Bem-vindo: 24 Abr 2024 07:50

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 58 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 16 Fev 2022 15:40 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
A linha HB20 até onde se sabe não tem esses limitadores de velocidade máxima, inclusive aqui na minha região temos muitas estradas com amplas retas planas e muitas delas com extensão de mais de 4 kms chegando a 5 kms ou até mais do que isso e com pouco movimento onde já testei a velocidade máxima desse nosso atual HB20 1.6 por diversas vezes e ele chega sim até os 190 kms/h indicados no seu velocímetro com a 5ª marcha engatada e com a rotação do motor um pouco acima das 5500 rpms, mostrando que essa velocidade máxima obtida se estabiliza sim nesse patamar não havendo a partir daí variações maiores dignas de nota.

Tbm já tive a ajuda de leves descidas nessas longas retas logo após ele atingir essas marcas em torno de 190 kms/h e a velocidade cresce de fato um pouco mais mas somente até uns 195 kms/h indicados mas percebe-se que isso ocorreu somente devido a ajuda dessa leve descida ocasional lembrando que a altitude dessas estradas que citei aqui está ao redor de uns 650 mts e que a altitude das rodovias tbm influencia na velocidade máxima atingida pq influi diretamente na potencia máxima produzida por qq motor.

Lembrem-se ainda que a cada 1000 mts de altitude qq motor aspirado perde ao redor de 10% de sua potência máxima em relação ao nível do mar, mas que isso não é válido na sua totalidade para motores superalimentados devido a ajuda extra desse equipamento de alimentação que pode ser um turbo ou um compressor.

De onde concluímos que em estradas ao redor de 650 mts de altitude como essas que cito aqui, o motor Gamma 1.6 estará perdendo uns 6,5 % da sua potência máxima quando atingida ao nível do mar.

E só complementando esse assunto, a velocidade máxima de qq veículo automotor é a combinação de 3 fatores principais :

A força do motor representada pela potência máxima.

A combinação dessa velocidade máxima deverá estar combinada com a correta relação da sua última ou penúltima marcha do seu câmbio conforme ele tenha ou não uma sobremarcha, não importa se ele seja manual ou aut. e com a rotação ao redor de onde aparece essa potência máxima.

E soma-se ainda com a combinação desses 2 fatores acima citados a aerodinâmica geral desse modelo de veículo, sendo esse mais um fator de grande e vital importância quando se trata desse assunto.

Lembrando ainda que a correta e oficial velocidade máxima de qq veículo geralmente é considerada oficialmente quando obtida em retas longas de estradas planas de pelo menos uns 3 kms ou mais de extensão sendo o resultado da média da velocidade máxima obtida nos dois sentidos dessa rodovia e preferencialmente que ela esteja ao nível do mar e com ventos medidos de menos de 5 kms/h.

Muito bom que o nosso não sofre disso. Geralmente nos Ford vejo eles limitados pois eles usam pneus de fabrica "green" que não aguentaria a velocidade máxima .. Mas trocar pneu arruma isso.

Quanto ao câmbio de 6 marchas att, a meu entender ele meio que tem 2 sobre marchas, correto? Onde nem a quinta e muito menos a sexta consegue ser esticada até os 6 mil rpm.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 16 Fev 2022 17:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Biel, sinceramente até agora não tive ainda nenhuma experiência com nenhum modelo de HB20 1.6 aut. para opinar sobre isso.

Mas posso falar com segurança e toda certeza que no novo HB20 Diamond Plus 2020 1.0 TGDI flex aut. vermelho perolizado em que fiz um prolongado test drive , que eu adorei a atuação desse novo câmbio aut. 6 dele que está de fato muito bem afinado com esse novo pequeno mas valente motor 1.0 turbo flex que estava abastecido apenas com etanol e ele mostrou um excelente desempenho em qq situação de uso, tanto no transito urbano e tbm em rodovias.

Inclusive até na velocidade máxima em que eu o testei e ele chegou tranquilo e progressivo até os 190 kms/h indicados no seu velocímetro digital e com o conta-giros dele indicando exatas 5500 rpms e isso foi numa reta até mais curta de pouco menos de 2 kms de extensão mas plana e localizada próxima da minha cidade mas já entrei nela embalado a quase 140 kms/h e ao ver que o final da reta estava livre e vazia, afundei o pé até esse HB20 1.0 turbo ir até a sua velocidade máxima.

Obs : No caso desse modelo percebi que deixando o câmbio agir sozinho, ele esticava todas as marchas até pouco mais de 5500 rpms mas que de fato não chegava até as 6 mil rpms.

Se bem que motores turbo em geral não precisam ser assim tão esticados até rotações mais elevadas (6 mil rpms ou até mais ) como os motores aspirados para se obter seu melhor desempenho pq eles já apresentam um elevado torque desde as baixas rpms estendendo essa faixa de torque até próximo da rotação de potência máxima, fato esse que nenhum motor aspirado consegue fazer nem em sonho !

Ou seja, coitados dos motores aspirados diante de qq comparação de rendimento com qq motor turbo, por isso que minha escolha pessoal para um modelo de HB20 sempre será esse pequeno motor 1.0 TGDI flex mas de preferência com o câmbio manual de 6 marchas do que essa versão mais recente de 130 cvs do motor Gamma 1.6 com toda certeza, afinal posso fazer facilmente um upgrade de stage 2 nele enquanto que no caso do motor Gamma 1.6 eu não obteria nunca os mesmos resultados em rendimento geral nem de longe.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 16 Fev 2022 19:12 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então Biel, sinceramente até agora não tive ainda nenhuma experiência com nenhum modelo de HB20 1.6 aut. para opinar sobre isso.

Mas posso falar com segurança e toda certeza que no novo HB20 Diamond Plus 2020 1.0 TGDI flex aut. vermelho perolizado em que fiz um prolongado test drive , que eu adorei a atuação desse novo câmbio aut. 6 dele que está de fato muito bem afinado com esse novo pequeno mas valente motor 1.0 turbo flex que estava abastecido apenas com etanol e ele mostrou um excelente desempenho em qq situação de uso, tanto no transito urbano e tbm em rodovias.

Inclusive até na velocidade máxima em que eu o testei e ele chegou tranquilo e progressivo até os 190 kms/h indicados no seu velocímetro digital e com o conta-giros dele indicando exatas 5500 rpms e isso foi numa reta até mais curta de pouco menos de 2 kms de extensão mas plana e localizada próxima da minha cidade mas já entrei nela embalado a quase 140 kms/h e ao ver que o final da reta estava livre e vazia, afundei o pé até esse HB20 1.0 turbo ir até a sua velocidade máxima.

Obs : No caso desse modelo percebi que deixando o câmbio agir sozinho, ele esticava todas as marchas até pouco mais de 5500 rpms mas que de fato não chegava até as 6 mil rpms.

Se bem que motores turbo em geral não precisam ser assim tão esticados até rotações mais elevadas (6 mil rpms ou até mais ) como os motores aspirados para se obter seu melhor desempenho pq eles já apresentam um elevado torque desde as baixas rpms estendendo essa faixa de torque até próximo da rotação de potência máxima, fato esse que nenhum motor aspirado consegue fazer nem em sonho !

Ou seja, coitados dos motores aspirados diante de qq comparação de rendimento com qq motor turbo, por isso que minha escolha pessoal para um modelo de HB20 sempre será esse pequeno motor 1.0 TGDI flex mas de preferência com o câmbio manual de 6 marchas do que essa versão mais recente de 130 cvs do motor Gamma 1.6 com toda certeza, afinal posso fazer facilmente um upgrade de stage 2 nele enquanto que no caso do motor Gamma 1.6 eu não obteria nunca os mesmos resultados em rendimento geral nem de longe.

No Att meu att o câmbio se comporta de maneira um pouco diferente.
Pisando de 1% a 60% ele apenas modula a velocidade mas o câmbio faz trocas entre 1800 a 2300 RPM sempre tentando manter 2 marchas a cima da "ideal", fazendo a mudança de acelerador apenas controlar a velocidade e como o conversor de torque "segura" ou não os giros.
De 61% até 70% ele se comporta similarmente, mas ao invés de 2, 1 marcha a cima do ideal.
Já de 71% até 99% ele estica mais, trocando marcha a uns 4 mil RPM mas ainda assim mantendo 1 marcha a cima da ideal (o que torna difícil as vezes chegar a esses 4 mil rpm).
100% ai é Kickdown e sempre trocando a 6 mil RPM.

O novo mapeamento pelo que vc descreve é muito melhor dos TGDI!
Olhando a ficha técnica do HB20 6 marchas de 2016, a relação de marchas parece ter a quinta mais longa que a quinta do manual se me lembro certo.
De 70% até


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 16 Fev 2022 19:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Então Biel, sinceramente até agora não tive ainda nenhuma experiência com nenhum modelo de HB20 1.6 aut. para opinar sobre isso.

Mas posso falar com segurança e toda certeza que no novo HB20 Diamond Plus 2020 1.0 TGDI flex aut. vermelho perolizado em que fiz um prolongado test drive , que eu adorei a atuação desse novo câmbio aut. 6 dele que está de fato muito bem afinado com esse novo pequeno mas valente motor 1.0 turbo flex que estava abastecido apenas com etanol e ele mostrou um excelente desempenho em qq situação de uso, tanto no transito urbano e tbm em rodovias.

Inclusive até na velocidade máxima em que eu o testei e ele chegou tranquilo e progressivo até os 190 kms/h indicados no seu velocímetro digital e com o conta-giros dele indicando exatas 5500 rpms e isso foi numa reta até mais curta de pouco menos de 2 kms de extensão mas plana e localizada próxima da minha cidade mas já entrei nela embalado a quase 140 kms/h e ao ver que o final da reta estava livre e vazia, afundei o pé até esse HB20 1.0 turbo ir até a sua velocidade máxima.

Obs : No caso desse modelo percebi que deixando o câmbio agir sozinho, ele esticava todas as marchas até pouco mais de 5500 rpms mas que de fato não chegava até as 6 mil rpms.

Se bem que motores turbo em geral não precisam ser assim tão esticados até rotações mais elevadas (6 mil rpms ou até mais ) como os motores aspirados para se obter seu melhor desempenho pq eles já apresentam um elevado torque desde as baixas rpms estendendo essa faixa de torque até próximo da rotação de potência máxima, fato esse que nenhum motor aspirado consegue fazer nem em sonho !

Ou seja, coitados dos motores aspirados diante de qq comparação de rendimento com qq motor turbo, por isso que minha escolha pessoal para um modelo de HB20 sempre será esse pequeno motor 1.0 TGDI flex mas de preferência com o câmbio manual de 6 marchas do que essa versão mais recente de 130 cvs do motor Gamma 1.6 com toda certeza, afinal posso fazer facilmente um upgrade de stage 2 nele enquanto que no caso do motor Gamma 1.6 eu não obteria nunca os mesmos resultados em rendimento geral nem de longe.

No Att meu att o câmbio se comporta de maneira um pouco diferente.
Pisando de 1% a 60% ele apenas modula a velocidade mas o câmbio faz trocas entre 1800 a 2300 RPM sempre tentando manter 2 marchas a cima da "ideal", fazendo a mudança de acelerador apenas controlar a velocidade e como o conversor de torque "segura" ou não os giros.
De 61% até 70% ele se comporta similarmente, mas ao invés de 2, 1 marcha a cima do ideal.
Já de 71% até 99% ele estica mais, trocando marcha a uns 4 mil RPM mas ainda assim mantendo 1 marcha a cima da ideal (o que torna difícil as vezes chegar a esses 4 mil rpm).
100% ai é Kickdown e sempre trocando a 6 mil RPM.

