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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 16 Dez 2021 01:01 
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ianisgreek escreveu:
O ideal é que todos os donos de veículos fossem assim algo paranóicos com os cuidados da manutenção preventiva dos seus veículos.

Pq assim teríamos mais prazer rodando com os nossos veículos que sempre estariam mais afiados e fazendo bem menos as manutenções corretivas que são as piores e as mais caras.

Mas infelizmente uma boa maioria ainda não se importa além de mal mal abastecer seus veículos achando que o resto dos cuidados são dispensáveis e desnecessários.

E com isso da-lhe insatisfação principalmente com os donos de veículos comprados já usados, exatamente pq talvez o primeiro e quase com certeza até o segundo dono foram desleixados com a manutenção preventiva dos seus veículos e já cientes e sabendo que o pepino quente iria sempre acabar nas mãos dos próximos donos desse pobre veículo usado.

Obs : Essa é a principal e a mais forte razão pq eu ainda mantenho comigo meus velhinhos jetta TSI 13/13 e o HB20 1.6 12/13 mas que sempre foram por mim cuidadosamente mantidos desde que eles ainda eram zero KM e assim continuarei sempre fazendo com eles, mas que em troca eu tenho uma satisfação plena com eles devido a sua sempre ótima funcionalidade além de uma ampla confiança que tenho neles tanto para circular pelo transito urbano e tbm para fazer as mais diversas viagens tanto as curtas e até as mais longas.

E o dia que me for possível, irei trocar algum deles por um outro veículo mas sempre zero KM e essa história com esses cuidados que tenho com a manutenção preventiva deles vai se repetindo !!!
Eu ainda não tive condições de pegar um Zero.. mas concordo com vc, o meu próximo alias, será zero.
Nunca sabemos como o antigo dono dirigia, cuida e a capacidade dos mecânicos. Ao nosso controle é algo que apenas quem pega um Zero entende.
Por isso nunca caio no papo de youtubers sobre comparar zero com semi-novos.
Aqui no Brasil o carro pode ter só um ano, mas já se acha gambiarra.

Ao trocar os pneus eu vi um fiat Mobi com motor aberto, o carro tinha apenas 30 mil rodado e rodou sem óleo, foi comprado neste ano.. E o dono fez o motor com apenas 30 mil pois rodou sem óleo e em uma mecânica bem mais ou menos


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 16 Dez 2021 02:12 
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Pois é Biel, é assim mesmo pq infelizmente essa é a realidade do mercado automotivo brasileiro onde muitas vezes, mal mal o dono de um carro zero KM o leva para fazer as revisões obrigatórias dentro do período de garantia pq acha caro quando tem de arcar com uma simples troca de oleo e de filtro quando é o caso.

Então por isso que eu não entendo pq raios se compra um carro zero KM se não é capaz de arcar nem com as despesas mínimas necessárias para se mante-lo em ordem.

Espero que entendam que esse pensamento pessoal não é nenhum capricho meu, mas que infelizmente não dá mesmo para confiar na compra de veículos usados ou semi-novos de segunda mão pq sempre sairemos perdendo alguma coisa , pq vamos ter dores de cabeça e o pior, onde nunca vai aparecer um responsável para arcar com as consequências das gambiarras ...

Pq é um tal de comprar gato por lebre ou coelho no saco ... ou seja, nunca se está nem um pouco seguro sobre onde se está na realidade investindo o seu suado $$$$$$.

E esse exemplo que vc deu desse Fiat Mobi é apenas um em milhões de casos assim parecidos que ocorrem todos os dias nesse imenso Brasil de gambiarras diversas onde sempre vai imperar a famosa "Lei do Gerson " onde já sabemos que alguém sempre vai querer levar vantagem em tudo e azar o dos demais ...

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BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 16 Dez 2021 14:54 
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ianisgreek escreveu:
Pois é Biel, é assim mesmo pq infelizmente essa é a realidade do mercado automotivo brasileiro onde muitas vezes, mal mal o dono de um carro zero KM o leva para fazer as revisões obrigatórias dentro do período de garantia pq acha caro quando tem de arcar com uma simples troca de oleo e de filtro quando é o caso.

Então por isso que eu não entendo pq raios se compra um carro zero KM se não é capaz de arcar nem com as despesas mínimas necessárias para se mante-lo em ordem.

Espero que entendam que esse pensamento pessoal não é nenhum capricho meu, mas que infelizmente não dá mesmo para confiar na compra de veículos usados ou semi-novos de segunda mão pq sempre sairemos perdendo alguma coisa , pq vamos ter dores de cabeça e o pior, onde nunca vai aparecer um responsável para arcar com as consequências das gambiarras ...

Pq é um tal de comprar gato por lebre ou coelho no saco ... ou seja, nunca se está nem um pouco seguro sobre onde se está na realidade investindo o seu suado $$$$$$.

E esse exemplo que vc deu desse Fiat Mobi é apenas um em milhões de casos assim parecidos que ocorrem todos os dias nesse imenso Brasil de gambiarras diversas onde sempre vai imperar a famosa "Lei do Gerson " onde já sabemos que alguém sempre vai querer levar vantagem em tudo e azar o dos demais ...

Exato, ao ver o Mobi lá me deu uma pena tanto do carro quanto do proximo comprador, pois jamais que ele vai saber que o cabeçote já foi feito.. vai ser mais um "vendido com baixa km, unico dono, top".

Revisões nas CCS não são tão caras assim, ao comprar um novo, tem de manter a garantia pois um carro novo requer mais cuidados no começo.

Triste demais, cuidar bem nunca é capricho.


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 18 Dez 2021 11:18 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Pois é Biel, é assim mesmo pq infelizmente essa é a realidade do mercado automotivo brasileiro onde muitas vezes, mal mal o dono de um carro zero KM o leva para fazer as revisões obrigatórias dentro do período de garantia pq acha caro quando tem de arcar com uma simples troca de oleo e de filtro quando é o caso.

Então por isso que eu não entendo pq raios se compra um carro zero KM se não é capaz de arcar nem com as despesas mínimas necessárias para se mante-lo em ordem.

Espero que entendam que esse pensamento pessoal não é nenhum capricho meu, mas que infelizmente não dá mesmo para confiar na compra de veículos usados ou semi-novos de segunda mão pq sempre sairemos perdendo alguma coisa , pq vamos ter dores de cabeça e o pior, onde nunca vai aparecer um responsável para arcar com as consequências das gambiarras ...

Pq é um tal de comprar gato por lebre ou coelho no saco ... ou seja, nunca se está nem um pouco seguro sobre onde se está na realidade investindo o seu suado $$$$$$.

E esse exemplo que vc deu desse Fiat Mobi é apenas um em milhões de casos assim parecidos que ocorrem todos os dias nesse imenso Brasil de gambiarras diversas onde sempre vai imperar a famosa "Lei do Gerson " onde já sabemos que alguém sempre vai querer levar vantagem em tudo e azar o dos demais ...

Exato, ao ver o Mobi lá me deu uma pena tanto do carro quanto do proximo comprador, pois jamais que ele vai saber que o cabeçote já foi feito.. vai ser mais um "vendido com baixa km, unico dono, top".

Revisões nas CCS não são tão caras assim, ao comprar um novo, tem de manter a garantia pois um carro novo requer mais cuidados no começo.

Triste demais, cuidar bem nunca é capricho.



Concordo plenamente contigo, tomara que muitos donos se conscientizem dessa realidade e mudem um pouco a mentalidade quanto ao tratamento de seus veículos.

Afinal, todos vão ganhar com essa nova atitude !!!

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 18 Fev 2022 13:10 
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E voltando a esse tópico para mais um comentário que considero ser bem útil e oportuno :

Estava confirmando num chart técnico da linha HB20 publicado recentemente pelo colega Biel, onde confirma-se lá que a taxa de compressão dos motores da linha HB20 e tbm dos motores 2.0 da Hyundai são de fato de elevada compressão.

Mas isso é sempre uma característica técnica louvável e apreciada pq assim se consegue aumentar o rendimento geral de qq motor aspirado , característica essa associada ainda a calibração dos seus comandos de válvulas e tbm com a calibração da sua ECU.

Porém lembrem-se sempre que para qq motor de elevada compressão apresentar todo esse seu máximo rendimento, que o combustível abastecido deve tbm apresentar a mais elevada octanagem para assim, se evitar os grandes atrasos de curva de ignição causados pelo sensor de detonação, que devido a isso diminuem bastante todo esse ótimo rendimento máximo de qq motor de alta compressão.

Então, a conclusão óbvia a que se chega é de nunca abastecer esses motores com 100% de gasolina comum/aditivada mas preferencialmente com etanol ou pelo menos com uma mistura 50% de gasolina com 50% de etanol.

No caso dos motores Gamma 1.6 e NU 2.0 a taxa de compressão deles é de 12:1 e no caso do motor Kappa 1.0 essa taxa de compressão é ainda um pouco mais elevada chegando aos 12,5:1 e portanto , repetindo novamente, essas são compressões ótimas para lidarem com o nosso nobre etanol e nunca com essas nossas medíocres gasolinas sempre pobres em octanagem.

Acredito ainda que a Hyundai tenha escolhido essa taxa de compressão elevada para essa sua linha nacional de motores flex visando exatamente obter um melhor rendimento máximo com etanol do que com as gasolinas pq se for contar com essas nossas gasolinas comuns/aditivadas, coitado desse trabalho todo da engenharia da Hyundai pq milagres só Deus poderá fazer e ninguém mais.

E posso confirmar aqui publicamente que após 9 anos e em quase 90 mil kms rodados usando esse nosso pioneiro HB20 1.6 2013 c/ câmbio manual desde zero km e nas mais diversas situações de utilização , mas sempre abastecido com etanol e nunca com essas gasolinas, que esse veículo é o que apresenta o melhor rendimento máximo dentre todos os demais concorrentes de sua categoria, sem nenhuma sombra de dúvidas, esse HB20 1.6 continua bala, perfeito e sempre forte e bem saudável.

E para não falar que não apareceu nesse período um outro motor aspirado e flex dessa mais recente geração que seja mais um concorrente oferecendo um rendimento a altura desse motor Gamma 1.6 , a dona Ford do Brasil lançou aqui sim a sua última e mais recente linha de motores dragon de 3 cilindros com seus motores 1.0 e 1.5, lembrando ainda que isso foi somente em 2018/2019 mas que infelizmente a Ford tbm já se retirou do nosso mercado definitivamente porém a Hyundai do Brasil triunfa sozinha no nosso mercado desde o lançamento da sua linha HB20 lá atrás desde 2012 por isso que para mim os elogios ainda vão merecidamente para a Hyundai do Brasil !!!

Até aparecer aqui no nosso mercado um outro concorrente bem à altura dessa atual linha HB20 ou talvez até superior.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 18 Fev 2022 19:44 
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ianisgreek escreveu:
E voltando a esse tópico para mais um comentário que considero ser bem útil e oportuno :

Estava confirmando num chart técnico da linha HB20 publicado recentemente pelo colega Biel, onde confirma-se lá que a taxa de compressão dos motores da linha HB20 e tbm dos motores 2.0 da Hyundai são de fato de elevada compressão.

Mas isso é sempre uma característica técnica louvável e apreciada pq assim se consegue aumentar o rendimento geral de qq motor aspirado , característica essa associada ainda a calibração dos seus comandos de válvulas e tbm com a calibração da sua ECU.

Porém lembrem-se sempre que para qq motor de elevada compressão apresentar todo esse seu máximo rendimento, que o combustível abastecido deve tbm apresentar a mais elevada octanagem para assim, se evitar os grandes atrasos de curva de ignição causados pelo sensor de detonação, que devido a isso diminuem bastante todo esse ótimo rendimento máximo de qq motor de alta compressão.

Então, a conclusão óbvia a que se chega é de nunca abastecer esses motores com 100% de gasolina comum/aditivada mas preferencialmente com etanol ou pelo menos com uma mistura 50% de gasolina com 50% de etanol.

No caso dos motores Gamma 1.6 e NU 2.0 a taxa de compressão deles é de 12:1 e no caso do motor Kappa 1.0 essa taxa de compressão é ainda um pouco mais elevada chegando aos 12,5:1 e portanto , repetindo novamente, essas são compressões ótimas para lidarem com o nosso nobre etanol e nunca com essas nossas medíocres gasolinas sempre pobres em octanagem.

Acredito ainda que a Hyundai tenha escolhido essa taxa de compressão elevada para essa sua linha nacional de motores flex visando exatamente obter um melhor rendimento máximo com etanol do que com as gasolinas pq se for contar com essas nossas gasolinas comuns/aditivadas, coitado desse trabalho todo da engenharia da Hyundai pq milagres só Deus poderá fazer e ninguém mais.

E posso confirmar aqui publicamente que após 9 anos e em quase 90 mil kms rodados usando esse nosso pioneiro HB20 1.6 2013 c/ câmbio manual desde zero km e nas mais diversas situações de utilização , mas sempre abastecido com etanol e nunca com essas gasolinas, que esse veículo é o que apresenta o melhor rendimento máximo dentre todos os demais concorrentes de sua categoria, sem nenhuma sombra de dúvidas, esse HB20 1.6 continua bala, perfeito e sempre forte e bem saudável.

E para não falar que não apareceu nesse período um outro motor aspirado e flex dessa mais recente geração que seja mais um concorrente oferecendo um rendimento a altura desse motor Gamma 1.6 , a dona Ford do Brasil lançou aqui sim a sua última e mais recente linha de motores dragon de 3 cilindros com seus motores 1.0 e 1.5, lembrando ainda que isso foi somente em 2018/2019 mas que infelizmente a Ford tbm já se retirou do nosso mercado definitivamente porém a Hyundai do Brasil triunfa sozinha no nosso mercado desde o lançamento da sua linha HB20 lá atrás desde 2012 por isso que para mim os elogios ainda vão merecidamente para a Hyundai do Brasil !!!

Até aparecer aqui no nosso mercado um outro concorrente bem à altura dessa atual linha HB20 ou talvez até superior.

Ian o Gamma diz ter 12.1:1 mas no chart diz 12 para os revisados de 2016.
Você acha que caiu para 11.6 como já foi levantado e a chart esta errada?


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 18 Fev 2022 22:25 
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Pois é Biel, o chato é que a dona Hyundai do Brasil nunca libera a nível de público material didático com fichas técnicas mais detalhadas e informativas sobre seus veículos de nenhuma linha.

Mas já sabemos que essa é mais uma esperta jogada de marketing dela para obrigar a todos os seus clientes a procurarem somente pela sua rede de CCS e de nunca tentarem reparar os seus veículos em oficinas da rede independente e de multimarcas.

Pois é, já li sobre esse taxa de compressão 12.1:1 para a linha 1.6 Gamma e que depois na sua nova linha 2016 ela foi supostamente reduzida para 11.6:1 e por aí vão essas tais possibilidades.

E um outro detalhe técnico importante que tbm deve ser considerado é que se a taxa de compressão desses motores 1.6 Gamma de fato tivesse sido reduzida na linha 2016 em diante, a potência e o torque tbm iriam mudar de valores com toda certeza e jamais permaneceriam os mesmos valores de antes.

Por isso que pessoalmente não acredito é nada nessa história de que houve uma redução real na taxa de compressão efetiva desses motores 1.6 Gamma a partir de 2016 pq isso tbm vai contra o real objetivo atual de qq fabricante para sempre se obter um melhor rendimento geral dos seus motores e não existe em casos de motores aspirados, substitutos efetivos para compensar uma taxa de compressão menor a não ser aumentar a cilindrada do motor, mas esse não foi o caso desse motor 1.6 Gamma pq não houveram maiores modificações técnicas a não ser alguma leve recalibração da sua ECU , modernizaram o seu sistema de partida a frio sem injeção extra de gasolina além do lançamento dos novos câmbios de 6 marchas para os manuais e os aut.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 19 Fev 2022 00:37 
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ianisgreek escreveu:
Pois é Biel, o chato é que a dona Hyundai do Brasil nunca libera a nível de público material didático com fichas técnicas mais detalhadas e informativas sobre seus veículos de nenhuma linha.

Mas já sabemos que essa é mais uma esperta jogada de marketing dela para obrigar a todos os seus clientes a procurarem somente pela sua rede de CCS e de nunca tentarem reparar os seus veículos em oficinas da rede independente e de multimarcas.

Pois é, já li sobre esse taxa de compressão 12.1:1 para a linha 1.6 Gamma e que depois na sua nova linha 2016 ela foi supostamente reduzida para 11.6:1 e por aí vão essas tais possibilidades.

E um outro detalhe técnico importante que tbm deve ser considerado é que se a taxa de compressão desses motores 1.6 Gamma de fato tivesse sido reduzida na linha 2016 em diante, a potência e o torque tbm iriam mudar de valores com toda certeza e jamais permaneceriam os mesmos valores de antes.

Por isso que pessoalmente não acredito é nada nessa história de que houve uma redução real na taxa de compressão efetiva desses motores 1.6 Gamma a partir de 2016 pq isso tbm vai contra o real objetivo atual de qq fabricante para sempre se obter um melhor rendimento geral dos seus motores e não existe em casos de motores aspirados, substitutos efetivos para compensar uma taxa de compressão menor a não ser aumentar a cilindrada do motor, mas esse não foi o caso desse motor 1.6 Gamma pq não houveram maiores modificações técnicas a não ser alguma leve recalibração da sua ECU , modernizaram o seu sistema de partida a frio sem injeção extra de gasolina além do lançamento dos novos câmbios de 6 marchas para os manuais e os aut.

Eu penso igual.
Ou o motor não tem mais 128cv... ou a taxa é a mesma.
O que deve ter mudado é alguma calibragem já que o carro não é mais econômico no quesito motor, mas sim apenas câmbio.
Acho que o gamma que deu 137cv no dinamometro era 2016


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 19 Fev 2022 08:52 
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Concordo pq não faz muito sentido e nem mostra ser de bom senso um fabricante piorar o rendimento de uma nova versão do seu motor e isso seria em troca de que?

Pq não tem mistério e nem segredos aqui , já é fato comprovado desde sempre que a compressão de qq motor significa o seu rendimento real ou seja, torque e potência e assim, se diminuir nem que seja um pouco a taxa de compressão, esse rendimento vai sim despencar e como já citei antes, não tem outras mágicas para compensar essa perda.

Se bem que até eu citei errado aqui, pq outros recursos técnicos se qq fabricante quiser incrementar um pouco mais esse rendimento de qq motor , seja ele aspirado ou superalimentado existem sim :

A engenharia de motores da Hyundai poderia por exemplo, melhorar o fluxo de ar no cabeçote desse seu atual motor 1.6 Gamma, ou ainda dar uma aliviada geral e diminuir mais o atrito em todas as peças internas desse seu motor junto a um novo balanceamento só para citar esses 2 exemplos e com isso se ganharia sim um pouco mais de rendimento.

Mas ocorre que qq uma dessas modificações técnicas custa $$$$$ obviamente para ser introduzida na linha de montagem e os pão duros dos coreanos muito dificilmente gastariam com essas modificações para melhorar só um pouco mais o rendimento desse seu atual motor 1.6 Gamma que já se mostra até superior ao dos seus demais concorrentes, além do que o próprio departamento de marketing desses fabricantes, sempre atentos iriam cortar certamente esses investimentos extras sugeridos pela engenharia de motores por julgarem desnecessários nesse caso por isso mesmo que eu acho que na realidade prática, muito pouca coisa foi feita a respeito de modificações técnicas nesse motor de 2016 em diante para causar assim uma grande diferença de rendimento apresentada entre essas versões de motores até 2015 e a nova versão a partir de 2016 em diante.

Saibam tbm é que é bem mais difícil e mais caro para qq fabricante aumentar o rendimento de um motor aspirado do que o de um motor superalimentado, sendo esse tbm um outro fato já amplamente comprovado em engenharia automotiva.

E só de curiosidade, será que dois HB20 1.6 c/ câmbios manuais , sendo um do modelo 2013 hatch e um outro do modelo 2016 já com o novo câmbio manual de 6 marchas, tbm hatch mas já da nova versão, ambos se encontrando em ótimas condições mecânicas , posicionados lado a lado e acelerando tudo numa longa reta e ambos apenas com os seus motoristas e abastecidos só com etanol , será que um deles iria assim despachar fácil o outro ???

Acredito muito mais que o que ocorreria nesse caso seria nada além do que uma bem leve diferença normal de desempenho apresentada entre dois veículos em uma grande produção em serie como são essas linhas de montagem desses fabricantes do que uma grande diferença de rendimento entre esses motores desses dois HB20.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 20 Fev 2022 00:10 
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ianisgreek escreveu:
Concordo pq não faz muito sentido e nem mostra ser de bom senso um fabricante piorar o rendimento de uma nova versão do seu motor e isso seria em troca de que?

Pq não tem mistério e nem segredos aqui , já é fato comprovado desde sempre que a compressão de qq motor significa o seu rendimento real ou seja, torque e potência e assim, se diminuir nem que seja um pouco a taxa de compressão, esse rendimento vai sim despencar e como já citei antes, não tem outras mágicas para compensar essa perda.

Se bem que até eu citei errado aqui, pq outros recursos técnicos se qq fabricante quiser incrementar um pouco mais esse rendimento de qq motor , seja ele aspirado ou superalimentado existem sim :

A engenharia de motores da Hyundai poderia por exemplo, melhorar o fluxo de ar no cabeçote desse seu atual motor 1.6 Gamma, ou ainda dar uma aliviada geral e diminuir mais o atrito em todas as peças internas desse seu motor junto a um novo balanceamento só para citar esses 2 exemplos e com isso se ganharia sim um pouco mais de rendimento.

Mas ocorre que qq uma dessas modificações técnicas custa $$$$$ obviamente para ser introduzida na linha de montagem e os pão duros dos coreanos muito dificilmente gastariam com essas modificações para melhorar só um pouco mais o rendimento desse seu atual motor 1.6 Gamma que já se mostra até superior ao dos seus demais concorrentes, além do que o próprio departamento de marketing desses fabricantes, sempre atentos iriam cortar certamente esses investimentos extras sugeridos pela engenharia de motores por julgarem desnecessários nesse caso por isso mesmo que eu acho que na realidade prática, muito pouca coisa foi feita a respeito de modificações técnicas nesse motor de 2016 em diante para causar assim uma grande diferença de rendimento apresentada entre essas versões de motores até 2015 e a nova versão a partir de 2016 em diante.

Saibam tbm é que é bem mais difícil e mais caro para qq fabricante aumentar o rendimento de um motor aspirado do que o de um motor superalimentado, sendo esse tbm um outro fato já amplamente comprovado em engenharia automotiva.

E só de curiosidade, será que dois HB20 1.6 c/ câmbios manuais , sendo um do modelo 2013 hatch e um outro do modelo 2016 já com o novo câmbio manual de 6 marchas, tbm hatch mas já da nova versão, ambos se encontrando em ótimas condições mecânicas , posicionados lado a lado e acelerando tudo numa longa reta e ambos apenas com os seus motoristas e abastecidos só com etanol , será que um deles iria assim despachar fácil o outro ???

Acredito muito mais que o que ocorreria nesse caso seria nada além do que uma bem leve diferença normal de desempenho apresentada entre dois veículos em uma grande produção em serie como são essas linhas de montagem desses fabricantes do que uma grande diferença de rendimento entre esses motores desses dois HB20.

Concordo, não duvido se a melhoria que eles falam de alivio de peso seja apenas no alternador


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