Bem-vindo: 15 Mar 2025 18:26

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 266 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 23, 24, 25, 26, 27
Autor Mensagem
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 20 Ago 2024 14:37 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E nunca deixa de ser curiosa e interessante a reação dos frentistas sempre que eu chego em qq posto de combustíveis para abastecer os nossos veículos flex !

Eles logo chegam e me perguntam na grande maioria das vezes se podem completar com aditivada ...

E se espantam quando eu respondo que vou colocar os dois combustíveis misturados sendo que a gasolina só vai temperar de leve o etanol com uns 15% até 20% ...

E quando vou abastecer pouca quantidade somente para rodar pelo transito urbano, quando entendo que não vale a pena encher o tanque e ficar rodando com o veículo mais pesado, eu peço que abasteçam primeiro somente uns 4 litros gasolina comum e em seguida , que coloquem mais uns 16 a 18 litros de etanol .

E os frentistas logo me disparam perguntas do tipo que se fica bom o funcionamento do motor do veículo com essa mistura e por aí vai.

E a minha resposta eu nem preciso mais citar aqui pq ela é sempre aquela óbvia , naturalmente !

E viva o sucesso absoluto proporcionado por essa mistura mágica, a campeã para qq veículo flex e melhor ainda se ele for turbo flex, sem nenhuma sombra de dúvidas !!!

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 27 Ago 2024 20:55 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E de fato, é muito triste essa realidade brasileira onde menos de 40% dos usuários de veículos flex dão a preferência ao etanol enquanto que todos os demais ainda abastecem com essas tais de gasolinas ...

E se eu sempre sou um grande defensor do etanol, não é porque eu seja algum produtor, ou que eu trabalhe em alguma usina de etanol e muito menos que eu esteja ganhando qq vantagem financeira para exaltar e falar bem do etanol !

Mas pq a realidade é que o ETANOL é sim DISPARADO o melhor combustível não só do Brasil mas do mundo todo, ganhando com vantagens até do oleo diesel , comprovadamente !

E que devido a toda uma lamentável e falsa cultura e preconceito que já existe disseminada aqui contra esse combustível vegetal , vemos que permanece essa situação desse desprezo infundado contra o nosso sempre nobre etanol !

Mas saibam que se para todos os motores a gasolina, que essas tais de gasolinas nacionais são nocivas , então no caso dos motores flex esse fato é ainda pior , pq como essa tecnologia flex tem como uma de suas principais características as taxas de compressão sempre um pouco mais elevadas desses motores e nesse caso as gasolinas nunca vão proporcionar nem um melhor rendimento e muito menos um melhor desempenho para nenhum desses motores flex !

E a maior das desvantagens que se observa em cada um desses veículos flex quando eles são abastecidos com essas gasolinas é um acúmulo cada vez maior de carvão e de fuligens internas neles com todos os riscos de ocorrerem as pre-ignições ou as detonações além do menor desempenho que sempre se observa em qq veículo flex com gasolina e quando eles forem comparados funcionando com etanol nos seus tanques.

MensagemEnviado: 31 Ago 2024 15:30 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E falando dessa fórmula mágica de combustível, composta de 85% de etanol + 15% de gasolina , ela nada é além do atual E-85 encontrado atualmente em algumas poucas áreas dos EUA e em quantidades cada vez menores.

E as razões para isso ocorrer são óbvias ou seja, lá tem muito veículo para o pouco de etanol disponível , mesmo que nessa versão americanizada do E-85 que em muitas épocas do ano se transforma em E-70 justamente devido a escassez do etanol.

Além do fato de que qq condutor norte-americano que tenha o devido conhecimento das vantagens do etanol comparado com qq uma das gasolinas , sempre vai dar a preferencia a esse E-85 mesmo que com esses menores teores de etanol presente nessa mistura deles.

Um fato bem interessante e muito sábio que jamais esqueço foi quando em uma das vezes em que estava lá estudando justamente sobre mecânica automotiva de competição , conheci um velho preparador norte-americano que quando soube que eu era do Brasil me disse :

" Vcs lá do Brasil tem o melhor de todos os combustíveis da nossa atualidade , o etanol. "

E quando eu comentei com ele que as gasolinas norte americanas eram fartas, mais baratas e com uma boa qualidade, ele simplesmente me respondeu com uma certa irônia e desprezo :

"O melhor combustível para quem procura performance e para competição sempre será o etanol e essas gasolinas só servem mesmo é para lavar as peças " ... ri muito com ele depois desse seu sábio comentário !

Obs : E assim, diante desses fatos e de muitos outros motivos óbvios já conhecidos, eu prefiro sempre dar a razão a esse sábio comentário desse preparador do que apoiar todos esses milhões desses quase 70% dos atuais donos de veículos flex que ainda abastecem com essas tais de gasolinas e continuam a desprezar o nosso nobre ETANOL.

MensagemEnviado: 08 Fev 2025 19:03 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Retornando a esse tópico para mais uma importante explicação sobre o petroleo e os seus derivados :

Existem basicamente 3 tipos de petroleo que são extraídos em todo o mundo de acôrdo com as jazidas descobertas :

O do tipo leve, o do tipo médio e o do tipo pesado.

E desses tipos, já dá para entender que o tipo leve é o mais fácil e simples de ser refinado, exigindo das refinarias as instalações e maquinários mais simples .

E pela lógica, em seguida vem as refinarias que refinam os petróleos do tipo médio e finalmente, as demais refinarias mais especializadas e preparadas para refinar todos os demais petróleos do tipo mais pesado.

Sabe-se tbm que aqui no Brasil se produz basicamente o petroleo do tipo mais pesado e mais recentemente tbm descobriu-se jazidas do tipo médio de petróleo.

E que os estudos e históricos aqui no Brasil reportam que ainda lá no inicio da década de 40 , durante o governo de Getulio Vargas, foi descoberta a primeira jazida de petroleo brasileira, próxima a Salvador na Bahia e chamada de poço de Candeias-1 .

E ainda lá pela década de 50 , esse mesmo governo finalmente criou a Petrobrás e construiu a primeira refinaria de petroleo brasileira, chamada de Landulfo Alves , justamente naquela região próximo de Salvador e que foi onde se iniciou a extração e a produção nacional dos primeiros derivados desse petroleo brasileiro descoberto naquela região.

Mas não sabemos com certeza se essa instalação dessa primeira refinaria brasileira estava de fato capacitada a refinar qual desses 3 tipos de petroleo e de qual tipo de petroleo era esse que foi descoberto primeiro nessa região da Bahia.

Sabe-se tbm que o Brasil tem comprado do mercado externo, petroleos do tipo leve para mistura-lo com o nosso petroleo do tipo mais pesado e tbm do tipo médio e que assim, já seria possível o seu refino atravez das atuais instalações das nossas refinarias de petroleo.

E que o Brasil tem vendido esse petróleo dos tipos médios e os pesados e que ainda faz trocas deles por petróleo do tipo leve com petróleo do tipo leve.

E que somente em 2006 , o Brasil finalmente se tornou auto-suficiente em petroleo.

Mas que ainda importamos muita gasolina e demais derivados de petroleo para suprir a demanda do nosso mercado interno, pq esses tipos médio e pesado de petroleo produzidos aqui são mais favoráveis a produção de oleo diesel além de outros derivados mais pesados desses tipos de petroleo.

MensagemEnviado: 28 Fev 2025 17:40 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E quase sempre algum colega ou conhecido ainda me perguntam se existe vantagens em se abastecer somente com as gasolinas e eu logo explico :

A bem da verdade, a ÚNICA vantagem oferecida por essas gasolinas quando comparadas ao etanol é que elas tem mais calorias por litro, o que significa que ela produz mais energia na sua combustão o que faz qq motor rodar mais quilômetros com um menor volume de gasolina consumido do que de etanol.

Mas felizmente que todas as vantagens das gasolinas se limitam apenas a esse único fato senão vejamos :

O etanol por sua vez tem disparado muito mais octanas do que quaisquer tipos de gasolinas e isso se traduz diretamente em permitir a obtenção de um maior rendimento geral de qq motor flex ou a etanol seja ele aspirado e melhor ainda se ele for do tipo turbo quando abastecidos com esse combustível vegetal.

O etanol tbm proporciona uma combustão bem mais limpa e livre de carbonizações do que quaisquer das melhores gasolinas ao redor desse mundo, fato esse mais do que já amplamente confirmado e comprovado assim como todos os outros demais fatos citados acima.

Lembrando aqui que além do fato do etanol manter todos os motores bem mais limpos internamente e livres das carbonizações, isso tbm significa que ele contamina muito menos o oleo lubrificante dos motores quando comparado com quaisquer uma das gasolinas e por melhor que elas sejam.

E o custo de destilação do etanol tbm é sempre bem menor do que o custo para se obter qq tipo de gasolina.

Por todas essas razões que a nossa escolha pelo etanol já foi feita desde o inicio do seu lançamento aqui no nosso mercado como combustível automotivo ainda lá no inicio da década de 80.

MensagemEnviado: 11 Mar 2025 18:42 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Aproveitando desse tópico para esclarecer a realidade sobre os famosos aditivos para as gasolinas chamados de "boost octane" , ou seja, aqueles aditivos destinados a melhorar e aumentar a octanagem das gasolinas atuais.

Pois infelizmente e a bem da verdade, saibam que esse aditivos são apenas mais um grande MITO sem nenhum efeito prático.

Ou seja, eles não tem jamais e nem nunca tiveram essa capacidade e eficiência real para aumentar de fato a octanagem de nenhuma gasolina desse mundo.

Mas até já era de se esperar por isso, afinal, um frasco contendo não mais do que uns 350 mls jamais teria essa capacidade de fazer tal mágica, ou seja, de aumentar assim com essa facilidade a octanagem real de uma gasolina comum em nem uma octana sequer e com isso transforma-la assim em uma gasolina superior em nenhuma hipótese.

Inclusive vários sites norte americanos explicam sobre essa grande falcatrua desses aditivos boost octane afirmando que se alguém quiser de fato uma gasolina com uma mais elevada octanagem, que é bem mais seguro e garantido que ele vá até um Posto de Combustíveis e abasteça seu veículo com uma boa gasolina premium de alta octanagem mas que NUNCA comprem esses falsos aditivos esperando que eles façam algum milagre semelhante.

E concluindo sobre esse tipo de aditivo, esses mesmos artigos na net dizem que o máximo que eles podem fazer quanto a um real benefício para quaisquer motores seria o de limpar e de dissolver alguns resíduos de carvão que possam existir no sistema de alimentação e de injeção desses motores e nada mais além disso !

Criar novo tópico Responder  [ 266 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 23, 24, 25, 26, 27

Todos os horários são GMT - 3 horas