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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 16 Ago 2024 11:01 
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Estava vendo esses dias atrás por um acaso, um artigo na net falando sobre o lançamento da Petrobrás de uma nova versão mais atualizada da sua gasolina Podium, que seria uma nova formula com menos carbono !

Até aí muito nobre esse gesto dessa petroleira estatal, pq assim a qualidade pelo menos dessa cara e rara gasolina premium vai melhorando devagar !

Mas o que não se consegue conceber em nenhuma mente que conhece pelo menos um básico sobre combustíveis é que como explicar aos consumidores brasileiros que o preço dessa tal gasolina Podium nessa sua nova formulação tem aproximadamente o dobro do preço do nosso ETANOL !

Será que essa gasolina podium por melhor que ela seja ( e que na realidade ela jamais será ) teria nunca nessa vida a mesma octanagem do etanol ou ainda, que ela faria o seu rendimento e desempenho ser exatamente o dobro do que se consegue atualmente com o etanol mesmo que com essa sua nova formula ?

Coitada dela e assim, vai continuar a prevalecer todas as vantagens técnicas a favor do etanol e contra essa nova gasolina premium da dona Petrobrás, infelizmente é isso aí colegas !

Sem falar ainda que NUNCA que essa tal de nova gasolina podium de baixo carbono poderia apresentar uma queima ou combustão tão limpa e livre de carbonizações como sempre ocorre com o nosso nobre e ainda desprezado ETANOL !

E sendo ainda mais justo e explícito com essa nova gasolina podium, para ela oferecer na realidade o dobro mas apenas da autonomia do que se consegue hoje com o etanol ( pq mais desempenho do que oferece o etanol ela jamais conseguirá oferecer nessa vida ) ela teria de eliminar esses pesados 25% de etanol da sua composição atual mas nesse caso, ela tbm perderia uma boa parcela da sua atual octanagem que teria assim de ser substituída por hidrocarbonetos mais nobres e com maiores octanagens que tbm custam sempre bem mais caros para serem refinados e com isso, o seu preço final chegaria lá nas alturas ficando com isso totalmente inviável a sua produção e comercialização !

Ou seja, é como já dizia aquele velho e sábio ditado popular :

" Se ficar o bicho come e se correr o bicho pega " !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 22 Ago 2024 11:50 
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E retornando a esse tópico para relatar mais um episódio dessa vez com o nosso novo BMW 3201 flex que já está com quase 10500 kms rodados !

Desde que esse veículo foi retirado zero KM da CCS Euroville em Belo Horizonte que ele é sempre abastecido com a mistura mágica do etanol apenas levemente temperado com de 15% até 20% de gasolina comum.

E isso me dá de imediato 3 vantagens diretas sobre qq tipo de gasolina ou seja :

Maior desempenho.

Mantém o motor bem mais limpo internamente e livre de carbonizações.

Mantém o oleo lubrificante do motor sempre mais limpo e saudável pq evita que ele se contamine precocemente e se oxide perdendo assim todas as suas principais características protetoras do que se ele fosse abastecido com essas tais de gasolinas.

E como se todo esse cuidado preventivo não fosse suficiente, eu ainda fiz até agora nada menos do que 4 trocas de oleo do seu motor justamente para proporcionar um excelente amaciamento geral desse seu motor 2.0 turbo flex.

Mas essa revenda da rede BMW está entrando em contato comigo afirmando que o meu veículo está emitindo um sinal de que a sua 1ª revisão obrigatória já está atrasada em uns 500 kms e solicitando assim que eu leve imediatamente esse veículo para ser realizado esse serviço !

Ora, se esse BMW nem tem vareta de medição do nível de oleo do seu motor e se o seu sistema eletrônico do seu motor detecta o estado do oleo , então pq diabos ele está indicando essa tal de revisão incluindo a necessidade dessa eventual troca do oleo do seu motor que está ainda novo ?

E foi exatamente isso que eu expliquei a essa atendente da revenda BMW !

Óbvio que ela ficou bem surpresa com a minha justificativa e apenas disse que então nesse caso, que ela iria atualizar o sistema do meu veículo naquela revenda informando que o oleo do motor dele estava novinho e que por isso, não havia necessidade alguma de ser realizada essa 1ª revisão.

