Bem-vindo: 21 Jul 2024 14:20

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 235 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 20, 21, 22, 23, 24
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 17 Mai 2024 12:59 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Quanto mais vemos na net e incluindo tbm no YouTube, todos esses artigos e vídeos criticando e falando mal do etanol, mais eu entendo pq aqui no nosso mercado interno , a cada 10 veículos flex, apenas 4 deles no máximo são abastecidos com etanol.

Mas uma outra triste realidade que deve ser aqui citada como um outro grande motivo para isso é que falta um maior incentivo por parte do governo federal para beneficiar e promover o etanol como sendo um combustível bem mais limpo , de um custo de produção menor e produzido de uma fonte renovável , que emite bem menos poluentes e que ainda beneficia uma vida toda na obtenção de um melhor rendimento geral em qq motor flex, mostrando sempre um desempenho brilhante se comparado com o que pode oferecer esses lixos indigestos e nojentos de gasolinas nacionais.

Mas lógico que é muito fácil concluir pq os preços do etanol nem sempre se mostram vantajosos quando comparados com os preços das gasolinas, afinal, a dona Petrobras tem desde sempre e conforme dizem 51% de seu capital e patrimônio geral nas mãos do governo federal de onde qq criança pode entender facilmente que existe sim na realidade, muito interesse por trás disso para não se ter motivos de beneficiar em quase nada a industria do etanol aqui dentro do nosso mercado em prol de uma venda cada vez maior das gasolinas.

E soma-se a isso , o fato real de que desde o inicio do advento dos veículos 100% a alcool aqui no Brasil, ainda lá no inicio da década de 80, quando esses motores ainda eram carburados e muitos deles com um sistema de ignição bem precário e que devido a isso, esses veículos apresentavam vários tipos de falhas que não deixaram de denegrir o suficiente , toda a boa imagem criada pelo etanol até quando finalmente foi introduzido o moderno sistema de injeção e ignição eletrônica para esses motores 100% a etanol e isso já ocorreu lá no inicio da década de 90 e foi esse um dos fatos principais que começou a recuperar parte dessa péssima fama desses veículos a etanol até se chegar nos níveis atuais de evolução dos veículos flex que temos hoje.

Mas eu sempre fui desde o inicio e serei sempre um grande defensor do etanol , óbvio que nunca por um mero acaso, mas pq sei felizmente e por um suficiente conhecimento de causa que esse combustível vegetal é tudo de bom que já apareceu na industria automotiva mundial e que ela poderia lançar mão atualmente , exatamente devido a todas as suas reais vantagens , sem nenhuma sombra de dúvidas !!!

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 27 Mai 2024 15:31 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E ontem , domingo a tardinha, retornei de mais uma viagem rápida, tranquila e proveitosa com o nosso Citroen C4 Cactus THP até a capital mineira Belo Horizonte, distante 420 kms da nossa cidade.

Saímos nessa ultima sexta feira , logo após o meio dia com esse veículo abastecido com aquela mistura de etanol apenas levemente temperado com 18% de gasolina.

Esse trajeto está a metade da sua extensão ainda com pista simples e a outra metade já toda com pista dupla, mas como a rodovia é toda pedagiada, toda a pavimentação desse trecho se mantém sempre muito boa !

E como sempre nesse trajeto , quase todo o tanque de 54 lts é consumido pq chega-se na capital com o tanque quase na reserva.

Lógico que eu poderia até fazer esse tanque render um pouco mais se eu diminuísse mais o ritmo e a velocidade média que mantenho sempre que é possível e permitido entre 120 kms/h a 130 kms/h mas sinceramente , a realidade é que não tenho paciência para tal ...

E o motor THP 1.6 turbo flex desse Citroen além do seu câmbio automático se mantém impecáveis no seu rendimento geral , sempre prontos para qq tipo de solicitação apesar de que eu sempre viajo com o programa ECO acionado para aumentar um pouco mais a autonomia geral desse veículo.

E a média geral do consumo , tanto na ida e tbm na volta nesse mesmo ritmo de viagem ficou ao redor dos 10 kms/l o que eu ainda considero como ótimo, considerando o afiado desempenho sempre oferecido por esse veículo em qq tipo de solicitação.

Obs : Considero interessante citar aqui que a ponteira do escape desse C4 Cactus se mantém sempre limpa e sem nenhum vestígio de carbonizações escuras , num óbvio sinal de que todo o interior desse motor tbm está limpo e livre dessas nojentas e nocivas carbonizações deixadas pelas gasolinas.

Além da outra grande vantagem do etanol de nunca contaminar o oleo lubrificante dos motores mantendo-o sempre bem limpo e livre daquelas borras escuras das carbonizações causadas pela queima dessas horríveis gasolinas , fato esse tbm já amplamente comprovado desde o advento do etanol como combustível automotivo !

MensagemEnviado: 30 Jun 2024 12:21 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E depois de fazer uma longa viagem até Curitiba após passar por Campinas e São Paulo com o nosso novo BMW 320i flex, tenho alguns comentários a deixar aqui :

Mesmo depois de instalar o upgrade de stage 2 nesse veículo, ela permanece nitidamente até um pouco mais econômica do que antes quando ele estava ainda todo original mesmo sendo sempre abastecido com etanol apenas levemente misturado com uns 15 % a 18 % de gasolina !

E se o seu condutor tiver um pouco mais de paciência e calma para conduzi-la no modo ECO PRO acelerando mais suavemente e mantendo entre 110 kms/h até alguns picos máximos até os 120 kms/h eu vi nessas condições no seu comp. de bordo médias excelentes de consumo de até 13,3 kms/lt !!!

Além da outra ótima e importante vantagem do etanol de proporcionar uma combustão sempre limpa e livre de carbonizações, como comprova as ponteiras do escape desse sedan que se mantém totalmente limpas e livres dos resíduos de carvão, numa prova real de que tbm todo o interior desse motor está se conservando totalmente limpo como sempre deveria ser com todos os motores a combustão interna !

Acredito ainda que a explicação para essa nova economia mostrada por esse sedan se deve ao fato de que antes, com a pouca pressão original no seu turbo de apenas 0,55 bars, que poderia estar havendo alguma possível falta de um torque maior em baixas e médias rpms para tracionar com um menor esforço o pêso desse modelo e agora com a nova pressão na turbina limitada em até 1.3 bars , percebe-se muito mais torque disponível do que antes , o que proporciona conduzir esse sedan com muito menos pressão no seu acelerador do que antes.

E quanto mais torque qq motor turbo tiver disponível desde as mais baixas rotações, mais econômica se torna a operação desse motor , além do fato do câmbio automático reconhecer a disponibilidade desse aumento de torque e assim liberando até um pouco antes todas as marchas mais altas, mantendo-se com isso sempre as rotações mais baixas e assim, obtendo-se essa percebida maior economia .

Mas a realidade é que para um sedan desses de um pouco mais de 1400 kgs de pêso e super bem equipado além de oferecer uma mecânica impecável , acredito que não se acha nenhum outro veículo que ofereça tudo o que esse sedan oferece e ainda apresentando uma surpreendente economia de combustível dessas , mas isso é sem dúvidas, o resultado de toda essa evolução tecnológica empregada nesse sedan !

E dos fatos curiosos como os espantos de muitos frentistas de postos sempre quando eu parava para reabastecer e pedia para abastecerem essa BMW com etanol apenas levemente temperado com esses pequeno percentual de 15% até 18% de gasolina !

E essa BMW retornou dessa longa viagem já com 10273 kms rodados até agora e tbm já com aqueles avisos chatos no seu painel indicando que já estou extrapolando o prazo para realizar a dita 1ª troca de oleo e filtro do motor dela ...

Quando na realidade já realizei até agora foram nada menos do que 4 trocas de oleo e de não apenas uma que essa dona BMW recomenda nessa situação dessa quilometragem de um pouco mais de 10 mil kms rodados ... coitada !!!

Obs : Já estou até imaginando a confusão que vai ser quando eu levar essa 320i até a CCS para a sua 1ª revisão e ao ser levantada no elevador para fazer esse serviço visualizarem que o catalisador do escape nem lá mais estará e no seu lugar verem um downpipe de inox brilhando e cuidadosamente enrolado em uma manta térmica escura ... mas paciência, afinal eu quero meu carro é assim mesmo ... e não como ela era antes original e manca em desempenho ... kkkkkkk.

Além de um outro fato real que incomoda bastante de que se as atuais versões dos motores de 6 cilindros de 3.0 turbo da BMW fornecem de 460 cvs até 500 cvs, seguindo então essa mesma evolução, seria o mesmo que esse seu atual motor de 2.0 turbo oferecesse de 300 cvs até 330 cvs mas infelizmente não é essa a realidade desse modelo de entrada que tem esse seu motor 2.0 turbo flex B48 amordaçado e capado de fábrica nesse irrisório e decepcionante patamar de vergonhosos 184 cvs e de 30,6 kgfm de torque ...

Por isso que nesse meu caso, eu nem irei deixar essa BMW lá sozinha na oficina autorizada e vou acompanhar toda essa citada 1ª revisão de perto, pq sei que deverei estar presente para saber a reação dos mecânicos ao perceberem o upgrade de stage 2 instalado nela e já adianto aqui que não irei remover absolutamente nenhum componente instalado e nesse caso aqui se eles criticarem esse carro por já estar com esse upgrade , então serei eu quem irei criticar na cara deles o bem modesto desempenho original oferecido por essa versão de BMW 320i flex e ainda essa vergonhosa e famigerada garantia de fábrica de apenas 2 anos.

E se o pessoal da CCS ameaçar anular a garantia, o que seria um direito deles, então nesse caso eu tbm tenho todo o direito e assim, retiro o veículo de lá da oficina autorizada BMW na hora e sem nem mesmo fazer essa tal e famigerada troca de oleo e filtro que qq uma boa loja de troca de oleo pode fazer fácil e tranquilamente e ainda bem mais barato do que eles ...

Vamos então ver o que vai dar esse caso e comento depois aqui quais serão os resultados dessa citada situação !

MensagemEnviado: 08 Jul 2024 14:55 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E uma dica importante a todos que ainda preferem abastecer seus veículos flex com essas tais de gasolinas e não com o etanol :

Estou ouvindo de alguns colegas que trabalham com veículos de aplicativos que depois de rodarem muito tempo com gasolinas e que depois, assim de repente ao decidirem abastecer com etanol devido a algum motivo qualquer , que os seus veículos flex das mais diversas marcas começam a falhar e a apresentar um funcionamento irregular.

Ora, isso se refere a algum sensor do sistema de injeção que ficou impregnado de carvão devido a sempre péssima qualidade das gasolinas nacionais e que depois disso, ao abastecer com etanol, mudam-se obviamente os valores de lambda, ou seja, mudam-se totalmente os parâmetros e as necessidades reais de uma nova regulagem para esse motor flex funcionar perfeito com esse novo combustível.

Ou seja, nesses casos vai haver uma real falha do reconhecimento de qual combustível está no tanque e com isso, ocorrerá um funcionamento irregular desse motor flex e isso na melhor das hipóteses, pq podem ocorrer casos mesmo desses motores flex nem mais funcionar !

E na grande maioria das vezes, é a coitada da sonda lambda que se contamina com essas gasolinas muitas vezes adulteradas e depois, quando se resolve abastecer com etanol, pronto, a bagunça toda estará feita e o pior de tudo que já sabemos tbm que a culpa sempre vai recair no injustiçado do nosso etanol e NUNCA nessas medíocres , pobres e sempre caras gasolinas nacionais ...

É por isso que eu e todos da nossa familia apenas temperamos e de leve o etanol abastecido com um máximo de 20% de gasolina e nunca mais do que isso e assim, nunca temos em nenhum dos veículos flex das nossas famílias, históricos de motores falhando devido a falhas em sensores carbonizados ou de injetores carbonizados por essas tais e sempre nojentas gasolinas e nem de casos de catalisadores entupidos !

Obs : Já sabemos desde o início de que os motores flex foram sim projetados para serem abastecidos com gasolina ou etanol e/ou com as infinitas misturas entre esses dois combustíveis, mas NUNCA com nenhum desses combustíveis se eles estiverem qq tipo de adulteração.

E entre adulterar a gasolina e o etanol, as gasolinas são sempre infinitamente as piores pq elas deixam sequelas terríveis em qq motor flex ou não, se comparadas ao etanol adulterado.

Sem falar tbm que em todas as bombas de etanol, sempre existem os densímetros para mostrar ao vivo e a cores a qualidade do etanol que se está abastecendo enquanto que no caso de qq uma das gasolinas , sempre compra-se gato no saco ou leva-se gato por lebre pq nunca se sabe qual é a real qualidade dessas gasolinas abastecidas !

E assim, dos males sempre opta-se pelo menor e por isso que eu sempre escolho por abastecer qq veículo flex com etanol, apenas levemente temperado com uns 15% a 20% de gasolina e pronto, se tem com isso o melhor desses dois mundos !

MensagemEnviado: 16 Jul 2024 10:55 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E eu não diria que o motor 2.0 aspirado do nosso atual Creta Prestige 17/18 seja de fato um motor atualizado em termos tecnológicos.

Mas é um veículo que foi comprado zero km em Outubro de 2017 e que sempre foi muito bem cuidado na sua manutenção preventiva e agora, já com 106230 kms rodados, ainda esbanja vitalidade, mas graças aos constantes abastecimentos desde zero KM somente com etanol e algumas vezes misturado com no máximo uns 20% de gasolina e somente para fazer esse etanol render um pouquinho mais.

O que faz a ponteira do seu escape se mostrar sempre limpa e livre de qq vestígio de carbonizações escuras.

E esse seu motor 2.0 sempre utiliza somente oleo 0W-20 e trocado a cada 5 mil kms e que nunca mostra nenhum consumo anormal de oleo e tanto é assim que nunca exige complementos de oleo entre essas trocas.

Portanto é um motor já antigo mas perfeitamente confiável e que não deu até agora nenhum problema de falhas e nem de funcionamento irregular com nenhuma de suas peças !!!

E nesse mesmo caminho segue o nosso pioneiro e ainda atual HB20 1.6 2013, já com um pouco mais de 122 mil kms rodados e funcionando igualmente muito bem e sempre abastecido desde zero KM com etanol apenas levemente misturado com uns 15% de gasolina e funciona perfeito, forte e saudável e usando sempre oleo 0W-20 no seu motor 1.6 com trocas a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses e que tbm nunca apresentou nenhum consumo anormal desse lubrificante entre essas trocas !

Quem que seja dono de qq veículo flex atual e que ainda arriscaria a abastecer somente com essas gasolinas nacionais de qualidade sempre medíocre e duvidosa no lugar de abastecer com o nosso sempre nobre e superior ETANOL !!!

Criar novo tópico Responder  [ 235 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 20, 21, 22, 23, 24

Todos os horários são GMT - 3 horas