Tenho acompanhado atentamente sobre esse novo advento desse mais novo aumento do etanol anidro adicionado nas nossas gasolinas comuns e aditivadas , passando dos oficiais e atuais 27% para 30%.
E que após decretado pelo presidente federal em Outubro do ano passado, agora já estão na fase de testes práticos dessas novas gasolinas, realizados pelo IPT de São Paulo e tbm pela ANP quanto a estabilidade dessa nova mistura de etanol nas gasolinas.
E que dependendo dos resultados obtidos e que se eles forem positivos , isso será o sinal verde para que a partir de Abril desse ano, comece de fato a vigorar esse novo aumento desses 30% de etanol adicionado nas gasolinas nacionais.
Na minha opinião, essa mudança nada vai mudar na prática, a menos que junto desse aumento , tbm fosse melhorado o refino da gasolina do tipo A , aquela gasolina quando ela ainda é pura , tanto a produzida aqui nas nossas refinarias e tbm as importadas para o nosso mercado interno.
Mas , a menos que seja por obra de um grande milagre do governo federal, tudo vai permanecer desse mesmo jeito, só com esses anunciados 30% de etanol misturado nessas gasolinas e sem maiores ganhos na qualidade real delas e talvez nenhum aumento da octanagem real delas além do consumo médio que vai aumentar ligeiramente tanto nos veículos flex e tbm nos veículos somente a gasolina.
Já quanto a haver um ganho real em octanagem para essas novas gasolinas com esses 30% de etanol, o correto seria haver isso mesmo e talvez com essa novidade, elas ganhem sim na melhor das hipóteses e no máximo de 1 a 2 octanas , o que significa na pratica pouca coisa de bom para haver uma real melhora no funcionamento geral de qq motor a gasolina.
Lembrando aqui que sempre nesses casos, tudo vai depender do posicionamento da dona ANP , do Ministério das Minas e Energia e do governo federal , pq se esse pessoal determinar algum novo ajuste no refino das gasolinas para reduzir e compensar esse ganho real dessas prováveis 1 a 2 octanas e só para ficar limitando propositalmente a octanagem oficial dessas gasolinas comuns e aditivadas, isso na prática poderá até piorar um pouco mais , a atual qualidade dessas novas gasolinas.
E tentando explicar isso um pouco melhor, o que sempre ocorreu e que foi o lado negativo de todas as vezes em que se eleva o teor de etanol anidro nas gasolinas nacionais, é justamente pq é isso o que se tem percebido na realidade, uma piora geral na qualidade das gasolinas quando elas ainda estão puras e antes delas serem misturadas com essa dosagem extra e cada vez maior desse etanol anidro além da sua octanagem que em nada é aumentada .
E toda essa politica e esse procedimento somente para se conter esse aumento natural da octanagem dessas gasolinas sempre que elas recebem uma dosagem extra de etanol , ou seja, aqui no Brasil acontece exatamente o contrário do que seria o correto, que seria o de se obter um aumento real e natural da octanagem dessas gasolinas todas as vezes em que se aumenta o teor de etanol misturado nelas.
Mas a realidade é que qq gasolina comum ou aditivada da mais simples ao redor do mundo, se ela por um acaso receber esses tais desses 30% de etanol como é o nosso caso, ela vai pular imediatamente para umas 98 octanas RON no mínimo , o que infelizmente jamais vai ocorrer aqui no Brasil com essas nossas gasolinas medíocres e de qualidade sempre inferior ao mínimo admissível.
E quanto aos motores flex, na realidade eles nada vão perceber de novidade com essa nova composição dessas gasolinas contendo um pouco mais de etanol.
Já quanto aos motores a gasolina, aqui poderá ocorrer o seguinte :
Nos veículos mais antigos equipados com carburador, talvez com uma boa revisão geral desses motores, eles ainda possam sobreviver e continua a funcionar razoavelmente bem mesmo sendo abastecidos com essas novas gasolinas contendo esses 30% de etanol.
E isso é válido tbm para todas as motocicletas a gasolina mais antigas que ainda rodam por esse nosso Brasil.
Já para os demais veículos equipados com qq tipo de injeção eletrônica. com certeza que esses sistemas podem se adaptar razoavelmente a esse novo teor de etanol nas gasolinas, haja vista que eles já funcionam normalmente com esses atuais 27% de etanol dessas gasolinas atuais e aumentando esse valor para esses citados 30% , muito provavelmente que pouca coisa poderá mudar na prática com o funcionamento desses motores incluindo todas as motocicletas a gasolina ou flex com algum tipo de injeção eletrônica, além de um esperado leve aumento do consumo médio.
Mas já quanto a essa anunciada leve redução nos atuais níveis de poluição emitida por esses veículos a gasolina , isso só seria possível com esse leve aumento do etanol adicionado nas gasolinas e ainda que certamente seria passível de uma melhor comprovação prática , se todos esses motores atuais a gasolina, tantos os carburados e tbm todos os demais com injeção eletrônica , passassem por uma nova recalibração geral, justamente para adapta-los a aceitarem essas novas gasolinas bem mais alcoolizadas e assim, para haver um melhor funcionamento e rendimento geral deles com essa nova composição dessas gasolinas contendo esses oficiais 30% de etanol.
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