Bem-vindo: 21 Jun 2025 22:37

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 293 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 26, 27, 28, 29, 30
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 28 Mai 2025 17:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6644
Localização: Montes Claros - M.G.
E com esse advento dessas prometidas novas gasolinas comuns e aditivadas contendo 30% de etanol anidro no lugar dos ainda atuais 27% vamos fazer aqui alguns comentários :

Eu até tenho lido em vários artigos na net citando que a aprovação geral dessa nova gasolina E-30 já está se concluindo e que a previsão é para se iniciar a distribuição delas já mais alcoolizadas desde Abril de 2025.

E que essa distribuição comercial dessas novas gasolinas até os Postos de Combustíveis seria gradativa por razões técnicas mas que não foram citadas nesses artigos por quais regiões iriam se iniciar essa distribuição !

Talvez devido aos sistemas de marketing dessa distribuição !

Mas o que mais interessa a todos nós são os reais benefícios oferecidos por elas como os já citados até 0,13 de redução do preço final de cada litro delas e eu até li tbm sobre o anuncio de um real aumento da octanagem dessas novas gasolinas que sairiam do limite atual e oficial dessas 93 octanas RON para 95 octanas RON , fato esse que já estava mais do que passando de hora de ocorrer de forma oficial e anunciada pela dona ANP !

Quanto a possíveis alterações no funcionamento geral dos veículos a gasolina, a realidade é que TUDO depende basicamente de como cada um desses veículos movidos a gasolina já estão sendo mantidos tanto na sua manutenção preventiva e mais ainda na sua manutenção corretiva.

Mas é tbm verdadeiro o fato de que os motores a gasolina com taxas de compressão mais elevada vão se beneficiar um pouco mais dessas novas gasolinas E-30 assim como tbm não terão praticamente nenhuma alteração nas médias de consumo.

Já quanto a algum possível aumento nas médias de consumo desses veículos a gasolina mais antigos e com as taxas de compressão menores, desde que eles sejam sempre bem mantidos com a sua manutenção em dia, praticamente nenhuma alteração no consumo médio poderá ser percebida além de uns 1.5% a no máximo 2% de aumento a mais em relação as gasolinas E27.

E quanto a quem tem veículos flex e que ainda abastece com essas gasolinas comuns e aditivadas no lugar do etanol hidratado ou de misturas contendo mais etanol do que essas gasolinas, nesses casos eles não vão perceber nenhuma alteração nem em consumo médio e tbm nem quanto a alguma alteração do funcionamento geral desses motores porque sempre vai existir uma compensação automática e imediata da ECU desses motores flex quanto a qq tipo de gasolina bem como a qq tipo de misturas entre as gasolinas e o etanol.

No meu caso específico que tenho somente o nosso atual Jetta TSI com o seu motor 2.0 turbo a gasolina (felizmente) , como estou misturando atualmente 35% de etanol hidratado no tanque dele, bastaria nesse meu caso subtrair esses citados 3% de etanol dessas novas gasolinas E-30 e fazer uma nova mistura com essa gasolina E-30 + 32% de etanol hidratado o que vai dar em exatamente nesse mesmo resultado final obtido agora e com um rendimento geral idêntico e sem nenhuma alteração no consumo médio dele !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 03 Jun 2025 13:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6644
Localização: Montes Claros - M.G.
E nunca custa retornar a esse tópico para mais um comentário sobre essa superioridade absoluta do etanol quando comparado a quaisquer das gasolinas existentes.

E depois de retornar de mais uma viagem rápida até a capital mineira Belo Horizonte nesse último final de semana ( 30/05 a 01/06 ) e sempre abastecendo o nosso atual Citroen C4 Cactus THP somente com aquela já costumeira e imbatível mistura de 80% de etanol com + 20% de gasolina , verifiquei que tanto a ponteira final do seu escape permanece sempre bem limpa e livre de quaisquer vestígios de fuligens escuras de carvão.

Além de verificar tbm e já de volta em nossa casa ao final dessa rápida viagem de uns 900 kms de percurso total que o nível de oleo desse motor 1.6 turbo flex estava exatamente na sua marca de máximo da sua vareta apesar de que sempre utilizei nesse motor dele a viscosidade de oleo 0W-20 quando a Citroen recomenda no seu manual a viscosidade 0W-30.

E tbm uma outra importante curiosidade e uma satisfação pessoal foi a de perceber que a coloração do oleo se mantendo sempre clara, ou seja, que o oleo do motor não estava com sinais de contaminações escuras causadas tanto pela combustão incompleta desses LIXOS medíocres de mijolinas como tbm da comprovação real de que o interior desse motor estar se mantendo e se mostrando sempre limpo e livre de vestígios de fuligens escuras de carvão.

Porque são justamente esses 2 fatores que escurecem qualquer oleo lubrificante para motores e que repetindo aqui são :

As gasolinas , cuja combustão incompleta contamina todo o oleo do motor escurecendo a sua coloração.

E as borras escuras que vão se formando dentro dos motores com essa combustão incompleta dessas tais de mijolinas e que são as responsáveis diretas que tbm escurecem os oleos lubrificantes porque os aditivos contidos nesses oleos vão dissolvendo devagar esses depósitos de carvão que se formam dentro dos motores mas com esse efeito, isso tbm vai escurecendo cada vez mais todo o oleo lubrificante até ele ficar bem escuro e até negro além do fato real e já comprovado de que esse oleo tbm vai engrossando cada vez mais com essas contaminações causadas por essas nojentas mijolinas nacionais até ele se transformar nas perigosas e sempre nocivas borras negras caso esse oleo não seja logo substituído junto do seu filtro a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses por um oleo e filtro novos.

Obs : E para finalizar esse comentário, só para explicar aqui sobre a vantagem do oleo 0W-20 que eu sempre usei no motor 1.6 turbo desse nosso Citroen C4 cactus desde que ele era ainda zero KM comparado com o oleo 0W-30 recomendado para ele é que esse citado oleo um pouco mais fino vai circular e atingir todos os pontos de lubrificação desse motor sempre um pouco mais rápido do que esse oleo 0W-30 que é um pouco só mais viscoso ou mais grosso e isso tbm significa sempre um pouco menos de desgastes precoces.

Além dessa vantagem, temos um leve melhor arrefecimento do motor ao se utilizar um oleo mais fino exatamente devido a pequena maior facilidade que esse oleo mais leve tem de circular um pouco mais rápido por todo o interior do motor do que um oleo um pouco mais pesado ou mais viscoso e com isso, se facilita a troca de calor e uma consequente leve diminuição da temperatura de todo o motor incluindo até a do próprio oleo lubrificante.

E se eu estivesse errado ou equivocado nessa minha opção de escolha quanto a esse oleo 0W-20 utilizado inclusive em todos os nossos veículos, vcs podem apostar alto e o que for que a essas horas todos os motores dos nossos veículos já estariam fundidos ou talvez lascados e ainda caindo aos pedaços por ai em algum ferro velho ou mesmo jogados em algum trecho de alguma rodovia ...

Mas saibam ainda que o que estraga e detona quaisquer motores e sejam eles até de uma ferrari , de um porsche ou de qualquer um outro esportivo de sangue azul importado é o DESLEIXO , o que significa que por um puro comodismo de se deixar o oleo lubrificante ficar escuro de tão contaminado e velho por essas gasolinas e pelo uso em condição severa e sem a devida troca do oleo e do seu respectivo filtro nos prazos corretos para esse tipo de utilização.

E ainda dão aquela costumeira desculpa de que :

" Estou só esperando a época certa para levar esse veículo para fazer a sua revisão " .

Essas são sempre aquelas famosas desculpas infundadas e inadmissíveis só para se prolongar um pouco mais essas revisões e com isso, ter aquela falsa impressão de que com isso eles vão assim economizar uns poucos $$$$$$ , mas que o motor desses veículos tbm vai se desgastar sempre e cada vez um pouco mais devido a esse inaceitável desleixo e quanto a isso vcs tbm podem apostar alto o que for.

Ainda mais que na maioria das vezes essas tais de revisões só ocorrem lá aos 10 mil kms ou ainda pior , só aos 12 mil kms ou a cada 12 meses quando o oleo já virou uma borra escura dentro desses pobres motores que assim vão sofrendo progressivamente um desgaste precoce , nocivo e anormal mas que vai sim a cada dia se acumulando e piorando com o tempo ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 07 Jun 2025 15:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6644
Localização: Montes Claros - M.G.
E eu fico feliz em constatar que sempre quando existe alguém de espírito azêdo que por algum motivo pessoal e infundado resolve postar no Youtube vídeos falando mal e contra o etanol , nesses mesmos vídeos porém sempre aparecem todos aqueles louváveis defensores do etanol que tbm postam suas opiniões falando sempre positivo sobre o etanol e todos os seus benefícios e indo contra os autores desses vídeos.

Mas o que ainda se percebe é que são justamente os mexânicos de plantão espalhados por esse imenso Brasil que ficam espalhando esses boatos infundados de que o nosso nobre etanol não presta e que são essas tais de mijolinas os únicos e melhores combustíveis do mundo ... coitados deles que jamais algum dia vão conseguir apagar o brilho nato do nosso ETANOL !!!

E coitadas delas, esses lixos mal refinados de gasolinas nacionais que nem com os exagerados e atuais 27% e nem com os 30% de etanol anidro misturado nelas , elas vão conseguir mostrar um mínimo de qualidade e decência a ponto delas terem uma medíocre octanagem , inferior até o das gasolinas E-10 gringas que mesmo com somente 10% de etanol misturado nelas, elas mostram sempre uma qualidade e uma octanagem de nada menos de 95 octanas RON e incomparavelmente superior a esses nossos LIXOS ordinários de mijolinas nacionais que ficaram estacionadas nessas míseras e insuficientes 93 octanas RON.

Fatos iguais a esses infelizmente são uma grande vergonha para todos nós que temos de engolir goela abaixo essa sempre péssima qualidade dessas gasolinas comuns e até as aditivadas nacionais de preços sempre abusivos que puxam para cima o preço do etanol que nunca tem nada a ver com essas tais de mijolinas.

O que salva de gasolinas nacionais em qualidade e octanagem são as sempre raras e caras gasolinas premium mas que ao preço que elas são vendidas aqui tbm pudera e justamente por isso que eu sempre prefiro abastecer mil vezes todos os nossos veículos flex com o nosso amado e nobre etanol e apenas levemente temperado com 15% até 20% de gasolina comum e só mesmo para que essa pequena dosagem de gasolina aditivar esse etanol e nada mais além disso !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 293 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 26, 27, 28, 29, 30

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB