Bem-vindo: 28 Mar 2024 10:08

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Tensão do Alternador 15,6V - Ajuda
MensagemEnviado: 24 Jan 2022 14:50 
Offline

Registrado em: 24 Jan 2022 14:26
Mensagens: 2
Boa tarde pessoal,

Tenho um HB20S 1.0 2015 (modelo Copa do Mundo) e a um tempo através o sensor de combustivel "ficou louco" (não mostrava valores reais, ex.: acabei de encher o tanque e aparecia meio tanque no marcador).
Vi em vários lugares falando do problema desse sensor nos HB20.
Levei em um mecanico aqui perto de casa e ele trocou esse sensor.
Funcionou por 1 mês e ficou zuado de novo.
Ai, semana passada o Multimidia parou de funcionar. Vi em alguns sites que esse multimidia do HB20S 2015 da problemas mesmo.
Ontem o motor começou a fazer alguns barulhos estranho e, bom, fui checar a voltagem que esta saindo do alternador.
Deu 15,6V (o valor da o mesmo para o carro sem AR + FAROL ligados).

Bom, já pensei que pode ser algum problema no REGULADOR DE VOLTAGEM.
O problema é que não encontro esse maldito regulador para comprar.

Terei que trocar o alternador inteiro?

Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tensão do Alternador 15,6V - Ajuda
MensagemEnviado: 24 Jan 2022 15:50 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
xadun escreveu:
Boa tarde pessoal,

Tenho um HB20S 1.0 2015 (modelo Copa do Mundo) e a um tempo através o sensor de combustivel "ficou louco" (não mostrava valores reais, ex.: acabei de encher o tanque e aparecia meio tanque no marcador).
Vi em vários lugares falando do problema desse sensor nos HB20.
Levei em um mecanico aqui perto de casa e ele trocou esse sensor.
Funcionou por 1 mês e ficou zuado de novo.
Ai, semana passada o Multimidia parou de funcionar. Vi em alguns sites que esse multimidia do HB20S 2015 da problemas mesmo.
Ontem o motor começou a fazer alguns barulhos estranho e, bom, fui checar a voltagem que esta saindo do alternador.
Deu 15,6V (o valor da o mesmo para o carro sem AR + FAROL ligados).

Bom, já pensei que pode ser algum problema no REGULADOR DE VOLTAGEM.
O problema é que não encontro esse maldito regulador para comprar.

Terei que trocar o alternador inteiro?

Obrigado!

Posso estar errado, mas em todos os veículos modernos seria um componente interno do alternador.
Não precisa trocar, talvez de apenas para arrumar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tensão do Alternador 15,6V - Ajuda
MensagemEnviado: 25 Jan 2022 01:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Exatamente isso, a máxima voltagem aceitável para qq veículo de 12 volts seria de 14,3 volts no máximo e no limite extremo.

Passou disso , pode apostar que a bateria poderá ferver e entortar as suas placas por estar recebendo esse excesso prejudicial de corrente elétrica vinda do alternador além dos riscos eminentes de se queimar tbm lampadas , o som e outros acessórios que jamais suportariam essa voltagem constante de 15,6 volts nem no sonho.

Com certeza que nesses casos existe sim uma real avaria elétrica nesse alternador, muito provavelmente no regulador de voltagem que não está mais limitando o excesso de voltagem produzida pelo alternador para os limites acima citados.

Obs : Evite ao máximo continuar utilizando esse HB20 com essa avaria pq até com pouca rotação do motor, esse excesso de voltagem estará presente e constante em todo o sistema elétrico.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tensão do Alternador 15,6V - Ajuda
MensagemEnviado: 25 Jan 2022 09:07 
Offline

Registrado em: 24 Jan 2022 14:26
Mensagens: 2
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, a máxima voltagem aceitável para qq veículo de 12 volts seria de 14,3 volts no máximo e no limite extremo.

Passou disso , pode apostar que a bateria poderá ferver e entortar as suas placas por estar recebendo esse excesso prejudicial de corrente elétrica vinda do alternador além dos riscos eminentes de se queimar tbm lampadas , o som e outros acessórios que jamais suportariam essa voltagem constante de 15,6 volts nem no sonho.

Com certeza que nesses casos existe sim uma real avaria elétrica nesse alternador, muito provavelmente no regulador de voltagem que não está mais limitando o excesso de voltagem produzida pelo alternador para os limites acima citados.

Obs : Evite ao máximo continuar utilizando esse HB20 com essa avaria pq até com pouca rotação do motor, esse excesso de voltagem estará presente e constante em todo o sistema elétrico.


O problema é que eu acho que percebi tarde demais, devia ter checado a tensão assim que o sensor de combustivel ficou "zuado" da primeira vez, agora já começou a dar problemas em outras partes elétricas. Aliás, o problema é mecanico ruim, pois ele deveria ter checado isso.

Enfim, já encomendei um novo regulador de voltagem (R$ 270,00). A IKRO faz eles. Não tô afim de pagar R$ 700,00 em um alternador recondicionado.

Aliás, uma dúvida, o sistema elétrico do carro não tem proteção contra essas voltagens altas?
Os fusiveis não estão lá para evitar esse tipo de problema?


Edit:

O código do meu alternador é 3730004050 (tal como consta no site de peças do HB20S).
A especificação dele é 13.5V 90A.
O regulador que comprei e o qual foi indicado pela IKRO para esse modelo de alternador é o IK5052.
Ele tem 14.8V CN. Achei alto, mas é o que é indicado para esse alternador.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tensão do Alternador 15,6V - Ajuda
MensagemEnviado: 25 Jan 2022 10:56 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
xadun escreveu:
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, a máxima voltagem aceitável para qq veículo de 12 volts seria de 14,3 volts no máximo e no limite extremo.

Passou disso , pode apostar que a bateria poderá ferver e entortar as suas placas por estar recebendo esse excesso prejudicial de corrente elétrica vinda do alternador além dos riscos eminentes de se queimar tbm lampadas , o som e outros acessórios que jamais suportariam essa voltagem constante de 15,6 volts nem no sonho.

Com certeza que nesses casos existe sim uma real avaria elétrica nesse alternador, muito provavelmente no regulador de voltagem que não está mais limitando o excesso de voltagem produzida pelo alternador para os limites acima citados.

Obs : Evite ao máximo continuar utilizando esse HB20 com essa avaria pq até com pouca rotação do motor, esse excesso de voltagem estará presente e constante em todo o sistema elétrico.


O problema é que eu acho que percebi tarde demais, devia ter checado a tensão assim que o sensor de combustivel ficou "zuado" da primeira vez, agora já começou a dar problemas em outras partes elétricas. Aliás, o problema é mecanico ruim, pois ele deveria ter checado isso.

Enfim, já encomendei um novo regulador de voltagem (R$ 270,00). A IKRO faz eles. Não tô afim de pagar R$ 700,00 em um alternador recondicionado.

Aliás, uma dúvida, o sistema elétrico do carro não tem proteção contra essas voltagens altas?
Os fusiveis não estão lá para evitar esse tipo de problema?


Edit:

O código do meu alternador é 3730004050 (tal como consta no site de peças do HB20S).
A especificação dele é 13.5V 90A.
O regulador que comprei e o qual foi indicado pela IKRO para esse modelo de alternador é o IK5052.
Ele tem 14.8V CN. Achei alto, mas é o que é indicado para esse alternador.

Veja se o regulador é interno ou externo, se interno, terá de abrir seu alternador (meio que já recondicionando ele).
Quanto a proteção, tem, mas a variação de seu alternador está naquele ponto "cego" em que é muito pouco para estourar o fusível mas suficiente para queimar os equipamentos.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB