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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 21 Ago 2025 13:24 
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E só para desmentir muitos artigos na net dizendo que essa tal de gasolina podium da dona Petrobras é uma das melhores do mundo, ela não fica nem na 5ª posição das consideradas as melhores gasolinas em qualidade no mundo todo :

E abaixo deixo 2 links de uns artigos em ingles mas que podem ser facilmente traduzidos e explicando o ranking e a grande verdade sobre quais são de fato as melhores gasolinas e os oleos diesel em qualidade encontrados ao redor do mundo :

E em resumo :

1º Lugar são as gasolinas vendidas na Suécia.

2º Lugar são as gasolinas vendidas na Alemanha.

3º Lugar são as gasolinas vendidas no Japão.

4º Lugar são as gasolinas vendidas nos Estados Unidos da America.

5º Lugar são as gasolinas vendidas na Coreia do Sul.

E me desculpem todos aqueles que ainda são fãs dessa gasolina famosa aqui mas essa tal de gasolina podium nacional nem lugar digno ela tem coitada nesse nobre ranking das melhores gasolinas premium encontradas ao redor do mundo, infelizmente essa é a nossa realidade crua e nua e doa a quem doer, afinal, quem fala a verdade não merece castigo !!!

https://africa.businessinsider.com/loca ... ly/mc6vyr1

https://blog.petroleumprice.ng/top-five ... l-quality/

Obs : Será que essa gasolina podium nacional se habilitaria a tentar passar nos rigorosos testes e regras do Euro 6 ou ela com certeza seria reprovada ????

E somente para causar um pouco mais de polêmica sobre esse assunto dessa tal de gasolina podium além de certificarmos se de fato essa gasolina podium vale mesmo quase o dobro do preço do etanol hidratado, sugiro então a todos os leitores desse tópico que perguntem assim só de curiosidade aos seus conhecidos mecânicos e preparadores qual é a opinião deles sobre qual desses 2 combustíveis entre o etanol hidratado e essa gasolina podium, aquele que proporciona obter o maior torque e a maior potência de quaisquer tipos de motores considerando se manter livre a preparação desses motores, ou seja, desde os motores originais até aqueles mais bem preparados com os mais diversos upgrades de performance !

E ainda se for possível , citando aqui a devida explicação técnica desses profissionais justificando assim a resposta de cada um deles.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 28 Ago 2025 07:33 
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E ontem, plena quarta feira a noite , dia de jogos clássicos de futebol, a nossa turma de amigos se encontra em um barzinho de costume para mais uma rodada de conversas.

E logo após o término do jogo , entrou naturalmente aquele assunto das atuais gasolinas E-30 !

Estávamos em uma turma grande , eram mais de 13 pessoas e todos tem carros diversos e muitos tbm tem motocicletas de várias marcas e modelos.

E diante de tantas perguntas que nunca calam, citei algumas dicas técnicas importantes relacionadas ao advento dessas gasolinas E-30.

Sabemos porque já é fato comprovado que para haver um funcionamento o mais perfeito possível em motores a gasolina abastecidos com esse novo combustível E-30, que esses carros e motocicletas devem estar obrigatoriamente com toda a sua manutenção preventiva absolutamente em dia, óbvio !

Mas que tbm é uma realidade que essa mais recente geração de veículos e motocicletas com injeção eletrônica nem vão sentir praticamente nenhuma alteração de funcionamento, pq todo o sistema eletrônico desses novos motores está sempre se auto-ajustando o melhor possível e até para esse caso dessas novas gasolinas E-30.

E para todos os demais casos de veículos e motocicletas importados mais antigos, meu palpite é de que se eles estiverem com toda a sua manutenção absolutamente em dia, que muito provavelmente nem vai haver a necessidade de se abastecer com as sempre caras e raras gasolinas premium que continuam contendo apenas 25% de etanol adicionado nelas mas que cada motor é um caso em particular e eu lógico que não posso garantir aqui nenhum perfeito funcionamento de veículo e nem de motocicleta nenhuma abastecidos com essas gasolinas E-30 além dos nossos veículos em que eu sempre estou acompanhando de perto a manutenção preventiva deles.

E nos casos de veículos e motocicletas ainda mais antigos e equipados com carburadores , adaptar esses motores a essas novas gasolinas E-30 é até bem simples, porque basta manter tudo perfeito , ou seja, a limpeza e a regulagem do carburador , as velas de ignição , os filtros diversos e tbm a importante regulagem das válvulas do cabeçote nos casos em que existe essa necessidade pq essa regulagem desempenha uma importante função na obtenção de um perfeito e ideal rendimento para qq tipo desses motores mais antigos.

E nos casos de mesmo com todos esses cuidados, se sentir alguma falta eventual de combustível e/ou alguma falta de torque e de potencia devido a alguma mistura mais pobre observado com essas novas gasolinas E-30, basta reajustar levemente esses carburadores e pronto, com uma mistura levemente mais rica em combustível estará assim resolvida facilmente essa falha.

Lembrando aqui que na grande maioria dos motores mais modernos e equipados com injeção eletrônica, que essa regulagem de válvulas não é mais necessária porque essa ajustagem é sempre automática já que todos esses novos motores estão equipados com tuchos hidráulicos e não mais como são os antigos modelos de tuchos mecânicos que exigem sempre uma ajustagem periódica de suas respectivas folgas.

E se todos esses veículos e motocicletas forem mantidos assim sempre bem regulados, o eventual aumento no consumo médio deles será de fato irrisório e de não mais do que no máximo 2% a mais.

No caso dos veículos apenas a gasolina e que hoje temos na nossa família, são pela ordem , a nossa veterana opala de 6 cilindros mas que eu já instalei nela um eficiente sistema de injeção eletrônica com 6 injetores associado ainda a um poderoso sistema de ignição trazidos dos EUA lá em 2006.

E se eu perceber que os valores de lambda ( a qualidade dos gases do escape) mostrados no painel dela ficarem algo mais pobres do que o ideal, basta aumentar levemente o volume de combustível injetado juntamente com uma leve afinação na curva do ponto do avanço de ignição e boas, tudo se resolve assim facilmente e sem maiores complicações.

Já no caso do nosso pioneiro Jetta TSI stage 2 vale essa mesma observação e nesse caso, essa bem leve correção dessa regulagem já foi realizada nele com uma nova recalibração do Unichip e boas, ficou tudo certo.

Em seguida temos o novo Creta 1.6 TGDI 2025 e o novo Jeep Commander 2.0 turbo 2025 do meu irmão que tbm são abastecidos com a gasolina aditivada da Shell e esses 2 veículos nem perceberam absolutamente nada quanto a essa leve alteração na composição dessas novas gasolinas E-30.

Inclusive até o consumo médio desses 2 últimos veículos mais novos nem mostraram nenhuma alteração nas médias de consumo obtidas, numa prova bem real de que TUDO vai depender exclusivamente da caprichada conservação e dos cuidados com a manutenção preventiva de todos os carros e tbm das motocicletas.

Quanto a percepção de eventuais leves falhas e falta de uma boa resposta nas acelerações que possam prejudicar o desempenho causado por essas novas gasolina E-30, nada tenho a relatar por enquanto, apesar de que não tenho em casa instalado um dinamômetro disponível para o nosso uso pessoal e assim, poder aferir com uma maior precisão os números de torque e de potencia obtidos com cada um desses nossos veículos.

E antes de voltar para casa, não perdi lógico a oportunidade de mais uma vez deixar bem claro a todos os colegas e amigos presentes alí de que para mim, o ETANOL vai continuar sempre a ser o melhor e mais vantajoso combustível líquido automotivo com amplas vantagens técnicas se comparado a quaisquer tipos de gasolinas e não só as nacionais , mas tbm as encontradas ao redor do mundo.

Afinal , o etanol sempre foi saúde total para os motores enquanto que as gasolinas em comparação seriam os meros e prejudiciais quebra-galhos para quaisquer motores que se prezem !!!

E assim, vida que segue e vamos continuar sempre curtindo e cuidando ao máximo esses nossos carros e motocicletas !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 31 Ago 2025 13:04 
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Então vc comprou o seu tão sonhado veículo zero Km flex ou não e seja ele de quaisquer marca, modelo e versão, contando que ele é um veículo zero KM, novinho e cheirando !

Muito bem, aqui nesse ponto e quase sempre começam a surgir essas dúvidas mais importantes :

O funcionário da revenda que vc comprou o seu carro novo, naquele momento mágico da entrega técnica, vai impressionar vc com todas aquelas ótimas recomendações daquela conversa de um bom moço para que vc abasteça com etanol ou com alguma gasolina aditivada, não importando as suas justificativas !

Mas se esse fosse o meu caso, eu até poderia ouvir calmamente a todas essas sugestões desse funcionário da entrega técnica além de aprender tbm todas as dicas sobre como saber operar corretamente os acessórios desse veículo novo.

Mas já quanto a abastecer esse veículo novo e a levar esse meu tão sonhado veículo novo quando ele completasse os primeiros 10 mil kms a 12 mil kms para realizar a sua primeira revisão obrigatória na oficina autorizada de alguma revenda daquela marca , isso eu já nem levaria em consideração e nem ouviria e muito menos seguiria nada sobre essas sugestões dele.

Pq saibam que não tem uma maneira mais eficiente e infalível de vc contaminar o motor desse seu novo veículo do que abastecendo com quaisquer tipos de gasolinas, mesmo as aditivadas, pq a combustão delas vai sim acumulando carbonizações dentro desse pobre motor novo.

E depois de passados alguns anos após feita e atendida toda essa estupidez de recomendações , começam as tentativas para se descarbonizar esse motor, sejam com os mais diversos aditivos e tbm com os tais flush de oleos lubrificantes.

Mas para se evitar toda essa baita dor de cabeça e essas despesas extras, simplesmente basta optar em sempre abastecer com etanol e apenas temperado com no máximo uns 20% de gasolina comum e boas, agindo assim vc vai manter esse seu novo motor sempre limpo internamente e livre dessas nocivas carbonizações e o melhor de tudo, com esse seu novo motor apresentando ainda o seu melhor rendimento.

Já quanto as tais revisões a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms ou 12 mil kms, esqueça isso tbm, afinal, esse veículo agora é seu e não mais de nenhuma revenda ou de nenhum fabricante porque deixar o oleo lubrificante dentro desse motor novo por longos 1 ano ou por esses tais 10 mil kms ou 12 mil kms vai transforma-lo em uma terrível borra negra que certamente vai contaminar e começar a desgastar desde o inicio esse seu motor novo.

O melhor que vc teria a oferecer a esse seu novo veículo além de abastecer sempre com etanol misturado a uns 20% de gasolina é para que durante os seus primeiros 3000 kms , de nunca forçar esse motor em altas rotações especialmente quando ele ainda estiver frio ou em fase de aquecimento.

Tente acelerar de forma mais tranquila e sem necessitar atingir altas rotações lembrando que isso é prejudicial ao bom amaciamento de quaisquer motores novos.

E quando esse seu novo veículo atingir os seus primeiros 1500 kms rodados, leve-lo sem falta até uma boa loja de troca de oleo de sua confiança e fale que vc quer fazer a troca do oleo e do filtro com exatamente essa quilometragem e drenar o oleo e o filtro com o motor ainda quente para favorecer um eficiente amaciamento desse motor.

Só 2 cuidados principais a serem tomados nessa situação :

Antes dessa troca de oleo, vá até essa revenda autorizada e simplesmente compre um filtro de oleo original para que oficina autorizada nenhum acuse vc de ter negligenciado a manutenção preventiva do seu veículo novo instalando nele peças não originais.

E verifique tbm no manual do proprietário desse seu veículo novo, quais os oleos recomendados para esse seu motor e escolha aquele que for o mais leve, ou seja, o menos viscoso e faça assim essa 1ª troca de oleo e vc com isso dará muito mais durabilidade e um máximo rendimento futuro a esse seu motor novo.

E a 2ª troca de oleo e filtro desse motor novo deverá ser realizada logo que ele completar os seus primeiros 5 mil kms rodados.

Nesse caso aqui vc poderá ir até a revenda que vc comprou esse veículo e pergunte assim só de curiosidade mas sem jamais comentar que vc já realizou antes a 1ª troca de oleo e de filtro do motor , se eles fariam essa troca de oleo e de filtro agora que vc já percorreu os primeiros 5 mil kms.

Se eles concordarem em fazer essa manutenção preventiva, maravilha, mas fale que vc precisa do veículo nesse mesmo dia e não deixe o veículo lá nessa oficina para busca-lo depois pq vc poderá ser enganado por 2 motivos :

Ou eles poderão nem fazer essa troca de oleo e de filtro e ainda vão cobrar de vc por esse serviço ou talvez na melhor das hipóteses , eles até vão sim drenar esse oleo usado e trocar esse filtro de oleo , mas será só depois que o motor desse seu veículo já esfriou e com isso, toda essa troca de oleo e do filtro serão prejudicadas pq se eles agirem assim, vão ficar retidos dentro desse motor as impurezas, borras e demais detritos do oleo velho que não serão drenados com o oleo já frio mas que essa sujeira retida vai contaminar e sujar com certeza tanto o oleo e tbm o filtro novo.

Pois é exatamente assim que tanto eu, como todos os meus demais familiares fazemos sempre que compramos um veículo zero KM e lembrando ainda que se for possível , de acompanhar as revisões pq nem todas as oficinas autorizadas são de confiança , infelizmente.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 09 Set 2025 19:15 
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E não param de aparecer no Youtube e tbm em artigos na net, reclamações e demais críticas sobre essas novas gasolinas E-30.

Ocorre que dos males, essa nova gasolina E-30 será sempre o menor deles, apesar de já sabermos que o ideal em se tratando de gasolinas, seria se tivéssemos uma gasolina melhor refinada e preferencialmente produzida de petróleos mais leves que permitiria essa mesma atual octanagem dessas 94 octanas RON mas com um menor teor de etanol anidro, o que beneficiaria a obtenção de um menor consumo médio além de facilitar o trabalho das atuais refinarias nacionais.

Mas se fossem computados todos os custos para se produzir essas tais gasolinas mais bem refinadas aqui no nosso mercado interno e com digamos no máximo de uns 15% de etanol anidro e com essas mesmas 94 octanas RON atuais, a comercialização delas ainda ficaria com um custo totalmente inviável comparado com o que temos hoje.

E assim, somadas todas as vantagens em se adicionar esses atuais 30% de etanol anidro em gasolinas mais ordinárias em qualidade como é esse o nosso caso, haveria de fato essa real justificativa em lançar essas gasolinas E-30 porque assim, se teria um custo menor delas já que o etanol anidro é bem mais barato do que uma gasolina digna mesmo que de uma qualidade razoável.

Além de um outro fato real de que o etanol anidro SEMPRE vai poluir bem menos o nosso ar ambiente do que quaisquer tipos de gasolinas e por melhor que elas sejam refinadas.

Então nesse caso brasileiro, não existe uma outra saída mais vantajosa tecnicamente e comercialmente do que a comercialização dessas novas gasolinas E-30 .

Somente o consumidor é quem sempre vai perder com essa solução brasileira pq vai pagar por esses 30% de etanol anidro adicionado nessas atuais gasolinas E-30, o mesmo preço de uma gasolina comum e mais barata.

Sabemos tbm com certeza que o consumo médio obtido com essas atuais gasolinas E-30 é de fato mais elevado do que quando comparada com quaisquer outras gasolinas gringas com menores teores de etanol adicionado nelas, mas que em se tratando do nosso mercado, essa ainda é a nossa melhor solução apesar dela ser nem um pouco barata.

Lembrando ainda que o etanol anidro contém apenas 0,5% de teor de água na sua composição, o que é bem menos nocivo ao sistema de alimentação de quaisquer motores a gasolina do que o etanol hidratado que contém pelo menos 5% de água em sua composição e assim, nada de se ficar reclamando dessas atuais gasolinas E-30 quanto ao seu real efeito corrosivo.

Mas que em se tratando de veículos flexfuel, que toda essa geração desses veículos já está devidamente protegida de fábrica contra todos os eventuais efeitos corrosivos desse etanol hidratado, portanto não existe motivo algum para maiores preocupações quanto a esse assunto.

Obs : Lembrando sempre que para quem tem veículos flex, que para se obter o melhor rendimento com eles, só se consegue apenas se abastecer com etanol e somente misturando nele de 15% a 20% de gasolina comum para ela agir como um aditivo do etanol e nada mais além disso.

E rendimento nesse nosso contexto aqui significa se obter o melhor desempenho associado a um menor consumo com um menor custo por km rodado.

Portanto a nossa realidade é que nunca espere conseguir esse melhor rendimento de quaisquer tipos de veículos flexfuel abastecendo com essas novas gasolinas E-30 porque o nosso etanol é disparado e já comprovado como sendo o melhor combustível para esses motores flexfuel e isso sem nenhuma sombra de dúvidas.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 24 Set 2025 14:03 
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Retornando novamente nesse importante tópico somente para compartilhar mais algumas informações sobre o etanol e a sua comparação com todas as demais gasolinas.

E só para explicar melhor as razões para as gasolinas carbonizarem muito mais quaisquer tipos de motores do que o etanol, vamos começar mostrando aqui as formulas químicas de ambos esses combustíveis :

A do etanol é :

C2H6O - De onde concluímos que ele tem 2 átomos de carbono, 6 átomos de Hidrogênio e ainda lembrando disso desse importante 1 átomo de oxigênio que citaremos sobre ele mais abaixo.

Já a gasolina pura é :

C8H18 - De onde temos 8 átomos de carbono e 18 átomos de hidrogênio.

Então baseado nesses dados, vamos considerar que as atuais gasolinas nacionais já possuem em sua composição 70% de gasolina pura e 30% de etanol.

E agora com a soma total proporcional desses átomos de carbono teremos :

Desses C8 da fórmula das gasolinas puras são 70% desses átomos que somam assim 5,6 átomos de carbono.

E dos C2 do etanol temos 30% disso que são 0,6 átomos de carbono.

Então, basta somar os 5,6 átomos de carbono dos 70% da parte das gasolinas puras com mais esses 0,6 átomos de carbono dos 30% da parte do etanol.

E o resultado obtido são de exatos 6,2 átomos de carbono para essas atuais gasolinas nacionais E-30.

E a partir desses dados, fazendo uma simples comparação com o etanol , a diferença é gritante, ou seja, são nada menos do que 6,2 átomos de carbono dessas atuais gasolinas E-30 contra apenas 2 átomos de carbono do etanol , ou seja, essa é uma das vitórias mais massacrantes do etanol sobre todas as demais gasolinas.

E agora para fechar com chave de ouro todas as outras vantagens oferecidas pelo etanol quando comparado com as gasolinas, ainda sobra aquele importante átomo de oxigênio presente em sua fórmula química citada acima cuja função seria para ajudar a queimar melhor e mais completamente o etanol quando comparado com quaisquer tipos de gasolinas que não possuem nenhum átomo de oxigênio em sua formulação química, coitadas delas ...

Acredito que assim já se torna bem mais fácil e mais simples para todos entenderem melhor o porque o etanol vai sempre manter quaisquer motores bem mais limpos e livres internamente de todas daquelas nocivas e nojentas carbonizações escuras do que quaisquer tipos de gasolinas e contra fatos reais iguais a esse não teremos jamais como contestar e nem tentar justificar nada contra isso.

E parafraseando aquele velho e sábio ditado popular que diz :

" Quem sempre foi rei jamais perde a sua majestade " !!!

Ou seja, esse ditado acima é mais do que muito bem empregado e mais do que merecido aqui nesse caso do nosso sempre nobre ETANOL.

Obs : E assim se justifica as bem menores emissões de poluentes causados pela queima do etanol quando comparado com quaisquer tipos de gasolina além da maravilhosa e sempre super bem vinda característica da altíssima octanagem do etanol que dá um show de bola à parte com suas imbatíveis 117 octanas RON contra as pobres e míseras 94 octanas RON dessas gasolinas E-30 e até das tais gasolinas premium podium e octapro com as suas 102 octanas RON além delas serem sempre muito mais caras e mais raras de se achar.

E sabemos tbm como fato já amplamente comprovado que uma maior octanagem do combustível significa obter um melhor desempenho geral e sempre com uma maior segurança para todos os motores e principalmente os flex e mais ainda para os turbo flex.

E com isso, perderam muito feio e de goleada para o etanol , todas essas prezadas e famosas gasolinas ... por isso que acredito ser melhor aceitar essa nossa realidade porque assim sempre vai doer bem menos para todos os fãs dessas gasolinas.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 30 Set 2025 20:04 
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E sobre os vários problemas causados pelas nossas gasolinas super mal refinadas , eu já tive vários mas que nem me lembrei de comentar aqui antes , porém agora com vários episódios já observados em diversos veículos abastecidos somente com essas gasolinas, que tem causado essas falhas diversas devido as carbonizações nocivas dessas nossas gasolinas e assim, vamos aos fatos :

Principalmente em todos esses novos motores com injeção direta, sejam eles aspirados ou os turbo e do tipo flex ou não mas que estão ocorrendo de fato essas falhas :

Essa situação toda começa com essas gasolinas que contaminam o oleo lubrificante dentro dos motores.

E que quando esse oleo dos motores esquenta além dos 80 graus cent. , todos esses restos de gasolina que desceram pelos cilindros atravez das folgas dos pistons e tbm das pontas dos anéis durante as partidas a frio, eles se misturando ao oleo lubrificante e começam a evaporar e todo esse vapor de oleo misturado com esses restos de gasolinas são direcionados pela válvula de respiro do cárter para o coletor de admissão para serem novamente requeimados dentro dos cilindros junto com a nova mistura fresca de ar.

E não tem como ser diferente essa função porque isso já faz parte das leis anti-poluição no mundo inteiro.

Mas ocorre que todos esses vapores de oleo misturado com essas gasolinas vão sujando e contaminando progressivamente a cada dia, todo o coletor de admissão e em seguida, passam pelos dutos do cabeçote de cada cilindro, em seguida pelas suas respectivas válvulas de admissão para finalmente entrarem nas câmaras de combustão onde eles são requeimados novamente.

Assim, se torna mais do que necessário, mas obrigatório fazer periodicamente e a cada uns 50 mil kms, uma descarbonização completa tanto nessa válvula de recirculação desses gases, em todo o coletor de admissão e finalmente, tbm nos dutos e nas válvulas de admissão do cabeçote , sendo essa uma manutenção corretiva das mais ingratas pq ela é mais trabalhosa e um pouco mais demorada porque envolve uma mão de obra mais especializada que nem todos os atuais mecânicos tem a habilidade técnica em saber executar corretamente em cada marca desses atuais motores com injeção direta.

Mas aqui tbm felizmente que temos uma boa e eficiente solução porém somente nos casos de motores flex com injeção direta , sejam eles aspirados ou turbos e que consiste em abastecer sempre com etanol e apenas levemente temperado com até uns 15% até 20% de gasolina.

E essa solução já existe porque o etanol não combina quimicamente com nenhum oleo lubrificante e assim, os restos de etanol que passam para o oleo do cárter durante as partidas a frio, logo que esse oleo lubrificante se aquece além dos 80 graus cent. , eles se vaporizam-se com muito mais facilidade por não se misturarem com esse oleo do motor igual acontece que os restos de gasolina e com isso, eles são requeimados tranquilamente nas câmaras de combustão mas de uma forma bem mais limpa e sem deixar aqueles resíduos nocivos de carvão e assim, com essa grande vantagem do etanol não deixar toda aquela sujeira de vapores de oleo misturados com gasolina que impregnam e causam todas aquelas sujeiras e carbonizações internas nessas peças citadas acima.

Então, aqui está mais uma outra grande vantagem técnica do etanol sempre que ele é comparado com quaisquer tipos de gasolinas, sem nenhuma sombra de dúvidas e assim, parabenizamos novamente o nosso nobre etanol !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 06 Out 2025 12:52 
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Pessoal, boa tarde!

Comprei meu primeiro HB20 2015, sou apaixonado nesse modelo de carro!
Estou com todas as revisões feitas, o carro está redondo.

Uma duvida

Abasteço no ETANOL ou GASOLINA?

Preço da gasolina no posto de confiança que geralmente abasteço meu meriva é 6,24 a gaso e 4,79 o etanol


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 06 Out 2025 13:19 
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imyuri escreveu:
Pessoal, boa tarde!

Comprei meu primeiro HB20 2015, sou apaixonado nesse modelo de carro!
Estou com todas as revisões feitas, o carro está redondo.

Uma duvida

Abasteço no ETANOL ou GASOLINA?

Preço da gasolina no posto de confiança que geralmente abasteço meu meriva é 6,24 a gaso e 4,79 o etanol



Seja bem vindo ao Clube e parabéns por escolher seu HB20.

E melhor ainda é essa sua citação de que essa sua nova compra é a de um carro que foi bem cuidado.

Se vc puder dar uma boa pesquisada em vários tópicos aqui do Clube sobre esse assunto, vc mesmo vai concluir facilmente que o etanol é disparado o melhor combustível em todos os sentidos.

Afinal, não é à toa que tanto eu e tbm os nossos demais veículos flex incluindo todos os veículos flex da nossa familia que já somam 13 unidades de marcas diversas, são todos abastecidos somente com etanol e levemente misturado com de 15% até 20% de gasolina e isso é só para aditivar esse etanol e essa prática tem se mostrado ser muito vantajosa e funcional em todos esses nossos veículos flex.

Quanto aos preços de ambos esses combustíveis, existem sim as pequenas variações e aqui na nossa cidade por exemplo, eles estão ao redor dos 6,10 por litro de gasolina comum enquanto que o etanol está com o preço ao redor de uns 4,20 por litro.

Obs : E uma recomendação importante para todos os donos de veículos flex que desejarem abastecer fazendo essa citada mistura de etanol com um pouco de gasolina, que sempre deve pedir ao frentista para abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, exatamente pq fazendo assim, vai proporcionar uma mistura mais fácil e homogênea entre esses 2 combustíveis no tanque do veículo, já que as gasolinas são um pouco mais leves do que o etanol hidratado.

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MensagemEnviado: 06 Out 2025 13:48 
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ianisgreek escreveu:
imyuri escreveu:
Pessoal, boa tarde!

Comprei meu primeiro HB20 2015, sou apaixonado nesse modelo de carro!
Estou com todas as revisões feitas, o carro está redondo.

Uma duvida

Abasteço no ETANOL ou GASOLINA?

Preço da gasolina no posto de confiança que geralmente abasteço meu meriva é 6,24 a gaso e 4,79 o etanol



Seja bem vindo ao Clube e parabéns por escolher seu HB20.

E melhor ainda é essa sua citação de que essa sua nova compra é a de um carro que foi bem cuidado.

Se vc puder dar uma boa pesquisada em vários tópicos aqui do Clube sobre esse assunto, vc mesmo vai concluir facilmente que o etanol é disparado o melhor combustível em todos os sentidos.

Afinal, não é à toa que tanto eu e tbm os nossos demais veículos flex incluindo todos os veículos flex da nossa familia que já somam 13 unidades de marcas diversas, são todos abastecidos somente com etanol e levemente misturado com de 15% até 20% de gasolina e isso é só para aditivar esse etanol e essa prática tem se mostrado ser muito vantajosa e funcional em todos esses nossos veículos flex.

Quanto aos preços de ambos esses combustíveis, existem sim as pequenas variações e aqui na nossa cidade por exemplo, eles estão ao redor dos 6,10 por litro de gasolina comum enquanto que o etanol está com o preço ao redor de uns 4,20 por litro.

Obs : E uma recomendação importante para todos os donos de veículos flex que desejarem abastecer fazendo essa citada mistura de etanol com um pouco de gasolina, que sempre deve pedir ao frentista para abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, exatamente pq fazendo assim, vai proporcionar uma mistura mais fácil e homogênea entre esses 2 combustíveis no tanque do veículo, já que as gasolinas são um pouco mais leves do que o etanol hidratado.



Show de bola!
abasteci 8 litros de gasolina, dei uma rodada legal com ele, peguei estrada por uns 10km e estava fazendo 12km/L
Antes não sei qual era o combustível utilizado
ainda estou com essa gasolina abastecida, vou esperar baixar mais e trocar tudo para etanol.
No sabado mesmo joguei um descarbonizador que o próprio mecânico da hyundai me deu.

Ou de repente nem espero essa gasolina acabar, já jogo o tanque todo de etanol


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 06 Out 2025 17:47 
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Isso mesmo colega, basta vc abastecer agora com pelo menos uns 25 lts de etanol que ele já vai misturar bem com esse resto de gasolina que ainda resta no tanque.

E com esse etanol no tanque já vai ajudar a dar uma boa descarbonizada geral no motor desse seu HB20.

Quaisquer outras dúvidas que vc tiver, pode contar conosco sempre !!!

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