Bem-vindo: 24 Abr 2024 17:21

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 337 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ... 34  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 15:57 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Nunca, jamais que o ato de apenas abrir a folga das velas de 0,8 mm para 0,9 mm possa fazer qq mal ao motor.

E com essa nova taxa de 11.6:1 é muito mais provável que essa regulagem de 0,9 mm nas velas de ignição proporcione um funcionamento até levemente melhor do que com a regulagem oficial de 0,8 mm, mas que esse fato ainda seja passível de ser confirmado.

Lembrando que mesmo com essa nova recalibração técnica nos motores 1.6 Gamma da linha 2016 em diante, que essa nova taxa de compressão reduzida para 11,6:1 ainda é bem alta para se utilizar somente gasolinas comuns/aditivadas com toda certeza, o que fará com que a ECU adote regulagens bem conservadoras e muito mais contidas o que vai com toda certeza reduzir de modo notável, o melhor desempenho desse motor.

Para essa nova taxa de compressão desse motor Gamma 1.6 , entendo que seria o caso de se usar pelo menos uma mistura de uns 50/50 de gasolina com etanol para se aproveitar melhor tanto a alta octanagem do etanol aliada a maior autonomia em kms/l da gasolina e com isso se obteria um pouco mais de rendimento e desempenho principalmente para o caso de viagens .
Obrigado, eu tinha ainda 3 barras de Etanol no tanque quando abasteci com gasolina então 100% gasolina não estava kk.

Está decidido, mês que vem que será minha troca de óleo de 6 meses irei fazer este teste com o gapp de 1mm a mais e vou postando os resultados e impressões.
Lembro no fiesta que fui de gap 0,9 para 1,1 quando coloquei vela de iridium (bobina nova da NGK também) o resultado foi bem satisfatório.
Espero que os resultados sejam positivos nessa versão do Gamma, sem prejudicar as bobinas (mas se prejudicar, não tem problemas já que quero troca-las mesmo como já expliquei).

Muito obrigado pelas dicas Ian


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 16:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6241
Localização: Montes Claros - M.G.
Sempre a disposição Biel, lembrando que bobinas de ignição nunca cansam com o uso, mas que quando elas começam a esquentar de maneira anormal, apresentando com isso um curto-circuito interno , elas vão provocar falhas nas velas e nesses casos o funcionamento do motor será prejudicado, quando então será a hora necessária para a sua devida substituição.

O fator principal que faz as bobinas pifarem precocemente é deixar de substituir no intervalo correto as velas de ignição pq quando as velas se tornam velhas e cansadas , elas sempre exigem um esforço bem maior e prejudicial das bobinas para elas produzirem o faiscamento ou centelhamento necessário para haver sempre uma boa combustão do motor.

E o outro fator tbm igualmente prejudicial para se manter a boa saúde das bobinas de ignição é se instalar velas novas mas desreguladas, geralmente com o gap ou a folga delas maior do que as especificadas pelo fabricante do motor.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 16:37 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Sempre a disposição Biel, lembrando que bobinas de ignição nunca cansam com o uso, mas que quando elas começam a esquentar de maneira anormal, apresentando com isso um curto-circuito interno , elas vão provocar falhas nas velas e nesses casos o funcionamento do motor será prejudicado, quando então será a hora necessária para a sua devida substituição.

O fator principal que faz as bobinas pifarem precocemente é deixar de substituir no intervalo correto as velas de ignição pq quando as velas se tornam velhas e cansadas , elas sempre exigem um esforço bem maior e prejudicial das bobinas para elas produzirem o faiscamento ou centelhamento necessário para haver sempre uma boa combustão do motor.

E o outro fator tbm igualmente prejudicial para se manter a boa saúde das bobinas de ignição é se instalar velas novas mas desreguladas, geralmente com o gap ou a folga delas maior do que as especificadas pelo fabricante do motor.
Pois é, eu acho o motor bem dificil de ligar ao alcool e ja tive problemas de luz de injeção ligada com o motor frio.
O problema das velas de Iridium é que nem algumas CCS as checam, então eu imagino que o antigo dono no ultimo ano com o carro foi meio negligente quanto a isso.
Quero muito levar a uma outra oficina para checar o estado dessas velas, mesmo sendo de Iridium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 21:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6241
Localização: Montes Claros - M.G.
Biel , veja vc que eu acredito que tem alguma coisa fora dos padrões normais com esse motor do seu HB20 para ele não ligar facilmente nas partidas a frio quando ele é abastecido só com etanol ainda mais agora em quase pleno verão com temperaturas mais moderadas a quentes.

Principalmente levando em consideração que toda a linha HB20 1.6 de 2016 em diante está equipada de fábrica com o mais recente e moderno sistema automático de partida a frio com flauta aquecida, um sistema bem mais eficaz do que aqueles antigos tanquinhos de gasolina presentes em toda a linha HB20 até 2015.

E como comparação, vejo esse meu atual HB20 1.6 12/13 que está com o seu sistema de partida a frio original totalmente inoperante pq ele não injeta mais nem uma gota de gasolina (mantenho o reservatório de partida a frio dele completamente vazio) e ainda estou abastecendo esse HB20 já faz um bom tempo só com 100% de etanol e mesmo assim ele sempre pega de estalo em todas as partidas a frio todas as manhãs.

As velas de ignição dele são as originais de iridium calibradas com 0,8 mm e as bobinas de ignição dele vcs podem acreditar que ainda são as originais de fábrica instaladas desde 2012 e ainda todas perfeitas.

O restante da manutenção desse nosso HB20 é a normal de sempre com o oleo do motor e o seu respectivo filtro trocados sempre a cada 5000 kms ou a cada 6 meses.

O filtro de combustível é sempre trocado a cada 1 ano ou a cada 10000 kms rodados assim como tbm o filtro do ar cond.

O filtro de ar sempre dura até uns 25 mil kms .

Atualmente esse HB20 está com 87300 kms rodados.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 23:05 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Biel , veja vc que eu acredito que tem alguma coisa fora dos padrões normais com esse motor do seu HB20 para ele não ligar facilmente nas partidas a frio quando ele é abastecido só com etanol ainda mais agora em quase pleno verão com temperaturas mais moderadas a quentes.

Principalmente levando em consideração que toda a linha HB20 1.6 de 2016 em diante está equipada de fábrica com o mais recente e moderno sistema automático de partida a frio com flauta aquecida, um sistema bem mais eficaz do que aqueles antigos tanquinhos de gasolina presentes em toda a linha HB20 até 2015.

E como comparação, vejo esse meu atual HB20 1.6 12/13 que está com o seu sistema de partida a frio original totalmente inoperante pq ele não injeta mais nem uma gota de gasolina (mantenho o reservatório de partida a frio dele completamente vazio) e ainda estou abastecendo esse HB20 já faz um bom tempo só com 100% de etanol e mesmo assim ele sempre pega de estalo em todas as partidas a frio todas as manhãs.

As velas de ignição dele são as originais de iridium calibradas com 0,8 mm e as bobinas de ignição dele vcs podem acreditar que ainda são as originais de fábrica instaladas desde 2012 e ainda todas perfeitas.

O restante da manutenção desse nosso HB20 é a normal de sempre com o oleo do motor e o seu respectivo filtro trocados sempre a cada 5000 kms ou a cada 6 meses.

O filtro de combustível é sempre trocado a cada 1 ano ou a cada 10000 kms rodados assim como tbm o filtro do ar cond.

O filtro de ar sempre dura até uns 25 mil kms .

Atualmente esse HB20 está com 87300 kms rodados.

Eu tbm acho estranho, mesmo já fazendo duas revisões na CCS nunca acharam nada.
Mas no frio ele demora para pegar e agora no calor com etanol, ele pega, mas a rotação vai la para 2300 RPM na partida. Na gasolina é mais facil de pegar e a rotação fica a uns 1900 rpm

Para mim, é a ignição.

O consumo do carro também é abominável, Andando todos os dias apenas 15 minutos ele fazia 4.3 no etanol (sem ar ligado).. Sei que é um uso ruim para consumo mas nunca tive um carro tão ruim. Quando ando normal o consumo até fica mais OK (mas nunca chega a 7), sinto porém que o carro demora para responder um pouco (mas suspeito tbm da programação de cambio).

Na gasolina, andando normal (não em estrada), com situações boas para consumo (ar desligado também já que preciso revisa-lo) ele faz 7,3 na gasolina, isso andando relativamente constante a 50 por hora sem parar muito.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 23:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6241
Localização: Montes Claros - M.G.
Vamos lá Biel :

Sempre que o motor Gamma 1.6 liga pelas manhãs durante as partidas a frio e quando abastecido com etanol , é de fato normal sim ele manter uma aceleração um pouco mais elevada e acima de 2000 rpms por uns 30 segundos ou um pouco mais e em seguida ele vai retornando lentamente e diminuindo a aceleração até atingir a marcha lenta normal.

Mas quando esse motor está abastecido apenas com gasolina, eu já não sei explicar aqui como é o comportamento real dele nas partidas a frio pq NUNCA abasteci até hj esse nosso HB20 em 9 anos que já estamos com ele apenas com gasolina e ainda confesso a vcs que gasolina nunca fez a menor falta no tanque desse nosso pioneiro HB20 , graças a Deus !

Sobre esse consumo médio que vc cita, considerando que vc usa o seu HB20 em trajetos bem curtos e com o motor ainda em fase de aquecimento, esse consumo médio até que está sim normal com ambos os combustíveis.

Mas a bem da verdade, nós só podemos comparar aqui o consumo médio de 2 veículos se eles forem abastecidos com combustíveis semelhantes , se eles forem usados no mesmo dia e na mesma hora e tbm se forem conduzidos de maneira semelhante e ainda carregando cargas parecidas e trafegarem por distancias iguais além deles se apresentarem em ótimas condições mecânicas.

E nesses casos acima sim, poderemos fazer um comparativo de consumo médio entre veículos concorrentes e de configurações mecânicas tbm semelhantes e confiar mais nos resultados obtidos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 14 Dez 2021 23:32 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Vamos lá Biel :

Sempre que o motor Gamma 1.6 liga pelas manhãs durante as partidas a frio e quando abastecido com etanol , é de fato normal sim ele manter uma aceleração um pouco mais elevada e acima de 2000 rpms por uns 30 segundos ou um pouco mais e em seguida ele vai retornando lentamente até atingir a marcha lenta normal.

Mas quando esse motor está abastecido apenas com gasolina, eu já não sei explicar aqui como é o comportamento real dele nas partidas a frio pq NUNCA abasteci até hj esse nosso HB20 em 9 anos que já estamos com ele apenas com gasolina e ainda confesso a vcs que gasolina nunca fez a menor falta no tanque desse nosso pioneiro HB20 , graças a Deus !

Sobre esse consumo médio que vc cita, considerando que vc usa o seu HB20 em trajetos bem curtos e com o motor ainda em fase de aquecimento, esse consumo médio até que está sim normal com ambos os combustíveis.

Mas a bem da verdade, nós só podemos comparar aqui o consumo médio de 2 veículos se eles forem abastecidos com combustíveis semelhantes , se eles forem usados no mesmo dia e na mesma hora e tbm se forem conduzidos de maneira semelhante e ainda carregando cargas parecidas e trafegarem por distancias iguais além deles se apresentarem em ótimas condições mecânicas.

E nesses casos acima sim, poderemos fazer um comparativo de consumo médio entre veículos concorrentes e de configurações mecânicas tbm semelhantes e confiar mais nos resultados obtidos.

Sim, ainda mais que o meu tem conversor de torque.
Bom, eu quero muito checar o estado dessas velas. Se estiverem em bom estado vou tentar o gap maior e ver o resultado que trará.
Se não, talvez eu apenas faça a manutenção..
Mas realmente quero saber como vai se comportar com 1mm a mais.. se bem que preciso de estarem em bom estado aos 0,8mm para ter um controle


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 15 Dez 2021 01:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6241
Localização: Montes Claros - M.G.
Exatamente isso, sempre que for experimentar novas regulagens de folgas maiores em velas de ignição, que sejam feitas sempre em velas novas e jamais em velas já desgastadas pq isso vai forçar bem mais e de uma maneira anormal as bobinas de ignição do motor.

Velas desgastadas oferecem uma dupla desvantagem técnica :

Aumentam a resistência a livre passagem da corrente de alta voltagem por elas .

Aumentam as folgas entre os eletrôdos (gap) devido ao desgaste normal aumentando com isso a demanda por uma alta voltagem por parte das bobinas de ignição.

E essa demanda extra de energia na maioria das vezes ultrapassa a capacidade normal de trabalho das bobinas gerando o calor excessivo que causa os curtos circuitos internos que vão então inutilizar as bobinas exigindo assim a sua devida substituição.

Obs : Além dessas duas desvantagens técnicas, velas desgastadas ainda causam uma outra dupla desvantagem pq aumentam o consumo médio do motor além de se perder tbm uma boa parte do seu desempenho útil.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 15 Dez 2021 17:11 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, sempre que for experimentar novas regulagens de folgas maiores em velas de ignição, que sejam feitas sempre em velas novas e jamais em velas já desgastadas pq isso vai forçar bem mais e de uma maneira anormal as bobinas de ignição do motor.

Velas desgastadas oferecem uma dupla desvantagem técnica :

Aumentam a resistência a livre passagem da corrente de alta voltagem por elas .

Aumentam as folgas entre os eletrôdos (gap) devido ao desgaste normal aumentando com isso a demanda por uma alta voltagem por parte das bobinas de ignição.

E essa demanda extra de energia na maioria das vezes ultrapassa a capacidade normal de trabalho das bobinas gerando o calor excessivo que causa os curtos circuitos internos que vão então inutilizar as bobinas exigindo assim a sua devida substituição.

Obs : Além dessas duas desvantagens técnicas, velas desgastadas ainda causam uma outra dupla desvantagem pq aumentam o consumo médio do motor além de se perder tbm uma boa parte do seu desempenho útil.
Preciso checar logo o estado, eu posso ser um pouco paranoico, mas gosto de tudo 100% no carro, sabe?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 15 Dez 2021 23:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6241
Localização: Montes Claros - M.G.
O ideal é que todos os donos de veículos fossem assim algo paranóicos com os cuidados da manutenção preventiva dos seus veículos.

Pq assim teríamos mais prazer rodando com os nossos veículos que sempre estariam mais afiados e fazendo bem menos as manutenções corretivas que são as piores e as mais caras.

Mas infelizmente uma boa maioria ainda não se importa além de mal mal abastecer seus veículos achando que o resto dos cuidados são dispensáveis e desnecessários.

E com isso da-lhe insatisfação principalmente com os donos de veículos comprados já usados, exatamente pq talvez o primeiro e quase com certeza até o segundo dono foram desleixados com a manutenção preventiva dos seus veículos e já cientes e sabendo que o pepino quente iria sempre acabar nas mãos dos próximos donos desse pobre veículo usado.

Obs : Essa é a principal e a mais forte razão pq eu ainda mantenho comigo meus velhinhos jetta TSI 13/13 e o HB20 1.6 12/13 mas que sempre foram por mim cuidadosamente mantidos desde que eles ainda eram zero KM e assim continuarei sempre fazendo com eles, mas que em troca eu tenho uma satisfação plena com eles devido a sua sempre ótima funcionalidade além de uma ampla confiança que tenho neles tanto para circular pelo transito urbano e tbm para fazer as mais diversas viagens tanto as curtas e até as mais longas.

E o dia que me for possível, irei trocar algum deles por um outro veículo mas sempre zero KM e essa história com esses cuidados que tenho com a manutenção preventiva deles vai se repetindo !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 337 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ... 34  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB