Bem-vindo: 05 Out 2024 12:43

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 258 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 22, 23, 24, 25, 26
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 16 Ago 2024 11:01 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Estava vendo esses dias atrás por um acaso, um artigo na net falando sobre o lançamento da Petrobrás de uma nova versão mais atualizada da sua gasolina Podium, que seria uma nova formula com menos carbono !

Até aí muito nobre esse gesto dessa petroleira estatal, pq assim a qualidade pelo menos dessa cara e rara gasolina premium vai melhorando devagar !

Mas o que não se consegue conceber em nenhuma mente que conhece pelo menos um básico sobre combustíveis é que como explicar aos consumidores brasileiros que o preço dessa tal gasolina Podium nessa sua nova formulação tem aproximadamente o dobro do preço do nosso ETANOL !

Será que essa gasolina podium por melhor que ela seja ( e que na realidade ela jamais será ) teria nunca nessa vida a mesma octanagem do etanol ou ainda, que ela faria o seu rendimento e desempenho ser exatamente o dobro do que se consegue atualmente com o etanol mesmo que com essa sua nova formula ?

Coitada dela e assim, vai continuar a prevalecer todas as vantagens técnicas a favor do etanol e contra essa nova gasolina premium da dona Petrobrás, infelizmente é isso aí colegas !

Sem falar ainda que NUNCA que essa tal de nova gasolina podium de baixo carbono poderia apresentar uma queima ou combustão tão limpa e livre de carbonizações como sempre ocorre com o nosso nobre e ainda desprezado ETANOL !

E sendo ainda mais justo e explícito com essa nova gasolina podium, para ela oferecer na realidade o dobro mas apenas da autonomia do que se consegue hoje com o etanol ( pq mais desempenho do que oferece o etanol ela jamais conseguirá oferecer nessa vida ) ela teria de eliminar esses pesados 25% de etanol da sua composição atual mas nesse caso, ela tbm perderia uma boa parcela da sua atual octanagem que teria assim de ser substituída por hidrocarbonetos mais nobres e com maiores octanagens que tbm custam sempre bem mais caros para serem refinados e com isso, o seu preço final chegaria lá nas alturas ficando com isso totalmente inviável a sua produção e comercialização !

Ou seja, é como já dizia aquele velho e sábio ditado popular :

" Se ficar o bicho come e se correr o bicho pega " !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 22 Ago 2024 11:50 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando a esse tópico para relatar mais um episódio dessa vez com o nosso novo BMW 3201 flex que já está com quase 10500 kms rodados !

Desde que esse veículo foi retirado zero KM da CCS Euroville em Belo Horizonte que ele é sempre abastecido com a mistura mágica do etanol apenas levemente temperado com de 15% até 20% de gasolina comum.

E isso me dá de imediato 3 vantagens diretas sobre qq tipo de gasolina ou seja :

Maior desempenho.

Mantém o motor bem mais limpo internamente e livre de carbonizações.

Mantém o oleo lubrificante do motor sempre mais limpo e saudável pq evita que ele se contamine precocemente e se oxide perdendo assim todas as suas principais características protetoras do que se ele fosse abastecido com essas tais de gasolinas.

E como se todo esse cuidado preventivo não fosse suficiente, eu ainda fiz até agora nada menos do que 4 trocas de oleo do seu motor justamente para proporcionar um excelente amaciamento geral desse seu motor 2.0 turbo flex.

Mas essa revenda da rede BMW está entrando em contato comigo afirmando que o meu veículo está emitindo um sinal de que a sua 1ª revisão obrigatória já está atrasada em uns 500 kms e solicitando assim que eu leve imediatamente esse veículo para ser realizado esse serviço !

Ora, se esse BMW nem tem vareta de medição do nível de oleo do seu motor e se o seu sistema eletrônico do seu motor detecta o estado do oleo , então pq diabos ele está indicando essa tal de revisão incluindo a necessidade dessa eventual troca do oleo do seu motor que está ainda novo ?

E foi exatamente isso que eu expliquei a essa atendente da revenda BMW !

Óbvio que ela ficou bem surpresa com a minha justificativa e apenas disse que então nesse caso, que ela iria atualizar o sistema do meu veículo naquela revenda informando que o oleo do motor dele estava novinho e que por isso, não havia necessidade alguma de ser realizada essa 1ª revisão.

Apenas me comentou tbm que a BMW não tem como ter acesso a todas as lojas de trocas de oleo do Brasil e que por isso mesmo, não sabia dessa condição em que se encontra esse meu veículo.

Mas com isso, eu respondi a ela que achei esse sistema do oleo do motor desse BMW falho pq como ele detecta o estado em que se encontra o oleo do seu motor, então pq ele não informou que o oleo se encontra novo e sem nenhuma necessidade de se fazer uma nova troca ?

E essa atendente naturalmente que não soube me responder quanto a essa minha outra duvida e assim, deu por encerrado o atendimento desse meu veículo e ainda me solicitou que eu avaliasse o seu atendimento !

MensagemEnviado: 29 Ago 2024 13:19 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E mais um comentário sobre esse assunto :

Como todos já sabem, ainda conservo aqui conosco o nosso atual Jetta TSI highline 2013 com o seu motor 2.0 Turbo só a gasolina e da versão de 211 cvs.

E a triste realidade é que esse coitado desse sedan, sempre sofreu desde que ele era zero KM quando abastecido com esses nossos lixos ordinários de gasolinas comuns e aditivadas que se encontram por aí nesse imenso Brasil !

Afinal, ele foi concebido na Alemanha e montado no México , onde a qualidade das gasolinas de lá jamais poderão ser comparadas algum dia com essas tais que temos aqui disponíveis no nosso mercado !

E devido a essa situação, como um paliativo que encontrei, resolvi começar a misturar um pouco de etanol nessas gasolinas abastecidas nesse Jetta TSI, chegando até um limite de 30% com a ajuda de um piggyback da Unichip e com isso ganhei em desempenho com o aumento da octanagem dessas gasolinas , quando foi então possível alterar os mapas de pressão de turbo, os avanços do ponto de ignição e tbm afinar os mapas da injeção de combustível que com esse adicional de etanol, chegou nas 101 octanas ou seja, aos mesmos níveis da octanagem das nossas atuais gasolinas premium , a podium e a octapro.

Mas com as óbvias vantagens do menor custo e tbm de uma queima bem mais limpa e com isso, são menores os teores de carbonizações e de fuligens impregnados dentro do motor desse nosso Jetta.

Afinal, o nosso objetivo com esse nosso sedan sempre foi o de manter o seu motor o mais limpo internamente e ainda extraindo dele uma boa dose extra de desempenho com esse upgrade chamado de stage 2.

E esse nosso sedan que já está conosco desde junho/2013 e que já rodou 93 mil kms até agora e permanece sempre assim abastecido e oferecendo sempre um desempenho afiado e até melhor do que se ele fosse abastecido com essas gasolinas raras e caras desse tipo premium !

E novamente com esse episódio , mais uma vez se confirma que o nosso sempre nobre ETANOL se revela como a tábua da salvação para esse nosso brilhante Jetta TSI e que assim vai dependendo cada vez bem menos dessas gasolinas especiais e até de todas essas demais do nosso mercado !

Mas tbm já temos planos para fazer em breve um novo remap específico em sua ECU para ele ser abastecido com 50% de etanol e 50% de gasolina comum ou aditivada , quando então ganharíamos ainda um pouco mais de desempenho e ainda teremos uma maior economia ao abastece-lo !

E além desse remap na sua ECU, só seria necessário trocar tbm a sua bomba de combustível original do tanque por uma outra mais apropriada para essa aplicação, com uma capacidade de bombear um maior volume de combustível e tbm de ser mais compatível com o etanol.

E assim, já estou bem curioso para ver logo o resultado do desempenho dele com esse novo upgrade de performance !

Obs : Notem que a única maneira prática e com resultados bem positivos que temos aqui no nosso mercado para se tentar melhorar um pouco mais essa péssima qualidade de refino dessas nossas atuais gasolinas comuns e aditivadas ainda é a dica de se misturar o etanol nessas gasolinas pq assim, iria se diluir e dissolver um pouco mais essas gasolinas e com isso se ganha tanto em octanagem proporcionando assim um leve ganho em desempenho e ainda se tem uma combustão bem mais limpa para qq motor que assim, vai funcionar bem melhor e com menos carbonizações e fuligens internas !

MensagemEnviado: 02 Set 2024 17:27 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E em todos os locais que frequento , é impressionante a quantidade de pessoas donas de veículos flex que desconhecem a realidade de que o etanol é um combustível disparado bem mais vantajoso a esse tipo de veículos do que qq um tipo das nossas gasolinas !

Hoje estava conversando com um colega gerente de uma agencia bancária que sempre me atende e quando o assunto da nossa conversa foi para os nossos veículos, ele tbm não se mostrou uma excessão a essa importante regra !

Mas depois dele ouvir a minha rápida explicação do porque se deve dar preferencia ao etanol para abastecer qq veículo flex, ele tbm se convenceu dessa realidade , ainda que ele se mostrou muito surpreso com isso !

E assim, ele me falou que a partir de agora , que ele vai fazer a mistura de um pouco de gasolina ( ao redor de uns 15% ) apenas para temperar o etanol e que nunca mais ele vai completar o tanque do seu veículo flex com nenhum tipo de gasolina.

Obs : Vejam esse artigo abaixo comprovando que de fato, o etanol ainda vale à pena se a diferença de preço entre ele e a gasolina mais barata chegar até os 80% e não aquela antiga regra dos tais 70% !

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ ... Mas%20esse%2

MensagemEnviado: 06 Set 2024 15:12 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E agora com essa nova proposta do governo federal de se misturar até 35% de etanol nas gasolinas atuais comuns e aditivadas e não sabemos ainda se vai entrar nisso as gasolinas mais caras e raras do tipo premium , ou seja, a Podium, a Octapro e a Racing da Shell que atualmente recebem por lei somente os 25% de etanol misturado nelas.

Estou rindo muito disso e vamos ver só o que será dos veículos com os motores somente a gasolina para funcionarem com essa nova mistura.

Mas quem tem veículo flex e que ainda for insistir em abastecer com essas tais de novas gasolinas com esses absurdos 35% de etanol , vão perceber um maior consumo médio além de continuar ocorrendo todas essas carbonizações internas nesses motores ao serem abastecidos com essas tais gasolinas bem mais alcoolizadas.

E o nosso nobre e ainda desprezado ETANOL vai com toda a certeza a continuar reinando imune como sendo o melhor combustível automotivo renovável em todo o mundo atual , sem nenhuma sombra de dúvidas !

Obs : Nem precisamos adivinhar tbm que com essas tais novas gasolinas com esses exagerados 35% de etanol vão fazer todos os veículos importados a terem falhas de funcionamento e acender algumas luzes amarelas nos seus painéis ... isso é o mais certo de ocorrer !

Simplesmente pq essa moda e invenção dessas tais gasolinas cada vez mais bem alcoolizadas existem somente aqui dentro do nosso mercado e os fabricantes de veículos importados não vão desenvolver novas calibrações de ECU somente para os veículos que forem importados para o mercado brasileiro, bem fácil assim de entender essa estúpida situação !

MensagemEnviado: 14 Set 2024 13:37 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E como estamos sempre abastecendo no mesmo Posto de nossa confiança e com aquela já famosa mistura mágica dos 85% de etanol com + 15% de gasolina comum em todos os nossos veículos flex , só temos os melhores feedbacks a anunciar aqui :

No caso do nosso HB20 1.6 e do nosso Citroen C4 THP 1.6 está havendo um curioso e quase inacreditável empate técnico com ambos esses veículos mostrando uma média de consumo urbana leve ao redor dos 9 kms/l.

Acredito que esse empate nesse consumo médio urbano leve está ocorrendo devido a esse motor Gamma 1.6 estar sempre bem afiado na sua manutenção preventiva e ainda, com a ajuda do seu câmbio manual e do baixo pêso desse veículo de menos de 1050 kgs.

E do lado desse Citroen C4 THP 1.6 turbo acredito que por ele ter um motor já bem mais eficiente e mais atualizado na sua concepção técnica , aliado ainda a um eficiente câmbio aut. japonês e tbm devido ao seu baixo pêso , ao redor de uns 1230 kgs , ou seja , ele tem uns 200 kgs de pêso a mais do que esse nosso HB20 1.6 hatch.

Mas esse Citroen C4 Cactus THP tbm dispõe de muito mais torque em baixas rpms do que pode oferecer o motor Gamma 1.6 desse HB20 , o que nos permite circular pelas ruas com o pé mais leve no seu acelerador e no final de todos esses prós e contras, está dando esse curioso empate no consumo médio urbano deles.

Quanto ao desenho da estrutura desses veículos, ou seja, a aerodinâmica deles, rodando pelo transito urbano em baixas velocidades que chegam no máximo a uns 60 kms/h , então não vai haver influencia desse fator na obtenção dessas médias de consumo entre esses 2 veículos.

E vejam que o fato desse HB20 1.6 ser 2012/2013 e de já estar rodado um pouco menos de 120500 kms rodados comparado a esse nosso Citroen C4 Cactus 1.6 turbo flex do ano de 2022 e com 22600 kms rodados não alteram em nada os seus consumos médios na cidade, em mais uma prova real de que qq veículo não importa o ano e a sua quilometragem percorrida, se ele é sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva desde zero KM, então ele estará sempre pronto para mostrar o seu melhor rendimento.

E nesse caso aqui, a soma de alguns desses fatores se equilibram e contrabalançam essas contas e esses 2 veículos acabam mostrando esses consumos urbanos bem semelhantes.

Obs : Ambos esses veículos circulam basicamente vazios e pelos mesmos trechos urbanos ou com no máximo duas pessoas e na grande maioria das vezes com os seus sistemas de A/C desligados.

MensagemEnviado: 21 Set 2024 11:54 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E ontem me deparei com mais um caso assim bem inusitado e muito curioso que deixarei aqui como mais um exemplo típico sobre o veículo de um colega de trabalho.

Trata-se de uma perua Palio Weekend 2005 com o motor fire 1.3 flex e o câmbio manual.

O veículo aparentemente está conservado e em ordem !

Óbvio que pelo ano dele e pelo uso diário e regular, que a sua quilometragem atual naturalmente que vai além dos 150 mil kms rodados, mas que eu não fiquei sabendo ao certo sobre esses números.

Enfim e não importa, o caso aqui é que segundo esse seu dono atual me garantiu, foi que ele já tem esse veículo por um pouco mais de 6 anos e que ele me comentou tbm que esse seu veículo não aceita funcionar bem com etanol e que quando funciona com esse combustível, que ele falha muito ...

Com certeza que eu não concordei com essa situação e que por causa disso, eu me interessei bem mais por esse caso e falei para ele que lógico que aquela não era uma situação nada normal pq afinal de contas, aquele é um veículo flex e segundo o que já sabemos eque tbm afirmam por aí em vários artigos e até em muitos vídeos no Youtube, que qq veículo flex deve sim mostrar e aceitar funcionar bem e perfeito com qq mistura entre as gasolinas e o etanol.

Mas que infelizmente cada vez mais , tenho constatado que a realidade que ocorre por aqui é que a TEORIA é uma mas que a PRÁTICA tem se mostrado ser que é bem outra e muito diferente do que andam pregando por aí aos 4 cantos desse imenso Brasil ...

E já está mais do que na cara que esses nossos LIXOS ORDINÁRIOS de gasolinas nacionais são os responsáveis diretos pela grave e nociva contaminação de várias peças importantes do sistema flex de qq veículo flex e que devido a isso, os motores VICIAM SIM nessas gasolinas e que depois disso, eles não vão aceitar mais funcionar bem nem por um milagre, com o nosso nobre e sempre desprezado etanol.

Mas diante dessa situação, é claro que existe sim uma boa explicação técnica para justificar esse fato, baseado exatamente nessa citada contaminação dessas peças que fazem a identificação de qq combustível que está sendo utilizado nesse motor flex.

Por exemplo, é a sonda lambda que está localizada logo na saída do sistema de escape do motor , que recebe e passam por ela todos os gases queimados e imaginem então que os restos de gasolina não totalmente queimada vão sim se acumulando em crostas de carvão e de fuligens nessa peça e só devido a esse fato, a bagunça toda já se inicia prejudicando assim o correto funcionamento desse coitado desse motor flex e condenando-o por isso a funcionar somente com essas tais e medíocres gasolinas nacionais.

Mas comentei ainda com esse colega que o ideal nesses casos, seria de se fazer uma boa revisão nesse veículo dele, do tipo de se verificar o real estado do oleo e filtro do motor, o filtro de combustível, o filtro de ar , as velas de ignição com os seus respectivos cabos, as bobinas de ignição, os injetores do motor se não precisam de uma boa limpeza além de se verificar tbm todos os sensores do sistema de injeção eletrônica desse veículo incluindo ainda essa importante sonda lambda ou o sensor de oxigênio do escape que muito provavelmente devem estar precisando de uma boa limpeza e descarbonização para recuperarem novamente as suas reais funções.

E continuando, avisei assim ao dono dessa perua Palio 1.3 flex 2005 que depois de feita essa cuidadosa revisão, que com toda a certeza esse veículo dele iria mostrar um melhor rendimento geral e que inclusive, ele tbm iria reconhecer e aceitar com certeza ser abastecido com etanol e ainda mostrar um leve melhor rendimento e funcionamento geral com esse combustível vegetal, bem melhor até do que com qq uma dessas nossas gasolinas atuais.

Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 23 Set 2024 17:29 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E um outro fato real que sempre me incomoda e até me entristece muito é o de ver as duas ponteiras do escape desse nosso atual Jetta TSI 13/13 toda babada com aquela crosta preta que significa que até dentro do seu motor muito provavelmente , tbm deve estar tudo impregnado dessa fuligem nojenta e nociva causada pela queima incompleta desses nossos LIXOS ORDINÁRIOS E IMPRESTÁVEIS DE GASOLINAS , mesmo que eu sempre tenha o cuidado de abastecer com a gasolina aditivada da Shell de um Posto de Combustíveis confiável e ainda faço a mistura com mais 25% de etanol hidratado misturado nela.

E além disso, por mais que eu tenha todo aquele cuidado extra com a manutenção preventiva desse Jetta, assim como com todos os nossos demais veículos, isso não vai evitar nunca essas carbonizações excessivas e nocivas em qq motor que for abastecido com quaisquer um desses tipos dessas nossas gasolinas nacionais , infelizmente !

Mas não vai adiantar mesmo pq o refino dessas nossas gasolinas sempre foi e será PÉSSIMO E SOFRÍVEL , o que causa essa combustão incompleta conforme podemos ver as ponteiras do escape desse pobre Jetta que se mostram sempre enegrecidas e sujas de carvão.

Pior ainda é um outro fato do qual eu me lembro muito bem de que quando retirei esse nosso Jetta TSI zero KM da revenda VW Caraigá de São Paulo capital lá em Junho de 2013 e que tive todo o cuidado de abastecer o seu primeiro tanque de combustível com a gasolina podium para fazer a viagem de volta até minha cidade em MG e que nas paradas que fizemos nesse nosso retorno, eu percebia claramente e muito entristecido , as duas ponteiras do escape já enegrecidas mesmo que esse Jetta ainda era novinho e sendo abastecido com essa tal dessa cara e rara gasolina premium podium da dona Petrobrás.

E não adianta alguém tentar defender aqui essas tais de gasolinas nacionais pq como uma prova bem concreta desse meu relato, temos vários veículos flex de diversas marcas aqui na nossa família e que por serem sempre abastecidos com a mistura de 85% de etanol com uns 15% de gasolina, esses nossos veículos sempre mostram todas as ponteiras dos seus escapes limpas e livres dessas carbonizações.

E contra fatos reais e muito bem comprovados, não vai existir jamais argumentação alguma para se opor a isso !

Sem contar ainda que é NUNCA nessa vida que nenhuma dessas nossas gasolinas , por melhor que elas ainda possam vir a ser algum dia, poderão oferecer de fato o mesmo excelente desempenho de que é capaz o nosso sempre nobre e imbatível etanol !

E muito menos elas ainda poderão oferecer algum dia, uma combustão limpa e completa como ocorre e sempre ocorreu com esse nosso campeão supremo entre todos os combustíveis, o etanol !

Coitadas delas , pobres e coitadas !!!

Criar novo tópico Responder  [ 258 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 22, 23, 24, 25, 26

Todos os horários são GMT - 3 horas