Bem-vindo: 30 Out 2025 12:51

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: PERCA DE POTÊNCIA HB20 1.6 , ABASTECIDO ÁLCOOL
MensagemEnviado: 13 Out 2024 21:57 

Olá amigos;

Meu hb20 tinha enchido o tanque de gasolina, tinha 2 níveis de álcool quando abasteci. Nessa semana enchi o tanque de álcool, com 2 níveis na reserva, com gasolina do abastecimento anterior. O frentista colocou 1L de gasolina no tanque de partida á frio. Até então beleza, andei normal até em casa, no outro dia, quando liguei o carro, começou um comportamento meio estranho, diferente de quando estava abastecido com gasolina e não fazia nada anormal. Peguei e fui andar com o carro e senti que na primeira marcha ele já estava perdendo potência na subida, continuei na troca de marchas, andei um pouco ao redor do bairrp, e então voltou ao normal. No outro dia fui andar novamente, e mesma coisa, após um tempo andando, volta a potência e responde normal. Alguém já passou por situação parecida? será essa gasolina no tanque de partida á frio? O álcool é de qualidade boa, sempre abasteci lá, posto shell e nunca tive problemas. É meu segundo abastecimento, peguei o hb20 recentemente.

HB20 1.6 Manual flex 2012/2013

Perfil Enviar mensagem particular  

Título: Re: PERCA DE POTÊNCIA HB20 1.6 , ABASTECIDO ÁLCOOL
MensagemEnviado: 14 Out 2024 00:04 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Nesses casos desse HB20 já ser um modelo 1.6 mais antigo do ano de 2013 deve-se saber com certeza como está a situação da manutenção preventiva dele.

Então nesse caso, é importante saber como estão as velas de ignição e as suas regulagens, os filtros de combustível e de ar, o oleo do motor e o seu respectivo filtro , além de se saber tbm se a sonda lambda ou o sensor de oxigênio está todo em ordem e perfeitamente funcional.

Assim tbm como seria importante saber as condições dos injetores e das bobinas de ignição para se ter a plena certeza de que essa parte do motor já esteja toda em ordem.

Verificar tbm como está a limpeza do corpo de borboleta pq veículos mais antigos acumulam muita sujeira nessa peça e isso perturba e atrapalha muito o bom funcionamento do motor em baixas e médias rotações.

Após se fazer todas essas verificações e as devidas correções caso seja necessário, pode se ter a certeza de que esse HB20 1.6 vai funcionar bem tanto com gasolina e melhor ainda com etanol.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 14 Out 2024 20:04 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

allansf03 escreveu:
Olá amigos;

Meu hb20 tinha enchido o tanque de gasolina, tinha 2 níveis de álcool quando abasteci. Nessa semana enchi o tanque de álcool, com 2 níveis na reserva, com gasolina do abastecimento anterior. O frentista colocou 1L de gasolina no tanque de partida á frio. Até então beleza, andei normal até em casa, no outro dia, quando liguei o carro, começou um comportamento meio estranho, diferente de quando estava abastecido com gasolina e não fazia nada anormal. Peguei e fui andar com o carro e senti que na primeira marcha ele já estava perdendo potência na subida, continuei na troca de marchas, andei um pouco ao redor do bairrp, e então voltou ao normal. No outro dia fui andar novamente, e mesma coisa, após um tempo andando, volta a potência e responde normal. Alguém já passou por situação parecida? será essa gasolina no tanque de partida á frio? O álcool é de qualidade boa, sempre abasteci lá, posto shell e nunca tive problemas. É meu segundo abastecimento, peguei o hb20 recentemente.

HB20 1.6 Manual flex 2012/2013

Então, tinha um KIA PICANTO q só usava gasolina por causa disso. Depois q vendi q vi no fórum q pode ser problema no tanque de partida a frio e se onde vc mora não faz tanto frio, melhor nem abastecer ele.

E o meu 1.6 q tem aquecimento dos bicos, estava com gasolina e ontem enchi com álcool. Hj qdo fui dar a partida tbm não pegou na primeira, mas na segunda já pegou normal e está Ok até agora.

MensagemEnviado: 15 Out 2024 11:54 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

O colega Allansf03 já me comentou aqui e concluímos que se trata de um problema já recorrente de alguns HB20 1.6 de 2013 em diante :

Ocorre que a gasolina do reservatório de partida a frio fica sendo injetada sempre e isso acaba por afoga r e bagunçar todo o bom funcionamento do motor.

Tanto é que basta esvaziar esse reservatório que o motor volta a funcionar normal mesmo quando abastecido com etanol no seu tanque.

É o solenóide de partida a frio que estraga e causa esse transtorno, então basta substituir essa peça e tudo volta a funcionar perfeito.

Obs : Exatamente esse problema tbm já ocorreu no nosso atual HB20 1.6 e bastou substituir esse solenóide e tudo voltou a sua normalidade.

Eu comprei essa peça no Mercado Livre e eu mesmo fiz a substituição dessa peça, muito fácil de fazer.

MensagemEnviado: 16 Out 2024 01:24 

eu não substitui a solenoide, terei problemas? o carro está se comportando muito bem, sem nenhum barulho.

MensagemEnviado: 16 Out 2024 03:12 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

allansf03 escreveu:
eu não substitui a solenoide, terei problemas? o carro está se comportando muito bem, sem nenhum barulho.

A função desse solenóide e apenas o de controlar eletronicamente a necessidade ou não da injeção de gasolina no coletor de admissão do motor durante as partidas a frio.

Mas se esse reservatório de partida a frio for mantido sempre vazio, não haverá assim gasolina para ser injetada no coletor de admissão e com isso, não haverá nenhuma perturbação do funcionamento correto do motor com combustível em excesso sendo injetado no motor.

Mas o correto seria substituir esse solenóide pifado pq assim, o sistema de partida a frio voltaria a funcionar corretamente.

E a realidade é que esse solenóide não tem nenhum preço proibitivo além de ser fácil a sua substituição.

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas