Bem-vindo: 28 Mar 2024 17:43

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Consumo normal ou absurdo?
MensagemEnviado: 28 Mai 2022 19:45 
Offline

Registrado em: 28 Mai 2022 19:37
Mensagens: 1
Pessoal, tenho um HB20S Conforte Plus 1.6 Automático 2018, 65mil km rodados. O carro é maravilhoso mas sempre fui inconformado com o consumo urbano. Com ar condicionado desligado e andando tranquilo, o máximo que faço no etanol é 5,9 km/l e na gasolina 7,6 km/l. É normal isso? Já vi gente falando que faz 10 na cidade com gasolina...
Já falei sobre isso na reagindo revisão e falaram que tá tudo normal com o carro. Aí coloquei o GNV e não passa de 9 a 10km/m³, na cidade e com ar desligado.
Gostaria de saber a opinião de vocês e se acharem que está errado por favor me dêem uma luz, o que eu devo verificar no carro?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo normal ou absurdo?
MensagemEnviado: 28 Mai 2022 23:17 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
viniciusmarquesarq escreveu:
Pessoal, tenho um HB20S Conforte Plus 1.6 Automático 2018, 65mil km rodados. O carro é maravilhoso mas sempre fui inconformado com o consumo urbano. Com ar condicionado desligado e andando tranquilo, o máximo que faço no etanol é 5,9 km/l e na gasolina 7,6 km/l. É normal isso? Já vi gente falando que faz 10 na cidade com gasolina...
Já falei sobre isso na reagindo revisão e falaram que tá tudo normal com o carro. Aí coloquei o GNV e não passa de 9 a 10km/m³, na cidade e com ar desligado.
Gostaria de saber a opinião de vocês e se acharem que está errado por favor me dêem uma luz, o que eu devo verificar no carro?


o que você tem q verificar no carro é qual a velocidade média que faz nesse consumo. Vou chutar a sua média vai ficar entre 12 e 15km/h ou no maaaximo 20km/h.

Com base nisso, imagine como é andar 'o mes todo' com a velocidade de ate 20km/h. Por isso que o seu consumo é alto. Acredito que você anda em transito pesado ou engarrafamento com frequencia, ae realmente o consumo sobe bastante, mas não é uma exclusividade do HB20. Todo carro acaba gastando bastante se nao desenvolve medias boas de velocidade.

Eu tenho as vezes medias parecidas com essas e até piores, dependendo da epoca. Mas nas melhores medições q consegui foram tipo 8.5km/l no etanol e 11 na gasolina em trecho urbano. Em rodovia, fiz ate 12,5km/l com etanol e 16.3 com gasolina (pico de 19km/l), usando AC e tal.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo normal ou absurdo?
MensagemEnviado: 28 Mai 2022 23:52 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
viniciusmarquesarq escreveu:
Pessoal, tenho um HB20S Conforte Plus 1.6 Automático 2018, 65mil km rodados. O carro é maravilhoso mas sempre fui inconformado com o consumo urbano. Com ar condicionado desligado e andando tranquilo, o máximo que faço no etanol é 5,9 km/l e na gasolina 7,6 km/l. É normal isso? Já vi gente falando que faz 10 na cidade com gasolina...
Já falei sobre isso na reagindo revisão e falaram que tá tudo normal com o carro. Aí coloquei o GNV e não passa de 9 a 10km/m³, na cidade e com ar desligado.
Gostaria de saber a opinião de vocês e se acharem que está errado por favor me dêem uma luz, o que eu devo verificar no carro?

O motor Gamma não é nada econômico, afinal extrair 128 cavalos de apenas 1600cc faz com que isso seja algo inevitável.
O fato de ser automático também não ajuda, pois uns 20% do seu motor fica "perdido" no conversor de torque.

Ai entra como vc está dirigindo o carro, por quanto tempo, qual a velocidade...

Eu que estou usando o carro por apenas 15 minutos ao dia faço 5.1 em qualquer um dos dois combustíveis...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo normal ou absurdo?
MensagemEnviado: 29 Mai 2022 10:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
viniciusmarquesarq escreveu:
Pessoal, tenho um HB20S Conforte Plus 1.6 Automático 2018, 65mil km rodados. O carro é maravilhoso mas sempre fui inconformado com o consumo urbano. Com ar condicionado desligado e andando tranquilo, o máximo que faço no etanol é 5,9 km/l e na gasolina 7,6 km/l. É normal isso? Já vi gente falando que faz 10 na cidade com gasolina...
Já falei sobre isso na reagindo revisão e falaram que tá tudo normal com o carro. Aí coloquei o GNV e não passa de 9 a 10km/m³, na cidade e com ar desligado.
Gostaria de saber a opinião de vocês e se acharem que está errado por favor me dêem uma luz, o que eu devo verificar no carro?




Seja bem vindo ao forum Vinicius !

Pelo seu comentário, parece que vc cuida bem desse seu carro quanto a sua manutenção preventiva e por isso, vamos considerar que ele está funcionando perfeito.

Mas de uma coisa vc esteja certo, todos os modelos automáticos de HB20 1.6 , não importa a versão, elas já provaram que são sim de fato, menos econômicos do que as suas demais versões com câmbio manual .

E isso é uma característica normal, já que o tipo de câmbio aut. da linha HB20 com conversor de torque apresenta uma certa perda de eficiência quanto ao rendimento apresentado além do maior pêso desse câmbio se comparado aos câmbios manuais.

Atente ainda para estar sempre rodando com a pressão correta dos pneus entre 32 a 34 libras , mantenha a direção sempre bem alinhada e veja se recorda se até agora já foram trocados pelo menos uma vez, o jogo de velas de ignição desse seu HB20 em alguma das revisões anteriores , pq esses fatores aqui citados tem sempre uma grande influencia na obtenção das melhores médias de consumo.

Lembrando ainda que sempre durante o inverno, todos os veículos apresentam normalmente um consumo médio levemente maior do que durante as demais estações do ano e isso se torna ainda mais verdadeiro quanto mais baixas estiverem as temperaturas ambientes.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo normal ou absurdo?
MensagemEnviado: 15 Jun 2022 00:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E nesse último tanque de combustível desse nosso HB20 1.6 manual que foi abastecido dessa vez com E90 , rodei apenas no perímetro urbano da minha cidade, onde estou conseguindo médias de 9,4 kms/l , o que considero uma excelente média, considerando o combustível abastecido , sem usar o ar cond. e ainda mantendo um par de pneus maiores só na frente desse HB20 e o que estou percebendo é que esse detalhe técnico só está me ajudando a obter essa ótima média de consumo com essa mistura de E-90.

Obs : Até o meu último abastecimento com uma mistura de E-85 , ainda conseguir obter médias ao redor de 9,6 kms/l e mantendo tbm esse mesmo par de pneus maiores na dianteira desse nosso HB20 do que as medidas dos pneus originais.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo normal ou absurdo?
MensagemEnviado: 12 Nov 2022 11:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E ontem , no inicio da noite, após mais uma abastecida desse nosso HB20 1.6 c/ câmbio manual com aquela costumeira mistura mágica do E-85 ( ou seja, 85% de etanol misturado em 15% de gasolina ) fiz mais um involuntário teste prático :

Não fui direto para casa distante menos de 1.5 kms desse posto após esse abastecimento para guardar o carro como faço normalmente, mas dessa vez resolvi rodar propositalmente pelo transito dos bairros ao redor do centro da cidade e que nesse horário já estava mais tranquilo e fiz isso somente por curiosidade para observar o que aconteceria de fato com a média de consumo.

Como a temperatura ambiente já estava mais amena, não liguei o ar cond. e apenas abri um pouco o vidro da porta do motorista.

Estava só no veículo que estava vazio e sem transportar qq bagagem extra e com os pneus sempre calibrados com 34 libras.

E nesse momento que iniciei esse improvisado passeio, o motor estava só parcialmente aquecido e observei que quanto mais eu rodava, logicamente mais o motor aquecia até se estabilizar e a média de consumo no comp. de bordo tbm melhorava progressivamente e logo atingiu os 9 kms/l .

Tive o cuidado de evitar tbm circular por ruas e avenidas com semáforos obviamente para evitar aquele nocivo consumo com o veículo parado.

Insisti rodando tranquilo e sem desligar o motor uma única vez e essa média de consumo logo atingiu os 9,5 kms/l e permaneceu assim.

Ou seja, confirmado mais uma vez que nenhum motor automotivo mostra seu melhor rendimento funcionando somente durante aquela crítica fase de aquecimento, ou por trajetos curtos e pior ainda, funcionando com o veículo parado, não importando se ele estiver abastecido com gasolina ou etanol.

E depois de ter rodado assim sem parar nesse ritmo por uns 40 minutos, resolvi então encerrar esse teste e voltar para casa , chegando lá na garagem com a excelente média de consumo registrada no comp. de bordo de 9,7 kms/l.

Lembrando aqui novamente que esse HB20 estava abastecido mais uma vez com a costumeira mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo normal ou absurdo?
MensagemEnviado: 16 Fev 2023 10:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Ultimamente , sempre abastecia esse nosso HB20 1.6 2013 com aquela "mistura mágica" ou seja, misturando 15% de gasolina com 85% de etanol.

Mas só por curiosidade e tbm tentando aproveitar melhor ainda todos os benefícios oferecidos pelo etanol , decidi de umas poucas semanas para cá, a abastecer com a mistura de E-90 em que são 90% de etanol para apenas 10% de gasolina.

Ou seja, para cada 9 litros de etanol abastecidos, acrescento apenas 1 litro de gasolina.

E curiosamente, somente esses 5% de diferença a menos no teor de gasolina dessa mistura já me mostraram na prática que o motor Gamma 1.6 gostou disso, me mostrando respostas nas acelerações por mais sutis que elas sejam ainda levemente mais afiadas e prontas sem alteração alguma nas partidas a frio, apesar das atuais temperaturas mais elevadas do verão e me mostrando na prática que houve um leve e até desprezível aumento nas médias de consumo em comparação com a mistura de E-85 !

Assim, não temos como negar que em qq motor flex , é inegável que o etanol sempre vai mostrar de fato, todas as suas vantagens em relação a qq das gasolinas , apesar dos incontáveis boatos sem fundamento lógico ou técnico nenhum que sempre andam propagando por aí mas que infelizmente já se alastrou tão injustamente por todo esse imenso Brasil !

E enquanto a grande maioria dos países de 1º mundo invejam e admiram o nosso Brasil por ter todas as vantagens naturais que beneficiam sermos o 2º maior produtor mundial de etanol ( Os EUA são o maior produtor mundial de etanol ) e ainda, de sermos os pioneiros no mundo na utilização do etanol em substituição à gasolina desde 1979 quando foram lançados aqui os primeiros veículos nacionais 100% a etanol, ainda temos de ouvir toda essa idiotice totalmente infundada contra o nosso sempre nobre etanol !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo normal ou absurdo?
MensagemEnviado: 18 Fev 2023 19:10 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Voltei agora a pouco de mais uma viagem de bate e volta de quase 370 kms de percurso total com o nosso pioneiro HB20 1.6 câmbio manual até Pirapora-MG , mas que dessa vez ele já estava abastecido com a nova mistura de E-90 ou seja , fiz a mistura de 90% de etanol com apenas 10% de gasolina.

E como foi uma viagem mais rápida , eu estava só e o veículo leve apenas com a minha pouquíssima bagagem pessoal, novamente mantive "aquela" mesma tocada de sempre mantendo velocidades entre 110 kms/h a 130 kms/h , tanto na ida e tbm no retorno para casa e ambas foram percorridas durante o dia , utilizando somente a rodovia BR 365 que tem pista simples mas de uma topografia basicamente plana na maior parte desse percurso e que apresentava um transito ainda leve a ocasionalmente razoável a maior parte do tempo !

E um fato curioso notado foi que a regularidade das médias de velocidade mantidas nessa rápida viagem foi tanta que na ida , o percurso apenas rodoviário foi completado em exatos 1 hora e 30 minutos e o percurso de retorno foi percorrido com apenas 5 minutos a menos em relação ao tempo da ida !

A média de consumo total desse percurso rodoviário ficou em exatos 9,6 kms/l já com essa nova mistura de E-90 , o que eu achei ótima devido ao excelente rendimento geral sempre mostrado pelo valente motor Gamma 1.6 associado a essa antiga versão desse câmbio manual de 5 marchas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB