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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 17 Dez 2024 21:18 
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Estou bem certo de que nunca que os defensores do etanol acharão um acôrdo comum com os defensores dessas tais de gasolinas nacionais ou seja, as gasolinas comuns e as aditivadas :

Porque o que se percebe é que a cada instante, mais resenhas e podcasts surgem no Youtube sobre esse assunto e as críticas são sempre afiadas e apenas contra o etanol mas nunca contra essas tais dessas medíocres mijolinas.

Mas que curiosamente, ninguém que fala mal do etanol enaltece sequer ao menos uma das suas várias vantagens , como se essas tais de gasolinas fossem o melhor dos combustíveis do mundo e que o etanol não significasse nada ... coitadas delas !

Por isso que eu não vou concordar jamais com essas citações tão mentirosas , completamente equivocadas , bem parciais e ainda, sem o menor fundamento técnico.

Seria muito mais fácil e elogiável se esse pessoal fosse justo e honesto para falarem as verdade do tipo :

As gasolinas contém em sua composição nada menos de 83% de carbono contra apenas 35% de carbono contido no etanol.

E que essa é a razão principal dessas gasolinas causarem aquele nojento lixo das carbonizações internas em todos os motores.

Além daquela POBRE e sempre INSUFICIENTE octanagem dessas gasolinas nacionais de míseras 93 octanas RON contra as invencíveis 117 octanas RON do nosso nobre etanol.

Dizem ainda esses mesmos defensores mal instruídos dessas mijolinas que é o etanol o culpado por injetores danificados nos motores mais recentes com injeção direta quando é justamente o CONTRÁRIO disso que tem ocorrido desde sempre afinal, são exatamente essas nossas gasolinas as que sofrem por apresentarem sempre uma péssima qualidade que não só carboniza em excesso os motores internamente mas que junto a toda essa carbonização causada pela péssima composição delas, elas contamina tbm todos os sensores do sistema de injeção incluindo até os catalisadores do escape, além dessas tais de mijolinas nacionais contaminarem tbm os oleos lubrificantes dos motores muito mais se comparadas com o nosso nobre etanol.

Mas infelizmente eu nunca li e nem ouvi até agora ninguém na net fazer esse tipo de comentário negativo sobre essas tais de mijolinas fedorentas e de péssima composição e acredito que de todas as gasolinas decentes dos países de 1º mundo, essas nossas gasolinas devem seguramente ter os maiores teores de carbono em sua composição, mesmo se considerarmos esses oficiais e exagerados 27% de etanol anidro adicionado nelas.

E assim, o dia que quiserem me convidar para participar de qq resenha ou podcasts desses sobre o etanol e as gasolinas, podem ter a plena certeza que eu comparecerei sim com o maior prazer e somente para esclarecer com toda a imparcialidade sobre as várias verdades a respeito dos combustíveis disponíveis que temos aqui nessa nossa terra tupiniquim , afinal, quem fala a verdade nunca merece castigo algum e doa a quem doer ter de ouvir a realidade sobre esse assunto.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 26 Dez 2024 12:56 
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E retornando a esse tópico somente para relembrar aqui a todos que tem veículos flex de sempre que for possível , de dar a preferência ao etanol quando forem reabastecer .

Quem ainda se utiliza somente das gasolinas , pode perfeitamente ir experimentando misturar no início, pequenas quantidades de etanol do tipo, para cada 10 litros abastecidos, que 7 lts sejam de gasolina e os restantes 3 lts de etanol e assim, vai começar a haver uma leve faxina em todo o sistema de injeção desses veículos.

Além disso, já vai dar para perceber uma leve melhora no rendimento geral desse veículo, com um pouco mais de desempenho, justamente devido ao aumento de nada menos de 7 octanas na gasolina comum que com esses 30% de etanol vai passar de míseras e insuficientes 93 octanas RON para mais interessantes 100 octanas RON.

E essa faxina significa ir removendo toda a carbonização causada pela queima dessas gasolinas que contaminam todo o sistema de alimentação e de injeção de qq veículo flex.

E para os demais reabastecimentos , pode-se ir aumentando devagar essa mistura com o etanol para ir aproveitando assim de todas as vantagens desse combustível vegetal se comparado com quaisquer das gasolinas.

E com isso, para cada 10 litros abastecidos por exemplo, pode-se passar a abastecer com 6 litros de gasolina e os restantes 4 litros de etanol e assim por diante até se estabilizar numa mistura mais vantajosa de uns 80% de etanol com mais 20% de gasolina sendo essa a mistura que eu além de todos os meus familiares e demais amigos e colegas sempre utilizamos já há muito tempo nos nossos veículos flex e com bastante sucesso.

Agindo assim gradualmente, se dá o devido tempo para o sistema de alimentação desses veículos ir reconhecendo esse etanol nessa mistura com uma maior facilidade e com isso, dar essa oportunidade a esse percentual de etanol de ir limpando todo o sistema de alimentação e de injeção desses veículos e os resultados práticos desse procedimento é um melhor funcionamento geral de qq motor flex.

Obs : Lembrando ainda que devido ao fato do etanol ser levemente mais denso e pesado do que as gasolinas, de sempre ao se fazer essas misturas aqui citadas, de pedir ao frentista dos postos de combustíveis para abastecer primeiro a gasolina e deixar para colocar o etanol por último pq assim, vai haver uma maior e melhor facilidade em misturar esses 2 combustíveis.

Informando que as gasolinas nacionais tem um peso aproximado entre 745 gramas a 760 gramas por litro enquanto que o etanol hidratado apresenta um peso ao redor de 805 gramas a 810 gramas por litro e isso, sempre considerando que ambos esses combustíveis estejam em temperaturas ambientes iguais.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 01 Jan 2025 11:40 
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Retornando a esse tópico dessa vez para falarmos sobre OCTANAGEM dos combustíveis e o seu efeito prático no funcionamento dos motores a combustão interna, sejam eles flex ou mono-combustíveis, aspirados ou turbo alimentados.

Atualmente, tanto os motores flex aspirados e mais ainda nos casos dos motores turbo flex, eles apresentam uma elevada compressão, o que significa que eles sempre vão exigir um combustível com uma maior octanagem para que eles assim, possam desenvolver todo o seu melhor rendimento para os quais eles foram projetados.

E saibam tbm que quaisquer diferenças a mais ou a menos na octanagem de um combustível abastecido nesses veículos é imediatamente detectada por sensores do sistema de injeção eletrônica desses motores e imediatamente informada a ECU desses veículos, que assim vai selecionar mapas de regulagem de acôrdo com essa octanagem disponível nesse combustível que estiver no tanque desse veículo.

Mas o conhecimento básico que devemos sempre ter em mente é que o etanol é o campeão supremo e tem a maior entre todas as octanagens dos atuais combustíveis disponíveis no nosso mercado, com 117 octanas RON e que depois dele, mas bem lá atrás, temos as gasolinas premium Podium e a Octapro com 102 octanas RON e por último é que aparecem as demais gasolinas comuns e aditivadas com insuficientes e somente 93 octanas RON.

E a ação prática dessa octanagem no funcionamento desses motores citados aqui é basicamente assim :

Quanto maior for a octanagem do combustível que for detectada e estiver no tanque desses veículos aqui citados, a ECU deles vai se aproveitar dessa octanagem que se for maior , ela vai assim selecionando nos seus arquivos , mapas de regulagem mais otimizados com cada vez mais avanço no ponto de ignição nos casos dos motores aspirados.

E nos casos dos motores turbo flex, esses resultados práticos serão ainda melhores pq a ECU desses motores, ao detectar um combustível com mais octanas em seus tanques, vai providenciar além de mais avanço do ponto de ignição , tbm um pouco mais de pressão da turbina soprando para dentro desses motores e com isso é que teremos como um resultado prático disso, mais rendimento geral e aquele desejado maior desempenho.

E lembrando aqui só para se ter uma ideia básica sobre esse assunto que a simples prática de se adicionar uns 15% de etanol misturado nas gasolinas comuns e aditivadas já vai aumentar em um pouco mais de 3 octanas RON o resultado dessa mistura de combustíveis , o que já é o suficiente para ser percebido e detectado pela ECU desses veículos e que em seguida é revertido em um leve melhor rendimento geral e assim vai ocorrendo progressivamente e sempre quanto maior for a octanagem presente no combustível desses veículos, sempre maior será tbm o rendimento e o desempenho obtido por esses veículos.

