Bem-vindo: 10 Nov 2025 19:14

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 327 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 29, 30, 31, 32, 33
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 13 Out 2025 15:05 
Offline

Registrado em: 06 Out 2025 12:46
Mensagens: 9
ianisgreek escreveu:
Já está muito boa essa médio de consumo obtida e agora com essas bobinas novas a tendência será de um rendimento geral sempre um pouco melhor desse motor.

E acredito que a diferença entre o consumo real e o indicado pelo comp. de bordo seja de no máximo 1 km por litro.

Talvez até menos do que isso pq atualmente, esses comp. de bordo dos veículos atuais já estão vindo bem melhor calibrados de fábrica, justamente para haver uma maior confiabilidade desses números mostrados.



Sim, eu só ando meio com receio de ficar abastecendo com etanol por conta de inúmeros relatos de etanol batizado dar uma estragada no motor, mesmo com essa mistura de etanol+gasolina

Eu resetei o trip A quando abasteci 2 de gasol e 18 de etanol, assim que chegar nos 2 tracinhos do tanque de novo eu vejo o quanto foi o consumo para ver se bate com o mostrado pelo computador de bordo
depois vou abastecer os mesmos 98 reais somente de gasolina e fazer essa diferença para ver se vou rodar muito mais no meu dia a dia

Que é casa/academia/casa, fim de semana as vezes dou uma volta mas sempre beirando os 10-15km de ida + 10-15km de volta


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 13 Out 2025 15:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6774
Localização: Montes Claros - M.G.
Se vc julga interessante fazer esses testes abastecendo somente com essas gasolinas para depois comparar , isso sempre é válido.

E sempre que abastecer com etanol, basta acompanhar naquele densímetro localizado ao lado de todas as bombas de etanol, se aquele combustível que está sendo abastecido naquele instante, se de fato ele está dentro dos padrões estipulados pela ANP ou não.

Mas abastecendo com essa mistura de etanol levemente misturado com uns 10% até 20% de gasolina comum que tanto eu como todos os meus demais familiares já adotamos desde sempre para abastecermos todos os nossos veículos flex , ninguém até agora nada tem a reclamar da utilização constante dessa citada mistura e todos esses nossos veículos flex que somam 13 veículos e de diversas marcas entre todos dessas nossas famílias e eles funcionam sempre perfeitos e iguais a relógios suíços com essa mistura de combustíveis.

E agradeço por esses seus relatos acreditando que em se tratando de automóveis e da sua mecânica, que todas essas nossas experiências são mais um ótimo e interessante aprendizado para cada um de nós.

Obs : E somente relembrando aqui que todos os motores dos veículos flex tem uma maior taxa de compressão quando comparado com todos os demais motores de veículos somente a gasolina e essa interessante característica técnica sempre vai exigir a utilização de combustíveis com maiores octanagens, exatamente onde o nosso nobre etanol brilha nesse quesito com suas maravilhosas e invejáveis 117 octanas RON contra as pobres e insuficientes 94 octanas RON das nossas gasolinas comuns e aditivadas.

E a vantagem técnica já amplamente comprovada dessa maior compressão desses motores flex é que com isso eles podem oferecer sempre esse melhor rendimento geral quando comparados a todos os demais veículos só a gasolina.

Ou seja, nunca se esqueçam que todos os motores flex e sejam eles turbo ou aspirados, que eles vão apresentar o seu melhor rendimento sempre quando abastecidos com combustíveis contendo as maiores octanagens como é o exemplo do etanol e NUNCA o contrário disso que seria o caso das gasolinas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 19 Out 2025 21:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6774
Localização: Montes Claros - M.G.
E o nosso nobre e ainda desprezado etanol está sendo um forte motivo para incentivar tanto a engenharia da Stellantis que já prepara uma nova versão flex para o seu motor 2.0 turbo hurricane que por enquanto só é produzido na versão a gasolina.

E esse motor equipa tanto a linha de pick ups rampage e tbm o Jeep Compass além do Jeep Commander.

E tbm incentivada por esse mesmo motivo, a engenharia da Hyundai do Brasil já está empenhada na calibração desse seu novo motor 1.6 TGDI que equipa o novo Creta Ultimate para lançar uma nova versão flex desse motor e assim substituir essa sua atual versão a gasolina desse seu motor 1.6 turbo.

Eu aposto as minhas fichas que em ambas essas novas versões flexfuel desses 2 motores turbo , que eles serão lançados com leves porém interessantes ganhos em rendimento geral quando ambos esses motores forem abastecidos com o etanol, justamente devido as vantagens oferecidas pela maior octanagem desse combustível vegetal quando comparado com quaisquer uma das gasolinas.

Acredito ainda que até no final desse ano e o inicio de 2026 , que esses lançamentos vão aparecer aqui no nosso mercado.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 03 Nov 2025 12:31 
Offline

Registrado em: 06 Out 2025 12:46
Mensagens: 9
ianisgreek escreveu:
E o nosso nobre e ainda desprezado etanol está sendo um forte motivo para incentivar tanto a engenharia da Stellantis que já prepara uma nova versão flex para o seu motor 2.0 turbo hurricane que por enquanto só é produzido na versão a gasolina.

E esse motor equipa tanto a linha de pick ups rampage e tbm o Jeep Compass além do Jeep Commander.

E tbm incentivada por esse mesmo motivo, a engenharia da Hyundai do Brasil já está empenhada na calibração desse seu novo motor 1.6 TGDI que equipa o novo Creta Ultimate para lançar uma nova versão flex desse motor e assim substituir essa sua atual versão a gasolina desse seu motor 1.6 turbo.

Eu aposto as minhas fichas que em ambas essas novas versões flexfuel desses 2 motores turbo , que eles serão lançados com leves porém interessantes ganhos em rendimento geral quando ambos esses motores forem abastecidos com o etanol, justamente devido as vantagens oferecidas pela maior octanagem desse combustível vegetal quando comparado com quaisquer uma das gasolinas.

Acredito ainda que até no final desse ano e o inicio de 2026 , que esses lançamentos vão aparecer aqui no nosso mercado.



Fiz um teste aqui na estrada, rodei 200km na gasolina sem ar condicionado e bateu 16.2km
só que na cidade parece que não passa de 8-9, isso no trajeto de 2km que uso para ir na academia, acho que deveria ser mais econômico por isso
vou esperar baixar até a reserva e vou encher de gasolina de novo para ver, vou ver se coloco um aditivo também, primeiro botei um descarbonizante e agora vai o aditivo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 03 Nov 2025 16:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6774
Localização: Montes Claros - M.G.
Muito boas essas suas médias obtidas com gasolina, só faltou vc refazer esses mesmos testes tbm com o etanol somente para fazer um comparativo.

Quanto aos deslocamentos mais curtos desse seu HB20 dentro da cidade , é a típica situação do motor funcionar mas se encontrando ainda em fase de aquecimento quando então o seu consumo médio será sempre mais elevado, não importa com qual combustível vc esteja abastecido porque isso já é fato comprovado em mecânica automotiva.

Quanto a utilização de aditivos a serem misturados tanto nas gasolinas e tbm no etanol, isso é sempre muito válido, com toda a certeza.

Agradecemos por esse seu comentário.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 04 Nov 2025 17:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6774
Localização: Montes Claros - M.G.
E podem falar mal o tanto que desejarem sobre o nosso nobre e digno etanol pq nada vai conseguir tirar o brilho dele como o rei dos combustíveis.

E só deixando aqui alguns exemplos práticos para todos :

Sempre utilizei a mistura de 80% de etanol com + 20% de gasolina em todos os nossos veículos flex, exceto o nosso Creta 2.0 que por ser utilizado basicamente só pela esposa , ela já falou por muitas vezes que não tem paciência nenhuma de ficar fazendo contas para abastecer com essa mistura e assim, ela acha bem mais fácil e prático pedir para abastecer somente com etanol e pronto, é sempre assim desde que ela retirou esse Creta 2.0 Prestige zero KM da revenda Hyundai daqui da nossa cidade em Outubro de 2017 e até hoje ele sempre foi abastecido assim mesmo.

Mas como vantagens reais para quem quiser comprovar esse fato, o motor dele, apesar de já estar com 129 mil kms rodados, apresenta ZERO carbonizações internas e até o oleo lubrificante dele permanece sempre amarelo e limpo mesmo depois de rodar 5 mil kms ou de permanecer por 6 meses lubrificando esse motor.

Além da ponteira do seu escape que está se mantendo sempre limpinha !!!

Mais interessante ainda foi o fato que eu percebi nitidamente esses dias atrás com o nosso BMW 320i quando ele se mostrou com respostas ainda mais prontas e afiadas nas acelerações do seu motor 2.0 turbo flex depois que eu resolvi abastecer apenas com etanol puro e fiz isso só como uma experiencia e sem misturar nele nenhuma quantidade adicional de gasolina.

Porque não é à toa que o etanol sempre foi o combustível mais indicado para quem quer sentir e tirar o melhor proveito do máximo desempenho do seu motor flex além dele manter quaisquer motores flex sempre bem limpos internamente, mas que ele ainda ganha com certeza todas essas demais vantagens técnicas oferecidas por ele comparado com quaisquer uma dessas coitadas dessas ditas gasolinas.

E sobre esse fato, vcs podem apostar o que for que jamais perderão !!!

Obs : E pode deixar toda essa legião de mecânicos, preparadores , influenciadores, engenheiros , professores além dos demais profissionais dessa área da manutenção automotiva de todo esse imenso Brasil criticarem e falarem sempre mal do etanol, porque para mim isso não faz nem a minúscula diferença já que eu sei muito bem desde sempre e com total certeza qual é o melhor combustível do mundo atual para os motores a combustão interna e posso garantir isso aqui ao falar bem alto para todos ouvirem bem:

É o ETANOL , o nosso rei supremo dos combustíveis e nunca essas tais dessas pobres gasolinas, coitadas e que ainda precisam da ajuda do etanol em exagerados 25% a 30% do etanol anidro que são adicionados nelas e nem mesmo assim elas ainda conseguem vencer em eficiência o nosso sempre campeão etanol !!!

E a explicação para isso é até bem simples porém bastante óbvia :

Isso ocorre porque os 70% de cada litro de "gasolina A " que é a gasolina pura é simplesmente um verdadeiro LIXOOOOOOOO, ou seja, ela apresenta uma medíocre qualidade de refino e portanto, é semelhante a um real excremento de petróleo sempre super mal refinada.

Afinal, já sabemos que todas as boas gasolinas gringas ao redor do mundo contém no máximo apenas 10% de etanol misturado nelas mas mesmo assim, a qualidade delas é infinitamente superior a essas nossas sempre sofríveis gasolinas tupiniquins.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Nov 2025 18:10 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6774
Localização: Montes Claros - M.G.
Voltando a esse tópico para comentar novamente sobre uma importante dica para se obter um melhor rendimento e eficiência máxima do etanol hidratado:

Como já existe uma antiga regra em que os fabricantes de veículos flex recomendam para se abastecer com 2 tanques seguidos com etanol e em seguida abastecer com 1 tanque com gasolina , aqui segue uma dica bem mais eficaz do que essa e que mostra resultados reais ainda melhores do que essa antiga regra:

Basta abastecer sempre com o etanol misturado a uns 15% até 20% de gasolina .

Agindo assim, esse pequeno percentual de gasolina misturado ao etanol vai agir como um aditivo para esse etanol e ainda vai fazer esse combustível vegetal render um pouco mais, ou seja, se obtém assim sempre o melhor desses 2 mundos.

Inclusive todos os veículos flex da nossa família são sempre abastecidos assim mesmo uma vida toda depois que surgiu essa tecnologia flexfuel e só temos satisfação plena a relatar aqui sem jamais ocorrerem episódios de falhas com nenhuma peça do sistema de injeção desses veículos como injetores , bombas ou sensores pifados e o melhor de tudo, mantendo todos esses motores limpos internamente e totalmente livres daquela nociva carbonização além deles apresentarem sempre um ótimo e afiado desempenho.

Obs : E sempre que for abastecer com essa mistura de etanol com um pouco de gasolina, tbm é importante lembrar de pedir ao frentista para abastecer primeiro a gasolina por ser um pouco mais leve (750 gramas por litro) e depois o etanol que é um pouco mais pesado (810 gramas por litro) pq ao se abastecer assim , vai facilitar a haver uma melhor , mais eficaz e homogênea mistura entre esses 2 combustíveis.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 327 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 29, 30, 31, 32, 33

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 37 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB