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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 23 Mar 2025 12:27 
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Quero convidar a todos os nossos colegas daqui do clube a se sentirem bem à vontade e comentarem sobre esses nossos combustíveis, não importa se alguém aqui prefira e apoie um ou outro combustível, mais importante são as opiniões e se alguém precisar de algum esclarecimento quanto as dúvidas que cada um por um acaso tiver, podem contar sempre conosco !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 28 Mar 2025 14:02 
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E retornando a esse tópico para compartilhar aqui sobre algumas curiosas e interessantes experiencias vividas por mim desde quando eu ainda era bem jovem e iniciando os meus estudos sobre mecânica automotiva :

Lá pelo ano de 1978, recordo-me bem que meu pai havia comprado uma saudosa Rural 1977 zero KM e com um novo motor de 4 cilindros e com 2300 cc utilizado tbm no ford maverick para substituir o antigo motor de 6 cilindros da Willys.

E nesse ano , o governo federal começou a aumentar um pouco mais o etanol adicionado nas gasolinas nacionais, devido a crise dos altos preços do petroleo no mundo todo.

Não consigo me lembrar exatamente qual era o percentual usado de etanol nas gasolinas nessa época, mas era ao redor de uns 15% a 20%.

E no ano anterior, em 1977 quando essa Rural era ainda bem nova, recordo perfeitamente que devido a esse seu motor a gasolina apresentar uma leve maior taxa de compressão, que ele sofria porque apresentava as detonações ( aquelas griladas ) e que com esse advento dessas adições maiores de etanol nas gasolinas, que percebemos nitidamente o motor dela funcionar bem mais redondo e macio e sem apresentar mais essas nocivas detonações.

Um outro episódio, agora já bem mais atual, em 1995 quando tbm recordo-me bem de que devido a situação econômica daqueles anos difíceis, reunimos eu e meus irmãos e resolvemos entrar em um consórcio para comprarmos em sociedade , o então recém lançado Chevrolet Corsa Wind 1.0 zero KM a gasolina 1995 e com os seus ridículos 50 cvs e ainda com aquela injeção eletrônica de combustível monoponto, que era uma lástima de fraco, ineficiente até doer !

Pois até esse motorzinho dele tbm sofria com as nocivas e perigosas detonações devido as sempre ineficientes gasolinas nacionais e que por isso, um belo dia resolvi por minha própria conta fazer a experiencia de misturar no tanque dele, uns 15% até 20% de etanol e advinhem só o que aconteceu ?

Pararam totalmente aquelas griladas do seu pequeno motor e o melhor dessa experiencia toda foi o notável ganho em desempenho apresentado por esse pequeno corsinha depois que nós começamos a abastecer sempre com essa mistura de gasolina e etanol.

Ou seja, desde aquela época, esses primeiros motores com injeção eletrônica já tinham os sensores de detonação que percebiam se o motor estava sendo alimentado com combustíveis com uma octanagem insuficiente ou não para aquela situação e a sua ECU então atrasava as curvas de avanço de ignição na tentativa de proteger o motor contra essas perigosas detonações.

Mas que apesar da existência desses recursos daquelas ECU , a octanagem real das gasolinas nacionais daquela época eram tão ridículas que mesmo assim, ainda se ouvia aquelas griladas daquele pobre motor , que só começou a funcionar mais macio e esperto, depois dessa nossa invenção de começarmos a misturar de 15% a 20% de etanol no tanque dele e ele nunca apresentou nenhuma falha devido a essa dosagem extra de etanol misturado na gasolina abastecida nele.

Então, por esses exemplos reais e apesar de antigos, não temos jamais como negar todos esses benefícios práticos oferecidos pelo etanol quando comparados até com as melhores gasolinas do mundo, pq elas ainda assim, vão sim perder feio e de goleada para o nosso nobre etanol em todos os aspectos !!!

Obs : E quanto a esse nosso pioneiro Corsa Wind 1.0 EFI 1995 , rodamos nele por uns 3 anos e ele ainda foi vendido perfeito e bem saudável além de que ensinamos tbm ao seu próximo dono sobre essas dicas de se misturar um pouco de etanol no tanque dele para assim se obter um rendimento um pouco melhor.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 04 Abr 2025 13:41 
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Retornando aqui para deixar importantes dicas para se obter um máximo rendimento geral em qq veículo flex incluindo tbm uma maior durabilidade para os motores desses veículos :

Como já sabemos aqui que a grande maioria dos donos de veículos flex fazem deles uma utilização urbana diária, indo e voltando do trabalho além de outros trajetos quase sempre mais curtos de menos de uns 15 kms de cada vez pelo perímetro urbano das cidades e assim, aqui vão então essas dicas de ouro :

O melhor combustível para essas situações é sem nenhuma sombra de dúvidas , o ETANOL !!!

E para se aditivar e melhorar ainda mais esse etanol na obtenção dos melhores resultados práticos e um máximo rendimento geral, a outra dica de ouro é a de se simplesmente misturar 20% de gasolina da comum mesmo nesse etanol.

Ou seja, para se abastecer por exemplo com uns 10 lts dessa mistura, basta pedir ao frentista para colocar sempre primeiro no tanque, uns 2 lts de gasolina e até pode-se arredondar o valor para facilitar a soma com o valor do etanol.

E em seguida, basta colocar uns 8 lts de etanol e pronto, está assim feita essa mistura de sucesso desses 10 lts para o seu motor flex.

E para quem quiser por exemplo abastecer com 15 lts, basta abastecer primeiro com 3 lts de gasolina e depois acrescentar mais 12 lts de etanol e para se abastecer uns 20 lts, basta colocar primeiro os 4 lts de gasolina e depois os 16 lts de etanol e assim por diante e lembrando que lógico que se pode sempre arredondar os valores nesses 2 abastecimentos para com isso facilitar a soma final.

Mas existe ainda uma outra dica de ouro que é igualmente muito importante para qq tipo de veículo flex e que vai complementar com sucesso essa 1ª dica :

Troque sempre o oleo e filtro desses motores a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses de utilização desse veículo, o que ocorrer primeiro e não importa se no manual dele diz para se fazer essa manutenção a cada 10 mil kms ou ainda a cada 12 mil kms ou a cada 1 ano de utilização desse veículo e portanto NUNCA , jamais faça isso se esse veículo for utilizado nessas situações desfavoráveis que eu citei acima sob o risco eminente de ir se formando as terríveis borras internas nesses motores e causadas além da combustão incompleta dessas gasolinas e tbm por oleos contaminados e deteriorados devido a essa condição desfavorável de utilização desses veículos quando eles são abastecidos só com essas gasolinas.

Porque quem abastece só com gasolinas e nem que possa ser de qq tipo, vai acumulando sim bem mais carbonizações internas nesses motores além dessa gasolina abastecida tbm contaminar e desgastar bem mais qq tipo de oleo lubrificante desses motores e MUITO MAIS do que essa recomendada mistura de sucesso do etanol com + 20% de gasolina.

Ainda mais com esse fato real desses veículos quando são utilizados basicamente nesses curtos percursos urbanos de menos de uns 15 kms e que cada vez nessa situação , esses motores fatalmente vão funcionar sempre no seu período de aquecimento que é justamente o pior período para o funcionamento de qq motor a combustão interna e tbm o mais prejudicial e onde justamente ocorrem essas maiores contaminações internas desses motores principalmente se eles estiverem abastecidos com essas nossas gasolinas e pior ainda se aqui nesses casos se somar nessa situação com os oleos lubrificantes desses motores se eles tbm estiverem mais velhos e já mais desgastados e contaminados .

E a condição mais favorável para qq veículo flex é quando eles são abastecidos com essas citadas misturas de etanol com + 20% de gasolina e com os oleos dos seus motores sempre mantidos dentro desse intervalo acima citado nas situações quando eles rodam basicamente por rodovias fazendo viagens de variadas distâncias em geral.

Tbm é igualmente importante sempre lembrar de que os filtros de combustível geralmente não aguentam mais do que 10 mil kms ou 1 ano sem que sejam trocados.

Assim como os filtros de ar que tbm devem ser trocados em períodos que variam entre uns 15 mil kms até uns 20 mil kms a depender das regiões onde esses veículos circulam haver mais poeira no ar ou não.

Esse seria o básico recomendado e o mais favorável para se obter o máximo rendimento possível e uma vida útil mais prolongada desses motores flex que vão assim funcionar bem mais saudáveis e o melhor, apresentando sempre o seu melhor rendimento geral.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 09 Abr 2025 13:06 
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Estou acompanhando atento a todas as informações sobre esse advento dessas novas gasolinas com os tais 30% de etanol anidro que o governo federal pretende adicionar nelas.

Pois bem, de acôrdo com vários anúncios publicados na net, parece que a situação real não é das mais positivas pq está havendo problemas de aceitação dessas novas gasolinas quanto as motocicletas.

Pelo que está sendo anunciado, a Abraciclo , que é a associação dos fabricantes de motocicletas até já se posicionou contra essa novidade devido a algumas marcas de motocicletas que apresentaram problemas de falhas durante as partidas a frio nos testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que foi o orgão técnico responsável em realizar todos os testes tanto nos veículos e tbm nas motocicletas.

Mas isso já era esperado, afinal, ainda existem muitas motocicletas com motores carburados sem falar nas mais antigas injetadas e todas elas foram calibradas de fábrica naquela época em que as gasolinas continham no máximo 25% de etanol anidro.

E agora com essa dosagem de 30% já fica bem fora dos padrões de regulagem originais desses pequenos motores dessas motocicletas.

Vamos pensar ainda no fato de que esses testes desse orgão técnico foram realizados durante os meses mais quentes do ano, que são Fevereiro e Março e essas motocicletas já apresentaram problemas nas partidas a frio.

Então, o que esperar dessas novas gasolinas E-30 nos meses mais frios do ano em todos os motores a gasolina que não tem essa calibração mais otimizada para esse específico teor mais elevado de etanol nessas gasolinas ?

O pessoal do governo federal acha que mecânica automotiva é assim, que os motores quando não são do tipo flex, que aceitam qq tipo de alteração nos combustíveis, mesmo que elas sejam menores, mas infelizmente essa ciência da mecânica automotiva é exata e tem muito pouca flexibilidade para tolerar abusos maiores como esse em se tratando de motores a gasolina !

Mas é óbvio que enquanto houver esse impasse e não for resolvida essa questão da aceitação dessas novas gasolinas pelas motocicletas, não se vê a real possibilidade de se inciar a distribuição dessas novas gasolinas E-30 e assim, acredito que todos os consumidores agradecem provisoriamente por isso !

Obs : O que está ocorrendo é simplesmente o efeito de uma mistura um pouco mais pobre em todos os motores a gasolina e isso já é uma condição desfavorável o suficiente para não haver um funcionamento perfeito e ideal, afetando inclusive até as partidas a frio desses motores em geral.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 11 Abr 2025 19:02 
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É impressionante a quantidade de YouTubers que fazem vídeos falando mal do etanol ... coitados deles.

Com certeza que eles não conhecem a realidade sobre o etanol e todas as vantagens oferecidas por ele se comparado com esses LIXOS MEDÍOCRES de gasolinas nacionais.

Tudo bem, vamos ser um pouco mais bonzinhos e retirar fora dessa citada grande mediocridade, as sempre raras e caras gasolinas premium mas mesmo assim , se formos comparar essas gasolinas nacionais mais bem elaboradas com o etanol, vcs podem apostar o que for que elas ainda assim vão continuar a perder sim e de goleada para o nosso sempre nobre ETANOL !

Porque elas NUNCA terão a altíssima octanagem do etanol e nem vão oferecer jamais a mesma combustão limpa e livre daquelas nocivas carbonizações escuras causadas pela combustão incompleta dessas gasolinas.

E muito menos essas gasolinas premium jamais poderão custar o mesmo menor preço que custa o etanol comparado com todas elas.

Então , diante desses fatos reais , que todos esses caras sabichões e os donos únicos da verdade, a eles eu sugiro que estudem mais , se informando melhor sobre o etanol antes deles se encherem de coragem e ficarem postando no YouTube , todos esses vídeos inúteis e sempre infundados sobre o etanol.

Isso me fez até lembrar de um sábio ditado popular muito difundido por essa região e que diz :

" Praga de urubu magro nunca pega em boi gordo " ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!

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