biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Na realidade podiam até manter essa atual taxa de compressão desse motor 1.6 TGDI a gasolina que é de 10,5:1 e apenas converte-lo facilmente para etanol.
O mais trabalhoso além do desenvolvimento desse novo software flex seria tbm proteger e adequar todo o atual sistema de alimentação desse motor 1.6 TGDI para ele se adequar ao etanol e boas, estaria assim pronta mais essa nova versão de motor 1.6 TGDI flex para ser instalado em qq modelo das linhas HB20 e Creta.
É, levando em conta o retorno que traria, não é um gasto tão alto.
Ian, um pouco off topic, os HB20 de 2016 até 2019 tem a taxa reduzida de 12:1 para 11,6:1, correto?
Seguindo isso, aumentar o gap da vela de 0,8 para 0,9mm seria melhor?
Sim Biel, é correta essa sua afirmação !
Já quanto a aumentar o gap das velas devido a essa leve redução na taxa de compressão , até que teoricamente seria permitido sim e com uma justificativa técnica coerente mas somente a título de experiência e se cada um assumir essa responsabilidade pq senão vejamos :
Não sabemos se ao reduzir essa taxa de compressão, se a Hyundai do Brasil tbm alterou o restante do sistema de ignição dessa nova versão de motor Gamma 1.6 para com isso nos permitir esse ocasional leve aumento do gap das velas de ignição de 0,8 mm para 0,9 mm, o que teoricamente aumentaria sim a potencia das faíscas produzindo com isso uma leve melhora na combustão e como consequência, tbm um leve melhor rendimento geral desse motor.
A outra provável justificativa técnica para a dona Hyundai do Brasil reduzir essa taxa e não aumentar levemente como seria o desejável teria 2 prováveis motivos :
Permitir um leve melhor rendimento dessa nova versão Gamma 1.6 flex quando esse motor for alimentado apenas com gasolina.
Mas em contrapartida, o rendimento geral dessa nova versão de motor menos taxado quando ele for alimentado só com etanol tbm vai diminuir um pouco mais.
Permitir aumentar ainda um pouco mais a durabilidade geral desse motor Gamma 1.6 !
E a outra pergunta importante que fica no ar é :
Será que essas bobinas de ignição originais dessa nova versão de motor Gamma 1.6 de 2016 em diante suportaria de fato fornecer a potência necessária para fazer saltar as faíscas nessa folga levemente maior de 0,9 mm sem causar alguma fadiga precoce nessas bobinas ?
Obs : Pessoalmente se fosse no meu caso que eu tivesse essa nova versão de motor Gamma 1.6, eu arriscaria sim aumentar essa folga dos atuais 0,8 mm oficiais para 0,9 mm mas observaria atentamente se de fato , ocorreria sim alguma leve melhora perceptível no funcionamento geral do motor.
Porém se fosse percebida qq tipo de falha de funcionamento, ou partida difícil com o motor frio ou ainda um leve aumento geral do consumo médio, bastaria então nesses casos voltar o gap das velas para os originais 0,8 mm e boas, ainda assim valeria à pena pela experiencia obtida.