Apenas me comentou tbm que a BMW não tem como ter acesso a todas as lojas de trocas de oleo do Brasil e que por isso mesmo, não sabia dessa condição em que se encontra esse meu veículo.

Mas com isso, eu respondi a ela que achei esse sistema do oleo do motor desse BMW falho pq como ele detecta o estado em que se encontra o oleo do seu motor, então pq ele não informou que o oleo se encontra novo e sem nenhuma necessidade de se fazer uma nova troca ?

E essa atendente naturalmente que não soube me responder quanto a essa minha outra duvida e assim, deu por encerrado o atendimento desse meu veículo e ainda me solicitou que eu avaliasse o seu atendimento !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 29 Ago 2024 13:19 
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E mais um comentário sobre esse assunto :

Como todos já sabem, ainda conservo aqui conosco o nosso atual Jetta TSI highline 2013 com o seu motor 2.0 Turbo só a gasolina e da versão de 211 cvs.

E a triste realidade é que esse coitado desse sedan, sempre sofreu desde que ele era zero KM quando abastecido com esses nossos lixos ordinários de gasolinas comuns e aditivadas que se encontram por aí nesse imenso Brasil !

Afinal, ele foi concebido na Alemanha e montado no México , onde a qualidade das gasolinas de lá jamais poderão ser comparadas algum dia com essas tais que temos aqui disponíveis no nosso mercado !

E devido a essa situação, como um paliativo que encontrei, resolvi começar a misturar um pouco de etanol nessas gasolinas abastecidas nesse Jetta TSI, chegando até um limite de 30% com a ajuda de um piggyback da Unichip e com isso ganhei em desempenho com o aumento da octanagem dessas gasolinas , quando foi então possível alterar os mapas de pressão de turbo, os avanços do ponto de ignição e tbm afinar os mapas da injeção de combustível que com esse adicional de etanol, chegou nas 101 octanas ou seja, aos mesmos níveis da octanagem das nossas atuais gasolinas premium , a podium e a octapro.

Mas com as óbvias vantagens do menor custo e tbm de uma queima bem mais limpa e com isso, são menores os teores de carbonizações e de fuligens impregnados dentro do motor desse nosso Jetta.

Afinal, o nosso objetivo com esse nosso sedan sempre foi o de manter o seu motor o mais limpo internamente e ainda extraindo dele uma boa dose extra de desempenho com esse upgrade chamado de stage 2.

E esse nosso sedan que já está conosco desde junho/2013 e que já rodou 93 mil kms até agora e permanece sempre assim abastecido e oferecendo sempre um desempenho afiado e até melhor do que se ele fosse abastecido com essas gasolinas raras e caras desse tipo premium !

E novamente com esse episódio , mais uma vez se confirma que o nosso sempre nobre ETANOL se revela como a tábua da salvação para esse nosso brilhante Jetta TSI e que assim vai dependendo cada vez bem menos dessas gasolinas especiais e até de todas essas demais do nosso mercado !

Mas tbm já temos planos para fazer em breve um novo remap específico em sua ECU para ele ser abastecido com 50% de etanol e 50% de gasolina comum ou aditivada , quando então ganharíamos ainda um pouco mais de desempenho e ainda teremos uma maior economia ao abastece-lo !

E além desse remap na sua ECU, só seria necessário trocar tbm a sua bomba de combustível original do tanque por uma outra mais apropriada para essa aplicação, com uma capacidade de bombear um maior volume de combustível e tbm de ser mais compatível com o etanol.

E assim, já estou bem curioso para ver logo o resultado do desempenho dele com esse novo upgrade de performance !

Obs : Notem que a única maneira prática e com resultados bem positivos que temos aqui no nosso mercado para se tentar melhorar um pouco mais essa péssima qualidade de refino dessas nossas atuais gasolinas comuns e aditivadas ainda é a dica de se misturar o etanol nessas gasolinas pq assim, iria se diluir e dissolver um pouco mais essas gasolinas e com isso se ganha tanto em octanagem proporcionando assim um leve ganho em desempenho e ainda se tem uma combustão bem mais limpa para qq motor que assim, vai funcionar bem melhor e com menos carbonizações e fuligens internas !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 02 Set 2024 17:27 
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E em todos os locais que frequento , é impressionante a quantidade de pessoas donas de veículos flex que desconhecem a realidade de que o etanol é um combustível disparado bem mais vantajoso a esse tipo de veículos do que qq um tipo das nossas gasolinas !

Hoje estava conversando com um colega gerente de uma agencia bancária que sempre me atende e quando o assunto da nossa conversa foi para os nossos veículos, ele tbm não se mostrou uma excessão a essa importante regra !

Mas depois dele ouvir a minha rápida explicação do porque se deve dar preferencia ao etanol para abastecer qq veículo flex, ele tbm se convenceu dessa realidade , ainda que ele se mostrou muito surpreso com isso !

E assim, ele me falou que a partir de agora , que ele vai fazer a mistura de um pouco de gasolina ( ao redor de uns 15% ) apenas para temperar o etanol e que nunca mais ele vai completar o tanque do seu veículo flex com nenhum tipo de gasolina.

Obs : Vejam esse artigo abaixo comprovando que de fato, o etanol ainda vale à pena se a diferença de preço entre ele e a gasolina mais barata chegar até os 80% e não aquela antiga regra dos tais 70% !

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ ... Mas%20esse%2

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 06 Set 2024 15:12 
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E agora com essa nova proposta do governo federal de se misturar até 35% de etanol nas gasolinas atuais comuns e aditivadas e não sabemos ainda se vai entrar nisso as gasolinas mais caras e raras do tipo premium , ou seja, a Podium, a Octapro e a Racing da Shell que atualmente recebem por lei somente os 25% de etanol misturado nelas.

Estou rindo muito disso e vamos ver só o que será dos veículos com os motores somente a gasolina para funcionarem com essa nova mistura.

Mas quem tem veículo flex e que ainda for insistir em abastecer com essas tais de novas gasolinas com esses absurdos 35% de etanol , vão perceber um maior consumo médio além de continuar ocorrendo todas essas carbonizações internas nesses motores ao serem abastecidos com essas tais gasolinas bem mais alcoolizadas.

E o nosso nobre e ainda desprezado ETANOL vai com toda a certeza a continuar reinando imune como sendo o melhor combustível automotivo renovável em todo o mundo atual , sem nenhuma sombra de dúvidas !

Obs : Nem precisamos adivinhar tbm que com essas tais novas gasolinas com esses exagerados 35% de etanol vão fazer todos os veículos importados a terem falhas de funcionamento e acender algumas luzes amarelas nos seus painéis ... isso é o mais certo de ocorrer !

Simplesmente pq essa moda e invenção dessas tais gasolinas cada vez mais bem alcoolizadas existem somente aqui dentro do nosso mercado e os fabricantes de veículos importados não vão desenvolver novas calibrações de ECU somente para os veículos que forem importados para o mercado brasileiro, bem fácil assim de entender essa estúpida situação !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 14 Set 2024 13:37 
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E como estamos sempre abastecendo no mesmo Posto de nossa confiança e com aquela já famosa mistura mágica dos 85% de etanol com + 15% de gasolina comum em todos os nossos veículos flex , só temos os melhores feedbacks a anunciar aqui :

No caso do nosso HB20 1.6 e do nosso Citroen C4 THP 1.6 está havendo um curioso e quase inacreditável empate técnico com ambos esses veículos mostrando uma média de consumo urbana leve ao redor dos 9 kms/l.

Acredito que esse empate nesse consumo médio urbano leve está ocorrendo devido a esse motor Gamma 1.6 estar sempre bem afiado na sua manutenção preventiva e ainda, com a ajuda do seu câmbio manual e do baixo pêso desse veículo de menos de 1050 kgs.

E do lado desse Citroen C4 THP 1.6 turbo acredito que por ele ter um motor já bem mais eficiente e mais atualizado na sua concepção técnica , aliado ainda a um eficiente câmbio aut. japonês e tbm devido ao seu baixo pêso , ao redor de uns 1230 kgs , ou seja , ele tem uns 200 kgs de pêso a mais do que esse nosso HB20 1.6 hatch.

Mas esse Citroen C4 Cactus THP tbm dispõe de muito mais torque em baixas rpms do que pode oferecer o motor Gamma 1.6 desse HB20 , o que nos permite circular pelas ruas com o pé mais leve no seu acelerador e no final de todos esses prós e contras, está dando esse curioso empate no consumo médio urbano deles.

Quanto ao desenho da estrutura desses veículos, ou seja, a aerodinâmica deles, rodando pelo transito urbano em baixas velocidades que chegam no máximo a uns 60 kms/h , então não vai haver influencia desse fator na obtenção dessas médias de consumo entre esses 2 veículos.

E vejam que o fato desse HB20 1.6 ser 2012/2013 e de já estar rodado um pouco menos de 120500 kms rodados comparado a esse nosso Citroen C4 Cactus 1.6 turbo flex do ano de 2022 e com 22600 kms rodados não alteram em nada os seus consumos médios na cidade, em mais uma prova real de que qq veículo não importa o ano e a sua quilometragem percorrida, se ele é sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva desde zero KM, então ele estará sempre pronto para mostrar o seu melhor rendimento.

E nesse caso aqui, a soma de alguns desses fatores se equilibram e contrabalançam essas contas e esses 2 veículos acabam mostrando esses consumos urbanos bem semelhantes.

Obs : Ambos esses veículos circulam basicamente vazios e pelos mesmos trechos urbanos ou com no máximo duas pessoas e na grande maioria das vezes com os seus sistemas de A/C desligados.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 21 Set 2024 11:54 
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E ontem me deparei com mais um caso assim bem inusitado e muito curioso que deixarei aqui como mais um exemplo típico sobre o veículo de um colega de trabalho.

Trata-se de uma perua Palio Weekend 2005 com o motor fire 1.3 flex e o câmbio manual.

O veículo aparentemente está conservado e em ordem !

Óbvio que pelo ano dele e pelo uso diário e regular, que a sua quilometragem atual naturalmente que vai além dos 150 mil kms rodados, mas que eu não fiquei sabendo ao certo sobre esses números.

Enfim e não importa, o caso aqui é que segundo esse seu dono atual me garantiu, foi que ele já tem esse veículo por um pouco mais de 6 anos e que ele me comentou tbm que esse seu veículo não aceita funcionar bem com etanol e que quando funciona com esse combustível, que ele falha muito ...

Com certeza que eu não concordei com essa situação e que por causa disso, eu me interessei bem mais por esse caso e falei para ele que lógico que aquela não era uma situação nada normal pq afinal de contas, aquele é um veículo flex e segundo o que já sabemos eque tbm afirmam por aí em vários artigos e até em muitos vídeos no Youtube, que qq veículo flex deve sim mostrar e aceitar funcionar bem e perfeito com qq mistura entre as gasolinas e o etanol.

Mas que infelizmente cada vez mais , tenho constatado que a realidade que ocorre por aqui é que a TEORIA é uma mas que a PRÁTICA tem se mostrado ser que é bem outra e muito diferente do que andam pregando por aí aos 4 cantos desse imenso Brasil ...

E já está mais do que na cara que esses nossos LIXOS ORDINÁRIOS de gasolinas nacionais são os responsáveis diretos pela grave e nociva contaminação de várias peças importantes do sistema flex de qq veículo flex e que devido a isso, os motores VICIAM SIM nessas gasolinas e que depois disso, eles não vão aceitar mais funcionar bem nem por um milagre, com o nosso nobre e sempre desprezado etanol.

Mas diante dessa situação, é claro que existe sim uma boa explicação técnica para justificar esse fato, baseado exatamente nessa citada contaminação dessas peças que fazem a identificação de qq combustível que está sendo utilizado nesse motor flex.

Por exemplo, é a sonda lambda que está localizada logo na saída do sistema de escape do motor , que recebe e passam por ela todos os gases queimados e imaginem então que os restos de gasolina não totalmente queimada vão sim se acumulando em crostas de carvão e de fuligens nessa peça e só devido a esse fato, a bagunça toda já se inicia prejudicando assim o correto funcionamento desse coitado desse motor flex e condenando-o por isso a funcionar somente com essas tais e medíocres gasolinas nacionais.

Mas comentei ainda com esse colega que o ideal nesses casos, seria de se fazer uma boa revisão nesse veículo dele, do tipo de se verificar o real estado do oleo e filtro do motor, o filtro de combustível, o filtro de ar , as velas de ignição com os seus respectivos cabos, as bobinas de ignição, os injetores do motor se não precisam de uma boa limpeza além de se verificar tbm todos os sensores do sistema de injeção eletrônica desse veículo incluindo ainda essa importante sonda lambda ou o sensor de oxigênio do escape que muito provavelmente devem estar precisando de uma boa limpeza e descarbonização para recuperarem novamente as suas reais funções.

E continuando, avisei assim ao dono dessa perua Palio 1.3 flex 2005 que depois de feita essa cuidadosa revisão, que com toda a certeza esse veículo dele iria mostrar um melhor rendimento geral e que inclusive, ele tbm iria reconhecer e aceitar com certeza ser abastecido com etanol e ainda mostrar um leve melhor rendimento e funcionamento geral com esse combustível vegetal, bem melhor até do que com qq uma dessas nossas gasolinas atuais.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 23 Set 2024 17:29 
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E um outro fato real que sempre me incomoda e até me entristece muito é o de ver as duas ponteiras do escape desse nosso atual Jetta TSI 13/13 toda babada com aquela crosta preta que significa que até dentro do seu motor muito provavelmente , tbm deve estar tudo impregnado dessa fuligem nojenta e nociva causada pela queima incompleta desses nossos LIXOS ORDINÁRIOS E IMPRESTÁVEIS DE GASOLINAS , mesmo que eu sempre tenha o cuidado de abastecer com a gasolina aditivada da Shell de um Posto de Combustíveis confiável e ainda faço a mistura com mais 25% de etanol hidratado misturado nela.

E além disso, por mais que eu tenha todo aquele cuidado extra com a manutenção preventiva desse Jetta, assim como com todos os nossos demais veículos, isso não vai evitar nunca essas carbonizações excessivas e nocivas em qq motor que for abastecido com quaisquer um desses tipos dessas nossas gasolinas nacionais , infelizmente !

Mas não vai adiantar mesmo pq o refino dessas nossas gasolinas sempre foi e será PÉSSIMO E SOFRÍVEL , o que causa essa combustão incompleta conforme podemos ver as ponteiras do escape desse pobre Jetta que se mostram sempre enegrecidas e sujas de carvão.

Pior ainda é um outro fato do qual eu me lembro muito bem de que quando retirei esse nosso Jetta TSI zero KM da revenda VW Caraigá de São Paulo capital lá em Junho de 2013 e que tive todo o cuidado de abastecer o seu primeiro tanque de combustível com a gasolina podium para fazer a viagem de volta até minha cidade em MG e que nas paradas que fizemos nesse nosso retorno, eu percebia claramente e muito entristecido , as duas ponteiras do escape já enegrecidas mesmo que esse Jetta ainda era novinho e sendo abastecido com essa tal dessa cara e rara gasolina premium podium da dona Petrobrás.

E não adianta alguém tentar defender aqui essas tais de gasolinas nacionais pq como uma prova bem concreta desse meu relato, temos vários veículos flex de diversas marcas aqui na nossa família e que por serem sempre abastecidos com a mistura de 85% de etanol com uns 15% de gasolina, esses nossos veículos sempre mostram todas as ponteiras dos seus escapes limpas e livres dessas carbonizações.

E contra fatos reais e muito bem comprovados, não vai existir jamais argumentação alguma para se opor a isso !

Sem contar ainda que é NUNCA nessa vida que nenhuma dessas nossas gasolinas , por melhor que elas ainda possam vir a ser algum dia, poderão oferecer de fato o mesmo excelente desempenho de que é capaz o nosso sempre nobre e imbatível etanol !

E muito menos elas ainda poderão oferecer algum dia, uma combustão limpa e completa como ocorre e sempre ocorreu com esse nosso campeão supremo entre todos os combustíveis, o etanol !

Coitadas delas , pobres e coitadas !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Out 2024 11:39 
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Retornando a esse tópico para comentar hoje sobre um combustível que ainda deixa dúvidas quanto a sua real eficiência e ao seu custo-benefício :

Vamos falar um pouco sobre o ETANOL ADITIVADO :

E como já sabemos que aqui no Brasil não existe nenhuma lei ou decreto que regularize todos esses aditivos adicionados nem nessas tais de gasolinas aditivadas e muito menos nesse etanol aditivado e que por isso, eu particularmente ainda prefiro mil vezes, quando for o caso de aditivar preventivamente o etanol, eu adiciono nele um frasco de algum bom aditivo flex pq esse aditivo combina com qq tipo de mistura entre as gasolinas e o etanol e de fato, ele sempre vai fazer a sua tarefa de ser um bom detergente na remoção de todas as fuligens nocivas que estiverem impregnadas no sistema de alimentação de qq motor flex, com toda a certeza.

E segundo é anunciado por essas empresas de Petróleo, esse etanol aditivado contém aditivos para lubrificar e proteger todo o sistema de alimentação dos veículos contra quaisquer eventuais efeitos corrosivos, apesar de que tbm já sabemos que isso é totalmente desnecessário em se tratando de quaisquer veículos flex, pq eles já vem de fábrica devidamente protegidos contra qq tipo de eventuais ataques corrosivos causados por qq um dos nossos atuais combustíveis.

Mas sabemos tbm que se for misturado uns 15% a 20% de gasolina da comum mesmo no etanol comum, já se tem uma boa e eficaz aditivação desse etanol e uma prova bem real e prática que poderá servir perfeitamente de exemplo aqui para todos é o nosso pioneiro HB20 1.6 2012/2013 comprado por nós zero KM ainda lá em Novembro de 2012.

E que desde o seu primeiro abastecimento, lembro-me muito bem que fui eu mesmo quem o abasteci com essa eficiente mistura de etanol + 15% de gasolina comum, apesar de lembrar tbm da incredulidade e espanto do frentista que me atendeu naquela época vendo um HB20 zero KM e sem as placas ser assim abastecido e ele sempre foi abastecido exatamente dessa maneira por todos esses longos quase 12 anos e durante esses atuais 120300 kms rodados até agora que já estamos com ele, tanto circulando pelo transito urbano e tbm sendo utilizado em algumas poucas viagens ocasionais.

Até a sua bomba elétrica é ainda a original de fábrica, numa prova mais do que suficiente para comprovar a veracidade desse meu relato !

NUNCA foi necessário fazer nele nenhuma limpeza dos seus injetores e nem de substituir a sua sonda lambda (o seu sensor de oxigênio) que ainda permanecem os originais de fábrica.

Então , devido a isso, eu não entendo que valha a pena abastecer com esses tipos de etanol aditivados e sim de sempre abastecer quando possível com essa mistura aqui citada de etanol com uns 15% a 20% de gasolina comum.

E preventivamente durante alguma viagem ou a cada uns 5 mil kms , tbm poderá ser adicionado num tanque cheio com essa citada mistura de combustíveis, pelo menos 1 frasco de um bom aditivo flex que poderá ser da ACDelco , da Bardahl ou da STP e rodar com esse combustível assim aditivado até o tanque atingir a sua reserva.

Isso vai proporcionar uma eficiente faxina e limpeza geral em todo o sistema de alimentação de qq veículo flex , fato esse já mais do que amplamente comprovado e garantido não só por mim, mas por todos da minha família que possuem veículos flex das mais diversas marcas além de vários amigos e demais colegas que tbm assim sempre fazem e somente me relatam resultados positivos.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 12 Out 2024 13:14 
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E como meu único objetivo aqui nesse Clube sempre foi o de compartilhar os meus conhecimentos técnicos adquiridos em vários cursos feitos sobre mecânica automotiva não só aqui no Brasil mas tbm e principalmente lá nos EUA , vamos então para mais uma necessária e vital explicação sobre esse assunto :

Inclusive essa é uma explicação que já foi mencionada aqui algumas outras vezes, mas que eu acredito que é sempre oportuno recordar que é a dona ANP em associação ao Ministério das Minas e Energia e até de outros orgãos governamentais ligados a regulamentação dos combustíveis, os únicos e responsáveis diretos dessa péssima qualidade dessas nossas atuais gasolinas nacionais.

Pq vamos raciocinar aqui que de fato, já sabemos desde sempre que existem limites pre-determinados para a octanagem das gasolinas automotivas comerciais vendidas no mundo todo.

E que devido a isso , basicamente existem as gasolinas comuns ou regulares que ficam nas 95 octanas RON, as gasolinas plus ou as intermediárias e um pouco melhores e que ficam nas 97 a 98 octanas RON e finalmente as gasolinas super premium ou seja, as top quality que podem chegar nas 99 octanas RON e irem até as 102 octanas RON e aqui se incluem tbm essas nossas raras e caras gasolinas podium e octapro.

Mas é exatamente aqui que se esconde o pulo do gato pq na maioria dos países do mundo, atingem-se essas citadas octanagens com gasolinas puras e sem a ajuda do etanol ou com no máximo uns 15% de etanol mas ainda assim em muito poucos países ao redor do mundo.

E nós tbm já temos o pleno conhecimento de que o etanol, por ele já ter uma elevadíssima octanagem natural de 117 octanas RON, de sempre que ele é adicionado mesmo que em pequenos percentuais em quaisquer tipo de gasolinas puras , que ele vai proporcionar logicamente um aumento real da sua octanagem, portanto, sem nenhuma sombra de dúvidas quanto a esse fato.

Então é a partir daí, justamente desse importante detalhe técnico é que se começa a estragar literalmente a qualidade da composição das gasolinas porque à medida que elas recebem esses maiores percentuais de etanol, que para elas manterem sempre esses mesmos baixos níveis de octanagem oficial aqui citadas e que nesse caso da gasolina comum e aditivada nacional seria atualmente dessas ridículas 93 octanas RON , então assim eles só vão piorando gradativamente a qualidade da gasolina pura exatamente para conter esse real aumento natural dessa octanagem e limitando com isso a octanagem final delas nesses níveis já pre-estabelecidos como citamos acima e assim é que se perde sempre e cada vez mais essa qualidade real das gasolinas sempre que elas receberem cada vez mais etanol anidro em sua composição.

Óbvio , já que para as gasolinas puras apresentarem uma razoável octanagem , elas devem conter hidrocarbonetos mais nobres e que custam mais caros para serem destilados do petróleo enquanto que os hidrocarbonetos de baixa octanagem são justamente os piores e os mais baratos em questão de proporcionarem uma combustão mais limpa e livre de carbono e que seriam toda aquela nojenta fuligem e carbonização deixada dentro dos motores com a combustão incompleta de todas essas gasolinas comuns e aditivadas nacionais.

E trazendo toda essa explicação teórica aqui para a prática, seria o mesmo como imaginar essas gasolinas brasileiras comuns e aditivadas atuais contendo essas oficiais 93 octanas RON mas sem um pingo de etanol anidro adicionado na composição delas.

Muito bem, então dito isso dessa maneira, agora vamos imaginar uma outra situação real em que essa suposta gasolina nacional pura com essas citadas 93 octanas RON recebesse assim de repente , esses 27% de etanol anidro atuais, o que resultaria então depois disso com a octanagem final delas ?

Muito simples de entender porque ela pularia dessas medíocres e ridículas 93 octanas oficiais e atuais para nada menos do que 99 a 100 octanas RON e se transformaria diretamente numa autêntica gasolina super premium mas com um custo muito menor , porém sem perder a qualidade da parte pura dessa gasolina e isso é assim de fato, tudo muito simples de ser bem compreendido.

Obs : Eu convido qq colega e mesmo algum que seja engenheiro petroquímico, engenheiro automotivo ou que exerça qq uma atividade profissional automotiva ligada a combustíveis que ele será muito bem vindo e para que assim ele tbm exponha aqui a sua opinião sobre esse assunto da octanagem dessas gasolinas e os efeitos causados por essas adições de etanol anidro nessas gasolinas nacionais.

Acredito que uma boa troca de informações bem embasada seja de interesse geral de todos os que se interessam por esses assuntos técnicos envolvendo a mecânica automotiva !

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