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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 05 Jun 2022 19:39 
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Sidinorris escreveu:
O meu TGDI 2022 saiu da loja pouco acima do nivel do minimo (0,5cm), aparentemente houve uma baixa nesses primeiros 1.000km rodados, está exatamente na risca do nível mínimo. Acompanhando, se ficar nitido a baixa irei levar na css.
Não escuto chiado de vazamento, marca de vazamento no chão ou qualquer sintoma. Mas parece estar baixando um pouco...
Espero não ter o stress que tive com meu astra 2007 com sistema de arrefecimento.


Este nível mínimo voce verifica com o motor quente ou frio?

Tenho um HB20S TGDI 2021 com 11 mil km. Há cerca de um mês um frentista avisou que o nível estava abaixo do mínimo. Achei que era conversa, não dei muita bola na hora, mas levei na concessionaria por desencargo e eles completaram para ficar entre o mín e o max. Não apontaram nenhum vazamento. Também não verifiquei nenhum vazamento na garagem.

Mas tenho acompanhado com mais atenção nos últimos dias e realmente parece que o nível baixou desde esta visita à concessionária: o nível está no mínimo com o motor frio e no meio com o motor quente.

Estou achando estranho essa variação do nível com o motor frio em relação ao que saiu da concessionária. É normal? Qual medição que vale: a do motor frio ou quente? Devo levar de volta já ou monitora mais um pouco com o motor frio?

Obrigado


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 00:15 
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Leonardocl escreveu:
Sidinorris escreveu:
O meu TGDI 2022 saiu da loja pouco acima do nivel do minimo (0,5cm), aparentemente houve uma baixa nesses primeiros 1.000km rodados, está exatamente na risca do nível mínimo. Acompanhando, se ficar nitido a baixa irei levar na css.
Não escuto chiado de vazamento, marca de vazamento no chão ou qualquer sintoma. Mas parece estar baixando um pouco...
Espero não ter o stress que tive com meu astra 2007 com sistema de arrefecimento.


Este nível mínimo voce verifica com o motor quente ou frio?

Tenho um HB20S TGDI 2021 com 11 mil km. Há cerca de um mês um frentista avisou que o nível estava abaixo do mínimo. Achei que era conversa, não dei muita bola na hora, mas levei na concessionaria por desencargo e eles completaram para ficar entre o mín e o max. Não apontaram nenhum vazamento. Também não verifiquei nenhum vazamento na garagem.

Mas tenho acompanhado com mais atenção nos últimos dias e realmente parece que o nível baixou desde esta visita à concessionária: o nível está no mínimo com o motor frio e no meio com o motor quente.

Estou achando estranho essa variação do nível com o motor frio em relação ao que saiu da concessionária. É normal? Qual medição que vale: a do motor frio ou quente? Devo levar de volta já ou monitora mais um pouco com o motor frio?

Obrigado

Medir o nível deve-se ser SEMPRE feito com o motor frio, nunca se deve verificar com o motor quente.
Com o motor quente é normal o nível abaixar pois o liquido entra em circulação e apenas se expande quando o motor ficar muito quente.

Meça o nível de manhã com o motor TOTALMENTE FRIO.
Depois de 5 dias meça de novo com o motor TOTALMENTE FRIO.
Ele deve estar igual a 5 dias atrás. Se não, ai sim abaixou


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 11:15 
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Tbm tenho mesma opinião do colega Biel , mas acrescento ainda a importância que se deve ter para nunca. jamais se permitir completar com água torneiral ou mesmo com águas filtradas ou minerais esse reservatório do sistema de arrefecimento de nenhum veículo.

O correto e ideal é de sempre utilizar o aditivo apropriado recomendado pela Hyundai ou na falta dele, poderá ser usada e apenas em caráter de emergência, água desmineralizada ou deionizada que é uma água totalmente livre de qq tipo de impurezas e/ou de sais minerais que sempre são altamente prejudiciais a qq tipo de sistema de arrefecimento automotivo !

Obs : Lembrando ainda para sempre se ter a devida atenção e o cuidado ao pedir nas CCS da rede Hyundai para eles completarem esse nível do reservatório do radiador pq muitas vezes, por comodismo além de uma maior facilidade, os mecânicos simplesmente acrescentam água de torneira no lugar do aditivo apropriado, mas saibam ainda que essa prática proibida, vai fatalmente contaminar e inutilizar todo o restante desse líquido de arrefecimento original e já aditivado, obrigando depois aos donos desses veículos a fazer a drenagem completa desse líquido pq ele se perde com essa contaminação causada por essas águas comuns sempre contaminadas com minerais nocivos a esse sistema de arrefecimento.

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 14:13 
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ianisgreek escreveu:
Tbm tenho mesma opinião do colega Biel , mas acrescento ainda a importância que se deve ter para nunca. jamais se permitir completar com água torneiral ou mesmo com águas filtradas ou minerais esse reservatório do sistema de arrefecimento de nenhum veículo.

O correto e ideal é de sempre utilizar o aditivo apropriado recomendado pela Hyundai ou na falta dele, poderá ser usada e apenas em caráter de emergência, água desmineralizada ou deionizada que é uma água totalmente livre de qq tipo de impurezas e/ou de sais minerais que sempre são altamente prejudiciais a qq tipo de sistema de arrefecimento automotivo !

Obs : Lembrando ainda para sempre se ter a devida atenção e o cuidado ao pedir nas CCS da rede Hyundai para eles completarem esse nível do reservatório do radiador pq muitas vezes, por comodismo além de uma maior facilidade, os mecânicos simplesmente acrescentam água de torneira no lugar do aditivo apropriado, mas saibam ainda que essa prática proibida, vai fatalmente contaminar e inutilizar todo o restante desse líquido de arrefecimento original e já aditivado, obrigando depois aos donos desses veículos a fazer a drenagem completa desse líquido pq ele se perde com essa contaminação causada por essas águas comuns sempre contaminadas com minerais nocivos a esse sistema de arrefecimento.

Vale lembrar também que o aditivo da Hyundai (ao menos do HB20 primeira geração) já vem na mistura certa de aditivo e água de-ionizada, comprei um litro para ter em casa e para a minha surpresa, ela já vem pronta para uso.


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 14:17 
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Pelo sim, pelo não, levei na concessionária e eles completaram até o nivel ficar no meio entre min e max.


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 06 Jun 2022 15:04 
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Leonardocl escreveu:
Pelo sim, pelo não, levei na concessionária e eles completaram até o nivel ficar no meio entre min e max.
Fica de olho a cada FDS se continua no nível, mas apenas de manhã após o carro ficar frio pela noite parado.
Se não abaixar, está OK


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 02 Fev 2023 18:41 
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O meu tgdi 2022 continua baixando, e tenho impressão de sentir cheiro de líquido dentro do veículo quando ele esquenta...
Há 5 meses foi completado no nível máximo, agora está no mínimo... Andei 3.500km nesse tempo...


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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 03 Fev 2023 10:11 
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Sidinorris escreveu:
O meu tgdi 2022 continua baixando, e tenho impressão de sentir cheiro de líquido dentro do veículo quando ele esquenta...
Há 5 meses foi completado no nível máximo, agora está no mínimo... Andei 3.500km nesse tempo...



Pode ser nesse caso que haja algum pequeno vazamento desse líquido no sistema de aquecimento interno .

Recomenda-se nesses casos levar esse HB20 até a CCS Hyundai que o atende para uma verificação mais detalhada , talvez seja só a abraçadeira de alguma mangueira do sistema que necessite de um apêrto extra .

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 20 Out 2023 14:48 
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E apesar do fato de que esses mais recentes sistemas de arrefecimento totalmente selados que não requerem em princípio nenhuma reposição desse líquido , não é essa a realidade em que se vê em alguns veículos ainda pouco rodados dessas mais recentes linhas HB20 e Creta além de outras mais quando vemos que existe sim essa real necessidade de reposição ocasional desse nível do líquido de arrefecimento !

Talvez essa possa ser uma característica considerada normal , porém nesses casos NUNCA permitam que frentistas de postos de combustíveis e nem de demais ditos "mexânicos" ou curiosos tentem completar esse nível com águas de torneira e nem com nenhum outro líquido que não seja o aditivo recomendado, seja ele concentrado ou já diluído ou ainda com água desmineralizada na falta desses tipos aditivos.

Lembrando aqui ainda que, apesar de ser recomendado por muitos fabricantes de veículos a completa substituição de todo esse líquido de arrefecimento em determinadas quilometragens ou períodos de tempo, a prática tem nos mostrado que basta ter o cuidado básico de apenas completar o nível desse líquido com esses produtos apropriados que esse sistema que já estará totalmente protegido e livre de possíveis sinais de superaquecimentos ou dos desgastes prematuros em peças desse sistema .

Prova disso se me permitem citar, é esse nosso atual HB20 1.6 2013 que nunca foi completamente substituído todo esse líquido, mas que somente é completado com o aditivo recomendado e nunca tivemos nenhum superaquecimento do motor dele apesar dos seus atuais 116 mil kms rodados nesses quase 11 anos de uso regular desde que ele foi comprado zero KM e que tbm nunca foi necessário a substituição de nenhuma peça ou nem mesmo de alguma mangueira desse sistema dele !

Lembrando aqui que uma das funções principais desse líquido de arrefecimento é o de conservar e manter lubrificado todo esse sistema de arrefecimento de qq veículo com motor a combustão interna !

E o mesmo tbm posso citar aqui igualmente sobre o nosso atual Jetta TSI 2013 , que agora ele está com um pouquinho mais de 88 mil kms rodados em 10 anos de uso e que tbm foi comprado por nós zero KM e cujo sistema de arrefecimento tem se mostrado ser ainda um pouco mais sensível quanto aos maus tratos do que no caso do HB20 quanto a desgastes prematuros em bomba d'água e válvula termostática devido a contaminações com águas de torneiras ou outros líquidos duvidosos de acôrdo com vários artigos e testemunhos relatados na net mas que nesse nosso jetta apenas tenho completado e muito pouco o nível desse líquido quando se faz necessário com o aditivo original da VW e boas, além disso, jamais foi preciso a substituição de nenhuma peça sequer desse sistema dele e o seu motor segue tranquilo, soberbo, firme e forte como sempre foi até agora !

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 Título: Re: Quanto é normal "abaixar a água"?
MensagemEnviado: 23 Mar 2024 19:21 
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Sidinorris escreveu:
O meu tgdi 2022 continua baixando, e tenho impressão de sentir cheiro de líquido dentro do veículo quando ele esquenta...
Há 5 meses foi completado no nível máximo, agora está no mínimo... Andei 3.500km nesse tempo...


O meu não sinto cheiro nenhum, mas ta na mesma. Peguei na concessionaria rodei só 3600km com ele até agora e ja ta no minimo.
Inclusive o reservatorio tem lacre, vou ser OBRIGADO a levar lá pra eles completarem, ESPERO que completem de graça na garantia pq é no minimo BIZARRO um carro rodar 3000km e "secar" o reservatorio.

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