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 Título: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automático
MensagemEnviado: 21 Nov 2024 09:57 
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Bom dia, sou novo aqui no forum, tenho um hb20s 1.6 2014/2015 automático, comprei ele usado com 78000km rodados, rodei com ele cerca de 2000 km e efetuei a troca do óleo do cambio com o óleo multi atf 500 petronas tutela que atende a especificação sp3 da hyundai, no entanto após a troca do óleo na máquina ele começou a apresentar trancos da 2 p 3 e 3 p 4 marcha, fui orientado a fazer o reset do cambio pelo escaner e melhorou um pouco mas ainda da pra perceber esses leves trancos na troca de marcha e também percebi que após a troca ele começou a fazer barulho de marcha arranhando quando coloco de N para D, acredito que o antigo dono não realizava as devidas trocas preventivas pois o oleo antes da troca era escuro e tinha cheiro de queimado quando puxava na vareta, o mais estranho é que o carro funcionava normal e não dava trancos antes da troca do óleo, alguém já passou por isso de após trocar o óleo e vir a dar esses trancos? Estou com medo do cambio estragar, mas no momento ele funciona normal, troca as marchas antes dos 2000 rpm, volta as marchas normal quando piso fundo no acelerador, alguém pode me dar uma luz?


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 Título: Re: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automátic
MensagemEnviado: 21 Nov 2024 10:38 
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Alexxx1178 escreveu:
Bom dia, sou novo aqui no forum, tenho um hb20s 1.6 2014/2015 automático, comprei ele usado com 78000km rodados, rodei com ele cerca de 2000 km e efetuei a troca do óleo do cambio com o óleo multi atf 500 petronas tutela que atende a especificação sp3 da hyundai, no entanto após a troca do óleo na máquina ele começou a apresentar trancos da 2 p 3 e 3 p 4 marcha, fui orientado a fazer o reset do cambio pelo escaner e melhorou um pouco mas ainda da pra perceber esses leves trancos na troca de marcha e também percebi que após a troca ele começou a fazer barulho de marcha arranhando quando coloco de N para D, acredito que o antigo dono não realizava as devidas trocas preventivas pois o oleo antes da troca era escuro e tinha cheiro de queimado quando puxava na vareta, o mais estranho é que o carro funcionava normal e não dava trancos antes da troca do óleo, alguém já passou por isso de após trocar o óleo e vir a dar esses trancos? Estou com medo do cambio estragar, mas no momento ele funciona normal, troca as marchas antes dos 2000 rpm, volta as marchas normal quando piso fundo no acelerador, alguém pode me dar uma luz?




Seja bem vindo ao forum e vc está correto ao citar que a causa para esses trancos seja a falta de se fazer essa troca de oleo muito antes.

E veja que foi feita essa 1ª troca de oleo desse câmbio aut. só após os 10 anos de uso desse veículo, ou seja, foi muito tardia essa troca, apesar da dona Hyundai do Brasil indicar erradamente esse período para essa troca tbm muito tarde e quando qq veículo Hyundai já está muito fora do período de garantia de fábrica !

Mas pode ser que se vc continuar a rodar agora após realizar essa troca de oleo desse câmbio, que o sistema pode ir se auto-corrigindo e esses trancos possam ir diminuindo mais.

Obs : E essa sua descrição quanto a essa real condição desse oleo usado que estava nesse câmbio já mostra que esse lubrificante de fato estava vencido já fazia muito tempo atrás.

Porque esse oleo lubrificante desses câmbios aut. com conversor de torque quando está novo ainda, ele é de uma tonalidade bem vermelho vivo , mas com o tempo e a quilometragem de uso ele vai se escurecendo devagar e que depois de vencido lá pelo seu 5º ano de uso ou depois de uns 60 mil kms, ele já se torna amarronzado escuro mostrando que nesse ponto isso já é um alerta de que ele até já passou da hora dessa importante troca.

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 Título: Re: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automátic
MensagemEnviado: 21 Nov 2024 17:40 
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ianisgreek escreveu:
Alexxx1178 escreveu:
Bom dia, sou novo aqui no forum, tenho um hb20s 1.6 2014/2015 automático, comprei ele usado com 78000km rodados, rodei com ele cerca de 2000 km e efetuei a troca do óleo do cambio com o óleo multi atf 500 petronas tutela que atende a especificação sp3 da hyundai, no entanto após a troca do óleo na máquina ele começou a apresentar trancos da 2 p 3 e 3 p 4 marcha, fui orientado a fazer o reset do cambio pelo escaner e melhorou um pouco mas ainda da pra perceber esses leves trancos na troca de marcha e também percebi que após a troca ele começou a fazer barulho de marcha arranhando quando coloco de N para D, acredito que o antigo dono não realizava as devidas trocas preventivas pois o oleo antes da troca era escuro e tinha cheiro de queimado quando puxava na vareta, o mais estranho é que o carro funcionava normal e não dava trancos antes da troca do óleo, alguém já passou por isso de após trocar o óleo e vir a dar esses trancos? Estou com medo do cambio estragar, mas no momento ele funciona normal, troca as marchas antes dos 2000 rpm, volta as marchas normal quando piso fundo no acelerador, alguém pode me dar uma luz?




Seja bem vindo ao forum e vc está correto ao citar que a causa para esses trancos seja a falta de se fazer essa troca de oleo muito antes.

E veja que foi feita essa 1ª troca de oleo desse câmbio aut. só após os 10 anos de uso desse veículo, ou seja, foi muito tardia essa troca, apesar da dona Hyundai do Brasil indicar erradamente esse período para essa troca tbm muito tarde e quando qq veículo Hyundai já está muito fora do período de garantia de fábrica !

Mas pode ser que se vc continuar a rodar agora após realizar essa troca de oleo desse câmbio, que o sistema pode ir se auto-corrigindo e esses trancos possam ir diminuindo mais.

Obs : E essa sua descrição quanto a essa real condição desse oleo usado que estava nesse câmbio já mostra que esse lubrificante de fato estava vencido já fazia muito tempo atrás.

Porque esse oleo lubrificante desses câmbios aut. com conversor de torque quando está novo ainda, ele é de uma tonalidade bem vermelho vivo , mas com o tempo e a quilometragem de uso ele vai se escurecendo devagar e que depois de vencido lá pelo seu 5º ano de uso ou depois de uns 60 mil kms, ele já se torna amarronzado escuro mostrando que nesse ponto isso já é um alerta de que ele até já passou da hora dessa importante troca.




Tenho percebido que os trancos são intermitentes, as vezes quando ligo o carro e ando não apresenta nenhum tranco e a troca das marchas são bem suaves, mas as vezes se desligo o carro ele volta a dar uns pequenos trancos da 2 p 3 e 3 p 4 marcha, muito estranho, acontece mais quando o carro está quente.


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 Título: Re: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automátic
MensagemEnviado: 21 Nov 2024 18:31 
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Até onde sabemos, ocorrem 2 casos nessas situações :

Ou o oleo velho desse câmbio pode ter desgastado prematuramente alguns dos componentes mecânicos desse câmbio e isso está ocasionando esses trancos, ou a parte eletrônica da ECU desse seu HB20 pode estar ainda se ajustando a essa nova troca de oleo recente que vc fez nele.

E assim, uma sugestão seria vc continuar a utilizar esse seu HB20 normalmente e torcer para que a ECU dele vá se auto ajustando para se diminuir ao máximo possível esses trancos.

Obs : E como vc mesmo já citou, foi feito um reset recente da parte eletrônica desse câmbio e espera-se que isso tbm ajude a resolver o máximo possível esses trancos.

E não tenha mais receios desse câmbio aut. desse seu HB20 estragar mais, pq agora ele já está funcionando com um oleo novo.

Só que infelizmente , esse oleo novo não consegue mais recuperar nenhuma peça que já sofreu algum desgaste prematuro por ter funcionado por muito tempo com um oleo já vencido .

E um fato é certo e nisso vc pode até apostar :

ECU de nenhum veículo desse mundo consegue consertar defeitos mecânicos causados por desgastes prematuros em peças e que nesse caso aqui foi devido ao câmbio ter funcionado por muito tempo com um oleo já bem velho e vencido e que passou muito da hora dele ser substituído.

Justamente devido a isso que até em mecânica automotiva é citado aquele velho e sábio ditado popular de que "sempre foi melhor prevenir do que remediar " com toda a certeza !

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 Título: Re: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automátic
MensagemEnviado: 22 Nov 2024 09:34 
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ianisgreek escreveu:
Até onde sabemos, ocorrem 2 casos nessas situações :

Ou o oleo velho desse câmbio pode ter desgastado prematuramente alguns dos componentes mecânicos desse câmbio e isso está ocasionando esses trancos, ou a parte eletrônica da ECU desse seu HB20 pode estar ainda se ajustando a essa nova troca de oleo recente que vc fez nele.

E assim, uma sugestão seria vc continuar a utilizar esse seu HB20 normalmente e torcer para que a ECU dele vá se auto ajustando para se diminuir ao máximo possível esses trancos.

Obs : E como vc mesmo já citou, foi feito um reset recente da parte eletrônica desse câmbio e espera-se que isso tbm ajude a resolver o máximo possível esses trancos.

E não tenha mais receios desse câmbio aut. desse seu HB20 estragar mais, pq agora ele já está funcionando com um oleo novo.

Só que infelizmente , esse oleo novo não consegue mais recuperar nenhuma peça que já sofreu algum desgaste prematuro por ter funcionado por muito tempo com um oleo já vencido .

E um fato é certo e nisso vc pode até apostar :

ECU de nenhum veículo desse mundo consegue consertar defeitos mecânicos causados por desgastes prematuros em peças e que nesse caso aqui foi devido ao câmbio ter funcionado por muito tempo com um oleo já bem velho e vencido e que passou muito da hora dele ser substituído.

Justamente devido a isso que até em mecânica automotiva é citado aquele velho e sábio ditado popular de que "sempre foi melhor prevenir do que remediar " com toda a certeza !




Leva em torno de quantos km para o câmbio se adaptar a troca? Vou continuar rodando com ele pra ver se vai ter uma melhora nesses trancos, caso não tenha vou levar o carro em uma oficina especializada em cambio automático ou até passar o carro pra frente, é meu primeiro carro automático e infelizmente sou leigo a ponto de não ter identificado o problemão daquele óleo escuro e com cheiro de queimado, mas fica como aprendizado, depois volto aqui para atualizar a situação. Muito obrigado pelo apoio.


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 Título: Re: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automátic
MensagemEnviado: 22 Nov 2024 13:02 
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Alexxx1178 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Até onde sabemos, ocorrem 2 casos nessas situações :

Ou o oleo velho desse câmbio pode ter desgastado prematuramente alguns dos componentes mecânicos desse câmbio e isso está ocasionando esses trancos, ou a parte eletrônica da ECU desse seu HB20 pode estar ainda se ajustando a essa nova troca de oleo recente que vc fez nele.

E assim, uma sugestão seria vc continuar a utilizar esse seu HB20 normalmente e torcer para que a ECU dele vá se auto ajustando para se diminuir ao máximo possível esses trancos.

Obs : E como vc mesmo já citou, foi feito um reset recente da parte eletrônica desse câmbio e espera-se que isso tbm ajude a resolver o máximo possível esses trancos.

E não tenha mais receios desse câmbio aut. desse seu HB20 estragar mais, pq agora ele já está funcionando com um oleo novo.

Só que infelizmente , esse oleo novo não consegue mais recuperar nenhuma peça que já sofreu algum desgaste prematuro por ter funcionado por muito tempo com um oleo já vencido .

E um fato é certo e nisso vc pode até apostar :

ECU de nenhum veículo desse mundo consegue consertar defeitos mecânicos causados por desgastes prematuros em peças e que nesse caso aqui foi devido ao câmbio ter funcionado por muito tempo com um oleo já bem velho e vencido e que passou muito da hora dele ser substituído.

Justamente devido a isso que até em mecânica automotiva é citado aquele velho e sábio ditado popular de que "sempre foi melhor prevenir do que remediar " com toda a certeza !




Leva em torno de quantos km para o câmbio se adaptar a troca? Vou continuar rodando com ele pra ver se vai ter uma melhora nesses trancos, caso não tenha vou levar o carro em uma oficina especializada em cambio automático ou até passar o carro pra frente, é meu primeiro carro automático e infelizmente sou leigo a ponto de não ter identificado o problemão daquele óleo escuro e com cheiro de queimado, mas fica como aprendizado, depois volto aqui para atualizar a situação. Muito obrigado pelo apoio.



Então , depois de se rodar entre 50 kms a 100 kms já é tempo mais do que suficiente para qq ECU automotiva se readaptar a nova condição do veículo e nesse seu caso, a esse oleo novo desse câmbio.

Já quanto a comprar um carro usado, eu tbm já sofri muito quando comprei alguns dos meus primeiros veículos usados com 5 a 8 anos de uso pq não tinha condições naquela época de comprar um veículos zero KM e confesso aqui que já passei foi muita raiva devido aos maus tratos dos seus donos anteriores que mal mal faziam as revisões obrigatórias e quando faziam , pq qq carro usado quando não foi bem conservado desde o inicio pelo seu 1º dono , ele vai quebrar com certeza nas mãos dos coitados dos seus próximos donos e isso é a maior certeza que se pode ter , infelizmente essa é a nossa triste realidade ...

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 Título: Re: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automátic
MensagemEnviado: 07 Dez 2024 21:23 
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Voltando pra contar como ficou meu Hb20 depois de rodar alguns kms, estava dando tranco ainda mesmo depois de todo o procedimento de troca de óleo e reset, por coincidência um amigo já teve um hb20 automatico e conversando com ele me disse que já passou pelo mesmo problema e me disse que poderia ser o fluido e que é melhor colocar o fluido original sempre nas trocas pq da muita diferença, me informou que utilizava também um aditivo para transmissão automática que melhora muito a transmissão de trancos e trepidações, o nome desses aditivos são Lubegard Shudder Fixx e Lubegard Platinum, ambos são homologados pela hyundai, nunca tinha ouvido falar a respeito, decidi comprar um frasco de cada um e por incrível que pareça o meu carro virou outro, ficou com as trocas de marcha bem suaves, sem trancos e rodando bem macio, já rodei cerca de 200km após colocar esses aditivos e parece que fica cada vez melhor, não sei se alguém aqui já utilizou no carro mas pela minha experiência estou gostando bastante, lembrando que não estou fazendo propaganda somente contando minha experiência com esses aditivos que melhorou muito o funcionamento do câmbio.


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 Título: Re: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automátic
MensagemEnviado: 07 Dez 2024 22:06 
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Alexxx1178 escreveu:
Voltando pra contar como ficou meu Hb20 depois de rodar alguns kms, estava dando tranco ainda mesmo depois de todo o procedimento de troca de óleo e reset, por coincidência um amigo já teve um hb20 automatico e conversando com ele me disse que já passou pelo mesmo problema e me disse que poderia ser o fluido e que é melhor colocar o fluido original sempre nas trocas pq da muita diferença, me informou que utilizava também um aditivo para transmissão automática que melhora muito a transmissão de trancos e trepidações, o nome desses aditivos são Lubegard Shudder Fixx e Lubegard Platinum, ambos são homologados pela hyundai, nunca tinha ouvido falar a respeito, decidi comprar um frasco de cada um e por incrível que pareça o meu carro virou outro, ficou com as trocas de marcha bem suaves, sem trancos e rodando bem macio, já rodei cerca de 200km após colocar esses aditivos e parece que fica cada vez melhor, não sei se alguém aqui já utilizou no carro mas pela minha experiência estou gostando bastante, lembrando que não estou fazendo propaganda somente contando minha experiência com esses aditivos que melhorou muito o funcionamento do câmbio.



É sempre muito útil e oportuno sabermos dessas novidades e com certeza que se esses aditivos para o fluído da transmissão automática estão de fato mostrando resultados positivos, tanto melhor para esses casos !

Agradecemos por esse seu importante feedback !

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 Título: Re: Trancos na troca de marcha Hb20s 1.6 2014/2015 Automátic
MensagemEnviado: 09 Dez 2024 20:57 
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ianisgreek escreveu:
Alexxx1178 escreveu:
Voltando pra contar como ficou meu Hb20 depois de rodar alguns kms, estava dando tranco ainda mesmo depois de todo o procedimento de troca de óleo e reset, por coincidência um amigo já teve um hb20 automatico e conversando com ele me disse que já passou pelo mesmo problema e me disse que poderia ser o fluido e que é melhor colocar o fluido original sempre nas trocas pq da muita diferença, me informou que utilizava também um aditivo para transmissão automática que melhora muito a transmissão de trancos e trepidações, o nome desses aditivos são Lubegard Shudder Fixx e Lubegard Platinum, ambos são homologados pela hyundai, nunca tinha ouvido falar a respeito, decidi comprar um frasco de cada um e por incrível que pareça o meu carro virou outro, ficou com as trocas de marcha bem suaves, sem trancos e rodando bem macio, já rodei cerca de 200km após colocar esses aditivos e parece que fica cada vez melhor, não sei se alguém aqui já utilizou no carro mas pela minha experiência estou gostando bastante, lembrando que não estou fazendo propaganda somente contando minha experiência com esses aditivos que melhorou muito o funcionamento do câmbio.



É sempre muito útil e oportuno sabermos dessas novidades e com certeza que se esses aditivos para o fluído da transmissão automática estão de fato mostrando resultados positivos, tanto melhor para esses casos !

Agradecemos por esse seu importante feedback !






Então, pesquisei bastante sobre esses aditivos antes de comprar até pra me resguardar, fiquei com um pouco de receio mas no próprio site deles diz que são homologados não só pela Hyundai mas outras marcas de veículos, pelo que entendi ele é utilizado como ferramenta de diagnóstico, ou seja, são utilizados para detectar se o problema é o fluido utilizado ou se é um problema mecânico, caso os sintomas de trancos e trepidações desapareçam após rodar cerca de 50 km com o veículo o problema é o fluido, caso não desapareça o problema é mecânico (Desgastes). Outro detalhe que fiquei na dúvida era se precisava retirar um pouco de fluido do câmbio para adicionar os aditivos, no meu caso eu retirei cerca de 350 ml de fluido para acrescentar os aditivos Shudder Fixx (59,2 ml) e Lubegard Platinum (296 ml), que possuem cerca de 356 ml, pois fiquei com medo de ultrapassar o nível máximo de fluido do câmbio mas acabou ficando certinho. Outro detalhe, esses aditivos podem ser utilizados com segurança em todos tipos e marcas de veículos, "exceto câmbio CVT ou transmissões antigas da Ford".


Anexos:
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