Obs : É mais do que óbvio e lógico que no caso de 2 veículos flex de motorizações iguais mas que sendo um deles abastecido com etanol e o outro com gasolina e não importa que seja até com essas caras e raras gasolinas premium Podium e Octapro, que esse veículo abastecido com etanol vai sim mostrar com toda a certeza um leve melhor desempenho em quaisquer situações de condução e vai deixar para trás esse outro veículo abastecido com essas gasolinas.

E não importa se esses veículos forem conduzidos no transito urbano e melhor ainda se eles forem conduzidos em rodovias e sem contar ainda que o etanol apresenta sempre outras vantagens bem positivas se comparado com quaisquer das gasolinas e que inclusive já foi citado aqui por muitas vezes nesse tópico em varias outras postagens anteriores.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 03 Jan 2025 18:00 
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Então, baseado nessa minha postagem anterior sobre a octanagem dos combustíveis, vejam só o absurdo que é a MEDÍOCRE e sempre péssima qualidade dessas gasolinas nacionais comuns e as aditivadas quando elas ainda estão puras e sem receber esses exagerados 27% de etanol anidro por força de lei federal.

Lembrando que o etanol contém aproximadamente 117 octanas RON e que 27% das nossas gasolinas comuns e aditivadas são compostas por ele, então vamos fazer aqui uma conta bem simples :

Se são 27% de 117 octanas que resultam em 31,6 octanas das totais 93 octanas de cada litro.

Então se a octanagem dessas gasolinas nacionais aqui citadas contém essas oficiais 93 octanas RON, basta subtrair dessas 93 octanas essas 31,6 octanas referentes aos 27% de etanol adicionado a elas e o resultado será 61,4 octanas referentes aos 73% de gasolina pura, aquela produzida nas refinarias nacionais e tbm as gasolinas importadas que recebemos aqui no nosso mercado.

Agora basta fazer uma conta bem simples utilizando-se da regra de 3 e teremos :

Se 61,4 octanas das gasolinas puras correspondem aos 73% do total de cada litro dessas gasolinas , então 100% desse líquido fedorento totalizam apenas 84,1 octanas RON.

E assim, pasmem e temos de engolir essa realidade de que essas nossas cultuadas gasolinas nacionais quando estão puras que elas apresentam esse numero ORDINÁRIO e ridículo de apenas essas sofríveis 84 octanas RON, ou seja, elas não são capazes de alimentar com eficiência nem o mais simples dos motores de uma simples motosserra com carburador, imaginem então alimentar todos esses modernos e mais recentes motores turbo flex com injeção direta que já temos aqui no nosso mercado e pior ainda, os casos dos motores modernos dos veículos importados que circulam aqui.

Ou seja, nem podemos chamar essa coisa líquida desprezível de gasolina e sim de um excremento ridículo de petróleo e que somente depois dela receber essa exagerada carga de 27% de etanol anidro, ela ainda vai apresentar essas míseras e sempre insuficientes 93 octanas RON oficiais.

Resumo dessa ópera é que as gasolinas comuns a aditivadas nacionais tem somente 84 octanas RON e que somente depois delas receberem os 27% de etanol anidro é elas ganham essas 9 octanas extras para resultarem nessas ridículas 93 octanas atuais.

E só relembrando aqui para o devido conhecimento de todos que as gasolinas gringas regulares ou as comuns e as mais básicas dos países de 1º mundo já começam com 95 octanas RON mas com a baita e importante diferença delas conterem apenas 10% de etanol adicionado nelas, então aí está toda a diferença na qualidade de refino e composição delas comparadas com essas nossas.

Que triste realidade é essa nossa , por isso que eu nunca acreditei e muito menos confiei nesses lixos nacionais que aqui se chamam de gasolina e sempre vou preferir abastecer meus veículos com o nosso nobre etanol que apesar de ser ainda desprezado no nosso mercado , é disparado o melhor combustível automotivo do mundo, comprovadamente e reconhecidamente falando !

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