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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 09 Fev 2022 14:39 
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ianisgreek escreveu:
Normalmente, todos os sistemas de Cold Air Intake tem como objetivo principal captar ar fresco da frente do veículo e canaliza-lo até a admissão do motor, não importa se é um aspirado ou turbo.

Assim esse motor vai aspirar sempre um ar mais frio vindo de fora do veículo do que de dentro do cofre do motor onde normalmente as temperaturas são altíssimas atingindo uns 90 graus cent. ou até mais então imagine o quanto rarefeito esse ar será e com isso sempre vai haver um pouco de redução do rendimento geral de qq motor.

Sim inclusive com o defletor de calor.
O problema é para quem é mais lego que vai em uma oficina... digamos "mais ou menos" que oferece o serviço e instala o kit sem o defletor de calor kkk


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 09 Fev 2022 18:20 
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Sim, esses defletores de calor existem e de diversos modelos cuja função unica é exatamente a de formar uma barreira contra o calor mais forte que irradia das partes mais quentes do motor até a tubulação desses sistemas de admissão de ar e tbm para os cold air intake.

Pior é nos motores turbo que produzem ainda mais calor onde o ideal é utilizar essas mantas térmicas diversas com o objetívo único de reter ao máximo possível do calor mais forte dentro da turbina ou no coletor de escape além das tubulações de escape.

E com isso , se consegue diminuir um pouco mais a temperatura geral de dentro do compartimento do motor desses veículos.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 09 Fev 2022 20:36 
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ianisgreek escreveu:
Sim, esses defletores de calor existem e de diversos modelos cuja função unica é exatamente a de formar uma barreira contra o calor mais forte que irradia das partes mais quentes do motor até a tubulação desses sistemas de admissão de ar e tbm dos cold air intake.

Pior é nos motores turbo que produzem mais calor onde o ideal é utilizar essas mantas térmicas diversas com o objetívo único de reter o máximo possível do calor mais forte dentro da turbina ou no coletor de escape além das tubulações de escape.

E com isso , se consegue diminuir um pouco mais a temperatura geral de dentro do compartimento do motor desses veículos.

Sim, as vezes até um intercooler melhor ou reposicionado eu imagino


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 10 Fev 2022 08:04 
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Sim Biel, intercoolers são sempre a tábua da salvação de qq motor superalimentado e quanto mais eficiente ele for, mais rendimento esse motor vai apresentar.

Lembrando que nem todos os intercoolers de fábrica são os melhores para um motor superalimentado não pq estão mal posicionados e sim pq nesse caso, um upgrade dele vai trazer com certeza um pouco mais de rendimento, garantido.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 10 Fev 2022 14:51 
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ianisgreek escreveu:
Sim Biel, intercoolers são sempre a tábua da salvação de qq motor superalimentado e quanto mais eficiente ele for, mais rendimento esse motor vai apresentar.

Lembrando que nem todos os intercoolers de fábrica são os melhores para um motor superalimentado e nesse caso, um upgrade dele vai trazer com certeza um pouco mais de rendimento, garantido.

Com certeza, o único desafio as vezes é achar um lugar para encaixar o novo.


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 10 Fev 2022 22:51 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim Biel, intercoolers são sempre a tábua da salvação de qq motor superalimentado e quanto mais eficiente ele for, mais rendimento esse motor vai apresentar.

Lembrando que nem todos os intercoolers de fábrica são os melhores para um motor superalimentado e nesse caso, um upgrade dele vai trazer com certeza um pouco mais de rendimento, garantido.

Com certeza, o único desafio as vezes é achar um lugar para encaixar o novo.



E só complementando esse assunto quanto aos intercoolers, no caso desse nosso atual jetta TSI, eu substituí o intercooler original e pouco eficiente dele por um outro modelo importado alemão logo após fazer nesse jetta o stage 2 e esse novo intercooler é feito todo de aluminio e de dimensões maiores, mas que ele é feito para encaixar exatamente no lugar do intercooler original sem adaptações.

A curiosa diferença mais notável na estrutura entre eles é que o original tem a colmeia central e os tanques laterais menores do que esse outro intercooler importado e o pior, o material desses tanques laterais do intercooler original são feitos todos de plástico que é comprovadamente um material bem menos eficaz na troca térmica quando comparado ao alumínio de que é todo feito esse novo modelo importado.

Então temos que nas dimensões externas esse novo intercooler é um pouco só mais grosso na sua espessura total e por isso mesmo que ele se encaixa perfeitamente no local do intercooler original sem necessitar de nenhuma adaptação.

Quanto ao ganho em rendimento, é notável a diferença inclusive na menor temperatura do ar da admissão se compararmos o antes e o depois, o que se traduz na prática em um leve melhor desempenho e até numa maior economia de combustível pq com o ar da admissão entrando mais frio, temos com isso um pouco mais de torque produzido e disponível, diminuindo assim a necessidade de se pisar mais o acelerador em busca de mais torque, sendo finalmente esse o objetivo principal de qq bom intercooler seja ele original ou um upgrade dessa peça original.

Lembrando que o intercooler a grosso modo tbm age como um sistema de Cold Air Intake e assim, quanto mais eficaz ele for, melhores serão tbm os resultados em ganhos no rendimento geral desse motor superalimentado.

Inclusive esse nosso jetta TSI tbm está equipado com um eficaz sistema de Cold Air Intake, tendo ainda mantas térmicas de fibra de vidro nas partes mais quentes do turbo e do escape , além do sistema de arrefecimento dele estar com um aditivo importado Mocool da Motul e estou usando tbm um oleo de motor 0W-20 que é um pouco menos viscoso do que o oleo original exatamente para tbm ajudar num leve melhor arrefecimento interno desse motor e todo esse cuidado é sempre visando diminuir ao máximo possível a temperatura normal de funcionamento desse motor, a temperatura interna do compartimento do motor além de se esfriar tbm ao máximo possível , o próprio ar da admissão.

E informando ainda que nesse caso desse nosso jetta, todo esse cuidado citado acima com o calor excessivo para esse motor tem sim seus suficientes motivos técnicos pq ele ganhou nesse stage 2 uns 60 cvs além de uns 11 kgfm de torque a mais do que o seu desempenho original de fábrica o que significa que toda essa mecânica dele com certeza já está produzindo bem mais calor do que no caso de um jetta TSI 2.0 totalmente original.

Obs : E em mecânica automotiva de alta performance, geralmente os ganhos totais em upgrades de desempenho são a soma de cada pouco que se ganha em cada um desses itens acima citados e é assim que se obtém o resultado final em rendimento de todas essas modificações já feitas.

Informando tbm que todas essas modificações relacionadas aos upgrades de stage 2 podem perfeitamente serem feitas em qq modelo de veículo turbo , não importando o tamanho do motor e nem a marca do veículo, mas que no caso de motores turbo flex, obviamente que sempre teremos um melhor rendimento quando usando o etanol e isso sem nenhuma sombra de dúvidas.

E sempre pedindo desculpas por alguns desses meus textos longos mas pq em certos casos, é impossível deixar uma clara explicação sobre mecânica automotiva com poucas palavras pq isso nos rouba a oportunidade de um melhor entendimento sobre esse assunto que é muitas vezes tão vasto e rico em detalhes.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 11 Fev 2022 00:05 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim Biel, intercoolers são sempre a tábua da salvação de qq motor superalimentado e quanto mais eficiente ele for, mais rendimento esse motor vai apresentar.

Lembrando que nem todos os intercoolers de fábrica são os melhores para um motor superalimentado e nesse caso, um upgrade dele vai trazer com certeza um pouco mais de rendimento, garantido.

Com certeza, o único desafio as vezes é achar um lugar para encaixar o novo.



E só complementando esse assunto quanto aos intercoolers, no caso desse nosso atual jetta TSI, eu substituí o intercooler original e pouco eficiente dele por um outro modelo importado alemão logo após fazer nesse jetta o stage 2 e esse novo intercooler é feito todo de aluminio e de dimensões maiores, mas que ele é feito para encaixar exatamente no lugar do intercooler original sem adaptações.

A curiosa diferença mais notável na estrutura entre eles é que o original tem a colmeia central e os tanques laterais menores do que esse outro intercooler importado e o pior, o material desses tanques laterais do intercooler original são feitos todos de plástico que é comprovadamente um material bem menos eficaz na troca térmica quando comparado ao alumínio de que é todo feito esse novo modelo importado.

Então temos que nas dimensões externas esse novo intercooler é um pouco só mais grosso na sua espessura total e por isso mesmo que ele se encaixa perfeitamente no local do intercooler original sem necessitar de nenhuma adaptação.

Quanto ao ganho em rendimento, é notável a diferença inclusive na menor temperatura do ar da admissão se compararmos o antes e o depois, o que se traduz na prática em um leve melhor desempenho e até numa maior economia de combustível pq com o ar da admissão entrando mais frio, temos com isso um pouco mais de torque produzido e disponível, diminuindo assim a necessidade de se pisar mais o acelerador em busca de mais torque, sendo finalmente esse o objetivo principal de qq bom intercooler seja ele original ou um upgrade dessa peça original.

Lembrando que o intercooler a grosso modo tbm age como um sistema de Cold Air Intake e assim, quanto mais eficaz ele for, melhores serão tbm os resultados em ganhos no rendimento geral desse motor superalimentado.

Inclusive esse nosso jetta TSI tbm está equipado com um eficaz sistema de Cold Air Intake, tendo ainda mantas térmicas de fibra de vidro nas partes mais quentes do turbo e do escape , além do sistema de arrefecimento dele estar com um aditivo importado Mocool da Motul e estou usando tbm um oleo de motor 0W-20 que é um pouco menos viscoso do que o oleo original exatamente para tbm ajudar num leve melhor arrefecimento interno desse motor e todo esse cuidado é sempre visando diminuir ao máximo possível a temperatura normal de funcionamento desse motor, a temperatura interna do compartimento do motor além de se esfriar tbm ao máximo possível , o próprio ar da admissão.

E informando ainda que nesse caso desse nosso jetta, todo esse cuidado citado acima com o calor excessivo para esse motor tem sim seus suficientes motivos técnicos pq ele ganhou nesse stage 2 uns 60 cvs além de uns 11 kgfm de torque a mais do que o seu desempenho original de fábrica o que significa que toda essa mecânica dele com certeza já está produzindo bem mais calor do que no caso de um jetta TSI 2.0 totalmente original.

Obs : E em mecânica automotiva de alta performance, geralmente os ganhos totais em upgrades de desempenho são a soma de cada pouco que se ganha em cada um desses itens acima citados e é assim que se obtém o resultado final em rendimento de todas essas modificações já feitas.

Informando tbm que todas essas modificações relacionadas aos upgrades de stage 2 podem perfeitamente serem feitas em qq modelo de veículo turbo , não importando o tamanho do motor e nem a marca do veículo, mas que no caso de motores turbo flex, obviamente que sempre teremos um melhor rendimento quando usando o etanol e isso sem nenhuma sombra de dúvidas.

E sempre pedindo desculpas por alguns desses meus textos longos mas pq em certos casos, é impossível deixar uma clara explicação sobre mecânica automotiva com poucas palavras pq isso nos rouba a oportunidade de um melhor entendimento sobre esse assunto que é muitas vezes tão vasto e rico em detalhes.

Por curiosidade, você usa qual ECU?


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 11 Fev 2022 11:16 
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O nosso HB20 1.6 e o Creta 2.0 estão ainda absolutamente originais de fábrica !

Mas o meu brinquedo favorito que é esse nosso jetta TSI, usado basicamente para viagens ocasionais está com a sua ECU original, mas auxiliada por um outro módulo, o Unichip que permite com que ele esteja com esse upgrade do stage 2 obviamente que usando um novo mapa de calibração para essa nova condição.

E para esse motor 2.0 turbo dos jettas TSI a VW recomenda sempre e para se obter um máximo de seu rendimento, apenas as gasolinas premium de alta octanagem , mesmo que esse motor ainda esteja totalmente original mas infelizmente aqui na minha cidade não existe disponível para venda em nenhum posto de combustível essas gasolinas premium como a Octapro , nem a Podium ou a Shell Racing e assim tive de me virar de uma outra forma :

Então, criei um novo mapa de calibração customizado para esse motor nesse Unichip que me permite misturar até 30% de etanol extra na gasolina e assim, se consegue elevar a octanagem dessa mistura para além das 103 octanas RON dessas gasolinas premium e com isso consigo obter o máximo de desempenho desse jetta com total segurança e ainda com a vantagem do custo dessa mistura ser bem menor do que se eu fosse abastecer com essas gasolinas premium e ainda mantenho esse motor bem mais limpo internamente e livre das carbonizações excessivas além de contar com a vantagem do maior poder de resfriamento do etanol se comparado com qq das gasolinas.

Lembrando que um remap customizado para essa nova condição tbm surte efeito semelhante ao Unichip , mas perde-se o mapa original da ECU desse jetta, por isso que o Unichip foi a minha escolha que achei a mais acertada.

Mas não se consegue misturar além desse limite desses 30% de etanol pq a capacidade das bombas de combustível ( de baixa e de alta pressão ) e dos injetores originais desse motor já não iriam suportar a exigência de um maior volume de combustível e assim esse foi o limite seguro encontrado.

Simplesmente pq nunca vai resolver e nem ser uma solução ideal tentar alimentar qq motor turbo com uma gasolina pobre em octanagem como é o caso dessas nossas atuais gasolinas comuns e aditivadas e ainda esperar se obter um máximo de desempenho e de rendimento deles e isso vale para todo e qq motor turbo atual.

E com qq upgrade de performance em um motor turbo seria ainda pior pq a necessidade de se abastecer com gasolinas premium de elevada octanagem já se torna extremamente obrigatório por questões de segurança e para a própria durabilidade desse motor.

Óbvio que nesse caso, tenho de usar obrigatoriamente um aditivo extra sempre que abasteço com essa mistura para evitar com isso os efeitos corrosivos do etanol já que qq jetta TSI 2.0 por ser um sedan importado não tem um motor flex, mas apenas a gasolina.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
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ianisgreek escreveu:
O nosso HB20 1.6 e o Creta 2.0 estão ainda absolutamente originais de fábrica !

Mas o meu brinquedo favorito que é esse nosso jetta TSI, usado basicamente para viagens ocasionais está com a sua ECU original, mas auxiliada por um outro módulo, o Unichip que permite com que ele esteja com esse upgrade do stage 2 obviamente que usando um novo mapa de calibração para essa nova condição.

E para esse motor 2.0 turbo dos jettas TSI a VW recomenda sempre e para se obter um máximo de seu rendimento, apenas as gasolinas premium de alta octanagem , mesmo que esse motor ainda esteja totalmente original mas infelizmente aqui na minha cidade não existe disponível para venda em nenhum posto de combustível essas gasolinas premium como a Octapro , nem a Podium ou a Shell Racing e assim tive de me virar de uma outra forma :

Então, criei um novo mapa de calibração customizado para esse motor nesse Unichip que me permite misturar até 30% de etanol extra na gasolina e assim, se consegue elevar a octanagem dessa mistura para além das 103 octanas RON dessas gasolinas premium e com isso consigo obter o máximo de desempenho desse jetta com total segurança e ainda com a vantagem do custo dessa mistura ser bem menor do que se eu fosse abastecer com essas gasolinas premium e ainda mantenho esse motor bem mais limpo internamente e livre das carbonizações excessivas além de contar com a vantagem do maior poder de resfriamento do etanol se comparado com qq das gasolinas.

Lembrando que um remap customizado para essa nova condição tbm surte efeito semelhante ao Unichip , mas perde-se o mapa original da ECU desse jetta, por isso que o Unichip foi a minha escolha que achei a mais acertada.

Mas não se consegue misturar além desse limite desses 30% de etanol pq a capacidade das bombas de combustível ( de baixa e de alta pressão ) e dos injetores originais desse motor já não iriam suportar a exigência de um maior volume de combustível e assim esse foi o limite seguro encontrado.

Simplesmente pq nunca vai resolver e nem ser uma solução ideal tentar alimentar qq motor turbo com uma gasolina pobre em octanagem como é o caso dessas nossas atuais gasolinas comuns e aditivadas e ainda esperar se obter um máximo de desempenho e de rendimento deles e isso vale para todo e qq motor turbo atual.

E com qq upgrade de performance em um motor turbo seria ainda pior pq a necessidade de se abastecer com gasolinas premium de elevada octanagem já se torna extremamente obrigatório por questões de segurança e para a própria durabilidade desse motor.

Óbvio que nesse caso, tenho de usar obrigatoriamente um aditivo extra sempre que abasteço com essa mistura para evitar com isso os efeitos corrosivos do etanol já que qq jetta TSI 2.0 por ser um sedan importado não tem um motor flex, mas apenas a gasolina.

Eu gosto muito de ECU original, as FuelTech, Pandoo e Mega Squirt são ótimas, mas a Original tem funções que nenhuma delas oferecem (para economia de combustível).

Lembro em outro topico que você teve uma experiência ruim com um Remap no HB20, lembro correto?


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 11 Fev 2022 15:40 
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Foi exatamente isso mesmo Biel, tive uma péssima e decepcionante experiencia com uma tentativa de remapear a ECU do nosso atual HB20 no ano passado.

Enfim, essa porcaria de remap foi tão LIXO que ao religar novamente o motor desse nosso HB20, ele nem mesmo voltou a ligar mais na primeira tentativa ... imaginem que diabos de remap era esse ...

Mas graças a Deus que conseguimos reverter novamente e baixar o mapa original da ECU pq ele foi salvo anteriormente.

Conclusão a que cheguei :

Um milhão de vezes escolher um piggyback igual ao Unichip pq com ele vc pode criar mapas customizados a seu gosto e ainda, sempre manter a ECU do seu veículo totalmente original, bem ao contrário de qq remap onde vc perde o mapa original de fábrica da ECU.

Já estou com esse Unichip instalado nesse meu jetta TSI desde o final de 2013 e confesso aqui que estou HIPER, totalmente satisfeito com o desempenho dele, por isso recomendo sim a qq um que quer chipar seu veículo com total segurança e com a óbvia e maior vantagem :

Caso vc vender seu atual carro, basta desinstalar imediatamente o Unichip e vc poderá reutiliza-lo novamente e infinitas vezes e reinstalar em qq outro veículo que vc desejar , bastando para isso apenas fazer um outro mapa especifico para o seu novo veículo em questão e curtir tranquilo seu novo veículo chipado de boa e com total segurança.

Obs : Quanto a esses módulos de injeção eletrônica programáveis que vc citou acima, elas tem de ser totalmente calibradas do zero e como vc mesmo citou, elas tbm nunca terão todas as funções de uma ECU original, mas apenas as funções mais básicas para um motor funcionar.

A outra grande vantagem óbvia de qq piggyback como o Unichip é que com ele vc altera apenas os mapas do motor onde vc desejar, ou seja, no caso de um motor aspirado, vc modifica os mapas de ignição e de injeção de combustível com a ajuda de um dinamômetro.

E nos casos de motores turbo, além desses mapas que citei acima, vc tbm altera os mapas da turbina e com isso vem um novo melhor rendimento geral desse motor assim chipado.

Lembrando tbm que todas essas modificações nesses mapas originais da ECU do motor tem limites lógicos para assim não se arriscar a boa saúde geral de qq motor chipado.

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