O novo mapeamento pelo que vc descreve é muito melhor dos TGDI!
Olhando a ficha técnica do HB20 6 marchas de 2016, a relação de marchas parece ter a quinta mais longa que a quinta do manual se me lembro certo.
De 70% até


Já que vc abordou sobre esse assunto de relações de câmbios, se vc tiver ai disponível, poste aqui para uma melhor apreciação de todos os demais colegas além de podermos entender melhor e comparar como estão essas relações de marchas desses câmbios da linha HB20.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 16 Fev 2022 23:54 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Então Biel, sinceramente até agora não tive ainda nenhuma experiência com nenhum modelo de HB20 1.6 aut. para opinar sobre isso.

Mas posso falar com segurança e toda certeza que no novo HB20 Diamond Plus 2020 1.0 TGDI flex aut. vermelho perolizado em que fiz um prolongado test drive , que eu adorei a atuação desse novo câmbio aut. 6 dele que está de fato muito bem afinado com esse novo pequeno mas valente motor 1.0 turbo flex que estava abastecido apenas com etanol e ele mostrou um excelente desempenho em qq situação de uso, tanto no transito urbano e tbm em rodovias.

Inclusive até na velocidade máxima em que eu o testei e ele chegou tranquilo e progressivo até os 190 kms/h indicados no seu velocímetro digital e com o conta-giros dele indicando exatas 5500 rpms e isso foi numa reta até mais curta de pouco menos de 2 kms de extensão mas plana e localizada próxima da minha cidade mas já entrei nela embalado a quase 140 kms/h e ao ver que o final da reta estava livre e vazia, afundei o pé até esse HB20 1.0 turbo ir até a sua velocidade máxima.

Obs : No caso desse modelo percebi que deixando o câmbio agir sozinho, ele esticava todas as marchas até pouco mais de 5500 rpms mas que de fato não chegava até as 6 mil rpms.

Se bem que motores turbo em geral não precisam ser assim tão esticados até rotações mais elevadas (6 mil rpms ou até mais ) como os motores aspirados para se obter seu melhor desempenho pq eles já apresentam um elevado torque desde as baixas rpms estendendo essa faixa de torque até próximo da rotação de potência máxima, fato esse que nenhum motor aspirado consegue fazer nem em sonho !

Ou seja, coitados dos motores aspirados diante de qq comparação de rendimento com qq motor turbo, por isso que minha escolha pessoal para um modelo de HB20 sempre será esse pequeno motor 1.0 TGDI flex mas de preferência com o câmbio manual de 6 marchas do que essa versão mais recente de 130 cvs do motor Gamma 1.6 com toda certeza, afinal posso fazer facilmente um upgrade de stage 2 nele enquanto que no caso do motor Gamma 1.6 eu não obteria nunca os mesmos resultados em rendimento geral nem de longe.

No Att meu att o câmbio se comporta de maneira um pouco diferente.
Pisando de 1% a 60% ele apenas modula a velocidade mas o câmbio faz trocas entre 1800 a 2300 RPM sempre tentando manter 2 marchas a cima da "ideal", fazendo a mudança de acelerador apenas controlar a velocidade e como o conversor de torque "segura" ou não os giros.
De 61% até 70% ele se comporta similarmente, mas ao invés de 2, 1 marcha a cima do ideal.
Já de 71% até 99% ele estica mais, trocando marcha a uns 4 mil RPM mas ainda assim mantendo 1 marcha a cima da ideal (o que torna difícil as vezes chegar a esses 4 mil rpm).
100% ai é Kickdown e sempre trocando a 6 mil RPM.

O novo mapeamento pelo que vc descreve é muito melhor dos TGDI!
Olhando a ficha técnica do HB20 6 marchas de 2016, a relação de marchas parece ter a quinta mais longa que a quinta do manual se me lembro certo.
De 70% até


Já que vc abordou sobre esse assunto de relações de câmbios, se vc tiver ai disponível, poste aqui para uma melhor apreciação de todos os demais colegas além de podermos entender melhor e comparar como estão essas relações de marchas desses câmbios da linha HB20.

Claro, peguei a info neste PDF:
https://www.scribd.com/document/3650280 ... ica-150907


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 17 Fev 2022 12:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Então, de acôrdo com todas as relações de marchas, tanto do câmbio manual de 6 marchas e tbm do aut. de 6 marchas, temos que todas as marchas do câmbio aut. são mais longas, o que explica o fato dos modelos de HB20 1.6 manuais de 6 marchas terem sempre uma melhor aceleração do que os aut. apesar de apresentarem uma mesma velocidade máxima.

Ocorre que os modelos com câmbio manual vão atingir essa velocidade final bem antes dos modelos aut. e o pior, os modelos de HB20 1.6 aut. sempre vão apresentar um consumo médio superior aos modelos 1.6 manuais.

Além do que os modelos de HB20 1.6 manuais tbm tem um pêso um pouco menor do que os modelos aut. e ainda, serão sempre mais baratos de serem comprados zero km ou usados e ainda apresentam um valor bem menor da sua manutenção preventiva do que qq modelo de HB20 1.6 aut.

Ou seja, em questão de desempenho e de economia de combustível, vencerão sempre os modelos de HB20 1.6 manuais quando comparados aos mesmos modelos porém com o câmbio aut.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 17 Fev 2022 15:29 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então, de acôrdo com todas as relações de marchas, tanto do câmbio manual de 6 marchas e tbm do aut. de 6 marchas, temos que todas as marchas do câmbio aut. são mais longas, o que explica o fato dos modelos de HB20 1.6 manuais de 6 marchas terem sempre uma melhor aceleração do que os aut. apesar de apresentarem uma mesma velocidade máxima.

Ocorre que os modelos com câmbio manual vão atingir essa velocidade final bem antes dos modelos aut. e o pior, os modelos de HB20 1.6 aut. sempre vão apresentar um consumo médio superior aos modelos 1.6 manuais.

Além do que os modelos de HB20 1.6 manuais tbm tem um pêso um pouco menor do que os modelos aut. e ainda, serão sempre mais baratos de serem comprados zero km ou usados e ainda apresentam um valor bem menor da sua manutenção preventiva do que qq modelo de HB20 1.6 aut.

Ou seja, em questão de desempenho e de economia de combustível, vencerão sempre os modelos de HB20 1.6 manuais quando comparados aos mesmos modelos porém com o câmbio aut.
Sim, Eu acho que na minha opinião eles deveriam ter encurtado um pouco a quarta e quinta, fazendo apenas a sexta ser uma sobre-marcha.
Pelos meus calculos, até na quinta, o veículo não tem força o suficiente para atingir a velocidade máxima desta


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 18 Fev 2022 01:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Biel, achei curiosa essa sua citação pq baseado naquela tabela que vc mesmo postou, os dados oficiais de fábrica para os modelos de HB20 1.6 c/ câmbio aut. atingem uma velocidade máxima real de 190 kms/h com etanol.

E com o câmbio manual , eles atingem 189 kms/h nas mesmas condições, então significa que as relações de marchas tanto do câmbio manual de 6 marchas e tbm do aut.6 para essas versões de HB20 1.6 estão sim muito bem escalonadas para justificar deles atingirem essas velocidades máximas citadas pelo próprio fabricante como dados oficiais de desempenho.

Tbm é verdade que todas as acelerações de qq HB20 1.6 aut.6 são sempre mais lentas do que essas mesmas acelerações de qq HB20 1.6 c/ câmbio manual.

Apesar de que isso não seja uma real novidade pq os câmbios aut. sempre vão perder alguma eficiência mecânica ao serem comparados com os câmbios manuais sem nenhuma sombra de dúvidas e como consequência direta disso, eles tbm vão fazer o consumo médio ser levemente maior.

Não sei se aí nas redondezas de São Paulo capital ou no interior do estado vc conheça rodovias com retas tranquilas e planas sem radares para atrapalhar e que tenham pelo menos uns 2 kms de extensão ou talvez até um pouco mais do que isso pq nelas já seria possível sim que esse seu HB20 1.6 aut. tbm atinja essas mesmas velocidades máximas anunciadas com etanol.

Obs : E por favor, sempre quando for testar a velocidade máxima de qq veículo, de preferencia vá sozinho e nunca com outras pessoas dentro do veículo que possam mostrar algum eventual mêdo e com isso ainda vão atrapalhar esse teste além de deixar qq condutor nervoso e bem pouco à vontade.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 18 Fev 2022 07:37 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então Biel, achei curiosa essa sua citação pq baseado naquela tabela que vc mesmo postou, os dados oficiais de fábrica para os modelos de HB20 1.6 c/ câmbio aut. atingem uma velocidade máxima real de 190 kms/h com etanol.

E com o câmbio manual , eles atingem 189 kms/h nas mesmas condições, então significa que as relações de marchas tanto do câmbio manual de 6 marchas e tbm do aut.6 para essas versões de HB20 1.6 estão sim muito bem escalonadas para justificar deles atingirem essas velocidades máximas citadas pelo próprio fabricante como dados oficiais de desempenho.

Tbm é verdade que todas as acelerações de qq HB20 1.6 aut.6 são sempre mais lentas do que essas mesmas acelerações de qq HB20 1.6 c/ câmbio manual.

Apesar de que isso não seja uma real novidade pq os câmbios aut. sempre vão perder alguma eficiência mecânica ao serem comparados com os câmbios manuais sem nenhuma sombra de dúvidas e como consequência direta disso, eles tbm vão fazer o consumo médio ser levemente maior.

Não sei se aí nas redondezas de São Paulo capital ou no interior do estado vc conheça rodovias com retas tranquilas e planas sem radares para atrapalhar e que tenham pelo menos uns 2 kms de extensão ou talvez até um pouco mais do que isso pq nelas já seria possível sim que esse seu HB20 1.6 aut. tbm atinja essas mesmas velocidades máximas anunciadas com etanol.

Obs : E por favor, sempre quando for testar a velocidade máxima de qq veículo, de preferencia vá sozinho e nunca com outras pessoas dentro do veículo que possam mostrar algum eventual mêdo e com isso ainda vão atrapalhar esse teste além de deixar qq condutor nervoso e bem pouco à vontade.

Então, ele atinge a velocidade já em quinta, mas a quinta dele não chega aos 6 mil RPM para atingir a velocidade (tornando apenas a sexta um "over drive"). EU queria que a quinta ficasse cheia na velocidade máxima, sabe?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Filtro Inbox RS
MensagemEnviado: 18 Fev 2022 12:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Entendi sim essa sua citação.

Ocorre que esse escalonamento de marchas foi opção do fabricante exatamente para deixar pelo menos uma marcha de overdrive ou de marcha para economia em velocidades de cruzeiro em rodovias.

E acredito que atualmente a grande maioria dos câmbios aut. sejam escalonados assim mesmo.

Mas no caso especifico dos HB20 1.6 aut. fica-se sem entender como atingir a velocidade marcha em determinada marcha se ela não consegue atingir a rotação de potência máxima que no caso do motor Gamma 1.6 ocorre em 6 mil rpms.

Curioso tbm é que no caso dos HB20 1.6 manuais como é o meu, ele tbm atinge sua velocidade máxima na 5ª marcha , mas em uma rotação de 5600 rpms e portanto, inferior a esses tais 6 mil rpms onde ocorre o pico de potencia máxima.

Eu ainda não tive uma oportunidade de ver a curva em dinamômetro da potencia máxima nas rodas atingida por um HB20 1.6 manual abastecido somente com etanol.

Pode ser e eu até desconfio que desde as 5500 rpms, esse motor nessas condições já desenvolve quase a sua potencia máxima, o que já explica tudo.

Questões especificas de calibração dos comandos variáveis desse motor que sempre ditam a personalidade não só dele mas de qq motor atual.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 58 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB