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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Out 2025 11:02 
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ianisgreek escreveu:
Isso mesmo colega, basta vc abastecer agora com pelo menos uns 25 lts de etanol que ele já vai misturar bem com esse resto de gasolina que ainda resta no tanque.

E com esse etanol no tanque já vai ajudar a dar uma boa descarbonizada geral no motor desse seu HB20.

Quaisquer outras dúvidas que vc tiver, pode contar conosco sempre !!!



Meu tanque estava com 4 pontinhos, esqueci de ver quantos KMS rodei com os 8 litros de gasolina.
Sobraram 2 pontos, quando peguei o carro já estava com esses dois e não sei quantos litros ainda tem no tanque e nem qual é o combustível
acho que vou colocar 2 litros de gasolina e 20 de etanol e começar a rodar

Fui buscar a mulher ontem no trabalho, muita chuva, transito bateu 12km/L, liguei o ar por uns momentos e bateu 10.6
Acredito que seja consumo de gasolina


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Out 2025 11:56 
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imyuri escreveu:
ianisgreek escreveu:
Isso mesmo colega, basta vc abastecer agora com pelo menos uns 25 lts de etanol que ele já vai misturar bem com esse resto de gasolina que ainda resta no tanque.

E com esse etanol no tanque já vai ajudar a dar uma boa descarbonizada geral no motor desse seu HB20.

Quaisquer outras dúvidas que vc tiver, pode contar conosco sempre !!!



Meu tanque estava com 4 pontinhos, esqueci de ver quantos KMS rodei com os 8 litros de gasolina.
Sobraram 2 pontos, quando peguei o carro já estava com esses dois e não sei quantos litros ainda tem no tanque e nem qual é o combustível
acho que vou colocar 2 litros de gasolina e 20 de etanol e começar a rodar

Fui buscar a mulher ontem no trabalho, muita chuva, transito bateu 12km/L, liguei o ar por uns momentos e bateu 10.6
Acredito que seja consumo de gasolina



Sim, vc pode apostar que baseado nessas médias de consumo que vc citou, no tanque desse seu HB20 tinha era gasolina com certeza.

Mas sinceramente falando aqui, nem mesmo essas médias de consumo mais altas proporcionadas pelas gasolinas nunca poderão me convencer de que essas gasolinas sejam algum dia nessa vida um melhor combustível do que o nosso sempre nobre etanol.

Afinal, já sabemos de todas as vantagens técnicas amplamente comprovadas e oferecidas pelo etanol quando comparado com quaisquer uma dessas gasolinas.

Pode experimentar vc mesmo e depois deixe aqui as suas impressões.

Agradeço por esses seus comentários.

Obs : E algumas dicas técnicas muito importantes que eu deixo aqui tanto para vc e para todos os demais colegas :

Nunca descuidem de manter sempre os filtros de combustível e de ar em dia e limpos porque eles influenciam bastante na obtenção do máximo rendimento oferecido por quaisquer tipos de motores flex.

Esses filtros são peças baratas mas que vale a pena mante-los sempre em dia principalmente em veículos flexfuel.

E nos casos dos filtros de combustível, troque a cada 10 mil kms e os filtros de ar dependendo dos locais percorridos serem carregados com mais poeira ou não a cada 10 mil kms ou até a cada 20 mil kms.

E nessa sequencia de recomendações que deixo aqui para todos vem o cuidado com as trocas de oleo do motor e o seu filtro sempre a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses.

Além de que é igualmente importante lembrar aqui que para carros que já atingiram mais de uns 50 mil kms rodados, que deve-se substituir tbm o jogo de velas de ignição instalando sempre os modelos de velas de ignição de iridium que são comprovadamente mais eficientes e que duram mais do que todos os demais tipos de velas mais baratas.

Igualmente importante é manter tbm os pneus sempre calibrados assim como o alinhamento da direção incluindo o balanceamento dos pneus perfeitos.

Todo esse cuidado com a manutenção preventiva de quaisquer veículos flex vai ajudar bastante a se obter sempre o seu melhor rendimento.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Out 2025 13:05 
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ianisgreek escreveu:
imyuri escreveu:
ianisgreek escreveu:
Isso mesmo colega, basta vc abastecer agora com pelo menos uns 25 lts de etanol que ele já vai misturar bem com esse resto de gasolina que ainda resta no tanque.

E com esse etanol no tanque já vai ajudar a dar uma boa descarbonizada geral no motor desse seu HB20.

Quaisquer outras dúvidas que vc tiver, pode contar conosco sempre !!!



Meu tanque estava com 4 pontinhos, esqueci de ver quantos KMS rodei com os 8 litros de gasolina.
Sobraram 2 pontos, quando peguei o carro já estava com esses dois e não sei quantos litros ainda tem no tanque e nem qual é o combustível
acho que vou colocar 2 litros de gasolina e 20 de etanol e começar a rodar

Fui buscar a mulher ontem no trabalho, muita chuva, transito bateu 12km/L, liguei o ar por uns momentos e bateu 10.6
Acredito que seja consumo de gasolina



Sim, vc pode apostar que baseado nessas médias de consumo que vc citou, no tanque desse seu HB20 tinha era gasolina com certeza.

Mas sinceramente falando aqui, nem mesmo essas médias de consumo mais altas proporcionadas pelas gasolinas nunca poderão me convencer de que essas gasolinas sejam algum dia nessa vida um melhor combustível do que o nosso sempre nobre etanol.

Afinal, já sabemos de todas as vantagens técnicas amplamente comprovadas e oferecidas pelo etanol quando comparado com quaisquer uma dessas gasolinas.

Pode experimentar vc mesmo e depois deixe aqui as suas impressões.

Agradeço por esses seus comentários.

Obs : E algumas dicas técnicas muito importantes que eu deixo aqui tanto para vc e para todos os demais colegas :

Nunca descuidem de manter sempre os filtros de combustível e de ar em dia e limpos porque eles influenciam bastante na obtenção do máximo rendimento oferecido por quaisquer tipos de motores flex.

Esses filtros são peças baratas mas que vale a pena mante-los sempre em dia principalmente em veículos flexfuel.

E nos casos dos filtros de combustível, troque a cada 10 mil kms e os filtros de ar dependendo dos locais percorridos serem carregados com mais poeira ou não a cada 10 mil kms ou até a cada 20 mil kms.

E nessa sequencia de recomendações que deixo aqui para todos vem o cuidado com as trocas de oleo do motor e o seu filtro sempre a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses.

Além de que é igualmente importante lembrar aqui que para carros que já atingiram mais de uns 50 mil kms rodados, que deve-se substituir tbm o jogo de velas de ignição instalando sempre os modelos de velas de ignição de iridium que são comprovadamente mais eficientes e que duram mais do que todos os demais tipos de velas mais baratas.

Igualmente importante é manter tbm os pneus sempre calibrados assim como o alinhamento da direção incluindo o balanceamento dos pneus perfeitos.

Todo esse cuidado com a manutenção preventiva de quaisquer veículos flex vai ajudar bastante a se obter sempre o seu melhor rendimento.


Obrigado pelas dicas meu amigo, vou manter a calibragem certinha do carro, 32 em cada pneu
as trocas de óleo serão feitas de 6 em 6 meses a risca, as velas já troquei, faltam as bobinas (estão com gambiarra, enrolaram fita isolante nas 3).

Vou testar 18L de etanol e 2L de gasolina no tanque e vou rodar até chegar na reserva.

Os filtros serão trocados a cada 10k também


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Out 2025 14:02 
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Infelizmente o que se nota ao comprar um veículo semi-novo ou usado é o alto risco que corremos em receber veículos com as mais variadas gambiarras , bem lamentáveis essas situações.

Mas quero parabenizar vc pela sua brilhante decisão em recuperar esse seu HB20 e tentar mante-lo assim sempre bem conservado e livre de todas essas gambiarras anteriores.

E agindo assim , vc poderá estar certo de que terá em suas mãos um veículo confiável, afiado na sua mecânica e que só poderá oferecer a vc muito prazer em conduzi-lo assim em ótimas condições gerais de conservação.

E caso apareçam quaisquer outras dúvidas, conte sempre conosco !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Out 2025 22:35 
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ianisgreek escreveu:
Infelizmente o que se nota ao comprar um veículo semi-novo ou usado é o alto risco que corremos em receber veículos com as mais variadas gambiarras , bem lamentáveis essas situações.

Mas quero parabenizar vc pela sua brilhante decisão em recuperar esse seu HB20 e tentar mante-lo assim sempre bem conservado e livre de todas essas gambiarras anteriores.

E agindo assim , vc poderá estar certo de que terá em suas mãos um veículo confiável, afiado na sua mecânica e que só poderá oferecer a vc muito prazer em conduzi-lo assim em ótimas condições gerais de conservação.

E caso apareçam quaisquer outras dúvidas, conte sempre conosco !


Exatamente, mas já vou trocar esse jogo de bobinas, de resto ele está todo revisado!
Eu devo pedir ao meu mecânico para fazer uma limpeza no TBI e no corpo de borboleta.

Abasteci 2L de gasolina e 18 de etanol, está 1 pontinho acima da metade do tanque, resetei a trip A e vamos ver quantos KM vou fazer com o mesmo trajeto todos os dias


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Out 2025 23:19 
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E um bom sinal esse do seu HB20 estar com pouca coisa para ser revisada, tanto melhor assim.

Mas quanto a essa limpeza do corpo de borboleta , sem dúvidas que essa é uma ótima sugestão e e na maioria das vezes todos acabam esquecendo dessa importante manutenção preventiva porque ela nem mesmo consta no próprio manual dos HB20.

Por isso, considero de fato ótimo pedir que façam essa limpeza na TBI ou corpo de borboleta dele, seu HB20 muito vai lhe agradecer por todos esses cuidados.

E quanto a essa mistura de combustíveis citada por vc , ela está um show de bola e portanto , continue assim mesmo.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 11 Out 2025 08:34 
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ianisgreek escreveu:
E um bom sinal esse do seu HB20 estar com pouca coisa para ser revisada, tanto melhor assim.

Mas quanto a essa limpeza do corpo de borboleta , sem dúvidas que essa é uma ótima sugestão e e na maioria das vezes todos acabam esquecendo dessa importante manutenção preventiva porque ela nem mesmo consta no próprio manual dos HB20.

Por isso, considero de fato ótimo pedir que façam essa limpeza na TBI ou corpo de borboleta dele, seu HB20 muito vai lhe agradecer por todos esses cuidados.

E quanto a essa mistura de combustíveis citada por vc , ela está um show de bola e portanto , continue assim mesmo.



Depois que fiz a mistura, é normal o consumo bater 6.3-6.5?
Eu zerei o consumo médio assim que sai do posto e comecei a fazer meu trajeto que sempre faço todos os dias, casa/academia que não dá 2km e tem que subir um viaduto pequeno


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 11 Out 2025 12:03 
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imyuri escreveu:
ianisgreek escreveu:
E um bom sinal esse do seu HB20 estar com pouca coisa para ser revisada, tanto melhor assim.

Mas quanto a essa limpeza do corpo de borboleta , sem dúvidas que essa é uma ótima sugestão e e na maioria das vezes todos acabam esquecendo dessa importante manutenção preventiva porque ela nem mesmo consta no próprio manual dos HB20.

Por isso, considero de fato ótimo pedir que façam essa limpeza na TBI ou corpo de borboleta dele, seu HB20 muito vai lhe agradecer por todos esses cuidados.

E quanto a essa mistura de combustíveis citada por vc , ela está um show de bola e portanto , continue assim mesmo.



Depois que fiz a mistura, é normal o consumo bater 6.3-6.5?
Eu zerei o consumo médio assim que sai do posto e comecei a fazer meu trajeto que sempre faço todos os dias, casa/academia que não dá 2km e tem que subir um viaduto pequeno



Sim, fique tranquilo que com todos os veículos do mundo isso é normal ocorrer, ou seja, quaisquer veículos quando estão funcionando em fase de aquecimento dos seus motores, que eles sempre vão apresentar um consumo bem maior de combustível.

E somente depois de percorrer os primeiros 15 kms rodados ou depois dos primeiros 45 minutos rodando com o veículo e sem interrupções é que ele vai atingir a sua temperatura normal de trabalho e somente a partir daí é que ele vai mostrar de fato o seu real consumo médio.

Portanto essas médias que vc está vendo com etanol nesse seu tipo de utilização mais curta são perfeitamente normais porém falsas e por isso, não se preocupe.

Obs : Mas é recomendado a todos os donos de veículos que rodam somente por esses curtos trajetos no transito urbano durante toda a semana, que pelo menos uma vez por semana , circule por um trajeto maior de uns 20 kms ou um pouco mais e sem desligar o motor por alguma rodovia para assim permitir ao motor e a toda a mecânica do seu veículo de atingirem assim a sua temperatura normal de trabalho.

E sempre que possível , nos casos de veículos flex, de antes de iniciar por esse percurso mais prolongado, de abastecer o seu veículo com etanol e apenas levemente misturado com no máximo uns 20% de gasolina só para servir de aditivo desse etanol porque agindo assim, o etanol vai facilitar a fazer uma melhor descarbonização e uma faxina interna nesse motor.

E esse tipo de utilização por percursos urbanos mais curtos e breves com os veículos é chamado em mecânica automotiva de "condição severa de utilização" e nesse tipo de utilização haverá sempre uma maior contaminação do oleo do motor por combustível não queimado e se esse eventual veículo estiver abastecido com gasolina, pior ainda porque as gasolinas combinam quimicamente com o oleo lubrificante do motor e se misturam facilmente com esse oleo causando essas contaminações que deterioram precocemente a qualidade desse oleo e causando assim os desgastes precoces em todas as peças internas desse motor.

Já o etanol, por ser um combustível de origem vegetal, ele não se combina quimicamente com os oleos lubrificantes e devido a isso ele não se mistura ao oleo do motor.

Mas tão logo esse motor atingir de 80 graus cent. em diante, esses restos de etanol não queimados evaporam totalmente deixando o oleo limpo e sem contaminações, bem ao contrário dos restos de gasolinas não queimadas que nem conseguem se evaporar totalmente justamente porque elas se misturam bem mais facilmente aos oleos dos motores.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 11 Out 2025 14:26 
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E um bom sinal esse do seu HB20 estar com pouca coisa para ser revisada, tanto melhor assim.

Mas quanto a essa limpeza do corpo de borboleta , sem dúvidas que essa é uma ótima sugestão e e na maioria das vezes todos acabam esquecendo dessa importante manutenção preventiva porque ela nem mesmo consta no próprio manual dos HB20.

Por isso, considero de fato ótimo pedir que façam essa limpeza na TBI ou corpo de borboleta dele, seu HB20 muito vai lhe agradecer por todos esses cuidados.

E quanto a essa mistura de combustíveis citada por vc , ela está um show de bola e portanto , continue assim mesmo.



Depois que fiz a mistura, é normal o consumo bater 6.3-6.5?
Eu zerei o consumo médio assim que sai do posto e comecei a fazer meu trajeto que sempre faço todos os dias, casa/academia que não dá 2km e tem que subir um viaduto pequeno



Sim, fique tranquilo que com todos os veículos do mundo isso é normal ocorrer, ou seja, quaisquer veículos quando estão funcionando em fase de aquecimento dos seus motores, que eles sempre vão apresentar um consumo bem maior de combustível.

E somente depois de percorrer os primeiros 15 kms rodados ou depois dos primeiros 45 minutos rodando com o veículo e sem interrupções é que ele vai atingir a sua temperatura normal de trabalho e somente a partir daí é que ele vai mostrar de fato o seu real consumo médio.

Portanto essas médias que vc está vendo com etanol nesse seu tipo de utilização mais curta são perfeitamente normais porém falsas e por isso, não se preocupe.

Obs : Mas é recomendado a todos os donos de veículos que rodam somente por esses curtos trajetos no transito urbano durante toda a semana, que pelo menos uma vez por semana , circule por um trajeto maior de uns 20 kms ou um pouco mais e sem desligar o motor por alguma rodovia para assim permitir ao motor e a toda a mecânica do seu veículo de atingirem assim a sua temperatura normal de trabalho.

E sempre que possível , nos casos de veículos flex, de antes de iniciar por esse percurso mais prolongado, de abastecer o seu veículo com etanol e apenas levemente misturado com no máximo uns 20% de gasolina só para servir de aditivo desse etanol porque agindo assim, o etanol vai facilitar a fazer uma melhor descarbonização e uma faxina interna nesse motor.

E esse tipo de utilização por percursos urbanos mais curtos e breves com os veículos é chamado em mecânica automotiva de "condição severa de utilização" e nesse tipo de utilização haverá sempre uma maior contaminação do oleo do motor por combustível não queimado e se esse eventual veículo estiver abastecido com gasolina, pior ainda porque as gasolinas combinam quimicamente com o oleo lubrificante do motor e se misturam facilmente com esse oleo causando essas contaminações que deterioram precocemente a qualidade desse oleo e causando assim os desgastes precoces em todas as peças internas desse motor.

Já o etanol, por ser um combustível de origem vegetal, ele não se combina quimicamente com os oleos lubrificantes e devido a isso ele não se mistura ao oleo do motor.

Mas tão logo esse motor atingir de 80 graus cent. em diante, esses restos de etanol não queimados evaporam totalmente deixando o oleo limpo e sem contaminações, bem ao contrário dos restos de gasolinas não queimadas que nem conseguem se evaporar totalmente justamente porque elas se misturam bem mais facilmente aos oleos dos motores.


Fui no mecânico trocar as bobinas, botei as originais da hyundai e agora o motor está 100% revisado
nesse trajeto, foram mais ou menos 24km de acordo com o waze, resetei o consumo, não peguei tanto transito e bateram 11.5km/L
acredito que esteja muito bom, como o computador de bordo não é 100% confiável, deve ser na faixa dos 9-10km


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 11 Out 2025 23:48 
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Já está muito boa essa médio de consumo obtida e agora com essas bobinas novas a tendência será de um rendimento geral sempre um pouco melhor desse motor.

E acredito que a diferença entre o consumo real e o indicado pelo comp. de bordo seja de no máximo 1 km por litro.

Talvez até menos do que isso pq atualmente, esses comp. de bordo dos veículos atuais já estão vindo bem melhor calibrados de fábrica, justamente para haver uma maior confiabilidade desses números mostrados.

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