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 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 12 Nov 2021 11:13 
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De fato, isso é o que lemos como justificativa em todos os manuais dos veículos atuais , mas falo aqui como um já antigo profissional da mecânica automotiva e com uma experiência de trabalho de já longos 45 anos auxiliado por uma vasta formação técnica e assim, posso garantir aqui com toda a certeza que isso não passa de "uma baita conversa fiada para boi dormir" e explico abaixo o porque :

QQ motor a combustão interna é formado por várias peças diferentes e tbm de materiais diferentes que são fabricadas separadamente umas das outras.

E por ocasião da montagem desse motor novo, elas vão se encontrar e com todas elas já reunidas, por mais que exista um ajuste bem preciso entre elas, no acasalamento entre todas essas peças durante o funcionamento inicial desse motor novo, vai sempre existir um atrito (esfregamento) entre elas , e com isso, sempre haverá tbm um desprendimento de fuligem de diversos metais entre ferro, aço e alumínio de todas essas peças novas reunidas e trabalhando em conjunto que ficarão suspensas no oleo lubrificante.

E não existe nenhum filtro de oleo eficaz nesse mundo que seja capaz de reter todas essas partículas e elas acabam por se manter suspensas no oleo lubrificante e começam a desgastar lentamente essas próprias peças desse motor novo, MOTIVO esse mais do que suficiente para justificar essas citadas trocas de oleo precoces em todos os motores recém montados de competição, onde o máximo rendimento possível deve ser alcançado.

Espero que entendam agora o real e justificado motivo para essa providencial e benéfica 1ª troca de oleo e do filtro precoce para qq motor novo, que é justamente para se retirar logo de circulação todo esse oleo contaminado pelo amaciamento inicial de dentro desses motores novos !

Obs : E uma outra recomendação de igual IMPORTÂNCIA E VITAL para a boa saúde de qq motor é que se faça SEMPRE tanto essa e tbm todas as demais trocas desse oleo contaminado com o motor já quente e na sua temperatura normal de funcionamento e NUNCA com o motor já esfriando, exatamente para haver um melhor e mais completo escoamento de toda essa fuligem interna pq quando o motor esfria, ela se decanta do oleo no fundo desses motores e ao colocar o oleo novo e o motor esquentar, toda essa fuligem vai se misturar novamente ao oleo novo !

Além do que sempre quando qq oleo lubrificante estiver quente, ele escorre bem mais facilmente do que quando ele está em menores temperaturas facilitando assim a remoção de toda a sujeira interna contida dentro de qq motor.

É isso aí colegas, qq duvida estamos a disposição, valeu !

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 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 12 Nov 2021 14:39 
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Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
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ianisgreek escreveu:

Sei tbm que a maioria dos colegas aqui vai perguntar sobre a real razão dos fabricantes não recomendarem isso e a reposta é mais do que simples e bem óbvia :

Por puros motivos de marketing, somente para mostrarem que os seus produtos são top em qualidade e que por isso mesmo exigem cada vez menos manutenções preventivas, mas com isso o real prejudicado nunca serão esses fabricantes, mas os próprios donos desses veículos novos e infelizmente só alguns deles vão perceber isso mas será sempre bem depois de terminada a garantia de fábrica e assim os fabricantes sempre muito espertos ficam livres de maiores despesas com as coberturas em garantias.

Enfim, afirmo aqui com certeza que isso tudo são jogadas espertas de marketing desses fabricantes, afinal , pq motivos já sabemos que todas as equipes de Formula 1 e de todas as demais categorias do automobilismo mundial fazem sempre a primeira troca de oleo dos seus motores novos e recém montados logo após as primeiras poucas horas de funcionamento deles ????


Nesse ponto eu gostava da Mitsubishi, lembro que qdo tirei minha Pajero TR4 zero pediram para fazer a troca de óleo com 3 meses sem custo. Disseram tbm que as revisões semestrais poderia trocar o óleo em qqr lugar, mas a cada 12 meses levar na concessionária para eles fazerem a revisão conforme o manual. Mas lembro que o valor era alto, na época não me fazia falta pagar a mais por um serviço de qualidade. Mas é só olhar os carros usados da Mitsubishi, vai achar vários com mais de 300mil km rodados

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 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 12 Nov 2021 15:52 
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MauPirillo escreveu:
biel780 escreveu:
MauPirillo escreveu:
Obrigado pela resposta!

O que você escreveu foi muito esclarecedor!... Na hora da venda e do test-drive, nenhum funcionário admite essa diferença de performance, apenas dizem que a potência é a mesma, no etanol ou gasolina. Um técnico admitiu apenas que o etanol queima mais rápido, então o motor fica mais responsivo.
Vou esperar o tanque esvaziar para colocar etanol, e pretendo usar na viagem que farei no fim do ano. Depois volto aqui pra registrar minhas impressões.

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção!
abraço

Mauricio

Desculpe te perguntar, mas o veículo já fez mil km?
Se sim, vale também trocar o óleo pois a primeira troca se for antecipada só ajuda inclusive no consumo


Biel, o veículo ainda está com 210 kms rodados. Obrigado pela dica da troca de óleo, realmente, a Hyundai não orienta a fazer essa troca com 1k. Lembro que há muitos anos atrás comprei um Focus, e eles disseram que seria bom fazer essa primeira troca. Só não me lembro qual o tipo de óleo que indicaram, você tem alguma dica?

Ah então o motor está ainda bem justinho. Eu te indico de fazer a troca dos 1k ou 1.5k mesmo. Quanto ao óleo, use o OEM (o óleo original dele) pois este sempre será o ideal, também seria bom trocar o filtro de óleo.

Quanto a o que o amigo MauPirillo argumentou sobre os motores modernos terem tolerância maior, eu concordo, por isso que os motores hoje aguentam trocas até 10 mil km onde no passado 5 mil era o máximo do máximo.
O problema porém de não fazer a primeira troca aos mil km rodados não é a tolerância e o óleo em sí danificar o motor.. Mas justamente pela tolerância dos motores ser menor (e melhor), a primeira troca fica com muitos detritos (mesmo que quase microscópicos) das peças que ainda estão se assentando no motor.
Então o quanto antes se livrar destes (na primeira troca aos 1k, onde por ai o motor vai parar de se assentar) melhor para a longa vida e consumo do carro. Depois dessa ai realmente, pode trocar o óleo (desde que seja full sintético SM ou SP OEM) a 10k no máximo em uso normal ou 5k no máximo em uso severo (transito e poucas distancias entre ligar e desligar o carro). Lembrando que antes era 5k em uso normal e 2.5k em uso severo.


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