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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 11 Fev 2022 16:19 
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ianisgreek escreveu:
Foi exatamente isso mesmo Biel, tive uma péssima e decepcionante experiencia com uma tentativa de remapear a ECU do nosso atual HB20 no ano passado.

Enfim, essa porcaria de remap foi tão LIXO que ao religar novamente o motor desse nosso HB20, ele nem mesmo voltou a ligar mais na primeira tentativa ... imaginem que diabos de remap era esse ...

Mas graças a Deus que conseguimos reverter novamente e baixar o mapa original da ECU pq ele foi salvo anteriormente.

Conclusão a que cheguei :

Um milhão de vezes escolher um piggyback igual ao Unichip pq com ele vc pode criar mapas customizados a seu gosto e ainda, sempre manter a ECU do seu veículo totalmente original, bem ao contrário de qq remap onde vc perde o mapa original de fábrica da ECU.

Já estou com esse Unichip instalado nesse meu jetta TSI desde o final de 2013 e confesso aqui que estou HIPER, totalmente satisfeito com o desempenho dele, por isso recomendo sim a qq um que quer chipar seu veículo com total segurança e com a óbvia e maior vantagem :

Caso vc vender seu atual carro, basta desinstalar imediatamente o Unichip e vc poderá reutiliza-lo novamente e infinitas vezes e reinstalar em qq outro veículo que vc desejar , bastando para isso apenas fazer um outro mapa especifico para o seu novo veículo em questão e curtir tranquilo seu novo veículo chipado de boa e com total segurança.

Obs : Quanto a esses módulos de injeção eletrônica programáveis que vc citou acima, elas tem de ser totalmente calibradas do zero e como vc mesmo citou, elas tbm nunca terão todas as funções de uma ECU original, mas apenas as funções mais básicas para um motor funcionar.

A outra grande e vantagem óbvia de qq piggyback como o Unichip é que com ele vc altera apenas os mapas do motor onde vc desejar, ou seja, no caso de um motor aspirado, vc modifica os mapas de ignição e de injeção de combustível com a ajuda de um dinamômetro.

E nos casos de motores turbo, além desses mapas que citei acima, vc tbm altera os mapas da turbina e com isso vem um novo melhor rendimento geral desse motor.

Lembrando tbm que todas essas modificações desses mapas do motor tem limites lógicos para assim não se arriscar a boa saúde geral desse motor chipado.

Uma coisa que gosto do Piggyback é justamente isso, a ECU original ainda está administrando o motor, o Piggyback "apenas" toma conta/posse quando a ECU não sabe o que fazer com o boost adicional.
Até se eu tivesse uma FT eu a faria no estilo Piggyback. O que seria legal pois adoraria aprender a mapear o motor.


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 11 Fev 2022 16:25 
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Quanto ao piggyback, está correta sua citação, mas não é possível instalar um módulo desses fueltech, pandoo ou de uma outra marca para alterar os mapas originais da ECU interceptando os sinais originais dos sensores como fazem os piggybacks.

O único módulo que tem essa capacidade são exatamente os piggybacks que de fato, interceptam os sinais antes que eles cheguem até a ECU original, altera-os conforme se quer modificar os mapas originais de qq motor aspirado ou turbo e a partir daí, a ECU original passa a ser uma escrava literal desse piggyback.

Por isso que os mapas customizados de qq piggyback devem ser muito bem elaborados com a ajuda de dinamômetro e outros sensores do sistema de injeção/ignição de um motor para que assim , os objetivos de uma melhor performance sejam de fato atingidos porém com toda a segurança.

Obs : No caso de qq veículo com piggyback, a ECU original "acha" que ela está administrando todo o gerenciamento do motor quando na verdade ela está apenas "cumprindo ordens" ditadas previamente por esse piggyback , essa é a realidade !

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 11 Fev 2022 19:10 
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ianisgreek escreveu:
Quanto ao piggyback, está correta sua citação, mas não é possível instalar um módulo desses fueltech, pandoo ou de uma outra marca para alterar os mapas originais da ECU interceptando os sinais originais dos sensores como fazem os piggybacks.

O único módulo que tem essa capacidade são exatamente os piggybacks que de fato, interceptam os sinais antes que eles cheguem até a ECU original, altera-os conforme se quer modificar os mapas originais de qq motor aspirado ou turbo e a partir daí, a ECU original passa a ser uma escrava literal desse piggyback.

Por isso que os mapas customizados de qq piggyback devem ser muito bem elaborados com a ajuda de dinamômetro e outros sensores do sistema de injeção/ignição de um motor para que assim , os objetivos de uma melhor performance sejam de fato atingidos porém com toda a segurança.

Obs : No caso de qq veículo com piggyback, a ECU original "acha" que ela está administrando todo o gerenciamento do motor quando na verdade ela está apenas "cumprindo ordens" ditadas previamente por esse piggyback , essa é a realidade !

Então ontem eu ví uns gringos que conseguiram fazer isso com uma HALTECH na austrália, fico imaginando se a HALTECH tem mais tecnologia que a Fueltech ou se é alguma técnica nova, rs
Pelo que eu entendi, ela toma controle quando a ECU não sabe mais o que fazer.
Mas ele disse que o risco é da ECU ainda perceber que não está mais controlando e assim fazer o acelerador eletrônico se limitar pois entrou em modo de emergência.


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 12 Fev 2022 11:29 
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Haltech é uma marca de respeito, talvez ela já tenha algum módulo que consiga agir como um real piggyback.

Quanto a ECU original entrar na condição de modo de emergência, isso é uma estratégia de proteção que toda ECU original tem exatamente para proteger o motor em casos de interferências erradas de piggyback e tbm de remaps quando os novos mapas já sejam muito agressivos a ponto de colocarem em risco a própria segurança e a boa saúde de um motor qq.

Por isso que todos os novos mapas de qq piggyback ou remap devem ser sempre muito bem elaborados para assim a ECU não perceber que existe algo de errado com os mapas e com isso, ela possa continuar a receber as ordens normalmente desse piggyback ou do remap atravez dos sensores e executando-as como se todos os sensores continuassem a agir normalmente dentro da programação normal da ECU.

Óbvio que no caso dos piggybacks, os sensores estão enganando a ECU o tempo todo mas que essas são mentiras sempre tranquilas e concebíveis pela ECU !

No caso do remap, a situação real é ainda pior, pq alteram-se de fato os mapas originais contidos na ECU e assim não depende mais das mentiras emitidas pelos sensores, mas da nova programação inserida na ECU pelo novo remap.

E quando dizemos que os sensores do sistema de injeção mentem para a ECU, o que ocorre é o seguinte :

Suponhamos que o motor esteja numa condição em que a turbina esteja soprando 0,4 bars reais dentro da admissão, mas quando existe um piggyback agindo nesse motor, o sensor de pressão da turbina que já está sendo manipulado pelo piggyback avisa a ECU que não são esses 0,4 bars que estão sendo soprados dentro do motor naquela condição de funcionamento mas "apenas" 0,2 bars e assim a ECU ordena a turbina a aumentar um pouco mais a pressão para se atingir os tais 0,4 bars quando na realidade a pressão real já está um pouco a mais e assim é que se ganha mais desempenho num motor chipado .

O mesmo ocorre tbm com os novos mapas de ignição e de injeção que devem estar todos perfeitamente sincronizados com essa nova programação desse piggyback e disso resulta na prática o novo rendimento para esse motor.

Lembrando aqui que ocorre dos fabricantes de todos os motores originais sempre deixarem propositalmente uma boa margem de segurança na programação original das ECUs e tanto os remaps e tbm os piggybacks agem exatamente nessa margem deixada e com isso ganha-se esse novo rendimento.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 13 Fev 2022 00:07 
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ianisgreek escreveu:
Haltech é uma marca de respeito, talvez ela já tenha algum módulo que consiga agir como um real piggyback.

Quanto a ECU original entrar na condição de modo de emergência, isso é uma estratégia de proteção que toda ECU original tem exatamente para proteger o motor em casos de interferências erradas de piggyback e tbm de remaps quando os novos mapas já sejam muito agressivos a ponto de colocarem em risco a própria segurança e a boa saúde de um motor qq.

Por isso que todos os novos mapas de qq piggyback ou remap devem ser sempre muito bem elaborados para assim a ECU não perceber que existe algo de errado com os mapas e com isso, ela possa continuar a receber as ordens normalmente desse piggyback ou do remap atravez dos sensores e executando-as como se todos os sensores continuassem a agir normalmente dentro da programação normal da ECU.

Óbvio que no caso dos piggybacks, os sensores estão enganando a ECU o tempo todo mas que essas são mentiras sempre tranquilas e concebíveis pela ECU !

No caso do remap, a situação real é ainda pior, pq alteram-se de fato os mapas originais contidos na ECU e assim não depende mais das mentiras emitidas pelos sensores, mas da nova programação inserida na ECU pelo novo remap.

E quando dizemos que os sensores do sistema de injeção mentem para a ECU, o que ocorre é o seguinte :

Suponhamos que o motor esteja numa condição em que a turbina esteja soprando 0,4 bars reais dentro da admissão, mas quando existe um piggyback agindo nesse motor, o sensor de pressão da turbina que já está sendo manipulado pelo piggyback avisa a ECU que não são esses 0,4 bars que estão sendo soprados dentro do motor naquela condição de funcionamento mas "apenas" 0,2 bars e assim a ECU ordena a turbina a aumentar um pouco mais a pressão para se atingir os tais 0,4 bars quando na realidade a pressão real já está um pouco a mais e assim é que se ganha mais desempenho num motor chipado .

O mesmo ocorre tbm com os novos mapas de ignição e de injeção que devem estar todos perfeitamente sincronizados com essa nova programação desse piggyback e disso resulta na prática o novo rendimento para esse motor.

Lembrando aqui que ocorre dos fabricantes de todos os motores originais sempre deixarem propositalmente uma boa margem de segurança na programação original das ECUs e tanto os remaps e tbm os piggybacks agem exatamente nessa margem deixada e com isso ganha-se esse novo rendimento.
Interessante, eu sempre imaginei que a Fueltech fosse de respeito como a Haltech, bom saber que não é bem assim.


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 13 Fev 2022 00:51 
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Veja bem Biel, acredito que a marca Fueltech assim como outras marcas de sistemas de injeções programáveis sejam de respeito e competentes na função a que se destinam.

Mas bem curioso é o pq da Fueltech ainda não ter lançado nem aqui e nem no mercado mundial um módulo piggyback de sua fabricação própria pq com certeza que know how com suficiente capacidade profissional para isso ela já tenha sim.

Deve ser devido as próprias políticas de marketing especificas de cada um desses fabricantes.

Obs : Interessante é o histórico do Unichip desde que ele foi criado e lançado na Africa do Sul em 1993 e que logo depois se espalhou e tornou-se um piggyback famoso e bem competente em todo o mundo.

Aqui no Brasil esse piggyback da Unichip chegou pela 1ª vez em 2002 e é comercializado desde então pela empresa Dastek do Brasil com sede no Rio de Janeiro.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 13 Fev 2022 01:42 
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ianisgreek escreveu:
Veja bem Biel, acredito que a marca Fueltech assim como outras marcas de sistemas de injeções programáveis sejam de respeito e competentes na função a que se destinam.

Mas bem curioso é o pq da Fueltech ainda não ter lançado nem aqui e nem no mercado mundial um módulo piggyback de sua fabricação própria pq com certeza que know how com suficiente capacidade profissional para isso ela já tenha sim.

Deve ser devido as próprias políticas de marketing especificas de cada um desses fabricantes.

Obs : Interessante é o histórico do Unichip desde que ele foi criado e lançado na Africa do Sul em 1993 e que logo depois se espalhou e tornou-se um piggyback famoso e bem competente em todo o mundo.

Aqui no Brasil esse piggyback da Unichip chegou pela 1ª vez em 2002 e é comercializado desde então pela empresa Dastek do Brasil com sede no Rio de Janeiro.

O Unichip é programado por eles ou o cliente precisa do seu próprio tunner?


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 13 Fev 2022 23:42 
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O Unichip já pode vir programado pela matriz da Dastek ou por qq um dos seus revendedores oficiais para um modelo específico de veículo como por exemplo, um HB20 1.0 2020 TGDI turbo flex.

Mas suponha que depois de algum tempo, vc venda esse veículo e compre um HB20 1.6 então esse mesmo Unichip só terá de ser desinstalado desse veículo e reprogramado novamente por um desses revendedores com um mapa especifico para esse outro modelo com esse motor diferente e pronto, esse mesmo módulo Unichip estará então servindo agora esse seu novo veículo.

Citando ainda que para instalar ou desinstalar um módulo Unichip, isso deverá ser feito preferencialmente por um revendedor autorizado.

Mas se for o caso de se desejar fazer um mapa específico para um determinado veículo como foi o meu caso com esse nosso atual jetta TSI, essa calibração já será uma customizada e somente poderá ser feita por um revendedor autorizado que tem todo o equipamento necessário para isso incluindo um dinamômetro para fazer esses mapas específicos para essa determinada aplicação.

Lembrando que qualquer módulo de Unichip poderá ser carregado com até 5 mapas específicos e diferentes para um mesmo veículo, ou seja, no caso desse meu jetta TSI, um mapa para gasolina comum/aditivada, outro para gasolinas premium de alta octanagem, um terceiro mapa para modo manobrista, onde o motor não passará nunca de 2000 rpms , um quarto mapa por exemplo para ser usado com uma mistura de 50% de gasolinas comuns/aditivadas e 50% de gasolina premium e um quinto mapa para o meu caso que é para uma mistura de 70% de gasolina comum/aditivada e 30% de etanol hidratado.

E existe um sistema baixado no celular com senha pessoal que faz essa seleção entre todos esses 5 mapas instantaneamente.

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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 13 Fev 2022 23:59 
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ianisgreek escreveu:
O Unichip já pode vir programado pela matriz da Dastek ou por qq um dos seus revendedores oficiais para um modelo específico de veículo como por exemplo, um HB20 1.0 2020 TGDI turbo flex.

Mas suponha que depois de algum tempo, vc venda esse veículo e compre um HB20 1.6 então esse mesmo Unichip só terá de ser desinstalado desse veículo e reprogramado novamente por um desses revendedores com um mapa especifico para esse outro modelo com esse motor diferente e pronto, esse mesmo módulo Unichip estará então servindo agora esse seu novo veículo.

Citando ainda que para instalar ou desinstalar um módulo Unichip, isso deverá ser feito preferencialmente por um revendedor autorizado.

Mas se for o caso de se desejar fazer um mapa específico para um determinado veículo como foi o meu caso com esse nosso atual jetta TSI, essa calibração já será uma customizada e somente poderá ser feita por um revendedor autorizado que tem todo o equipamento necessário para isso incluindo um dinamômetro para fazer esses mapas específicos para essa determinada aplicação.

Lembrando que qualquer módulo de Unichip poderá ser carregado com até 5 mapas específicos e diferentes para um mesmo veículo, ou seja, no caso desse meu jetta TSI, um mapa para gasolina comum/aditivada, outro para gasolinas premium de alta octanagem, um terceiro mapa para modo manobrista, onde o motor não passará nunca de 2000 rpms , um quarto mapa por exemplo para ser usado com uma mistura de 50% de gasolinas comuns/aditivadas e 50% de gasolina premium e um quinto mapa para o meu caso que é para uma mistura de 70% de gasolina comum/aditivada e 30% de etanol hidratado.

E existe um sistema baixado no celular com senha pessoal que faz essa seleção entre todos esses 5 mapas instantaneamente.

Interessante. Ele perde a funcionalidade flex ou existe modelo que pode manter?


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 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 14 Fev 2022 07:40 
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A funcionalidade flex é mantida pelo Unichip para qq modelo flex e acredito que tbm seja mantida por todos os demais piggybacks atualmente disponíveis no mercado.

Obs : Obviamente que o melhor rendimento sempre será alcançado quando qq motor flex chipado estiver abastecido com etanol e nunca com qq das gasolinas. Quanto a esse fato é certeza !

Ou em outras palavras, a função flex estará sempre presente e lá permanecerá com todos os seus mapas originais da sua ECU em qq modelo flex mesmo quando ela for chipada mas que qq piggyback somente conseguirá extrair o maior rendimento desse motor flex quando ele estiver alimentado com etanol, ISSO JÁ É FATO COMPROVADO !

E essa mesma observação acima tbm será válida para qq remap feito na ECU de um modelo flex !

Afinal , milagres somente Deus poderá fazer e tentar chipar qq motor somente a gasolina atravez de um piggyback ou de um remap e esperar que esse motor ganhe muita coisa com essas gasolinas ordinárias de apenas 93 octanas RON MAS É NUNCA que se vai conseguir ganhos expressivos.

Lógico que se for usada uma boa gasolina premium de 102 octanas RON, já se ganha mais algum rendimento extra em motores a gasolina chipados do que se usar só gasolinas comuns/aditivadas de menor octanagem pq essa octanagem extra vai retardar a ação do sensor de detonação que tbm é capaz de identificar a octanagem do combustível que está alimentando qq motor em cada instante do seu funcionamento.

So lembrando como curiosidade e para fins comparativos que o etanol possui um mínimo de 117 octanas RON.

E pq existe esse importantíssimo sensor bem "dedo duro" em qq motor atual com injeção eletrônica não importa se ele seja aspirado ou superalimentado e que se chama sensor de detonação e que ele está sempre alerta ao menor sinal ou indício de detonações ocasionadas exatamente pela falta de octanagem dessas gasolinas e nesse momento caso mele detecte qq anomalia, ele aborta imediatamente cortando todas as reais possibilidade de maiores ganhos em rendimento mesmo em casos de motores ainda totalmente originais e essa atitude desse sensor é exatamente para salvar o motor de quebras precoces.

Então chipar um motor que seja originalmente só a gasolina vai sim ganhar algum desempenho mas é somente muito pouca coisa a mais do que o rendimento original desse motor e se o preparador não for um bom profissional com um profundo conhecimento técnico do que ele está fazendo e "forçar a barra" criando um mapa mais agressivo e abusivo seja atravez de um piggyback ou de um remap, esse pobre motor será danificado sim e será em bem pouco tempo de uso e isso pode ocorrer se as estratégias originais da sua ECU não forem suficientes para salva-lo a tempo dos exageros solicitados por esses mapas mais abusivos e isso na melhor das hipóteses.

E isso tbm vai depender de cada ECU e do que cada fabricante criou de estratégia de proteção para essa sua ECU exatamente para proteger esse motor em casos de se chipar esse motor com mapas mais abusivos ou se for usado um combustível com octanagem inferior a solicitada pelo programa atual da ECU desse motor , seja no caso dela estar ainda original ou já chipada.

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