1.6 , é devido a isso que ele vai sim consumir um pouco mais e ainda apresentar um leve pior desempenho do que o das demais versões 1.6 , sem nenhuma sombra de dúvidas.

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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 11 Mar 2021 10:02 
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ianisgreek escreveu:
E falando de consumo dos HB20X, o meu HB20 não é dessa versão apesar de ser o hatch , mas que pela idade dele com mais de 8 anos de uso regular e pelos 76100 kms rodados até agora, esse carrinho tem me surpreendido em consumo médio e tbm em desempenho.

Sempre o abasteço desde quando ele era ainda zero KM com etanol misturado com 15% a 20% de gasolina e ele nunca nos deixou na mão, apesar dos poucos defeitos que ele apresentou até hj e prontamente resolvidos pela sua garantia de 5 anos.

Foram o medidor do nível de combustível do tanque, defeito na maquina de levantar um dos vidros traseiros, defeito nos batentes das fechaduras de 3 portas, defeito no solenóide do sistema de partida a frio, as pastilhas de freio foram trocadas apenas uma vez até hj , bem como apenas um novo jogo de pneus foi trocado e a bateria que já precisou ser trocada 3 vezes, além dos filtros diversos e as velas de ignição que foram trocados na sua manutenção preventiva normal, enfim, nada mais sério.

E digno de nota tbm é que nenhum fusível queimou até hj e apenas uma vez a lampada da luz de placa traseira queimou.

Mas em compensação, até hj nenhuma peça da suspensão, da direção, do ar cond., do sistema de arrefecimento ou até mesmo do sistema de escape necessitou de nenhuma manutenção corretiva, mostrando na prática o grau de confiabilidade bem elevado para um veículo popular como é essa versão de HB20.

Por isso que nessa faixa de preço dos HB20 1.6 com câmbio mecânico, vejo que nenhum outro modelo de nenhuma outra marca ofereceria um melhor custo-benefício do que essa versão 1.6 de HB20 pode oferecer.

E finalmente, é óbvio que sendo os HB20X uma versão mais pesada, mais alta , de pior aerodinâmica e ainda com um câmbio mecânico ou aut mais reduzido do que o das demais versões de HB20 1.6 , é devido a isso que ele vai sim consumir um pouco mais e ainda apresentar um leve pior desempenho do que o das demais versões 1.6 , sem nenhuma sombra de dúvidas.

O meu não é o X e é automatico mas admito que fiquei muito satisfeito com o consumo dele.
Antes de comprar eu vi vários youtubers dizendo o quanto o HB20 1.6 é péssimo de consumo, mas resolvi comprar o carro mesmo assim (tanto por não confiar muito em youtubers quanto por vir de um Fiesta rocam 1.6).

Moro em São Paulo, na região do Butantã (ou seja, lugar com um transito meio pesado e cheio de ladeiras), o consumo mesmo no automático me impressionou. No etanol fiz uma média (andando normal, nem lento para economizar mas sem descer o pé) com o ar ligado de 7.0 e 9.2. Com comparação ao Rocam, com o ar ligado também e andando mais de boa que no HB20 (por ser manual, fica mais fácil controlar isso), fazia entre 5,5 e 6.9, isso com uma mistura de 70% Etanol e 30% Gasolina.

Dês de meu primeiro carro (um fusca 1300) sempre gostei de cuidar, uso oleo Pentosin Super performance III nos carros 5W30 (sem militec, Alpha X, Bardhal B12, na minha experiência eles não fazem nada, melhor investir em um oleo bom) ou Motul equivalente se não consigo importar este a tempo. Arrefecimento faço uma limpeza a cada ano com a troca, manutenções preventivas.
Espero fazer o HB20 durar, pois o fiesta com 70 mil apenas tive de fazer o cabeçote pois sobre aqueceu mesmo com a válvula termostática trocada em menos de um ano (e peça original OEM).

Até agora me impressionei, claro, o 1.6 não é um motor de injeção direta 1.0 turbo que tem o melhor consumo hoje em dia. Mas achei o carro econômico.


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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 11 Mar 2021 12:46 
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Ótimo esse seu comentário e são muito boas essas médias de consumo que vc conseguiu rodando no etanol, com o ar ligado e ainda nessa região da cidade de São Paulo.

Além do que o seu HB20 1.6 está se mostrando superior ao Fiesta Rocam 1.6 com câmbio manual, portanto só vemos vantagem para o HB20.

Tbm tenho um interesse todo especial nesse novo motor 1.0 TGDI flex associado a esse ótimo câmbio aut. dessa nova linha HB20 para meu uso pessoal e não descarto a real possibilidade de trocar esse meu atual HB20 1.6 por um modelo assim equipado.

Obs : E sem nenhuma sombra de dúvidas, que qq veículo vai agradecer muito se ele receber desde zero KM do seu proprietário , uma correta e cuidadosa manutenção preventiva e isso vai resultar numa longa vida útil de todo o veículo sem apresentar maiores problemas e um real exemplo prático que deixo aqui é esse nosso atual HB20 1.6 2012/2013 que continua rodando perfeito e bem saudável em tudo até o momento.

Sim concordo contigo que aditivos para oleos de motor são inúteis e desnecessários em todos os casos.

Mas o contrário devemos dizer sobre os indispensáveis aditivos destinados aos sistemas de arrefecimento e tbm para os aditivos para combustíveis pq eles sempre se mostram muito úteis e necessários em todos os casos em que se abastece com gasolinas no lugar do nosso nobre e insubstituível etanol.

Valeu pelo seu feedback, agradecemos.

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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 11 Mar 2021 18:13 
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ianisgreek escreveu:
Ótimo esse seu comentário e são muito boas essas médias de consumo que vc conseguiu rodando no etanol, com o ar ligado e ainda nessa região da cidade de São Paulo.

Além do que o seu HB20 1.6 está se mostrando superior ao Fiesta Rocam 1.6 com câmbio manual, portanto só vemos vantagem para o HB20.

Tbm tenho um interesse todo especial nesse novo motor 1.0 TGDI flex associado a esse ótimo câmbio aut. dessa nova linha HB20 para meu uso pessoal e não descarto a real possibilidade de trocar esse meu atual HB20 1.6 por um modelo assim equipado.

Obs : E sem nenhuma sombra de dúvidas, que qq veículo vai agradecer muito se ele receber desde zero KM do seu proprietário , uma correta e cuidadosa manutenção preventiva e isso vai resultar numa longa vida útil de todo o veículo sem apresentar maiores problemas e um real exemplo prático que deixo aqui é esse nosso atual HB20 1.6 2012/2013 que continua rodando perfeito e bem saudável em tudo até o momento.

Sim concordo contigo que aditivos para oleos de motor são inúteis e desnecessários em todos os casos.

Mas o contrário devemos dizer sobre os indispensáveis aditivos destinados aos sistemas de arrefecimento e tbm para os aditivos para combustíveis pq eles sempre se mostram muito úteis e necessários em todos os casos em que se abastece com gasolinas no lugar do nosso nobre e insubstituível etanol.

Valeu pelo seu feedback, agradecemos.
Exato, o aditivo de arrefecimento nem deveria ser chamado de aditivo na nossa lingua, já que ele é o liquido ideal para arrefecimento (a mistura dele com água desionizada claro). Assim como o de combustivel, que a meu ver não está de fato aditivando, mas sim tratando e com a qualidade de nossos postos vira ainda mais indispensável.
Tenho uma duvida enorme sobre o 1.0 TGDI att também, deve ser extremamente gostoso devido ao torque alto.


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 Título: Re: CONSUMO HB20X
MensagemEnviado: 11 Mar 2021 23:12 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Ótimo esse seu comentário e são muito boas essas médias de consumo que vc conseguiu rodando no etanol, com o ar ligado e ainda nessa região da cidade de São Paulo.

Além do que o seu HB20 1.6 está se mostrando superior ao Fiesta Rocam 1.6 com câmbio manual, portanto só vemos vantagem para o HB20.

Tbm tenho um interesse todo especial nesse novo motor 1.0 TGDI flex associado a esse ótimo câmbio aut. dessa nova linha HB20 para meu uso pessoal e não descarto a real possibilidade de trocar esse meu atual HB20 1.6 por um modelo assim equipado.

Obs : E sem nenhuma sombra de dúvidas, que qq veículo vai agradecer muito se ele receber desde zero KM do seu proprietário , uma correta e cuidadosa manutenção preventiva e isso vai resultar numa longa vida útil de todo o veículo sem apresentar maiores problemas e um real exemplo prático que deixo aqui é esse nosso atual HB20 1.6 2012/2013 que continua rodando perfeito e bem saudável em tudo até o momento.

Sim concordo contigo que aditivos para oleos de motor são inúteis e desnecessários em todos os casos.

Mas o contrário devemos dizer sobre os indispensáveis aditivos destinados aos sistemas de arrefecimento e tbm para os aditivos para combustíveis pq eles sempre se mostram muito úteis e necessários em todos os casos em que se abastece com gasolinas no lugar do nosso nobre e insubstituível etanol.

Valeu pelo seu feedback, agradecemos.
Exato, o aditivo de arrefecimento nem deveria ser chamado de aditivo na nossa lingua, já que ele é o liquido ideal para arrefecimento (a mistura dele com água desionizada claro). Assim como o de combustivel, que a meu ver não está de fato aditivando, mas sim tratando e com a qualidade de nossos postos vira ainda mais indispensável.
Tenho uma duvida enorme sobre o 1.0 TGDI att também, deve ser extremamente gostoso devido ao torque alto.



Então Biel 780, concordo com sua colocação e quanto ao novo motor 1.0 TGDI flex, afirmo aqui sem mêdo de errar que ele é bem econômico além de muito gostoso de conduzir.

É um motor bem elástico e potente apesar de ser apenas um motor 1.0 turbo flex, mas que oferece muito torque desde as mais baixas rotações, sobe de giros com facilidade, é silencioso e esse novo câmbio aut. dele é bem macio e suave nas trocas de marcha além dele tbm trocar as marchas bem rapidinho se assim for desejado sempre que for solicitado manualmente pela alavanca do câmbio, por isso que gostei muito dessa dupla, estão muito bem calibrados e afinados entre sí !

E assim, não tenho absolutamente nenhuma reclamação a fazer desse novo powertrain 1.0 turbo flex da Hyundai do Brasil.

Mas nesse interessante e prolongado test-drive que fiz em Novembro 2019, devo citar que recebi da CCS Hyundai que sempre me atende , esse recém lançado HB20 TGDI aut. na versão diamond plus , novinho e com seu tanque abastecido apenas com etanol puro conforme me foi informado pelo próprio gerente da CCS local que inclusive me recomendou que pudesse chicotear esse novo HB20 turbo sem piedade alguma e relatar depois para ele quais foram as minhas impressões.

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