E retornando a esse tópico para compartilhar aqui sobre algumas curiosas e interessantes experiencias vividas por mim desde quando eu ainda era bem jovem e iniciando os meus estudos sobre mecânica automotiva :
Lá pelo ano de 1978, recordo-me bem que meu pai havia comprado uma saudosa Rural 1977 zero KM e com um novo motor de 4 cilindros e com 2300 cc utilizado tbm no ford maverick para substituir o antigo motor de 6 cilindros da Willys.
E nesse ano , o governo federal começou a aumentar um pouco mais o etanol adicionado nas gasolinas nacionais, devido a crise dos altos preços do petroleo no mundo todo.
Não consigo me lembrar exatamente qual era o percentual usado de etanol nas gasolinas nessa época, mas era ao redor de uns 15% a 20%.
E no ano anterior, em 1977 quando essa Rural era ainda bem nova, recordo perfeitamente que devido a esse seu motor a gasolina apresentar uma leve maior taxa de compressão, que ele sofria porque apresentava as detonações ( aquelas griladas ) e que com esse advento dessas adições maiores de etanol nas gasolinas, que percebemos nitidamente o motor dela funcionar bem mais redondo e macio e sem apresentar mais essas nocivas detonações.
Um outro episódio, agora já bem mais atual, em 1995 quando tbm recordo-me bem de que devido a situação econômica daqueles anos difíceis, reunimos eu e meus irmãos e resolvemos entrar em um consórcio para comprarmos em sociedade , o então recém lançado Chevrolet Corsa Wind 1.0 zero KM a gasolina 1995 e com os seus ridículos 50 cvs e ainda com aquela injeção eletrônica de combustível monoponto, que era uma lástima de fraco, ineficiente até doer !
Pois até esse motorzinho dele tbm sofria com as nocivas e perigosas detonações devido as sempre ineficientes gasolinas nacionais e que por isso, um belo dia resolvi por minha própria conta fazer a experiencia de misturar no tanque dele, uns 15% até 20% de etanol e advinhem só o que aconteceu ?
Pararam totalmente aquelas griladas do seu pequeno motor e o melhor dessa experiencia toda foi o notável ganho em desempenho apresentado por esse pequeno corsinha depois que nós começamos a abastecer sempre com essa mistura de gasolina e etanol.
Ou seja, desde aquela época, esses primeiros motores com injeção eletrônica já tinham os sensores de detonação que percebiam se o motor estava sendo alimentado com combustíveis com uma octanagem insuficiente ou não para aquela situação e a sua ECU então atrasava as curvas de avanço de ignição na tentativa de proteger o motor contra essas perigosas detonações.
Mas que apesar da existência desses recursos daquelas ECU , a octanagem real das gasolinas nacionais daquela época eram tão ridículas que mesmo assim, ainda se ouvia aquelas griladas daquele pobre motor , que só começou a funcionar mais macio e esperto, depois dessa nossa invenção de começarmos a misturar de 15% a 20% de etanol no tanque dele e ele nunca apresentou nenhuma falha devido a essa dosagem extra de etanol misturado na gasolina abastecida nele.
Então, por esses exemplos reais e apesar de antigos, não temos jamais como negar todos esses benefícios práticos oferecidos pelo etanol quando comparados até com as melhores gasolinas do mundo, pq elas ainda assim, vão sim perder feio e de goleada para o nosso nobre etanol em todos os aspectos !!!
Obs : E quanto a esse nosso pioneiro Corsa Wind 1.0 EFI 1995 , rodamos nele por uns 3 anos e ele ainda foi vendido perfeito e bem saudável além de que ensinamos tbm ao seu próximo dono sobre essas dicas de se misturar um pouco de etanol no tanque dele para assim se obter um rendimento um pouco melhor.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|