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 Título: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 09:45 
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Bom dia comprei um hb20s Premium 2016 usado gostaria de saber se posso usar o jogo de velas normal que de acordo com a
tabela da ngk vai até o 2015? Pois o Jorgo de velas de Iridium são bem caros aqui na minha região e se influência no consumo.


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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 11:13 
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Flavio Souza escreveu:
Bom dia comprei um hb20s Premium 2016 usado gostaria de saber se posso usar o jogo de velas normal que de acordo com a
tabela da ngk vai até o 2015? Pois o Jorgo de velas de Iridium são bem caros aqui na minha região e se influência no consumo.



Seja bem vindo ao forum e como as velas de ignição de iridium são as recomendadas e equipam originalmente a linha HB20 desde 2016 eu não recomendo vc colocar essas velas de ignição mais antigas da linha 2015 para trás.

Obs : Lógico que colocar esse modelo mais antigo de velas de ignição não vai estragar o motor, mas a eficiência e o rendimento dessas velas mais antigas não se compara com essas novas velas de iridium, por isso mesmo que existe essa diferença de preços entre elas.

Lembrando que sempre antes de instalar velas de ignição em motores da linha HB20, a regulagem da folga entre os eletrôdos devem ser conferida com um calibrador de lâminas e o valor dessa regulagem é entre 0,7 mm a 0,8 mm pq nem sempre elas já bem perfeitamente reguladas na embalagem.

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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 14:57 
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ianisgreek escreveu:
Flavio Souza escreveu:
Bom dia comprei um hb20s Premium 2016 usado gostaria de saber se posso usar o jogo de velas normal que de acordo com a
tabela da ngk vai até o 2015? Pois o Jorgo de velas de Iridium são bem caros aqui na minha região e se influência no consumo.



Seja bem vindo ao forum e como as velas de ignição de iridium são as recomendadas e equipam originalmente a linha HB20 desde 2016 eu não recomendo vc colocar essas velas de ignição mais antigas da linha 2015 para trás.

Obs : Lógico que colocar esse modelo mais antigo de velas de ignição não vai estragar o motor, mas a eficiência e o rendimento dessas velas mais antigas não se compara com essas novas velas de iridium, por isso mesmo que existe essa diferença de preços entre elas.

Lembrando que sempre antes de instalar velas de ignição em motores da linha HB20, a regulagem da folga entre os eletrôdos devem ser conferida com um calibrador de lâminas e o valor dessa regulagem é entre 0,7 mm a 0,8 mm pq nem sempre elas já bem perfeitamente reguladas na embalagem.
Você usa a iridium no seu 2013 tbm, ian?


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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 19:37 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Flavio Souza escreveu:
Bom dia comprei um hb20s Premium 2016 usado gostaria de saber se posso usar o jogo de velas normal que de acordo com a
tabela da ngk vai até o 2015? Pois o Jorgo de velas de Iridium são bem caros aqui na minha região e se influência no consumo.



Seja bem vindo ao forum e como as velas de ignição de iridium são as recomendadas e equipam originalmente a linha HB20 desde 2016 eu não recomendo vc colocar essas velas de ignição mais antigas da linha 2015 para trás.

Obs : Lógico que colocar esse modelo mais antigo de velas de ignição não vai estragar o motor, mas a eficiência e o rendimento dessas velas mais antigas não se compara com essas novas velas de iridium, por isso mesmo que existe essa diferença de preços entre elas.

Lembrando que sempre antes de instalar velas de ignição em motores da linha HB20, a regulagem da folga entre os eletrôdos devem ser conferida com um calibrador de lâminas e o valor dessa regulagem é entre 0,7 mm a 0,8 mm pq nem sempre elas já bem perfeitamente reguladas na embalagem.
Você usa a iridium no seu 2013 tbm, ian?



Sim Biel 780, uso desde que venceu o primeiro jogo de velas de ignição originais e quando na revisão de 40 mil kms, foram colocar outro jogo dessas mesmas velas, falei que não concordava com esse modelo de velas velhas e antigas e isso deu foi briga dentro da oficina da CCS ...kkkkkk .

O mecânico falou que não tinha autorização de instalar velas de iridium em HB20 mais antigos do que os 2016 e acabaram por chamar o gerente geral da CCS que por ser meu amigo, não tive o menor problema em me atenderem no meu pedido, mas com uma condição :

Tive de assinar um documento interno dessa CCS Hyundai onde eu me responsabilizava 100% por todo e qq tipo de problema que ocorresse no motor do meu HB20 devido a utilização dessas novas velas de iridium no motor 1.6 antigo dele ... kkkkkkkkkkk.

Assinei essa declaração numa boa e rindo e até agora que já rodei mais 40 mil kms com essas novas velas de iridium estou aqui em casa deitado e esperando esse pioneiro e bravo motor 1.6 Gamma explodir e cair aos pedaços pelas ruas ....rsrsrsrsrsrsrsrs !!!!!!!!!

Obs : Mas devo uma explicação técnica a todos os meus colegas do forum :

Se as velas de ignição antigas quando comparadas com as novas tem as exatas e mesmas dimensões externas e internas e o grau térmico delas tbm é idêntico, a diferença está apenas no material dos eletrodos dessas novas velas que são feitos de iridium , um metal bem mais nobre, durável e resistente e que propaga melhor o calor das centelhas além do fato dessas novas velas terem a ponta do eletrodo central bem afinada, o que favorece um maior e mais forte centelhamento que vai queimar muito melhor qq combustível, portanto, são só vantagens que se tem com essas novas velas além do seu preço que é obviamente mais caro tbm.

Então, por favor dona Hyundai, sem essa de proibir o uso dessas novas velas em qq HB20 mais antigo, afinal, vc não manda nos veículos depois que eles são pagos a vc pelos seus donos e assim , limite-se portanto a fazer nossos HB20 sempre o melhor possível, afinal essa deve ser a missão prioritária de todo e qq fabricante de automóveis que se preza !!!

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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 19:42 
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ianisgreek escreveu:
[

Assinei essa declaração numa boa e rindo e até agora que já rodei mais 40 mil kms com essas novas velas de iridium estou aqui em casa deitado e esperando esse pioneiro e bravo motor 1.6 Gamma explodir e cair aos pedaços pelas ruas ....rsrsrsrsrsrsrsrs !!!!!!!!!
Eu também assinaria deboa.
Seria bom se não tivessem tanta frescura, se funciona em um gamma 1.6 de apenas taxa ligeiramente menor, funciona em um igual mas um pouco mais taxado.
Eu também usava iridium no fiesta e ficou muito melhor


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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 19:53 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
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Assinei essa declaração numa boa e rindo e até agora que já rodei mais 40 mil kms com essas novas velas de iridium estou aqui em casa deitado e esperando esse pioneiro e bravo motor 1.6 Gamma explodir e cair aos pedaços pelas ruas ....rsrsrsrsrsrsrsrs !!!!!!!!!
Eu também assinaria deboa.
Seria bom se não tivessem tanta frescura, se funciona em um gamma 1.6 de apenas taxa ligeiramente menor, funciona em um igual mas um pouco mais taxado.
Eu também usava iridium no fiesta e ficou muito melhor



Valeu Biel 780, correta essa sua explicação, agradeço por mais esse seu feedback !

Obs : E acreditem que desde aquela época que coloquei essas novas velas de iridium, percebi sim esse motor funcionando mais redondo e ainda, um pouco mais arisco nas respostas e levemente mais econômico tbm !

E uma outra vantagem técnica que percebi com essas novas velas de iridium é que mesmo após mais de 30 mil kms rodados, não havia desgastes dos eletrodos que se mantinham perfeito, inclusive a regulagem original entre 0,7 mm a 0,8 mm.

Tentem rodar 30 mil kms com as velas NGK normais só para vcs verem o motor falhar além de consumir horrores de combustível e de perder uma boa parte do desempenho ...rsrsrsrsrsrsrs.

Só o preço que paguei por essas velas de iridium naquela época foi mais salgado, ao redor de 312,00 o jogo com as 4 velas.

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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 22:23 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
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Assinei essa declaração numa boa e rindo e até agora que já rodei mais 40 mil kms com essas novas velas de iridium estou aqui em casa deitado e esperando esse pioneiro e bravo motor 1.6 Gamma explodir e cair aos pedaços pelas ruas ....rsrsrsrsrsrsrsrs !!!!!!!!!
Eu também assinaria deboa.
Seria bom se não tivessem tanta frescura, se funciona em um gamma 1.6 de apenas taxa ligeiramente menor, funciona em um igual mas um pouco mais taxado.
Eu também usava iridium no fiesta e ficou muito melhor



Valeu Biel 780, correta essa sua explicação, agradeço por mais esse seu feedback !

Obs : E acreditem que desde aquela época que coloquei essas novas velas de iridium, percebi sim esse motor funcionando mais redondo e ainda, um pouco mais arisco nas respostas e levemente mais econômico tbm !

E uma outra vantagem técnica que percebi com essas novas velas de iridium é que mesmo após mais de 30 mil kms rodados, não havia desgastes dos eletrodos que se mantinham perfeito, inclusive a regulagem original entre 0,7 mm a 0,8 mm.

Tentem rodar 30 mil kms com as velas NGK normais só para vcs verem o motor falhar além de consumir horrores de combustível e de perder uma boa parte do desempenho ...rsrsrsrsrsrsrs.

Só o preço que paguei por essas velas de iridium naquela época foi mais salgado, ao redor de 312,00 o jogo com as 4 velas.
Depois de Iridium não tem como voltar, lembro usando os jogos originais, em 10 mil km as velas ja perdiam o gap ideal, sem falar de como se desgastavam fácil.
Eu ainda sou da "escola" de trocar a iridium do que limpar se estiver muito sujo, mas até isso, o carro ja rodou 80 mil


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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 22:53 
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Correta e oportuna essa sua citação Biel 780, tbm já observei na prática que as velas NGK normais que equipam toda a linha HB20 até 2015 são de fato ordinárias e ineficazes, pq de fato, com apenas 10 mil kms rodados, elas se mostram com um desgaste já considerável nos eletrôdos que fazem essas velas perderem seu gap, ou seja, aumentam suas folgas indo dos saudáveis 0,7 mm a 0,8 mm para nocivos e prejudiciais 1.0 mm ou até mais do que isso dependendo a quilometragem vai avançando até uns 20 mil kms.

O maior problema de continuar a rodar com essas velas comuns da NGK já desgastadas é que esse fato sobrecarrega o trabalho das bobinas de ignição que muitas vezes entram em colapso e se queimam precocemente e depois aumenta-se ainda mais as despesas com as trocas delas além das velas de ignição.

E quando essas velas comuns chegam a esse ponto, já se jogou muito combustível fora e tbm já se perdeu uma boa parcela do desempenho normal do motor além de se arriscar tbm a vida útil das bobinas de ignição.

A solução provisória então é tentar recuperar essas velas com esses já 20 mil kms rodados, usando uma lixa d'água numero 240 a 320 entre os eletrôdos delas para se tentar recuperar as características originais deles e regula-se novamente o gap ou folga para os originais 0,7 mm a 0,8 mm e assim essas velas usadas e recuperadas podem rodar por mais uns 20 mil kms até chegar a revisão de 40 mil kms quando chega o momento de joga-las no lixo.

E tanto esse fato é real e prejudicial para a obtenção de um rendimento regular dos motores da linha HB20 que a própria dona Hyundai do Brasil, percebeu espertamente essa deficiência de escolha causada por essa versão bem básica dessas velas NGK e as substituiu rapidamente em toda a linha 2016 por novos modelos de velas da NGK mais modernos e eficazes de iridium ... rsrsrsrsrs.

Um importante detalhe técnico digno de nota é que essas novas velas de ignição de iridium são capazes de rodar por até 80 mil kms sem haver desgastes nos eletrôdos e com essa real vantagem, tbm é sempre mantido o gap ou a folga original entre os eletrôdos desse novo tipo mais evoluído de velas de ignição e a consequência bem positiva e direta disso é de sempre ser mantido o rendimento original desses motores.

Mas já é tarde demais para acordar e perceber esse seu lamentável erro de escolha dona Hyundai e PIOR AINDA é essa sua vergonhosa e forte insistência em não autorizar a todos os milhares de HB20 de 2015 para trás de utilizarem essas novas velas de iridium, portanto para mim esse foi um dos maiores "gol contra" que a dona dona Hyundai do Brasil já cometeu por aqui, infelizmente !!!

Eita raça de sul coreanos cabeças duras esses, só quem já teve a oportunidade de trabalhar diretamente com eles é que podem opinar sobre eles ... kkkkkkkkkkkk!

Por isso que no meu atual HB20 mando eu na manutenção preventiva dele e não esses sul coreanos cabeças duras e quando levava esse nosso atual HB20 para fazer as revisões em garantia, eu ficava sempre de cima para eles fazerem do meu gosto e não do jeito deles ... e até briga isso já deu, rsrsrsrsrs!!!

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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 20 Jul 2021 23:30 
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ianisgreek escreveu:
Correta e oportuna essa sua citação Biel 780, tbm já observei na prática que as velas NGK normais que equipam toda a linha HB20 até 2015 são de fato ordinárias e ineficazes, pq de fato, com apenas 10 mil kms rodados, elas se mostram com um desgaste já considerável nos eletrôdos que fazem essas velas perderem seu gap, ou seja, aumentam suas folgas indo dos saudáveis 0,7 mm a 0,8 mm para nocivos e prejudiciais 1.0 mm ou até mais do que isso dependendo a quilometragem vai avançando até uns 20 mil kms.

O maior problema de continuar a rodar com essas velas comuns da NGK já desgastadas é que esse fato sobrecarrega o trabalho das bobinas de ignição que muitas vezes entram em colapso e se queimam precocemente e depois aumenta-se ainda mais as despesas com as trocas delas além das velas de ignição.

E quando essas velas comuns chegam a esse ponto, já se jogou muito combustível fora e tbm já se perdeu uma boa parcela do desempenho normal do motor além de se arriscar tbm a vida útil das bobinas de ignição.

A solução provisória então é tentar recuperar essas velas com esses já 20 mil kms rodados, usando uma lixa d'água numero 240 a 320 entre os eletrôdos delas para se tentar recuperar as características originais deles e regula-se novamente o gap ou folga para os originais 0,7 mm a 0,8 mm e assim essas velas usadas e recuperadas podem rodar por mais uns 20 mil kms até chegar a revisão de 40 mil kms quando chega o momento de joga-las no lixo.

E tanto esse fato é real e prejudicial para a obtenção de um rendimento regular dos motores da linha HB20 que a própria dona Hyundai do Brasil, percebeu espertamente essa deficiência de escolha causada por essa versão bem básica dessas velas NGK e as substituiu rapidamente em toda a linha 2016 por novos modelos de velas da NGK mais modernos e eficazes de iridium ... rsrsrsrsrs.

Um importante detalhe técnico digno de nota é que essas novas velas de ignição de iridium são capazes de rodar por até 80 mil kms sem haver desgastes nos eletrôdos e com essa real vantagem, tbm é sempre mantido o gap ou a folga original entre os eletrôdos desse novo tipo mais evoluído de velas de ignição e a consequência bem positiva e direta disso é de sempre ser mantido o rendimento original desses motores.

Mas já é tarde demais para acordar e perceber esse seu lamentável erro de escolha dona Hyundai e PIOR AINDA é essa sua vergonhosa e forte insistência em não autorizar a todos os milhares de HB20 de 2015 para trás de utilizarem essas novas velas de iridium, portanto para mim esse foi um dos maiores "gol contra" que a dona dona Hyundai do Brasil já cometeu por aqui, infelizmente !!!

Eita raça de sul coreanos cabeças duras esses, só quem já teve a oportunidade de trabalhar diretamente com eles é que podem opinar sobre eles ... kkkkkkkkkkkk!

Por isso que no meu atual HB20 mando eu na manutenção preventiva dele e não esses sul coreanos cabeças duras e quando levava esse nosso atual HB20 para fazer as revisões em garantia, eu ficava sempre de cima para eles fazerem do meu gosto e não do jeito deles ... e até briga isso já deu, rsrsrsrsrs!!!
Exatamente, se eles estivessem apenas colocando por durabilidade até OK, mas foi uma correção de projeto.
Eles tem de instalar a nova, quem paga é o consumidor mesmo


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 Título: Re: Qual o Jogo de velas Ideal?
MensagemEnviado: 21 Jul 2021 00:43 
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Eu entendi a esperteza da dona Hyundai do Brasil nesse caso dessas velas de ignição comuns da NGK sendo substituídas pelas novas velas de iridium:

A fábrica percebeu a gafe que ela cometeu ao fazer essa economia de palito optando por essas velas de ignição mais baratas mas com isso ela na prática deu foi um tiro no próprio pé , pq percebeu que essas velas antigas não correspondiam a altura do seu projeto, fazendo sua linha de HB20 perder rendimento bem antes do prazo de troca dessas velas antigas.

Assim eles resolvem deixar para corrigir essa falha de escolha somente na nova linha HB20 de 2016 em diante, pq assim, embutiam mais algumas modificações estéticas e mecânicas e com isso iria junto a adoção dessas novas e modernas velas de ignição de iridium.

Mas que segundo a Hyundai do Brasil, que todos os HB20 de 2015 para trás ficassem proibidos de usar essas novas velas, pq senão é lógico que caso contrário, ela iria mostrar o seu próprio erro, o que não seria nada saudável aos olhos do seu público consumidor ...

Eita que esses sul coreanos se acham os metidos a espertos, exigentes e arrogantes , mas coitados deles para cima dos brasileiros que dão é um verdadeiro show de aulas de malandragem em cima deles, ou seja, descobrimos a real malandragem deles nesse caso , kkkkkkkkkkkkkk !

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