Bem-vindo: 01 Nov 2025 14:29

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Qual combustível utilizar em motor turbo
MensagemEnviado: 03 Mar 2025 23:24 

Boa noite pessoal, sou novo no fórum e não encontrei nenhum tópico discutindo esse assunto, inclusive se tiver podem me direcionar.

Tenho um Hb20s turbo 2022, queria saber a opinião de vocês com relação ao combustível, etanol ou gasolina, aditivado ou não, uso de aditivos.

Fico grato pelas opniões fornecidas.

Perfil Enviar mensagem particular  

Título: Re: Qual combustível utilizar em motor turbo
MensagemEnviado: 04 Mar 2025 11:19 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Robertosoares escreveu:
Boa noite pessoal, sou novo no fórum e não encontrei nenhum tópico discutindo esse assunto, inclusive se tiver podem me direcionar.

Tenho um Hb20s turbo 2022, queria saber a opinião de vocês com relação ao combustível, etanol ou gasolina, aditivado ou não, uso de aditivos.

Fico grato pelas opiniões fornecidas.

Seja bem vindo ao forum Roberto Soares e parabéns por ter escolhido essa versão de HB20 1.0 turbo !

Aqui no nosso portfolio , vc vai encontrar muito tópicos sobre esse seu HB20 além de vários outros sobre a sua manutenção geral assim tbm como outros tópicos abordando sobre combustíveis.

Mas sem nenhuma sombra de dúvidas que quaisquer motores a combustão interna quando equipados com turbocompressor vão exigir sempre os melhores combustíveis que apresentarem as maiores octanagens.

Para assim se satisfazer as suas maiores exigências quanto a sua elevadíssima compressão dinâmica, que é aquela compressão resultante quando o turbo já começa a soprar para dentro do motor.

Nesse momento é que se exige essas mais elevadas octanagens do combustível para assim haver um máximo de rendimento geral com uma maior segurança para esse tipo de motor.

E nesses casos, o MELHOR combustível sem nenhuma outra discussão é o ETANOL com suas nobres e imbatíveis 117 octanas RON além de que esse combustível vegetal produz sempre uma queima bem mais limpa e livre daquelas nocivas carbonizações causadas pela queima de qq tipo de gasolinas.

E só como informação, as nossas gasolinas comuns e aditivadas apresentam apenas 93 octanas RON o que é muito pouco e insuficiente para proporcionar o máximo rendimento de qq motor turbo, com toda a certeza desse mundo.

E uma dica bem útil que deixo aqui para vc para se fazer o etanol render um pouco mais seria de se misturar nele apenas uns 15% a 20% de gasolina comum.

E assim, sempre que vc for abastecer , peça ao frentista que adicione primeiro no tanque a gasolina por ser um pouco mais leve e depois abasteça o etanol que é um pouco mais pesado para assim haver uma melhor mistura entre esses 2 combustíveis.

Esse pequeno percentual de gasolina serviria como um aditivo extra para o etanol que assim, vai mostrar sempre um leve melhor rendimento geral em quaisquer tipos de motores flex incluindo tbm e principalmente , todos os motores turbo flex !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 11 Set 2025 19:12 

Pelo manual: gasolina sem chumbo com uma octanagem de 91
RON (Número de Octana da Pesquisa) 87 IAD (Índice Antidetonação) ou superior… Perguntei na CSS o que isso significa. A orientação foi gasolina aditivada e/ou álcool de postos de “bandeira”. E sugeriu um aditivo para limpeza de bicos da marca Brazzo que na revisão queria cobrar + 150,00 e na internet vc encontra por menos de 40,00. Eu não usei ainda aditivo, só uso álcool ou gasolina comum e meu carro tá com quase 20k e sem problemas nenhum. Detalhe andando forte e consumo de combustível muito bom.

MensagemEnviado: 15 Set 2025 00:06 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

lima_danilo escreveu:
Pelo manual: gasolina sem chumbo com uma octanagem de 91
RON (Número de Octana da Pesquisa) 87 IAD (Índice Antidetonação) ou superior… Perguntei na CSS o que isso significa. A orientação foi gasolina aditivada e/ou álcool de postos de “bandeira”. E sugeriu um aditivo para limpeza de bicos da marca Brazzo que na revisão queria cobrar + 150,00 e na internet vc encontra por menos de 40,00. Eu não usei ainda aditivo, só uso álcool ou gasolina comum e meu carro tá com quase 20k e sem problemas nenhum. Detalhe andando forte e consumo de combustível muito bom.

Então, baseado nessas informações do manual dos HB20, essa nova gasolina E-30 com suas oficiais 94 octanas RON já supera em 4 octanas essa gasolina recomendada pela dona Hyundai do Brasil.

Mas esse motor 1.0 turbo flex da atual linha HB20 e Creta oferece comprovadamente um melhor rendimento geral quando abastecido com o etanol com suas 117 octanas RON mas que pode-se misturar até uns 20% de gasolina comum nesse etanol que essa mistura de combustíveis ainda será sempre uma excelente opção de elevada octanagem para abastecer esse motor 1.0 TGDI se comparado com quaisquer tipos de gasolinas.

Quanto a utilizar aditivos para combustíveis, a realidade é que esses sugeridos 20% de gasolina misturados no etanol já agem como um bom aditivo .

Mas já para os casos daqueles que abastecem somente com as gasolinas comuns e/ou as aditivadas , existe sim a certeza da formação de carbonizações internas em quaisquer motores que vão lógico perturbar o bom funcionamento de quaisquer um desses motores além de prejudicar tbm a obtenção de um melhor rendimento geral como ocorre sempre quando se abastece com o etanol mesmo que levemente misturado com até 20% de gasolina.

MensagemEnviado: 21 Set 2025 12:50 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E somente para compartilhar algumas informações básicas sobre esse assunto :

Lembrando aqui que nesse tipo de veículo, a regra de ouro é de se escolher sempre que possível os combustíveis que apresentarem a maior octanagem , com toda a certeza.

E quando se trata de veículos tanto os nacionais e tbm os importados com motorização turbo existem somente umas poucas mas importantes opções de combustíveis mais indicados para esses tipos de veículos :

A opção melhor e tbm a mais cara é a sempre rara gasolina podium e tentar escolher algum Posto da rede Petrobrás mais confiável para não haver riscos dela estar adulterada ou mesmo misturada com alguma gasolina comum.

Em seguida e nessa ordem dessas opções de gasolinas premium de alta octanagem , existe a gasolina octapro da rede Ipiranga e concorrente direta dessa gasolina podium da Petrobrás.

A terceira opção ainda nessa linha de gasolinas premium de alta octanagem seria a gasolina da Shell e se não me engano ela se chama racing tendo-se tbm o cuidado de escolher Postos de Combustíveis mais confiáveis dessa rede.

E a quarta e última opção para quem tem veículos assim motorizados seriam as gasolinas aditivadas e pela ordem de preferencia eu cito aqui a gasolina aditivada da Shell V-Power e que agora com esse advento dessas novas gasolinas E-30 , todas elas passaram a apresentar oficialmente 94 octanas RON.

Em seguida nessa preferencia eu recomendo a gasolina aditivada da rede Ipiranga e em ultima opção na minha opinião seriam as gasolinas aditivadas grid da rede Petrobrás.

Mas para todos aqueles que tem algum veículo turbo flex, aqui não existe nenhuma outra melhor escolha do que o nosso nobre e insubstituível ETANOL HIDRATADO com as suas imbatíveis e invejáveis 117 octanas RON que conseguem tirar o máximo potencial desse tipo de motorização e ainda com a insuperável vantagem de manter os motores sempre limpos internamente e livres daquela sempre nociva e detestável carbonização escura causada pela queima incompleta das gasolinas.

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas