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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 24 Mar 2024 16:51 
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Todos esses veículos Hyundai que mesmo sendo novos e ainda dentro da garantia que estiverem com problemas de consumo anormal desse líquido de arrefecimento deve-se tomar o máximo de cuidado para que ao leva-los a alguma oficina autorizada da rede Hyundai , os mecanicos ou demais funcionários não queiram completar esse nível com alguma água torneiral no lugar do aditivo recomendado.

Porque simplesmente é muito fácil de fazer isso por um simples comodismo mesmo, mas saibam que nesses casos, que o prejuízo maior será do próprio dono desse Hyundai novo que vai ter toda a carga desse líquido original contaminado com qq adição dessas águas torneirais e não com o aditivo recomendado.

E depois será obrigatório trocar todo o líquido contaminado por um outro novo pq essas águas de torneira modificam e estragam a composição do aditivo original e até a coloração dele se altera , além do risco de se estragar peças desse sistema e assim a bagunça toda estará feita e causada por um simples descuido !

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Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 11 Set 2024 21:02 
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Eu tenho um hb20 2020 1.0 tgdi, comprei com menos de 50 mil km, em 3 dias eu percebi que estava fraco o motor e as vezes dando ré o carro quase morria (cambio automatico) e o motor quase superaqueceu e foi ai que percebi que o liquido de arrefecimento esta acabando muito rapido, completei ate o limite e no outro dia ja estava zerado, levei na css da jeep, onde foi que comprei pra usar a garantia e detecteram problema no cabeçote, vao trocar... mas eu fico com duvida se vale mesmo a pena ou troco de veiculo.


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 12 Set 2024 11:07 
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Seja bem vindo ao clube e com certeza que eu concordo com vc !

Esse sistema de reservatório da linha HB20 até 2018 e da linha Creta de 1ª geração já é bem antigo e pouco eficaz e nem sabemos o porque a dona Hyundai do Brasil insistiu em adotar esse sistema já bem ultrapassado nesses seus veículos.

Tanto é assim que basta verificar o novo reservatório do radiador na nova linha de 2019 em diante dos HB20 1.0 TGDI para entender melhor sobre como funciona esse novo sistema e o quanto ele é mais eficaz e confiável porque ele refrigera bem melhor o motor do que o sistema anterior de reservatório.

Obs : E só a título de curiosidade e para dar um simples exemplo :

A dona VW do Brasil aposentou esse sistema antigo de reservatório baixo por sucção de vácuo desde a sua linha de veículos de 1987 em diante.

Então imaginem o quanto ainda é atrasada em determinados pontos essa dona Hyundai do Brasil , ou melhor dizendo, quem sabe ela adota essa politica de escolha de alguns sistemas antigos por pura conveniência e para fins de economia de palito !

Obs : Saibam tbm que nos casos de qq motor a combustão interna com refrigeração líquida , se esse motor sofrer o menor superaquecimento que for e a temperatura subir além do normal nem que seja por pouco tempo, podem apostar o que for, que na melhor das hipóteses, a junta do cabeçote vai queimar sim com o tempo e com isso, começarão os problemas de se misturar esse líquido do sistema de refrigeração com o oleo do motor e assim, a bagunça toda se inicia e só vai piorando até ser consertado devidamente esse problema com a desmontagem do cabeçote do motor e a correção dessa falha.

Portanto , NUNCA , JAMAIS permitam nem em sonho que nenhum motor a combustão interna com sistema de radiador superaqueça fora do seu normal pq o prejuízo será mais do que certo e não se tem como voltar atrás para resolver isso a não ser desmontando o cabeçote do motor, trocar a sua junta e ainda muito provavelmente , tbm haverá a necessidade de providenciar a retifica da face desse cabeçote para assim haver novamente uma perfeita vedação desse cabeçote com o bloco desse motor !

Informando ainda que em casos de superaquecimentos mais graves , onde o motor funcionou por mais tempo superaquecido, o cabeçote poderá até trincar e nessas situações , haverá a necessidade dele ser substituído por um outro novo.

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 29 Nov 2024 18:13 
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E como esse nosso atual e pioneiro HB20 1.6 2013 comprado zero KM e que agora está completando 12 longos anos de uso contínuo e 121350 kms rodados nesse período e sem termos substituído até agora o seu líquido de arrefecimento pq ele praticamente não consome esse líquido com o uso, resolvi fazer uma revisão nesse sistema dele além de em outras partes tbm.

E lá na oficina autorizada da CCS Hyundai local que sempre me atende, ficaram surpresos com o excelente estado das suas mangueiras todas ainda originais de fábrica mas perceberam uma leve folga no eixo da bomba d'água que obviamente ainda era a original de fábrica !

E por isso, nesse caso nem pensei duas vezes em pedir para substituírem logo essa bomba original por uma outra nova.

Tbm nessa oportunidade, aproveitamos e colocamos uma nova carga de água desmineralizada mais o aditivo orgânico verde concentrado na proporção de 40% desse aditivo e 60% dessa água desmineralizada.

Obs : Optei em não colocar nem a bomba d'água e nem o aditivo pronto para uso originais da dona Hyundai além de outras peças pq achei esses produtos de marca idônea conhecida no mercado paralelo e bem mais baratos do que os originais porém com uma igual eficácia !

Aproveitamos essa oportunidade e fizemos tbm a substituição do fluído do sistema de freios e da embreagem , o fluído da direção hidráulica além de substituirmos tbm a correia dos acessórios que já estava bem usada apesar de ainda sem trincas e nem mostrando sinais de desgastes !

E lógico que não me deram nenhuma garantia dessas peças do mercado paralelo , mas apenas da mão de obra deles o que para mim, já está mais do que amplamente satisfatório !

E esse nosso pioneiro HB20 1.6 continua funcionando perfeito, firme e sempre saudável e confiável como qq veículo deve sempre ser não importa se ele é um semi novo ou se ele já tem mais de uma década de comprado e de que modelo e marca ele seja !

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 20 Mar 2025 13:08 
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Ao que me parece vou para o TERCEIRO "enchimento" do reservatório do liquido de arrefecimento.
Meu Platinum Safety 2024 esta com pasmem 12000KM~
Já foi completado o liquido uma vez com aproximadamente 5000km, foi completado novamente na revisão com 9000km e agora com 12000km (quase 13) vou ter que levar lá pra completarem DE NOVO.
E parece que estão CAGANDO pra achar por onde ele esta saindo. Imagina um carro que foi comprado 0km, estar com seus poucos 13mil KM já ter preenchido o liquido TRES VEZES.

AO MENOS não tentam nem me cobrar pra completar, mas já to ficando puto com isso de eles só completar e nem tentar procurar o vazamento.

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 20 Mar 2025 13:47 
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zantsu escreveu:
Ao que me parece vou para o TERCEIRO "enchimento" do reservatório do liquido de arrefecimento.
Meu Platinum Safety 2024 esta com pasmem 12000KM~
Já foi completado o liquido uma vez com aproximadamente 5000km, foi completado novamente na revisão com 9000km e agora com 12000km (quase 13) vou ter que levar lá pra completarem DE NOVO.
E parece que estão CAGANDO pra achar por onde ele esta saindo. Imagina um carro que foi comprado 0km, estar com seus poucos 13mil KM já ter preenchido o liquido TRES VEZES.

AO MENOS não tentam nem me cobrar pra completar, mas já to ficando puto com isso de eles só completar e nem tentar procurar o vazamento.



De acôrdo com essas informações, com certeza que está havendo algum vazamento desse líquido de arrefecimento em um HB20 assim tão novo.

Acredito que nessas situações, seria bem mais eficaz se for contatado o 0800 da Hyundai do Brasil e se fazer uma boa reclamação sobre essa ocorrência.

Ficar mendigando em oficinas autorizadas de rede de CCS onde os caras acham que estão fazendo é favor a um cliente que gastou o seu suado $$$$ para comprar um veículo da dona Hyundai é que ninguém merece nesse mundo e muito menos vai concordar, com certeza !

Obs : E nesse caso aqui a recomendação expressa é de se ter muito cuidado para esses mecânicos não estarem completando o nível desse líquido com águas torneirais , pq se for isso de fato o que está ocorrendo, vc pode preparar que logo terá muito mais problemas com esse sistema de arrefecimento do seu novo HB20 pq isso vai colocar em um sério risco toda a boa saúde e a vida útil desse motor.

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 03 Jun 2025 08:13 
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Registrado em: 26 Fev 2024 09:18
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levei meu platinum 2023 autom´tico para a revisão e foi trocada uma mangueira do sistema de arrefecimento além de todo o líquido do sistema, isto como parte de uma campanha de correção da fábrica, após eu ficar mais de ano reclamando do absurdo de em pleno 2025 um carro ficar "baixando água", coisa que nem o meu passat 82 fazia há muitos anos atrás.

fica o registro para quem tiver carro da mesmo ano ou próximo e eventualmente não faça manutenção na concessionária (quem faz eles vão trocar assim que o carro for para alguma manutenção)


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 03 Jun 2025 10:48 
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zé ruela escreveu:
levei meu platinum 2023 autom´tico para a revisão e foi trocada uma mangueira do sistema de arrefecimento além de todo o líquido do sistema, isto como parte de uma campanha de correção da fábrica, após eu ficar mais de ano reclamando do absurdo de em pleno 2025 um carro ficar "baixando água", coisa que nem o meu passat 82 fazia há muitos anos atrás.

fica o registro para quem tiver carro da mesmo ano ou próximo e eventualmente não faça manutenção na concessionária (quem faz eles vão trocar assim que o carro for para alguma manutenção)




Agradecemos por esse seu importante comentário informativo sobre esse recall porque de fato, a dona Hyundai do Brasil muito dificilmente anuncia isso publicamente !

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 04 Jun 2025 10:01 
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Registrado em: 26 Fev 2024 09:18
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zé ruela escreveu:
levei meu platinum 2023 autom´tico para a revisão e foi trocada uma mangueira do sistema de arrefecimento além de todo o líquido do sistema, isto como parte de uma campanha de correção da fábrica, após eu ficar mais de ano reclamando do absurdo de em pleno 2025 um carro ficar "baixando água", coisa que nem o meu passat 82 fazia há muitos anos atrás.

fica o registro para quem tiver carro da mesmo ano ou próximo e eventualmente não faça manutenção na concessionária (quem faz eles vão trocar assim que o carro for para alguma manutenção)


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complementando sobre a revisão aqui mesmo neste tópico pois não achei nenhum específico, foi feita uma reprogramação para resolver o problema do vidro do motorista algumas vezes parar no meio da subida ao tentar fecha-lo, inclusive quando acionando o travamento da porta pela chave, fazzendo disparar a buzina (vi acho que no feicibuqui sobre outros carros 2023 com esse problema)


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