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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 12 Dez 2021 13:46 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, com certeza que seria bem interessante se a dona Hyundai do Brasil adotasse um software assim formulado.

Mas infelizmente essas mudanças esbarram em custos $$$$$$ e o departamento de marketing deles vai lá e sempre corta esses gastos considerados por eles de extras.

E uma das provas mais reais disso é que estamos vendo a nova linha Creta 2022 ser equipada com esse mesmo motor 1.0 flex TGDI na exata e mesma configuração mostrada na atual linha HB20 de 2020 para cá e que aqui para nós, são sim ainda insuficientes esses fracos 120 cvs e 17,6 kgfm de torque em SUVs de 1400 kgs com esse motor adotado nessa nova linha Creta.

E tentem pelo menos modificar de leve essa mentalidade dos cabeças-duras dos sul coreanos ... rsrsrsrsrsrsrs!!!

Obs : E depois ainda ficam torcendo o nariz para todos aqueles donos desses veículos que resolverem fazer um stage 2 para melhorar um pouco mais o desempenho original deles.

Stage 2 consiste em remapear a ECU com uma programação mais esportiva e retirar o catalisador original do escape para assim a turbina trabalhar bem mais livre e oferecendo assim um melhor desempenho, obviamente com o risco eminente de se perder a garantia de fábrica se algum CCS detectar esse upgrade em veículos durante as revisões.

Mas que sem dúvida alguma, esse é um upgrade de performance já muito popular e muito usado entre os donos de veículos turbo de fábrica pq utiliza-se de uma boa margem de desempenho deixado sempre inexplorado pelos próprios fabricantes.

A margem média de ganhos com esses upgrades de stage 2 é de uns 20% a mais de potencia e de uns 25% a mais de torque , portanto é um aumento nada desprezível em nenhum motor turbo de fábrica, ou seja, é como se o veículo de repente adotasse um novo motor um pouco maior do que o original de fábrica.

Inclusive meu atual jetta TSI 13/13 já tem esse stage 2 já há 8 anos e nunca tive até o momento o menor problema, mas só alegrias e satisfação plena e rodei até agora uns 70 mil kms com esse upgrade de performance nele.

Ao meu ver, um Stage 2 é o que a montadora deveria ter feito com o motor pois ele aguenta fácil. Eles "capam" motores novos para faze-los durar 10 ou 15 anos apenas mudando mapa e melhorando periféricos como escape (literalmente eles farão um Stage 2 logo logo no Kappa Turbo kk).
Mas o ideal seria trazer um motor já no limite (e se fica muito forte, adiciona motores 2 cilindros de 750cc com turbo para igualar os 120 cavalos) e daqui a 5 anos começar a desenvolver um novo.
O pior, concordo plenamente sobre o Creta, se o novo 1.3T da Fiat de mais de 180 cv meio que é o mínimo para uma Toro ou Renegade de 1600kg, imagina um de 120cv


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 12 Dez 2021 16:20 
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Exatamente Biel, veja vc que a nova linha Creta 2022 ainda tem o motor 2.0 aspirado mas que foi levemente recalibrado e que ainda oferece os seus 167 cvs e 20,6 kgfm de torque com etanol , desempenho esse que nem o atual motor 1.0 TGDI flex não oferece de longe para lidar com os 1400 kgs dessa versão do Creta.

Mas a realidade é que ele é um motor mais beberrão de fato.

O que os Cretas mereciam seria uma versão 1.3 turbo similar a esse da Fiat Stellantis com 185 cvs e 27,6 kgfm de torque com etanol pq nesse caso, ofereceriam sim um desempenho já bem razoável.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 12 Dez 2021 22:10 
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ianisgreek escreveu:
Exatamente Biel, veja vc que a nova linha Creta 2022 ainda tem o motor 2.0 aspirado mas que foi levemente recalibrado e que ainda oferece os seus 167 cvs e 20,6 kgfm de torque com etanol , desempenho esse que nem o atual motor 1.0 TGDI flex não oferece de longe para lidar com os 1400 kgs dessa versão do Creta.

Mas a realidade é que ele é um motor mais beberrão de fato.

O que os Cretas mereciam seria uma versão 1.3 turbo similar a esse da Fiat Stellantis com 185 cvs e 27,6 kgfm de torque com etanol pq nesse caso, ofereceriam sim um desempenho já bem razoável.

Sim ou um 1.6 GDI "detuned" do tucson se não quiseram fazer um Kappa 1.3.
Qualquer coisa turbo a cima de 1.0 rs


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 13 Dez 2021 01:32 
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Vejam só que a própria Hyundai Motors já tem pronto há tempos no seu portfolio de motores um moderno 1.6 TGDI a gasolina usado atualmente aqui mesmo no novo Tucson e que poderia perfeitamente ser convertido aqui no Brasil pela Hyundai para um 1.6 TGDI flex e assim ele arrebentava com o mercado e com todos os seus demais concorrentes mas como já falei dos cabeças-duras dos sul-coreanos de mente difícil de ser convencida ...

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 13 Dez 2021 13:25 
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ianisgreek escreveu:
Vejam só que a própria Hyundai Motors já tem pronto há tempos no seu portfolio de motores um moderno 1.6 TGDI a gasolina usado atualmente aqui mesmo no novo Tucson e que poderia perfeitamente ser convertido aqui no Brasil pela Hyundai para um 1.6 TGDI flex e assim ele arrebentava com o mercado e com todos os seus demais concorrentes mas como já falei dos cabeças-duras dos sul-coreanos de mente difícil de ser convencida ...

Exato, o pior é que converte-lo para Etanol é barato e o mais "caro" seria apenas decidir a taxa de compressão ideal a ele.


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 13 Dez 2021 17:51 
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Na realidade podiam até manter essa atual taxa de compressão desse motor 1.6 TGDI a gasolina que é de 10,5:1 e apenas converte-lo facilmente para etanol.

O mais trabalhoso além do desenvolvimento desse novo software flex seria tbm proteger e adequar todo o atual sistema de alimentação desse motor 1.6 TGDI para ele se adequar ao etanol e boas, estaria assim pronta mais essa nova versão de motor 1.6 TGDI flex para ser instalado em qq modelo das linhas HB20 e Creta.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 13 Dez 2021 19:00 
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ianisgreek escreveu:
Na realidade podiam até manter essa atual taxa de compressão desse motor 1.6 TGDI a gasolina que é de 10,5:1 e apenas converte-lo facilmente para etanol.

O mais trabalhoso além do desenvolvimento desse novo software flex seria tbm proteger e adequar todo o atual sistema de alimentação desse motor 1.6 TGDI para ele se adequar ao etanol e boas, estaria assim pronta mais essa nova versão de motor 1.6 TGDI flex para ser instalado em qq modelo das linhas HB20 e Creta.

É, levando em conta o retorno que traria, não é um gasto tão alto.

Ian, um pouco off topic, os HB20 de 2016 até 2019 tem a taxa reduzida de 12:1 para 11,6:1, correto?
Seguindo isso, aumentar o gap da vela de 0,8 para 0,9mm seria melhor?


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 02:08 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Na realidade podiam até manter essa atual taxa de compressão desse motor 1.6 TGDI a gasolina que é de 10,5:1 e apenas converte-lo facilmente para etanol.

O mais trabalhoso além do desenvolvimento desse novo software flex seria tbm proteger e adequar todo o atual sistema de alimentação desse motor 1.6 TGDI para ele se adequar ao etanol e boas, estaria assim pronta mais essa nova versão de motor 1.6 TGDI flex para ser instalado em qq modelo das linhas HB20 e Creta.

É, levando em conta o retorno que traria, não é um gasto tão alto.

Ian, um pouco off topic, os HB20 de 2016 até 2019 tem a taxa reduzida de 12:1 para 11,6:1, correto?
Seguindo isso, aumentar o gap da vela de 0,8 para 0,9mm seria melhor?



Sim Biel, é correta essa sua afirmação !

Já quanto a aumentar o gap das velas devido a essa leve redução na taxa de compressão , até que teoricamente seria permitido sim e com uma justificativa técnica coerente mas somente a título de experiência e se cada um assumir essa responsabilidade pq senão vejamos :

Não sabemos se ao reduzir essa taxa de compressão, se a Hyundai do Brasil tbm alterou o restante do sistema de ignição dessa nova versão de motor Gamma 1.6 para com isso nos permitir esse ocasional leve aumento do gap das velas de ignição de 0,8 mm para 0,9 mm, o que teoricamente aumentaria sim a potencia das faíscas produzindo com isso uma leve melhora na combustão e como consequência, tbm um leve melhor rendimento geral desse motor.

A outra provável justificativa técnica para a dona Hyundai do Brasil reduzir essa taxa e não aumentar levemente como seria o desejável teria 2 prováveis motivos :

Permitir um leve melhor rendimento dessa nova versão Gamma 1.6 flex quando esse motor for alimentado apenas com gasolina.

Mas em contrapartida, o rendimento geral dessa nova versão de motor menos taxado quando ele for alimentado só com etanol tbm vai diminuir um pouco mais.

Permitir aumentar ainda um pouco mais a durabilidade geral desse motor Gamma 1.6 !

E a outra pergunta importante que fica no ar é :

Será que essas bobinas de ignição originais dessa nova versão de motor Gamma 1.6 de 2016 em diante suportaria de fato fornecer a potência necessária para fazer saltar as faíscas nessa folga levemente maior de 0,9 mm sem causar alguma fadiga precoce nessas bobinas ?

Obs : Pessoalmente se fosse no meu caso que eu tivesse essa nova versão de motor Gamma 1.6, eu arriscaria sim aumentar essa folga dos atuais 0,8 mm oficiais para 0,9 mm mas observaria atentamente se de fato , ocorreria sim alguma leve melhora perceptível no funcionamento geral do motor.

Porém se fosse percebida qq tipo de falha de funcionamento, ou partida difícil com o motor frio ou ainda um leve aumento geral do consumo médio, bastaria então nesses casos voltar o gap das velas para os originais 0,8 mm e boas, ainda assim valeria à pena pela experiencia obtida.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 14:40 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Na realidade podiam até manter essa atual taxa de compressão desse motor 1.6 TGDI a gasolina que é de 10,5:1 e apenas converte-lo facilmente para etanol.

O mais trabalhoso além do desenvolvimento desse novo software flex seria tbm proteger e adequar todo o atual sistema de alimentação desse motor 1.6 TGDI para ele se adequar ao etanol e boas, estaria assim pronta mais essa nova versão de motor 1.6 TGDI flex para ser instalado em qq modelo das linhas HB20 e Creta.

É, levando em conta o retorno que traria, não é um gasto tão alto.

Ian, um pouco off topic, os HB20 de 2016 até 2019 tem a taxa reduzida de 12:1 para 11,6:1, correto?
Seguindo isso, aumentar o gap da vela de 0,8 para 0,9mm seria melhor?



Sim Biel, é correta essa sua afirmação !

Já quanto a aumentar o gap das velas devido a essa leve redução na taxa de compressão , até que teoricamente seria permitido sim e com uma justificativa técnica coerente mas somente a título de experiência e se cada um assumir essa responsabilidade pq senão vejamos :

Não sabemos se ao reduzir essa taxa de compressão, se a Hyundai do Brasil tbm alterou o restante do sistema de ignição dessa nova versão de motor Gamma 1.6 para com isso nos permitir esse ocasional leve aumento do gap das velas de ignição de 0,8 mm para 0,9 mm, o que teoricamente aumentaria sim a potencia das faíscas produzindo com isso uma leve melhora na combustão e como consequência, tbm um leve melhor rendimento geral desse motor.

A outra provável justificativa técnica para a dona Hyundai do Brasil reduzir essa taxa e não aumentar levemente como seria o desejável teria 2 prováveis motivos :

Permitir um leve melhor rendimento dessa nova versão Gamma 1.6 flex quando esse motor for alimentado apenas com gasolina.

Mas em contrapartida, o rendimento geral dessa nova versão de motor menos taxado quando ele for alimentado só com etanol tbm vai diminuir um pouco mais.

Permitir aumentar ainda um pouco mais a durabilidade geral desse motor Gamma 1.6 !

E a outra pergunta importante que fica no ar é :

Será que essas bobinas de ignição originais dessa nova versão de motor Gamma 1.6 de 2016 em diante suportaria de fato fornecer a potência necessária para fazer saltar as faíscas nessa folga levemente maior de 0,9 mm sem causar alguma fadiga precoce nessas bobinas ?

Obs : Pessoalmente se fosse no meu caso que eu tivesse essa nova versão de motor Gamma 1.6, eu arriscaria sim aumentar essa folga dos atuais 0,8 mm oficiais para 0,9 mm mas observaria atentamente se de fato , ocorreria sim alguma leve melhora perceptível no funcionamento geral do motor.

Porém se fosse percebida qq tipo de falha de funcionamento, ou partida difícil com o motor frio ou ainda um leve aumento geral do consumo médio, bastaria então nesses casos voltar o gap das velas para os originais 0,8 mm e boas, ainda assim valeria à pena pela experiencia obtida.

Então, estou muito a fim de fazer essa experiência. Se causar danos as bobinas eu aceito o risco, o risco que não aceitaria, seria de causar danos no motor em sí.

Estou já querendo comprar um jogo de bobinas da NGK para o HB20, já que as originais a essa altura já devem estar meio cansadas. Pensei em mudar para este gap (até pq não estou muito a fim de usar um pouco de gasolina no etanol não, rs) com as bobinas originais e sentir por algumas semanas o resultado.
Se for ruim, já jogo um jogo novo de Iridium no carro 0,8 e as bobinas novas. Se não, se for bom o resultado ai jogo apenas as bobinas novas.

Eu abasteci no fim do mês passado apenas com gasolina pois estava planejando fazer uma viagem na qual um tanque de etanol não aguentaria fazer a viagem sem abastecer no caminho (coisa que odeio se não conheço os postos de gasolina).. Mas para minha surpresa, nesta versão do motor o carro passou a se comportar muito melhor com a gasolina do que com o etanol (mais redondo e mais firme em baixas, claro que em altas a diferença usando este combustível inferior ao etanol se mostrou um pouco).
O que confirma sua teoria de quererem melhorar o Gamma 1.6 para a gasolina..
Mas sou fã de Etanol, então acho que vou fazer a experiência mesmo que custe essas bobinas que quero trocar de qualquer jeito.

Mas abrir buraco em pisão não terá problemas, ou causar aquecimento excessivo na câmara, correto?


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 15:30 
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Nunca, jamais que o ato de apenas abrir a folga das velas de 0,8 mm para 0,9 mm possa fazer qq mal ao motor.

E com essa nova taxa de 11.6:1 é muito mais provável que essa regulagem de 0,9 mm nas velas de ignição proporcione um funcionamento até levemente melhor do que com a regulagem oficial de 0,8 mm, mas que esse fato ainda seja passível de ser confirmado.

Lembrando que mesmo com essa nova recalibração técnica nos motores 1.6 Gamma da linha 2016 em diante, que essa nova taxa de compressão reduzida para 11,6:1 ainda é bem alta para se utilizar somente gasolinas comuns/aditivadas com toda certeza, o que fará com que a ECU adote regulagens bem conservadoras e muito mais contidas o que vai com toda certeza reduzir de modo notável, o melhor desempenho desse motor.

Para essa nova taxa de compressão desse motor Gamma 1.6 , entendo que seria o caso de se usar pelo menos uma mistura de uns 50/50 de gasolina com etanol para se aproveitar melhor tanto a alta octanagem do etanol aliada a maior autonomia em kms/l da gasolina e com isso se obteria um pouco mais de rendimento e desempenho principalmente para o caso de viagens .

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