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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 06 Mai 2022 23:10 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
Tenho uma pergunta que espero que saiba me responder.
Eu quis testar hoje se mesmo no modo de trocas manuais, o carro tem kickdown.

Então entrei em uma subida em baixa velocidade e coloquei a marcha mais longa que o câmbio deixou (que foi a quinta) e ficou a 1500 RPM pisando até o fim.
O carro subiu mas não ganhou velocidade nem giro, mas no meio da subida (e sempre ficando mais íngreme) a rotação pulou para uns 2300 RPM, do nada e o carro ganhou mais velocidade do nada também, parecia até que ele reduziu a marcha... mas não reduziu, continuou na quinta e ainda por cima ele parou de ganhar velocidade.

O que será isso? Pois não acho que patinou pois ele ganhou, parece que multiplicou o torque do nada, mas não entendo como. Isso sempre com o pé no assoalho.

Alguma explicação se é normal?



Então Biel, com essa eu me surpreendi, pq com certeza que nessa situação citada , a ECU desse câmbio AT6 adotou alguma estratégia especial para se encaixar de forma ideal nessa condição daquele momento.

Eu sei que no programa da ECU desses novos câmbios AT dessa mais recente geração, tem muita coisa armazenada lá sobre essa adaptação desse câmbio aut. para qq condição de condução que nós consumidores comuns jamais poderemos saber com certeza e muito menos os fabricantes não vão anunciar nada sobre essas reais capacidades de adaptação dessa nova geração de câmbios automáticos.

O mais importante é que haja sempre uma perfeita harmonia no funcionamento do motor em conjunto com os câmbios aut. para todas as situações possíveis de utilização do veículo.

Mas essa atuação peculiar desse câmbio AT6 nessa situação aqui citada de fato surpreendeu a vc e a mim tbm , por isso que essa foi uma oportuna observação vivida por vc !

Tbm acredito que sempre que vc pisar todo o pedal do acelerador, vc vai sim acionar o botão do kickdown desse câmbio AT6 e com certeza que baseado em vários sensores do veículo, a ECU desse câmbio dele vai saber tomar a decisão mais acertada para cada situação de condução.

Lembrando que em todos os atuais veículos com câmbio aut. de qq tipo, sempre existe uma profunda e direta comunicação e troca de informações em tempo integral entre a ECU do motor com a ECU do câmbio , com o óbvio objetivo de sempre buscar a melhor otimização de funcionamento desse conjunto de motor e câmbio aut, resultando sempre num maior e melhor rendimento geral.

E vejo que foi exatamente isso que ocorreu com esse seu câmbio AT6 conforme vc nos relatou.

Sim, isso me deixou meio queixo aberto.
Tanto para positivo quanto para simplesmente inesperado.
Vc achou positivo esse comportamento?


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 07 Mai 2022 10:54 
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Com certeza que essa foi uma atitude inteligente desse câmbio aut. nessa situação bem curiosa de condução em que vc submeteu esse seu HB20S AT6.

Numa prova nítida de que nós jamais poderemos imaginar todas as reais possibilidades e estratégias que existem armazenadas nas ECUs tanto do motor e tbm dos câmbios aut. desses veículos.

Isso me faz ficar aqui imaginando sobre o câmbio DSG do nosso jetta TSI, o que ele mais seria capaz de fazer em situações semelhantes a essa sua e em outras que eu nem imagino ainda.

Mas saiba certamente que tudo isso ocorre é visando obviamente a completa proteção tanto do motor e tbm do próprio câmbio automático em todas as condições de utilização possíveis que qq um desses veículos aut. dessa mais recente geração forem submetidos.

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BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

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Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 07 Mai 2022 16:33 
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ianisgreek escreveu:
Com certeza que essa foi uma atitude inteligente desse câmbio aut. nessa situação bem curiosa de condução em que vc submeteu esse seu HB20S AT6.

Numa prova nítida de que nós jamais poderemos imaginar todas as reais possibilidades e estratégias que existem armazenadas nas ECUs tanto do motor e tbm dos câmbios aut. desses veículos.

Isso me faz ficar aqui imaginando sobre o câmbio DSG do nosso jetta TSI, o que ele mais seria capaz de fazer em situações semelhantes a essa sua e em outras que eu nem imagino ainda.

Mas saiba certamente que tudo isso ocorre é visando obviamente a completa proteção tanto do motor e tbm do próprio câmbio automático em todas as condições de utilização possíveis que qq um desses veículos aut. dessa mais recente geração forem submetidos.

Sim, eu imaginava que ele iria diminuir a marcha.

Ver esse funcionamento, me faz perceber que talvez em situações que eu acho que o câmbio diminuiu uma marcha, ele não fez isso mas entrou nesta estratégia.
Muito peculiar, explica um pouco a sensação " de falta de desempenho" no modo D em subidas pisando um pouco mais mas não tudo.


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 07 Mai 2022 19:08 
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Então, essa é uma situação bem peculiar e curiosa ...

A realidade é que vc jamais deveria perceber essa sensação de falta de desempenho (resposta) do motor nessa condição citada.

Ou melhor dizendo, não se deve jamais sentir essas sensações de "vagos" nas respostas as solicitações do acelerador de nenhum motor de veículo automático, mesmo em qq tipo de condução especifica.

Esse fato me sugere claramente que alguma coisa não está funcionando corretamente sincronizada, ou seja, mostra que está havendo alguma irregularidade entre o funcionamento desse motor associado a esse câmbio AT6.

E que essa suposta falha está prejudicando a pronta e correta resposta desse motor quando se usa cargas parciais na condução desse veículo.

Seria sim o caso de uma investigação mais profunda para achar a causa desse comportamento.

Mas achar um profissional ideal e bem capacitado para resolver isso definitivamente é que não está nada fácil, infelizmente !

Obs : Somente citando um exemplo aqui, sinceramente que nunca vi nenhum tipo de falta (ou vagos) nas respostas desse motor 1.6 Gamma nesse nosso HB20, não importa a rotação, a carga solicitada no motor pelo acelerador e a marcha utilizada, as respostas se mostram sempre prontas e afiadas, apesar de que mesmo quando associado a um câmbio automático , o comportamento geral desse motor 1.6 deveria sempre ser normalmente esse mesmo !

E por um acaso, desde que vc comprou esse HB20S AT6 , vc já se lembrou de pedir para fazerem uma boa limpeza no corpo de borboleta desse motor ?

E essa manutenção bem simples porém periodicamente necessária, pq ela é importantíssima para garantir que todas as respostas às acelerações sejam sempre prontas e perfeitas em qq condição de funcionamento do motor , indicada a ser feita sempre a cada 30 mil kms e principalmente aos condutores que abastecem mais com as gasolinas e não com o etanol.

E se em motores ligados a câmbios manuais, a falta dessa manutenção bagunça bastante as corretas reações do motor às acelerações, imaginem então em motores ligados a esses modernos câmbios aut. que não toleram a menor falha no funcionamento do motor, que bagunça maior que isso poderia causar ...

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 08 Mai 2022 00:17 
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ianisgreek escreveu:
Então, essa é uma situação bem peculiar e curiosa ...

A realidade é que vc jamais deveria perceber essa sensação de falta de desempenho (resposta) do motor nessa condição citada.

Ou melhor dizendo, não se deve jamais sentir essas sensações de "vagos" nas respostas as solicitações do acelerador de nenhum motor de veículo automático, mesmo em qq tipo de condução especifica.

Esse fato me sugere claramente que alguma coisa não está funcionando corretamente sincronizada, ou seja, mostra que está havendo alguma irregularidade entre o funcionamento desse motor associado a esse câmbio AT6.

E que essa suposta falha está prejudicando a pronta e correta resposta desse motor quando se usa cargas parciais na condução desse veículo.

Seria sim o caso de uma investigação mais profunda para achar a causa desse comportamento.

Mas achar um profissional ideal e bem capacitado para resolver isso definitivamente é que não está nada fácil, infelizmente !

Obs : Somente citando um exemplo aqui, sinceramente que nunca vi nenhum tipo de falta (ou vagos) nas respostas desse motor 1.6 Gamma nesse nosso HB20, não importa a rotação, a carga solicitada no motor pelo acelerador e a marcha utilizada, as respostas se mostram sempre prontas e afiadas, apesar de que mesmo quando associado a um câmbio automático , o comportamento geral desse motor 1.6 deveria sempre ser normalmente esse mesmo !

E por um acaso, desde que vc comprou esse HB20S AT6 , vc já se lembrou de pedir para fazerem uma boa limpeza no corpo de borboleta desse motor ?

E essa manutenção bem simples porém periodicamente necessária, pq ela é importantíssima para garantir que todas as respostas às acelerações sejam sempre prontas e perfeitas em qq condição de funcionamento do motor , indicada a ser feita sempre a cada 30 mil kms e principalmente aos condutores que abastecem mais com as gasolinas e não com o etanol.

E se em motores ligados a câmbios manuais, a falta dessa manutenção bagunça bastante as corretas reações do motor às acelerações, imaginem então em motores ligados a esses modernos câmbios aut. que não toleram a menor falha no funcionamento do motor, que bagunça maior que isso poderia causar ...

Sim, já fiz a limpeza de bicos e borboleta nesse motor dês do primeiro mês na verdade.
Já investiguei tanto na CCS quanto em uma especializada em câmbio (que fez a troca do meu fluído) e ele está funcionando bem.
Infelizmente pesquisando eu ví que isso é mesmo uma estratégia de calibragem da Hyundai, pois o motor é forte e eles fizeram o câmbio ficar sempre no máximo da mínima rotação possível fazendo o motor segurar o tranco.. O que até segura, mas se pisamos mais, queremos mais.

Vi um youtuber dizendo tbm no teste do HB20 att que o corpo de borboleta não corresponde exatamente ao pedal no modo D


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 08 Mai 2022 16:19 
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Então Biel, nesse caso já podemos delinear uma conclusão prévia de que essa relativa falta de uma resposta mais imediata nas acelerações a meia carga no HB20 1.6 AT seja devido a calibração feita na ECU da transmissão desse veículo com a intenção de talvez ajudar a economizar combustível.

Isso é uma calibração de fábrica para o próprio pedal do acelerador .

Mas existe sim uma solução para se resolver isso aqui mesmo no nosso mercado :

Basta vc pesquisar e comprar um bom boost de pedal para a linha HB20 aut. em que as respostas as solicitações do pedal poderão ser reguladas da mais branda até a mais agressiva , pq existe nesses dispositivos essa opção de regulagem de resposta progressiva do pedal do acelerador .

Inclusive no nosso atual jetta TSI , já comprei e instalei um boost de pedal desses com 18 regulagens da mais mansa até a mais agressiva e já na posição 6 das mais mansas até as mais agressivas, percebi de imediato que corrigiu-se esse delay ou resposta desse vago nas acelerações intermediarias do jetta e com isso, corrigiu-se mais esse problema.

Obs : E o objetivo desses boost de pedal nada mais é do que ampliar eletronicamente o sinal a pressão que vc faz no acelerador, por exemplo, vc pisa no pedal apenas uns 25% do incio do curso total do acelerador e esse boost de pedal ordena a borboleta eletrônica do acelerador a abrir por exemplo uns 20% mais rapidamente essa borboleta do que antes e conforme vc vai aumentando esse efeito, tanto mais rápido essa borboleta do acelerador vai se abrir mais rápido e com isso, todas as respostas as acelerações serão tbm cada vez mais agressivas e mais prontas .

E assim , vc só vai ter o trabalho de optar pela regulagem que oferecer respostas para as acelerações mais satisfatória para o seu gosto pessoal de conduzir e boas , adeus para todas aquelas respostas lerdas nas acelerações intermediárias , bola pra frente e com isso curta bem melhor esse seu HB20S AT6 !

Foi por esse motivo explicado aqui que aquele Youtube falou que rodando em D , que o motor 1.6 do HB20S AT 2016 em diante não corresponde 100% a todas as acelerações impostas a esse veículo, isso é apenas uma fajuta estratégia de forçar os condutores desse modelo a não acelerar muito e com isso, economizar um pouco mais de combustível em troca de respostas lerdas nas acelerações quando esse câmbio AT6 estiver em D.

Tbm não concordaria jamais com isso em qq veículo automático apresentando respostas lerdas a qq tipo de aceleração imposta a ele.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 08 Mai 2022 22:49 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, nesse caso já podemos delinear uma conclusão prévia de que essa relativa falta de uma resposta mais imediata nas acelerações a meia carga no HB20 1.6 AT seja devido a calibração feita na ECU da transmissão desse veículo com a intenção de talvez ajudar a economizar combustível.

Isso é uma calibração de fábrica para o próprio pedal do acelerador .

Mas existe sim uma solução para se resolver isso aqui mesmo no nosso mercado :

Basta vc pesquisar e comprar um bom boost de pedal para a linha HB20 aut. em que as respostas as solicitações do pedal poderão ser reguladas da mais branda até a mais agressiva , pq existe nesses dispositivos essa opção de regulagem de resposta progressiva do pedal do acelerador .

Inclusive no nosso atual jetta TSI , já comprei e instalei um boost de pedal desses com 18 regulagens da mais mansa até a mais agressiva e já na posição 6 das mais mansas até as mais agressivas, percebi de imediato que corrigiu-se esse delay ou resposta desse vago nas acelerações intermediarias do jetta e com isso, corrigiu-se mais esse problema.

Obs : E o objetivo desses boost de pedal nada mais é do que ampliar eletronicamente o sinal a pressão que vc faz no acelerador, por exemplo, vc pisa no pedal apenas uns 25% do incio do curso total do acelerador e esse boost de pedal ordena a borboleta eletrônica do acelerador a abrir por exemplo uns 20% mais rapidamente essa borboleta do que antes e conforme vc vai aumentando esse efeito, tanto mais rápido essa borboleta do acelerador vai se abrir mais rápido e com isso, todas as respostas as acelerações serão tbm cada vez mais agressivas e mais prontas .

E assim , vc só vai ter o trabalho de optar pela regulagem que oferecer respostas para as acelerações mais satisfatória para o seu gosto pessoal de conduzir e boas , adeus para todas aquelas respostas lerdas nas acelerações intermediárias , bola pra frente e com isso curta bem melhor esse seu HB20S AT6 !

Foi por esse motivo explicado aqui que aquele Youtube falou que rodando em D , que o motor 1.6 do HB20S AT 2016 em diante não corresponde 100% a todas as acelerações impostas a esse veículo, isso é apenas uma fajuta estratégia de forçar os condutores desse modelo a não acelerar muito e com isso, economizar um pouco mais de combustível em troca de respostas lerdas nas acelerações quando esse câmbio AT6 estiver em D.

Tbm não concordaria jamais com isso em qq veículo automático apresentando respostas lerdas a qq tipo de aceleração imposta a ele.

Eu já considerei isso, sabia?
Sei que ele não da mais potência nem nada, apenas muda o quanto a borboleta (e o motor acha que estamos pisando) abre em relação a quanto de fato pisamos.
Tem alguma marca boa na sua opinião? De preferência que não use aplicativo.


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 09 Mai 2022 08:19 
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Maravilha então Biel que vc já está por dentro desse assunto, assim fica bem mais fácil entender como funciona na prática esse sistema de acelerador eletrônico.

Vc terá que dar uma pesquisada na net quais são as marcas de boost de pedal no mercado que disponibilizam versões específicas para a linha HB20 1.6 !

A dica é que quanto maiores forem as opções de regulagem oferecidas por esses dispositivo, tanto melhor para vc achar o ponto ideal de rapidez na abertura da borboleta do acelerador desse seu HB20 associada a sua maneira pessoal de conduzir.

Mas é um produto que satisfaz plenamente e na minha família, meus 2 irmãos tbm tem esse produto instalado nos veículos deles além do meu e ele de fato funciona perfeitamente sendo muito fácil a sua instalação, é plug and play.

Obs : Curioso é que nesse nosso HB20 1.6 manual, as respostas originais de fábrica do seu motor são sempre prontas e afiadas, não importa a solicitação da aceleração, ela é sempre e atende plenamente.

Desconfio mas não posso afirmar aqui que a dona HMB deixou a calibração do acelerador dos primeiros HB20 1.6 fabricados em 2012 e 2013 um pouco mais agressiva e depois nas gerações seguintes talvez tenha calibrado o pedal do acelerador com uma regulagem um pouco mais branda, mas esse fato ainda é passível de uma confirmação real.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 09 Mai 2022 15:03 
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ianisgreek escreveu:
Maravilha então Biel que vc já está por dentro desse assunto, assim fica bem mais fácil entender como funciona na prática esse sistema de acelerador eletrônico.

Vc terá que dar uma pesquisada na net quais são as marcas de boost de pedal no mercado que disponibilizam versões específicas para a linha HB20 1.6 !

A dica é que quanto maiores forem as opções de regulagem oferecidas por esses dispositivo, tanto melhor para vc achar o ponto ideal de rapidez na abertura da borboleta do acelerador desse seu HB20 associada a sua maneira pessoal de conduzir.

Mas é um produto que satisfaz plenamente e na minha família, meus 2 irmãos tbm tem esse produto instalado nos veículos deles além do meu e ele de fato funciona perfeitamente sendo muito fácil a sua instalação, é plug and play.

Obs : Curioso é que nesse nosso HB20 1.6 manual, as respostas originais de fábrica do seu motor são sempre prontas e afiadas, não importa a solicitação da aceleração, ela é sempre e atende plenamente.

Desconfio mas não posso afirmar aqui que a dona HMB deixou a calibração do acelerador dos primeiros HB20 1.6 fabricados em 2012 e 2013 um pouco mais agressiva e depois nas gerações seguintes talvez tenha calibrado o pedal do acelerador com uma regulagem um pouco mais branda, mas esse fato ainda é passível de uma confirmação real.
Eu quero testar a da marca Tury, uso o modulo de vidro deles e me agradou.

Eu imagino que seja isso mesmo, aliás, eles poderiam colocar um modo esportivo no HB20 para manter o melhor dos dois mundos


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 09 Mai 2022 23:51 
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Se vc achar na net qq anuncio desse boost de pedal que vc mencionou , por favor coloque-o aqui para uma apreciação geral , pq a utilidade real desse produto principalmente na linha HB20 aut. é inquestionável, com toda certeza.

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