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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 21 Mai 2022 11:51 
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Sim, concordo contigo, mas sempre será preciso apelar no caso desse novo motor 1.0 TGDI flex a remaps ou piggybacks e ainda, substituir os atuais catalisadores por tubulações mais livres do tipo downpipe para ajudar assim a turbina a trabalhar um pouco mais livre e com isso, se obter tbm esse leve maior rendimento, porém isso vai ocorrer sempre de uma maneira ilegal ...

Tbm acredito que a Hyundai do Brasil não vai dormir ao lançar uma nova geração para a sua linha HB20 e assim, dar mais uma boa e urgente vitaminada no rendimento desses seus motores , ou ainda lançar motores um pouco mais evoluídos do que esses atuais.

Simplesmente pq a concorrência nunca dorme e está mostrando a cada lançamento , que os seus motores estão sim em plena evolução e exibindo cada vez mais, sempre um melhor rendimento geral .

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 10 Jun 2022 13:56 
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https://jornaldocarro.estadao.com.br/ca ... -1-0-flex/

E de acôrdo com esse anúncio, a nova linha HB20 2023 virá com um novo visual bem mais atraente do que o polêmico visual da última nova linha 2020.

E ainda segundo tbm está sendo anunciado, virão tbm mais versões do HB20 equipadas com o motor 1.0 TGDI turbo flex em conjunto ao excelente câmbio manual de 6 marchas.

E para atender a nova fase de emissões do Proconve L7 , o antigo motor 1.0 Kappa aspirado estará passando por uma nova recalibração que o deixará um pouco mais potente e ainda uns 10% mais econômico.

Ou seja, essa nova linha 2023 já não era sem tempo de surgir logo para rejuvenescer e atualizar um pouco mais, todas as versões de HB20.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 11 Jun 2022 02:35 
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ianisgreek escreveu:
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/segredo-novo-hyundai-hb20-vai-mudar-de-visual-e-atualizar-motor-1-0-flex/

E de acôrdo com esse anúncio, a nova linha HB20 2023 virá com um novo visual bem mais atraente do que o polêmico visual da última nova linha 2020.

E ainda segundo tbm está sendo anunciado, virão tbm mais versões do HB20 equipadas com o motor 1.0 TGDI turbo flex em conjunto ao excelente câmbio manual de 6 marchas.

E para atender a nova fase de emissões do Proconve L7 , o antigo motor 1.0 Kappa aspirado estará passando por uma nova recalibração que o deixará um pouco mais potente e ainda uns 10% mais econômico.

Ou seja, essa nova linha 2023 já não era sem tempo de surgir logo para rejuvenescer e atualizar um pouco mais, todas as versões de HB20.

Ai sim, eu estou achando que o HB20 vai fazer um circulo total e se tornar um i20 (os modelos i20 mais de entrada, claro) com outro nome aqui.
Seria bom


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 11 Jun 2022 10:12 
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E bem possível sim que essa nova linha HB20 seja inspirada nos novos I-20 .

Isso seria até bem mais favorável e com vantagens para um maior sucesso e aceitação dessas novas linhas desses HB20 2023.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 09 Jan 2023 14:24 
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Retornando a esse tópico para mais um comentário de que , sem nenhuma sombra de dúvidas, a atual linha HB20 ainda é sim uma das melhores opções de escolha em sua categoria nesse nosso mercado atual.

Se forem somadas todas as vantagens e desvantagens de qq determinado modelo de HB20 quando comparado aos seus demais concorrentes diretos , nessa somatória de pontos vamos confirmar essa vitória dessa atual linha HB20 principalmente após o mais recente lançamento dessa nova linha 2023 !

E as opções de escolha oferecidas para qq uma dessas novas versões de HB20 atendem perfeitamente a qq tipo de cliente :

Desde os modelos mais básicos de HB20 1.0 aspirado com o câmbio manual , passando para as versões intermediárias com o mais recente e interessante motor 1.0 TGDI tanto com o excelente câmbio manual ou com o eficiente câmbio aut. e ambos com 6 marchas até as versões mais luxuosas e completas dessa linha , com o fator confiabilidade se destacando nitidamente e sendo talvez , o mais importante deles além do sempre garantido valor de revenda apresentado por eles quando já estiverem usados !

Pessoalmente, ainda continuo tendo preferencia absoluta na versão específica sedan com a motorização 1.0 TGDI associada ao maravilhoso câmbio manual de 6 marchas, já que considero esse modelo assim configurado com toda a certeza, como tendo uma das melhores relações custo-benefício do nosso mercado atual dentre todos os demais veículos novos dessa categoria !

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 27 Jan 2023 18:09 
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Só atualizando esse assunto, quem está decepcionando o nosso mercado atual é nada menos do que esse novo grupo Stellantis com o seu novo lançamento, o seu mais novo motor T-270 turbo flex em que eu até elogiei muito esse novo projeto deles.

Ocorre que muitos veículos que estão equipados com esse motor 1.3 turbo flex estão apresentando problemas precoces , variando de panes em bomba de combustível de alta pressão, na bomba de oleo do motor e a mais recente descoberta , que o excesso de oleo consumido prematuramente por esses motores é causado por falha no projeto do desenho dos anéis dos pistons , que são fabricados aqui no Brasil pela Mahle .

Curioso é que sempre quando qq fabricante está prestes a lançar um novo motor ou um veículo no mercado, antes desse lançamento oficial, são feitos longos e exaustivos testes de rodagem para confirmar de fato a confiabilidade absoluta desse novo projeto.

Mas parece que nesse caso dessa nova linha turbo tanto no caso do motor 1.0 turboflex e tbm para o motor 1.3 turboflex da Stellantis, que foi um lançamento feito assim às pressas e sem terem um tempo hábil para a completa realização desses testes de rodagem.

Pior para a Stellantis que agora tem muita dor de cabeça pela frente com as incontáveis reclamações de clientes muito insatisfeitos com os seus veículos novos recém comprados que tem apresentado muito precocemente esses surpreendentes e inaceitáveis defeitos nesse novo motor 1.3 turbo flex além do motor 1.0 turbo flex que equipa a nova linha de veículos Pulse.

Vejam ainda que até esse mais novo modelo esportivo da Stellantis com a assinatura da famosa preparadora europeia Abarth , o Pulse 1.3 turbo flex tbm já nasceu problemático ...

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 09 Mar 2023 17:02 
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E retornando a esse tópico informando que mais um novo HB20 hatch 1.0 TGDI automático 2023 zero KM acaba de ser adquirido agora por meu irmão Tone !

Ele tinha até há duas semanas atrás um Ford Ka sedan 2020 1.5 com câmbio manual tbm comprado zero km , mas ao ser convidado pela CCS Hyundai daqui da nossa cidade para fazer um test drive num desses novos HB20 2023 com essa mesma configuração mecânica, ele se decidiu e alguns dias depois, vendeu esse seu Ford Ka sedan semi novo com apenas 41 mil kms rodados e super bem cuidado e pela primeira vez, ele agora é o novo dono de mais um HB20 1.0 TGDI aut. zero KM que inicia a importante fase de amaciamento além de o estar abastecendo somente com etanol !

Inclusive ele ainda achou nessa revenda, uma unidade disponível da nova série Limited Edition dessa nova versão de HB20 1.0 TGDI aut. 2023 que vem de série entre outros opcionais interessantes, com os bancos em couro bicolor e o novo sistema de partida do motor remota pela chave além da côr cinza silk, aquele prata beje metálico.

E parabenizando-o por essa escolha , dei-lhe tbm as boas vindas à marca com esse seu novo veículo da Hyundai do Brasil e após menos de uma semana depois dele retira-lo do show room da revenda Hyundai, questionei a ele quanto as suas primeiras impressões sobre esse seu novo HB20 e até agora , apesar dele só ter percorrido uns 200 kms, ele se mostra entusiasmado e só tem elogios a fazer comparando-o obviamente com o seu ex Ford Ka sedan 1.5 2020 anterior !

Agora Tone , é caprichar no amaciamento inicial além de abastece-lo somente com etanol e vc só terá alegrias e satisfação plena com esse seu novo HB20 1.0 TGDI aut. e pode apostar alto nisso que estamos juntos nessa !

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 23 Mar 2023 13:18 
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Atualizando esse tópico, o novo HB20 1.0 TGDI 2023 do meu irmão Tone completou há poucos dias atrás, os primeiros 1000 kms rodados e imediatamente foi trocado o oleo e filtro do motor dele.

Conforme consta no seu manual do proprietário , a Hyundai do Brasil recomenda para esse seu novo motor 1.0 TGDI 2023 , oleos de viscosidades 0W-20 a 0W-30 mas que felizmente foi eliminada das recomendações aquela antiga viscosidade de oleo 5W-30 o que significa que de fato houve uma óbvia evolução na lubrificação desse seu novo motor turbo flex com injeção direta.

Sendo assim , nós optamos por óbvias razões técnicas em colocar o oleo 0W-20 da classificação API-SP além do filtro de oleo original , pq já sabemos que qq motor novo e ainda em fase de amaciamento exige sempre um oleo o mais fino ou menos viscoso possível por ele ter mais facilidade em penetrar nas folgas mínimas e assim circular mais rápido por entre todas as suas peças internas .

Além disso, constatamos na prática que a quantidade ideal de oleo para esse motor 1.0 TGDI mostrou ser de 3,5 lts já que os 3,6 lts citados no manual se mostraram excessivos para esse novo motor, ficando o nível bem acima da marca de máximo na vareta de medição e exigindo com isso, a imediata retirada desse excesso de oleo.

E apesar desse nosso novo HB20 ter percorrido somente os seus primeiros 1000 kms rodados e consumindo apenas 100% de etanol até agora, o oleo drenado já estava apresentando uma coloração marrom escura , o que mostra a nítida contaminação sofrida por esse lubrificante por ocasião do amaciamento desse novo motor, lembrando que em motores zero KM naturalmente que não existem ainda borras e nem carbonizações internas para serem removidas pelo oleo e assim deixa-lo escuro e contaminado.

Imaginem então a situação de um cliente normal ao respeitar e obedecer o que recomenda o fabricante de se esperar pelos mais do que exagerados 10000 kms ou 1 ano para só depois disso fazer essa tal de 1ª troca de oleo e filtro de um motor zerado por ocasião da sua 1ª revisão, o que se poderia esperar num futuro próximo da vida útil desse pobre motor se ele for assim tratado !!!

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 01 Abr 2023 01:33 
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E após ouvir uma grande maioria de comentários positivos sobre o novo HB20 1.0 TGDI aut. 2023 comprado recentemente pelo meu irmão, só tenho a repetir aqui que hoje, quase 11 anos depois de ter comprado zero KM esse nosso ainda atual e pioneiro HB20 1.6 confort plus 2013 , de que mesmo naquela época lá no final de 2012, que essa foi uma compra bem vantajosa sem nenhuma sombra de dúvidas e apesar de que a linha HB20 2013 ainda era naquela época, uma grande novidade mas totalmente desconhecida do mercado brasileiro .

Com toda certeza que mesmo assim, o saldo de elogios é bem superior a algumas eventuais críticas normais feitas a esse 1º modelo e geração de HB20 lançado aqui no nosso mercado ainda lá em Setembro de 2012.

Reconheço tbm que de fato, já inventei sim de fazer ligeiras modificações técnicas pessoais por minha conta e risco nesse nosso HB20 mas que elas certamente não foram feitas assim sem nenhum prévio conhecimento técnico , caso contrário eu já teria colhido resultados negativos e talvez até catastróficos , mas que felizmente esse nosso HB20 continua aqui conosco circulando sempre firme e bem saudável apesar dos seus atuais 106600 kms rodados.

Por isso , acredito que esses pequenos upgrades feitos nele só melhoraram ainda um pouco mais o que ele já oferecia de vantagens sobre a grande maioria dos seus demais concorrentes diretos aqui nesse nosso mercado !

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 03 Abr 2023 09:23 
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E atualizando esse tópico para narrar mais uma curiosa novidade técnica :

Meu irmão , que comprou recentemente o seu novo HB20 1.0 TGDI aut. 2023 e que ainda está em fase de amaciamento, me contou ontem que até agora e desde que ele retirou da CCS esse seu veículo zerado, que ele estava abastecendo somente com 100% de etanol e que estava obtendo boas médias de consumo urbano leve de 9 kms/l a 9,2 kms/l e sempre com o A/C ligado a maior parte do tempo.

Mas que, e somente por curiosidade, no seu último abastecimento , ele inventou de misturar apenas 10% de gasolina comum no etanol e adivinhem o que aconteceu ?

Aquelas medias de consumo boas e saudáveis obtidas até então com etanol 100 % , despencaram para nada razoáveis e péssimos 7,4 kms/l e sempre rodando no mesmo ritmo e condições e basicamente pelos mesmos locais que antes .

Mas é óbvio que para tudo em mecânica automotiva , existe sempre uma explicação lógica e aqui nesse caso, isso tbm não seria diferente :

Ocorre que a taxa de compressão estática desse motor 1.0 turbo TGDI é de 10,5:1 o que significa que quando o turbo não está soprando nada, será exatamente essa a taxa de compressão desse motor.

Mas , nunca esqueçam aqui nesse caso que qq subidinha de leve na rotação desse motor indo da marcha lenta até uns 1500 rpms já acorda o turbo que vai soprar uma boa dose extra de ar o suficiente para fazer esse motor produzir o seu torque máximo a partir dessa rotação.

O que significa tbm que desses 10,5:1 da compressão inicial, soma-se toda essa carga extra de ar soprada pelo turbo para dentro desse motor e vejam só como fica agora a taxa de compressão resultante :

Vamos calcular por baixo um sopro mais leve da turbina nessas 1500 rpms de só uns 0,4 bars (mas que pode ser de até um pouco mais) e a conta fica assim :

Seriam esses 0,4 bars de pressão do turbo que multiplicados pela taxa de compressão estática de 10,5:1 e mais a pressão atmosférica normal do ar que aqui nesse exemplo é de 1 bar e então temos :

1,4 x 10,5 = 14,7:1 que é o valor da taxa de compressão resultante desse motor quando ele receber apenas esses 0,4 bar de pressão do turbo.

Agora imaginem que com uma taxa de compressão já elevada dessas , como se comportaria a combustão de uma mísera e pobre gasolina comum de escassas 93 octanas ???

Lembrando ainda que só de se misturar 10% de gasolina comum no etanol , já se perdem de 3 a 4 octanas nessa nova mistura comparado ao etanol 100% e essa perda já é suficiente para esse motor perceber isso atraves dos seus sensores e adotar assim, novos parâmetros de regulagem, obviamente que não tão benéficos do que quando ele estava com 100 % de etanol no tanque e com isso, esse motor perde sim uma parcela do seu rendimento máximo obtido quando com etanol 100 %.

Imaginem agora uma cena pior ainda que seria quando esse turbo soprar bem mais do que esses leves 0,4 bars de pressão , podendo chegar a 0,9 bars no caso desse motor 1.0 TGDI quando se apertar mais a fundo o seu acelerador :

E nesses casos , a taxa de compressão resultante iria para : 1,9 x 10,5 = 19,95:1 ou seja , essa já é uma compressão bem mais elevada e totalmente impensável e insuportável para lidar com essas nossas pobres gasolinas nacionais.

Então, é exatamente por isso que mesmo se for misturado um baixo percentual de gasolina no etanol, a ECU vai sim detectar essa leve piora na qualidade do combustível abastecido ao se diminuir na prática o seu numero de octanas e esse motor 1.0 turbo flex vai sim perder um pouco do seu rendimento máximo, mostrando que foi exatamente isso que ocorreu na pratica aqui nesse caso desse HB20 1.0 TGDI ao aumentar o seu consumo médio para compensar essa perda na octanagem do combustível abastecido.

Ou seja, a experiência de se misturar apenas esses 10% de gasolina no etanol foi tudo de ruim nesse caso , por isso que milagres em mecânica automotiva não existem e tudo tem um resultado prático sempre de acôrdo com cada situação.

Moral dessa história, para esse novo motor 1.0 turbo TGDI flex o melhor combustível para ele sem dúvidas ainda é o etanol 100 % !

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