Bem-vindo: 29 Mar 2024 06:13

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 12 Nov 2021 11:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
De fato, isso é o que lemos como justificativa em todos os manuais dos veículos atuais , mas falo aqui como um já antigo profissional da mecânica automotiva e com uma experiência de trabalho de já longos 45 anos auxiliado por uma vasta formação técnica e assim, posso garantir aqui com toda a certeza que isso não passa de "uma baita conversa fiada para boi dormir" e explico abaixo o porque :

QQ motor a combustão interna é formado por várias peças diferentes e tbm de materiais diferentes que são fabricadas separadamente umas das outras.

E por ocasião da montagem desse motor novo, elas vão se encontrar e com todas elas já reunidas, por mais que exista um ajuste bem preciso entre elas, no acasalamento entre todas essas peças durante o funcionamento inicial desse motor novo, vai sempre existir um atrito (esfregamento) entre elas , e com isso, sempre haverá tbm um desprendimento de fuligem de diversos metais entre ferro, aço e alumínio de todas essas peças novas reunidas e trabalhando em conjunto que ficarão suspensas no oleo lubrificante.

E não existe nenhum filtro de oleo eficaz nesse mundo que seja capaz de reter todas essas partículas e elas acabam por se manter suspensas no oleo lubrificante e começam a desgastar lentamente essas próprias peças desse motor novo, MOTIVO esse mais do que suficiente para justificar essas citadas trocas de oleo precoces em todos os motores recém montados de competição, onde o máximo rendimento possível deve ser alcançado.

Espero que entendam agora o real e justificado motivo para essa providencial e benéfica 1ª troca de oleo e do filtro precoce para qq motor novo, que é justamente para se retirar logo de circulação todo esse oleo contaminado pelo amaciamento inicial de dentro desses motores novos !

Obs : E uma outra recomendação de igual IMPORTÂNCIA E VITAL para a boa saúde de qq motor é que se faça SEMPRE tanto essa e tbm todas as demais trocas desse oleo contaminado com o motor já quente e na sua temperatura normal de funcionamento e NUNCA com o motor já esfriando, exatamente para haver um melhor e mais completo escoamento de toda essa fuligem interna pq quando o motor esfria, ela se decanta do oleo no fundo desses motores e ao colocar o oleo novo e o motor esquentar, toda essa fuligem vai se misturar novamente ao oleo novo !

Além do que sempre quando qq oleo lubrificante estiver quente, ele escorre bem mais facilmente do que quando ele está em menores temperaturas facilitando assim a remoção de toda a sujeira interna contida dentro de qq motor.

É isso aí colegas, qq duvida estamos a disposição, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 12 Nov 2021 14:39 
Offline

Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
Mensagens: 165
ianisgreek escreveu:

Sei tbm que a maioria dos colegas aqui vai perguntar sobre a real razão dos fabricantes não recomendarem isso e a reposta é mais do que simples e bem óbvia :

Por puros motivos de marketing, somente para mostrarem que os seus produtos são top em qualidade e que por isso mesmo exigem cada vez menos manutenções preventivas, mas com isso o real prejudicado nunca serão esses fabricantes, mas os próprios donos desses veículos novos e infelizmente só alguns deles vão perceber isso mas será sempre bem depois de terminada a garantia de fábrica e assim os fabricantes sempre muito espertos ficam livres de maiores despesas com as coberturas em garantias.

Enfim, afirmo aqui com certeza que isso tudo são jogadas espertas de marketing desses fabricantes, afinal , pq motivos já sabemos que todas as equipes de Formula 1 e de todas as demais categorias do automobilismo mundial fazem sempre a primeira troca de oleo dos seus motores novos e recém montados logo após as primeiras poucas horas de funcionamento deles ????


Nesse ponto eu gostava da Mitsubishi, lembro que qdo tirei minha Pajero TR4 zero pediram para fazer a troca de óleo com 3 meses sem custo. Disseram tbm que as revisões semestrais poderia trocar o óleo em qqr lugar, mas a cada 12 meses levar na concessionária para eles fazerem a revisão conforme o manual. Mas lembro que o valor era alto, na época não me fazia falta pagar a mais por um serviço de qualidade. Mas é só olhar os carros usados da Mitsubishi, vai achar vários com mais de 300mil km rodados

_________________
HB20S 1.6 AT 2016/17 Premium
Chooper elétrica X14 2022


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 12 Nov 2021 15:52 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
MauPirillo escreveu:
biel780 escreveu:
MauPirillo escreveu:
Obrigado pela resposta!

O que você escreveu foi muito esclarecedor!... Na hora da venda e do test-drive, nenhum funcionário admite essa diferença de performance, apenas dizem que a potência é a mesma, no etanol ou gasolina. Um técnico admitiu apenas que o etanol queima mais rápido, então o motor fica mais responsivo.
Vou esperar o tanque esvaziar para colocar etanol, e pretendo usar na viagem que farei no fim do ano. Depois volto aqui pra registrar minhas impressões.

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção!
abraço

Mauricio

Desculpe te perguntar, mas o veículo já fez mil km?
Se sim, vale também trocar o óleo pois a primeira troca se for antecipada só ajuda inclusive no consumo


Biel, o veículo ainda está com 210 kms rodados. Obrigado pela dica da troca de óleo, realmente, a Hyundai não orienta a fazer essa troca com 1k. Lembro que há muitos anos atrás comprei um Focus, e eles disseram que seria bom fazer essa primeira troca. Só não me lembro qual o tipo de óleo que indicaram, você tem alguma dica?

Ah então o motor está ainda bem justinho. Eu te indico de fazer a troca dos 1k ou 1.5k mesmo. Quanto ao óleo, use o OEM (o óleo original dele) pois este sempre será o ideal, também seria bom trocar o filtro de óleo.

Quanto a o que o amigo MauPirillo argumentou sobre os motores modernos terem tolerância maior, eu concordo, por isso que os motores hoje aguentam trocas até 10 mil km onde no passado 5 mil era o máximo do máximo.
O problema porém de não fazer a primeira troca aos mil km rodados não é a tolerância e o óleo em sí danificar o motor.. Mas justamente pela tolerância dos motores ser menor (e melhor), a primeira troca fica com muitos detritos (mesmo que quase microscópicos) das peças que ainda estão se assentando no motor.
Então o quanto antes se livrar destes (na primeira troca aos 1k, onde por ai o motor vai parar de se assentar) melhor para a longa vida e consumo do carro. Depois dessa ai realmente, pode trocar o óleo (desde que seja full sintético SM ou SP OEM) a 10k no máximo em uso normal ou 5k no máximo em uso severo (transito e poucas distancias entre ligar e desligar o carro). Lembrando que antes era 5k em uso normal e 2.5k em uso severo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 05 Jun 2022 20:07 
Offline

Registrado em: 31 Mai 2022 16:49
Mensagens: 4
MauPirillo escreveu:
Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Gostaria de ter uma ideia do consumo médio do HB20S, automático, motor 1.0 TGDI. Estou há 1 semana andando só com gasolina na cidade, o marcador indica 5.7 km/l. O carro ainda não tem 200kms rodados, esse consumo alto diminui com o tempo?

Qualquer informação é bem vinda!

att

Mauricio Pirillo



Entrei no fórum porque estou com este mesmo dilema.

Meu HB20S Evolution TGDI AT tem 11 mil km só faz 8 km/L na cidade com gasolina (o consumo "oficial" do Inmetro é 12,1 km/L). Acho muito para um motor 1.0 turbo. É assim desde que comprei em 2020 e só abasteço em posto de bandeira, sempre com gasolina. Moro em SP capital, pego muito transito, mas dirijo macio, sem forçar o pé no acelerador. Fico em dúvida se é isso mesmo ou se pode ter alguma coisa errada (pq na estrada o consumo é bom: 17 km/L na gasolina).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 00:17 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
Leonardocl escreveu:
MauPirillo escreveu:
Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Gostaria de ter uma ideia do consumo médio do HB20S, automático, motor 1.0 TGDI. Estou há 1 semana andando só com gasolina na cidade, o marcador indica 5.7 km/l. O carro ainda não tem 200kms rodados, esse consumo alto diminui com o tempo?

Qualquer informação é bem vinda!

att

Mauricio Pirillo



Entrei no fórum porque estou com este mesmo dilema.

Meu HB20S Evolution TGDI AT tem 11 mil km só faz 8 km/L na cidade com gasolina (o consumo "oficial" do Inmetro é 12,1 km/L). Acho muito para um motor 1.0 turbo. É assim desde que comprei em 2020 e só abasteço em posto de bandeira, sempre com gasolina. Moro em SP capital, pego muito transito, mas dirijo macio, sem forçar o pé no acelerador. Fico em dúvida se é isso mesmo ou se pode ter alguma coisa errada (pq na estrada o consumo é bom: 17 km/L na gasolina).

Muito transito é normal cair bastante o consumo mesmo.
Também moro em SP e peguei transito nessa sexta descendo a consolação, Rebouças até a corifeu.
Fiz 4.8 penas (mas no etanol).
8 em transito de SP, mesmo dirigindo com maciez é um bom consumo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 10:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Leonardocl escreveu:
MauPirillo escreveu:
Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Gostaria de ter uma ideia do consumo médio do HB20S, automático, motor 1.0 TGDI. Estou há 1 semana andando só com gasolina na cidade, o marcador indica 5.7 km/l. O carro ainda não tem 200kms rodados, esse consumo alto diminui com o tempo?

Qualquer informação é bem vinda!

att

Mauricio Pirillo



Entrei no fórum porque estou com este mesmo dilema.

Meu HB20S Evolution TGDI AT tem 11 mil km só faz 8 km/L na cidade com gasolina (o consumo "oficial" do Inmetro é 12,1 km/L). Acho muito para um motor 1.0 turbo. É assim desde que comprei em 2020 e só abasteço em posto de bandeira, sempre com gasolina. Moro em SP capital, pego muito transito, mas dirijo macio, sem forçar o pé no acelerador. Fico em dúvida se é isso mesmo ou se pode ter alguma coisa errada (pq na estrada o consumo é bom: 17 km/L na gasolina).



Seja bem vindo ao forum Leonardocl !

Tbm tenho a mesma opinião do colega Biel780 , pq transito travado e com velocidade média mais baixa fatalmente vai resultar em médias de consumo sempre bem baixas, não importa se qq veículo flex esteja abastecido com gasolina ou etanol !

E se vc aceitar uma sugestão pessoal, sugiro que vc dê preferencia sempre ao etanol para abastecer esse seu HB20 1.0 TGDI pq todos os motores turbo flex sem excessão sempre se beneficiam bem mais , apresentando assim um já comprovado melhor rendimento geral com etanol do que com qq uma das gasolinas.

E o motivo é simplesmente pq nenhum motor turbo aceita funcionar bem apresentando uma maior eficiência com qq uma dessas gasolinas de baixa octanagem como ocorre com as gasolinas nacionais ( excessão feita aqui às sempre raras e caras gasolinas premium de alta octanagem como a Podium e Octapro ) , enquanto que o etanol , que sempre foi e será bem mais barato do que qq uma dessas gasolinas e ainda, ele apresenta uma octanagem bem mais elevada do que qq uma dessas gasolinas nacionais, mesmo se for essas citadas gasolinas premium, o que vai proporcionar justamente esse melhor rendimento geral desses motores turbo flex dessa geração mais atual.

Saiba tbm que a queima de qq uma dessas gasolinas deixam sempre uma maior carbonização interna em qq motor , contaminando ainda muito mais rapidamente o oleo do motor enquanto que o etanol sempre vai proporcionar uma queima bem mais limpa conservando com isso bem mais as características originais de qq oleo para os motores e com isso , mantendo ainda bem mais limpo e por tempo bem mais prolongado , todo o interior de qq motor , seja ele aspirado ou turbinado.

Inclusive todos esses fatos acima citados , já são amplamente comprovados em mecânica automotiva desde longa data !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 14:27 
Offline

Registrado em: 31 Mai 2022 16:49
Mensagens: 4
Obrigado pelas respostas biel780 e ianisgreek.

Sempre abasteci com gasolina por dois motivos: minha mae e minha cunhada tiveram problema com o HB20 delas (geração anterior, motor 1.6) e as duas abasteciam com alcool. Entao, mesmo sem provas, o etanol levou a culpa. Então acabei ficando com pé atras. Vocês sabem de alguma coisa a respeito de problemas com etanol na geração anterior?

O segundo motivo era o preço, na continha dos 70%. Com os preços dos combustiveis, eu acabava optando pela gasolina (comum) pelo rendimento. Mas pelo que entendi, faz mas sentido comparar a gasolina aditivada com o etanol, daí o etanol leva vantagem, certo?

Aproveitando o assunto, vocês têm alguma dica para fazer essa transição? Tem alguma marca de etanol que "limpa" essas impurezas? Ou acham melhor esperar a troca de óleo após a revisão para passar a usar etanol?

Muito obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 15:07 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
Leonardocl escreveu:
Obrigado pelas respostas biel780 e ianisgreek.

Sempre abasteci com gasolina por dois motivos: minha mae e minha cunhada tiveram problema com o HB20 delas (geração anterior, motor 1.6) e as duas abasteciam com alcool. Entao, mesmo sem provas, o etanol levou a culpa. Então acabei ficando com pé atras. Vocês sabem de alguma coisa a respeito de problemas com etanol na geração anterior?

O segundo motivo era o preço, na continha dos 70%. Com os preços dos combustiveis, eu acabava optando pela gasolina (comum) pelo rendimento. Mas pelo que entendi, faz mas sentido comparar a gasolina aditivada com o etanol, daí o etanol leva vantagem, certo?

Aproveitando o assunto, vocês têm alguma dica para fazer essa transição? Tem alguma marca de etanol que "limpa" essas impurezas? Ou acham melhor esperar a troca de óleo após a revisão para passar a usar etanol?

Muito obrigado!

Sei sim até pq o meu é 1.6 de primeira geração.
E te digo, não tem problema algum com Etanol, nesse frio inclusive ainda uso apenas a cana pura.
Nenhum etanol tem impurezas, ao menos que seja adulterado (e mesmo assim ele é adulterado com água e não solvente como na gasolina).
Pode fazer a troca a qualquer momento e nem precisa deixar sem gasolina, apenas usar.

Use por um mes ou dois, veja se o consumo X preço na bomba o agrada.

Vale lembrar que Etanol é o melhor combustível no nosso país, melhor até mesmo que a gasolina Premium. Melhor em octanagem, preço e por não carbonizar o motor como gasolina faz


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo de combustível HB20S
MensagemEnviado: 07 Jun 2022 12:26 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Ótimo feedback Biel, concordo na íntegra !

O etanol tem a nobre propriedade de limpar e fazer uma verdadeira faxina em qq sujeira e carbonização deixada nos motores flex que sempre consumiram apenas gasolina, tamanha é a sua capacidade de detergência e assim, auxiliando bastante nessa faxina interna desses motores.

Eu tenho o especial orgulho de exibir esse nosso atual HB20 1.6 que é das primeiras unidades fabricadas ainda nos primeiros meses de fabricação no ano de 2012 e desde que ele era ainda zero KM, sempre utilizei etanol e NUNCA nenhum tipo de gasolina para abastece-lo.

E atualmente, após 95 mil kms rodados regularmente desde Novembro de 2012 somente com etanol, ele continua funcionando perfeito, firme e forte esbanjando vitalidade com o seu motor Gamma 1.6 sempre rodando macio , suavemente e bem econômico em qq situação de uso.

Por isso , acredito certamente que jamais o etanol seria a causa de problemas em nenhum veículo flex atual e sou capaz de apostar o que for nisso !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB