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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 11 Jan 2021 19:17 
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Tenho um Corolla Gli 2016 e apesar de ser um carro raiz (s/ vários opcionais atuais), todos concordam que é um baita carro, porém o bichão ficou velhinho (ao menos pra mim) 5 bons anos e já troquei bateria e alguns itens de desgaste de um carro com essa idade. Então resolvi trocá-lo e desde 2013 que não compro um carro zero km, pois além de serem extremamente caros, prefiro os usados. Na minha busca vi vários carros (inclusive o próprio Corolla mais novo) e todos, sem exceção, caríssimos (próximos aos 100k), não vou dar de jeito algum quase 100k num carro usado, pode ser um BMW, C180, Land Rover etc. Não acho que carro seja um investimento (no máximo um investimento em conforto), vc só perde dinheiro. Daí decidi, depois de 8 anos, comprar um carro zero km e fui ver: Tcross, Versa, HB20S, Onix Plux, Nivus e Virtus (únicos que eu poderia pagar nos seus modelos de entrada e/ou intermediários. Fiat nem cogitei). Pra mim o melhor seria o Tcross, excelente carro, motor bom, posição de dirigir excelente, multimídia etc, porém o precinho: 110k (aqui no Recife as concessionárias só vendem com algum pacote da VW o que faz o preço aumentar), então deixei de lado. Olhei o Versa, carro bem interessante, bonito e tal, porém achei as peças de reposição com preços exorbitantes e o motor 1.6 bem fraquinho, desisti. Onix Plus é um carro muito bonito até vc entrar no carro, putz, me senti muito mal dentro dele, aquela central multimídia parecida com a da Tracker 2014 que tive, apertado, detestei... Olhei tb o Nivus, belíssimo carro da VW, porém quando eu coloquei o banco pra trás (tenho 1,85m) não entrava nem um formiga no banco de trás, além de caríssimo, já o Virtus eu gostei tb, porém muito caro tb (só valia a pena o Confortline que é super caro). Então, por último, fui ver o HB20S (80 e poucos mil) no modelo Diamond Plus e simplesmente fiquei encantado com o carro. A impressão de fora (principalmente a traseira) é que é um carro mais caro, mas mesmo a dianteira com a grade nova preto piano ficou show de bola, só não gostei muito das rodas serem aro 15, porém são rodas bem bonitas e acho que combinam com o carro e o freio traseiro ser a tambor (a vendedora disse pra mim se freio a tambor fosse ruim, não era utilizado em aviões :(). No interior a sensação de carro premium foi grande, as cores claras e escuras dos bancos e painel são muito harmoniosas, a central que a pesar de ser simples, mas é muito bonita, com seus botões físicos logo abaixo, além de ser muito rápida. A posição de dirigir tb muito boa, rapidez do câmbio e disposição do motor me conquistaram. Não deu outra comprei o carro e estou esperando chegar. Respondendo a pergunta: HB20 ainda é a melhor opção? Sem sombras de dúvidas.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 12 Jan 2021 01:22 
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Gustavo, parabéns pela compra e me parece que você é um dos poucos que não encucou com o novo visual do HB20 de forma alguma. O pessoal sempre reclama da dianteira e pra mim, a dianteira é aceitavel (independente da cor da grade), mas eu ainda não consegui digerir as lanternas traseiras do hatch (no sedan são um pouco grandes mas combinam no geral).

Sobre a questão dos freios a tambor se a vendedora tivesse me falado isso, ia receber uma resposta atravessada (e olha q eu não sou de dar resposta atravessada). Em tempo: O freio a tambor não é ruim, porém é menos eficiente e está mais sujeito ao fading que o freio a disco. Funciona? claro! mas as montadoras só o mantem por conta do custo mais barato e a maior simplicidade em relação ao sistema de freio de estacionamento. Pra mim, o freio a tambor deveria ter acabado antes mesmo da lei que obrigou a instalação de airbags nos carros.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 12 Jan 2021 10:41 
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Amigo obg. Realmente no início eu achei estranho, mas hoje o acho meio que um design internacional. Concordo contigo que a traseira do hatch não me agrada ainda, acho que erraram mesmo. Ansioso pela chegada do carro, mas só em fevereiro :(

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 12 Jan 2021 12:47 
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Com relação ao sistema de freio traseiro ser ainda a tambor em toda a linha HB20 e tbm em toda a linha Creta, isso é de fato um absurdo inaceitável atualmente numa prova de que o pessoal da Hyundai do Brasil sempre adota uma exagerada economia máxima em tudo e no sistema de freios desses veículos não tem sido diferente.

A desvantagem do sistema de freio a tambor em relação ao freio a disco está exatamente na eficiencia, pq o sistema a tambor aquece bem mais em solicitações maiores do sistema de freios como em descidas de serra e por isso, vão perdendo sua eficiencia e com isso vão sobrecarregando ainda mais o sistema de discos de freio dianteiros que acabam por sofrer desgastes precoces.

E em veículos com câmbio aut. essa desvantagem é ainda mais sentida de uma maneira geral !

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 12 Jan 2021 18:29 
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ianisgreek escreveu:
Com relação ao sistema de freio traseiro ser ainda a tambor em toda a linha HB20 e tbm em toda a linha Creta, isso é de fato um absurdo inaceitável atualmente numa prova de que o pessoal da Hyundai do Brasil sempre adota uma exagerada economia máxima em tudo e no sistema de freios desses veículos não tem sido diferente.

A desvantagem do sistema de freio a tambor em relação ao freio a disco está exatamente na eficiencia, pq o sistema a tambor aquece bem mais em solicitações maiores do sistema de freios como em descidas de serra e por isso, vão perdendo sua eficiencia e com isso vão sobrecarregando ainda mais o sistema de discos de freio dianteiros que acabam por sofrer desgastes precoces.

E em veículos com câmbio aut. essa desvantagem é ainda mais sentida de uma maneira geral !

Concordo contigo, pois os veículos com câmbio automático utilizam mais o freio e isso causa um desgaste maior do sistema de freios, ou seja, se vc está trabalhando com um carro AT ao menos nesses modelos deveria vir com freio a disco na traseira. Fico pensando no Creta que é um carro 200kg mais pesado que o HB20S e com freio a tambor na traseira...

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 13 Jan 2021 00:47 
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Gustavo Polo escreveu:
ianisgreek escreveu:
Com relação ao sistema de freio traseiro ser ainda a tambor em toda a linha HB20 e tbm em toda a linha Creta, isso é de fato um absurdo inaceitável atualmente numa prova de que o pessoal da Hyundai do Brasil sempre adota uma exagerada economia máxima em tudo e no sistema de freios desses veículos não tem sido diferente.

A desvantagem do sistema de freio a tambor em relação ao freio a disco está exatamente na eficiencia, pq o sistema a tambor aquece bem mais em solicitações maiores do sistema de freios como em descidas de serra e por isso, vão perdendo sua eficiencia e com isso vão sobrecarregando ainda mais o sistema de discos de freio dianteiros que acabam por sofrer desgastes precoces.

E em veículos com câmbio aut. essa desvantagem é ainda mais sentida de uma maneira geral !

Concordo contigo, pois os veículos com câmbio automático utilizam mais o freio e isso causa um desgaste maior do sistema de freios, ou seja, se vc está trabalhando com um carro AT ao menos nesses modelos deveria vir com freio a disco na traseira. Fico pensando no Creta que é um carro 200kg mais pesado que o HB20S e com freio a tambor na traseira...



Valeu pela sua citação !

E adiciono aqui uma curiosa observação :

O nosso atual Creta 2.0 2018 e que é usado moderadamente mais no transito urbano do que em ocasionais viagens, gastou totalmente as pastilhas dos freios dianteiros na revisão dos 40 mil kms e em 3 anos completos de uso.

Mas em comparação, o nosso atual jetta TSI que é 2013 e que tem portanto mais de 7 anos de um uso regular porém mais rodoviário do que urbano e que está agora com quase 67 mil kms rodados e por ter um sistema de freios a disco nas 4 rodas, mostra que as suas pastilhas de freios ainda originais de fábrica estão com bem mais de meia vida e os pêsos desse jetta TSI 2.0 e o desse Creta 2.0 são praticamente os mesmos com uma ligeira vantagem de uns 30 kgs a menos para o jetta.

É isso aí colegas, essa é a notável diferença geral em tecnologia encontrada entre esses 2 veículos apesar de que o preço desse jetta 2.0 TSI quando ele era zero KM e o preço desse Creta Prestige 2.0 tbm zero KM serem basicamente o mesmo pq quando compramos esse nosso atual Creta 2.0, ele custava na época 100 mil reais zero KM mas curiosamente esse era tbm o preço cobrado pelos ultimos jettas TSI 2.0 2017 zero KM e antes do lançamento dos atuais novos jettas GLI 2.0 que já são uma versão mais evoluída e bem mais cara desses modelos de jettas 2.0 TSI fabricados até 2017.

Mas tentem agora comparar o nível tecnológico e tbm a relação custo-benefício encontrados entre esses 2 veículos apesar de que um deles é um sedan médio importado enquanto que o outro é um SUV médio brasileiro.

Coitado desse Creta Prestige que não chega nem no chulé de um jettão 2.0 TSI dos modelos fabricados até 2017.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 13 Jan 2021 21:06 
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Termina que proprietários de veículos com freios a tambor tem um custo de manutenção maior que aqueles com veículos com feios a disco nas 4 rodas...

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Jan 2021 00:53 
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Gustavo Polo escreveu:
Termina que proprietários de veículos com freios a tambor tem um custo de manutenção maior que aqueles com veículos com feios a disco nas 4 rodas...



EXATO !!!

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 02 Jun 2021 19:32 
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Colegas, revivendo esse tópico somente para fazer um comentário :

Já sabemos que dentre os novos motores da mais recente geração tecnológica 1.0 turbo flex e que estão praticamente empatados é o motor VW TFSI 1.0 com 128 cvs e torque de 20,4 kgmf com etanol acompanhado bem de perto pelo novo motor da Hyundai do Brasil, o 1.0 turbo flex TGDI com um leve menor rendimento geral.

Pois bem colegas, como a engenharia de motores automotivos nunca parou de evoluir , agora surge um novo concorrente à altura para esses 2 motores citados, é o novo stellantis 1.0 turbo flex da Fiat apresentando nada menos de 131 cvs e um torque de 21 kgfm com etanol, portanto é o novo campeão supremo em rendimento e uma tecnologia de ponta nessa evolução automotiva !

Maravilha essa notícia e esse motor tbm vai equipar o novo lançamento do Fiat Pulse além de outros modelos da Fiat.

Pronto, agora essa cambada toda de demais concorrentes que se movam e trabalhem arduamente para apresentarem outras novidades tecnológicas em novos motores turbo flex aposentando assim de vez todas essas atuais velharias desses antigos motores aspirados !!!

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 05 Jun 2021 15:20 
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Colegas, aqui para nós, pagar quase 122 mil reais em um SUV japonês da concorrência , zero KM e com um motor 1.6 flex aspirado de escassos 114 cvs e apresentando um torque de ineficientes 15,5 kgfm mesmo com etanol , com um câmbio CVT e que devido a isso proporciona uma letárgica aceleração do zero até os 100 kms/h em longos 12,7 segundos com apenas 175 kms/h de velocidade final já é para a nossa atualidade um veículo digno de museu ... rsrsrsrsrsrs !!!

Por isso que podemos nos orgulhar que os veículos da Hyundai do Brasil ainda brilham e com razão frente a muitos concorrentes com toda a certeza !

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