Bem-vindo: 30 Out 2025 05:47

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 323 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 29, 30, 31, 32, 33
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 13 Out 2025 15:05 

ianisgreek escreveu:
Já está muito boa essa médio de consumo obtida e agora com essas bobinas novas a tendência será de um rendimento geral sempre um pouco melhor desse motor.

E acredito que a diferença entre o consumo real e o indicado pelo comp. de bordo seja de no máximo 1 km por litro.

Talvez até menos do que isso pq atualmente, esses comp. de bordo dos veículos atuais já estão vindo bem melhor calibrados de fábrica, justamente para haver uma maior confiabilidade desses números mostrados.

Sim, eu só ando meio com receio de ficar abastecendo com etanol por conta de inúmeros relatos de etanol batizado dar uma estragada no motor, mesmo com essa mistura de etanol+gasolina

Eu resetei o trip A quando abasteci 2 de gasol e 18 de etanol, assim que chegar nos 2 tracinhos do tanque de novo eu vejo o quanto foi o consumo para ver se bate com o mostrado pelo computador de bordo
depois vou abastecer os mesmos 98 reais somente de gasolina e fazer essa diferença para ver se vou rodar muito mais no meu dia a dia

Que é casa/academia/casa, fim de semana as vezes dou uma volta mas sempre beirando os 10-15km de ida + 10-15km de volta

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 13 Out 2025 15:25 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Se vc julga interessante fazer esses testes abastecendo somente com essas gasolinas para depois comparar , isso sempre é válido.

E sempre que abastecer com etanol, basta acompanhar naquele densímetro localizado ao lado de todas as bombas de etanol, se aquele combustível que está sendo abastecido naquele instante, se de fato ele está dentro dos padrões estipulados pela ANP ou não.

Mas abastecendo com essa mistura de etanol levemente misturado com uns 10% até 20% de gasolina comum que tanto eu como todos os meus demais familiares já adotamos desde sempre para abastecermos todos os nossos veículos flex , ninguém até agora nada tem a reclamar da utilização constante dessa citada mistura e todos esses nossos veículos flex que somam 13 veículos e de diversas marcas entre todos dessas nossas famílias e eles funcionam sempre perfeitos e iguais a relógios suíços com essa mistura de combustíveis.

E agradeço por esses seus relatos acreditando que em se tratando de automóveis e da sua mecânica, que todas essas nossas experiências são mais um ótimo e interessante aprendizado para cada um de nós.

Obs : E somente relembrando aqui que todos os motores dos veículos flex tem uma maior taxa de compressão quando comparado com todos os demais motores de veículos somente a gasolina e essa interessante característica técnica sempre vai exigir a utilização de combustíveis com maiores octanagens, exatamente onde o nosso nobre etanol brilha nesse quesito com suas maravilhosas e invejáveis 117 octanas RON contra as pobres e insuficientes 94 octanas RON das nossas gasolinas comuns e aditivadas.

E a vantagem técnica já amplamente comprovada dessa maior compressão desses motores flex é que com isso eles podem oferecer sempre esse melhor rendimento geral quando comparados a todos os demais veículos só a gasolina.

Ou seja, nunca se esqueçam que todos os motores flex e sejam eles turbo ou aspirados, que eles vão apresentar o seu melhor rendimento sempre quando abastecidos com combustíveis contendo as maiores octanagens como é o exemplo do etanol e NUNCA o contrário disso que seria o caso das gasolinas.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 19 Out 2025 21:59 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E o nosso nobre e ainda desprezado etanol está sendo um forte motivo para incentivar tanto a engenharia da Stellantis que já prepara uma nova versão flex para o seu motor 2.0 turbo hurricane que por enquanto só é produzido na versão a gasolina.

E esse motor equipa tanto a linha de pick ups rampage e tbm o Jeep Compass além do Jeep Commander.

E tbm incentivada por esse mesmo motivo, a engenharia da Hyundai do Brasil já está empenhada na calibração desse seu novo motor 1.6 TGDI que equipa o novo Creta Ultimate para lançar uma nova versão flex desse motor e assim substituir essa sua atual versão a gasolina desse seu motor 1.6 turbo.

Eu aposto as minhas fichas que em ambas essas novas versões flexfuel desses 2 motores turbo , que eles serão lançados com leves porém interessantes ganhos em rendimento geral quando ambos esses motores forem abastecidos com o etanol, justamente devido as vantagens oferecidas pela maior octanagem desse combustível vegetal quando comparado com quaisquer uma das gasolinas.

Acredito ainda que até no final desse ano e o inicio de 2026 , que esses lançamentos vão aparecer aqui no nosso mercado.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Criar novo tópico Responder  [ 323 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 29, 30, 31, 32, 33

Todos os horários são GMT - 3 horas